Tópico dos carros eléctricos

Bom dia a todos,

Necessito dos vossos inputs, pf. Um amigo pediu-me opinião para a compra de um carro elétrico, com um teto de 45 mil euros, IVA incluído.

Tem uma proposta de um Toyota Bz4x, por 42 mil, versão Exclusive. Não tenho grande feedback deste carro. Alguém conhece, ou possui um, que possa opinar?

Recomendei-lhe um Tesla Model Y, mas não é muito do agrado dele...

Obrigado.

Há bom feedback do carro pela web fora. O preço que lhe estão a oferecer é muito bom, se ele gostar do carro (não é para todos) parece ser uma excelente opção.

Bom dia a todos,

Necessito dos vossos inputs, pf. Um amigo pediu-me opinião para a compra de um carro elétrico, com um teto de 45 mil euros, IVA incluído.

Tem uma proposta de um Toyota Bz4x, por 42 mil, versão Exclusive. Não tenho grande feedback deste carro. Alguém conhece, ou possui um, que possa opinar?

Obrigado.

Nunca andei no carro mas o feedback que tem saído é que é uma má compra, muito devido às limitações que criaram para poderem dar a garantia que dão, e má eficiência. No fundo a Toyota não quer fazer elétricos e o bz4x é a prova disso.

Andas a carregar com uma bateria de 71.4 kWh total mas que só podes usar 60.6 kWh, carregamento rápido só até uma certa percentagem. Tudo em prol de conservar a bateria e não terem que acionar garantias, assim qualquer marca dava 10 anos de garantia.
​​​​

E faz ele bem.

Ele pondera um carro com 10 anos de garantia, de construção robusta e materiais premium, de uma das marcas que consecutivamente consegue oferecer os melhores padrões de fiabilidade e durabilidade... E tu propões precisamente o contrário [:cool:]

Nunca andei no carro mas o feedback que tem saído é que é uma má compra, muito devido às limitações que criaram para poderem dar a garantia que dão, e má eficiência. No fundo a Toyota não quer fazer elétricos e o bz4x é a prova disso.

Andas a carregar com uma bateria de 71.4 kWh total mas que só podes usar 60.6 kWh, carregamento rápido só até uma certa percentagem. Tudo em prol de conservar a bateria e não terem que acionar garantias, assim qualquer marca dava 10 anos de garantia.
​​​​

Tinha ouvido dizer o mesmo. Pode ser que quem tenha experiência pessoal tenha uma opinião diferente. Considerando a hostilidade da Toyota face a EVs eu evitava BEVs deles.

​​​​

Isso é uma crítica completamente inútil que anda pelos tik toks da vida, principalmente vinda de fan Boys da tesla. O comprador não é obrigado a subscrever a garantia de 10 anos ou 1 milhão de km, é uma opção que naturalmente tem custos (revisões obrigatórias menos espaçadas), parece-me que é uma mais valia para alguns clientes que fazem muitos km, devia ser algo replicado por todas as marcas, quem estiver interessado compra a garantia quem não estiver interessado tem uma garantia como em qualquer outra marca de carros
Todos os elétricos têm uma capacidade de bateria útil, é a diferença entre o buffer e a capacidade total que os carros reservam para proteção das baterias.

​​​​

64kwh usáveis. A 20kwh/100 (super pessimista) dá 320km autonomia

O model y standard tem 57 kwh usáveis.

Toyota anuncia um consumo médio de 14,7 kWh/100 km (WLTP), o que permite que o bZ4X percorra até 506 km com apenas uma carga. Mas quando a bateria se esgota (ou quando chegamos ao destino) o bZ4X suporta carregamentos de até 150 kW em corrente contínua (DC), o que lhe permite repor 80% da carga em apenas 30 minutos​.

15 de média. O normal para um carro desta dimensão.

Mesmo tendo menos capacidade de bateria o Tesla tem maior autonomia por ser mais eficiente e essa media de consumo é ser optimista[:D] em autoestrada então é vê la subir:sh)

Cumps

Mesmo tendo menos capacidade de bateria o Tesla tem maior autonomia por ser mais eficiente e essa media de consumo é ser optimista[:D] em autoestrada então é vê la subir:sh)

Cumps

Esse tipo de argumentos são inconsequentes, todos os carros aumentam a média quanto maior for a sua velocidade.
O melhor é ir ver os dados reais numa plataforma tipo a ev-database:

Tesla model y 57.5kwh Real Range between 250 - 510 km
City - Cold Weather335 km
Highway - Cold Weather250 km
Combined - Cold Weather290 km
City - Mild Weather510 km
Highway - Mild Weather325 km
Combined - Mild Weather405 km

bz4x 64kwh Real Range Estimation between 240 - 495 km
City - Cold Weather *335 km
Highway - Cold Weather *240 km
Combined - Cold Weather *285 km
City - Mild Weather *495 km
Highway - Mild Weather *305 km
Combined - Mild Weather *385 km

E faz ele bem.

