O "A Better Route planner" é um site onde é possível simular viagens de carros eléctricos (usa dados dos utilizadores) tendo também "extrapolações" para carros que foram anunciados mas que ainda não estão em circulação.
Montei um cenário de uma viagem Lisboa – Porto - Lisboa, a 125% da velocidade máxima legal (o que dá 150km/h em AE), com partida a 100% de bateria e chegada com 10%, também escolhi a opção de ir mais devagar se isso tornar a viagem mais rápida (com consumo inferior e preciso carregar menos).
Mas como Portugal não é exemplo para ninguém em termos de carregamentos rápidos decidi (e há muitos carros a sair que apostam nisso) tentar fazer uma viagem com a mesma extensão, lá para o norte onde há Ionity, assim Hamburgo - Odense - Hamburgo deu-me isto:
Umas palavras para cada carro (do mais rápido ao mais lento):
Model S LR - O mais rápido, tem a maior bateria e uma boa eficiência.
Model S Performance +2min - Tem o motor traseiro maior que o LR, pesa ligueiramente mais o que o torna menos eficiente
Model 3 LR RWD +3min - É bastante eficiente mas não chega para compensar a bateria mais pequena
Model 3 LR AWD +5min - Tem dois motores, é mais pesado que o RWD, é ai que perde.
Model 3 LR Performance +11min - Perde para o anterior por causa dos pneus!!!
Taycan 4S 93kWh +13min - É o Taycan mais eficiente dos que tem baterias grandes, como são muito ineficientes precisam parar mais vezes para carregar que os Tesla, eu arrisco em como quando começarem a chegar dados reais da eficiência do carro os números vão ser piores...
Taycan Turbo +14min - Pouca diferença de tempo entre os Taycan
Taycan Turbo S +17min - Quanto mais "aderentes" os pneus pior a autonomia, normal nos EV
Model X LR +18min - Mastadonte sofre na autonomia
Polestar 2 +22min - Parece que vai ser uma agradável surpresa
Taycan 4S +24min - Sofre por ter uma bateria mais pequena
E-Tron 55 + 34min - Muito pouco eficiente, compensa com uma carga rápida
Model 3 SR+ +41min - Muito eficiente mas com uma bateria muito pequena para estas andanças
XC40 +42min - Se confirmar os valores não se porta mal
Kauai 64kWh +1h05 - A Hyundai tem EV bastante eficientes e este até tem uma bateria media
EQC +1h14 - Acho fraco, depois do que a Audi fez, a Mercedes tem que se esforçar mais
ID.3 58kWh +1h17 - Penso que será o melhor EV Europeu desta classe
e-208 +1h33 - O problema é o VW ter uma bateria maior, aposta tudo nos carregamentos, o que obriga a parar muitas vezes, 1º carro com limitações na velocidade máxima, não compensa ir a 150km/h
Corsa-e +1h35 - Uma questão de pormenor em relação ao irmão 208
Niro 64kWh + 1h36 - A aerodinâmica do conjunto não perdoa
E-Tense +1h50 - Igual ao 208 mas com uma aerodinâmica pior
e-2008 +2H03 - Igual ao E-Tensa mas ainda com pior aerodinâmica, há um troço do percurso que não pode passar dos 110km/h...
I-Pace +2h08 - A Jaguar avançou cedo demais e está a pagar com um carro completamente desactualizado
ZS EV +2h23 - Os Chineses ainda não estão lá mas cuidado com eles
E-Soul +2h30 - Aerodinâmica muito má
Ioniq 38kWh +2h36 - É o melhor dos de bateria pequena
i3 +2h56 - Não nasceu para isto
Leaf +62kWh +2h58 - Também não, a Nissan precisa virar a pagina, tem que esquecer o Leaf e partir para outra
Zoe Z.E. 50 +3h21 - Tem uma bateria maior mas é para ficar pela área metropolitana
e-UP 2020 + 3h36 - Carro urbano
Copper SE +3h49 - Acho vergonhoso a Mini lançar este carro com estas características
MX-30 +infinito - Não sei o que é que a Mazda pensa da vida
Nota para a quantidade de carros que fazem a viagem mais rapidamente se... forem mais devagar, agora já sabem porque nas AE vem bastantes EV a baixa velocidade.
Agora para rir a tabela da verdadeira viagem Lisboa - Porto - Lisboa:
Em Portugal ou se compra um carro de cidade ou um Tesla, o resto já é insanidade.