Ele pondera um carro com 10 anos de garantia, de construção robusta e materiais premium, de uma das marcas que consecutivamente consegue oferecer os melhores padrões de fiabilidade e durabilidade... E tu propões precisamente o contrário [:cool:]
Tenho um Model Y e já analisei o Toyota em questão, o Toyota não tem materiais melhores que o Y.

Coitadinho do Toyota comparativamente com o Model Y. Perde em TUDO quando comparado com o Y mas lá está, cada um sabe de si e compra o que bem entender.

Bom dia a todos,

Obrigado.

Eu sugeria um test drive a ambos os veículos e outro de outra marca, um coreano por exemplo.

60.6kWh de bateria utilizável é muito mau quando tem uma capacidade de 71.4. É mais de 15% da bateria. Com esse tampão, carregava sempre até aos 95%.

Mas para auto-estrada a autonomia não será brilhante. Depende se estão planeadas muitas viagens grandes.
Faria comparação com modelos coreanos e com o Nissan Ariya se o Tesla não entusiasma.

No sprit-monitor o consumo médio anda nos 19.37kWh/100km. Em auto-estrada terá um consumo superior. Não terá mais de 300km de autonomia em auto-estrada na maioria dos casos.
A curva de carregamento também não é famosa...

Atenção que os consumos no spritmonitor são de ambos os bz4x, tanto dual como single motor. O single motor é significativamente mais eficiente.

Neste teste fazem 16.6 em condução mista (abaixo dos 16.8 anunciados wltp) e a melhor média alcançada foi de 11.7kwh / 100.

https://www.carexpert.com.au/car-reviews/2024-toyota-bz4x-fwd-review

O que tem de tão mau assim a curva? Isto é um Y SR.

J4Ovxik.png

Last edited:
60.6kWh de bateria utilizável é muito mau quando tem uma capacidade de 71.4. É mais de 15% da bateria. Com esse tampão, carregava sempre até aos 95%.

Mas para auto-estrada a autonomia não será brilhante. Depende se estão planeadas muitas viagens grandes.
Faria comparação com modelos coreanos e com o Nissan Ariya se o Tesla não entusiasma.

64kwh usável

Tens um artigo da Noruega que ficou conhecido quando se descobriu isso onde confirmaram que o carro só aceita ~60kwh, que entretanto foi também confirmado pela marca, não tenho isso mas deve ser fácil de encontrar. Tens carros como mg4 sr com 0.2kwh de buffer, e depois tens outros com 11kwh, são ideias... Eu cá não queria andar a carregar com peso extra que não posso usar, mas cada um sabe de si.

Esse tipo de argumentos são inconsequentes, todos os carros aumentam a média quanto maior for a sua velocidade.
O melhor é ir ver os dados reais numa plataforma tipo a ev-database:

Tesla model y 57.5kwh Real Range between 250 - 510 km
City - Cold Weather335 km
Highway - Cold Weather250 km
Combined - Cold Weather290 km
City - Mild Weather510 km
Highway - Mild Weather325 km
Combined - Mild Weather405 km

bz4x 64kwh Real Range Estimation between 240 - 495 km
City - Cold Weather *335 km
Highway - Cold Weather *240 km
Combined - Cold Weather *285 km
City - Mild Weather *495 km
Highway - Mild Weather *305 km
Combined - Mild Weather *385 km

Por aqui o Tesla tem mais autonomia como referi acima. E verdade, seja qual for o carro o consumo aumenta com a velocidade.

Cumps

Por aqui o Tesla tem mais autonomia como referi acima. E verdade, seja qual for o carro o consumo aumenta com a velocidade.

Cumps

Sim, marginalmente mais uma dúzia de km, mas assim é possível as pessoas perceberem o peso das variáveis que valorizam, não apenas dizer que gasta muito em AE.

Back