Tópico dos carros eléctricos

VW fortíssima, vende 4x mais que todos os outros imediatamente atrás dela.

É um grupo com imensas marcas/modelos e são as vendas do seu mercado doméstico(Europa). É natural.

Mas nesses dados acho as francesas muito mal, até a Ford vende mais com um Explorer caro e o Mustang que deve ter vendas residuais. O que se passa com os elétricos franceses?

Nissan também muito pouco, o Leaf está em fim de vida mas poderiam estar a fazer mais descontos como acontece com modelos em fim de vida. De resto parece-me tudo normal.

É um grupo com imensas marcas/modelos e são as vendas do seu mercado doméstico(Europa). É natural.

Mas nesses dados acho as francesas muito mal, até a Ford vende mais com um Explorer caro e o Mustang que deve ter vendas residuais. O que se passa com os elétricos franceses?

Nissan também muito pouco, o Leaf está em fim de vida mas poderiam estar a fazer mais descontos como acontece com modelos em fim de vida. De resto parece-me tudo normal.

O explorer é um Id4 barato. É natural que venda bem.

se ao menos a fábrica da Tesla na Alemanha estivesse em vias de aumentar em 100% a sua capacidade produtiva ...

​​​

A Alemanha é o país mais caro do mundo para produzir automóveis, é muito difícil ter boas margens de licros com carros baratos fabricados na Alemanha, por isso tenho dúvidas que um eventual Model 2 seja fabricado aí pelo menos as versões mais baratas.

VW fortíssima, vende 4x mais que todos os outros imediatamente atrás dela.

Deixa lá que já aparece alguém a dizer que isso é as vendas do grupo ou que é facil estar lá com muitos modelos(têm basicamente um modelo a mais que a "vaca sagrada" se dividirmos o ID4 e 5, senão têm exactamente o mesmo numero de modelos)

Deixa lá que já aparece alguém a dizer que isso é as vendas do grupo ou que é facil estar lá com muitos modelos(têm basicamente um modelo a mais que a "vaca sagrada" se dividirmos o ID4 e 5, senão têm exactamente o mesmo numero de modelos)

A VW sempre vendeu muito no seu mercado, a Europa. Qual é a novidade aqui?

A Tesla além de ter uma gama mais antiga, tem uma média de preços mais elevada, menos modelos e não é uma marca europeia.

Para não falar na questão mais importante, as politiquices.

Last edited:
A VW sempre vendeu muito no seu mercado, a Europa. Qual é a novidade aqui?

A Tesla além de ter uma gama mais antiga, tem uma média de preços mais elevada, menos modelos e não é uma marca europeia.

Para não falar na questão mais importante, as politiquices.
A novidade é a Tesla estar a perder mercado e acharem que por continuar com um modelo nos mais vendidos que continua tudo igual ao passado, onde eles detinham a maior parte do mercado. Actualmente sem mudarem a política deles(ou seja diversificar a gama) a tendência deles é mesmo começar a cair a pique porque nem todos querem carros de quase 5m(mesmo sendo baratos). As politiquices para aqui interessam pouco, as pessoas compram o que lhes interessa

A novidade é a Tesla estar a perder mercado e acharem que por continuar com um modelo nos mais vendidos que continua tudo igual ao passado, onde eles detinham a maior parte do mercado. Actualmente sem mudarem a política deles(ou seja diversificar a gama) a tendência deles é mesmo começar a cair a pique porque nem todos querem carros de quase 5m(mesmo sendo baratos). As politiquices para aqui interessam pouco, as pessoas compram o que lhes interessa

As politiquices claro que interessam, são mesmo o mais importante, foi a partir dessa altura que a Tesla começou a cair.

Não há dúvida que a concorrência da Tesla é muito agressiva, esse Ford explorer com preço xpto de 37k€ que não se consegue porque faltam as despesas administrativas que são logo uns mil euros, e porque é um preço especial para frotas, com bateria de 50, 170cv, bancos em tecido manuais, pode ser muito bom para o europeu generalista, para mim saltava logo fora das hipóteses de compra por falta de equipamento/argumentos. Seria uma boa hipótese na faixa dos 30-32mil com iva, preço final, assim um model 3 de 60kw e 270cv ao pé dessa febra é marisco.

Last edited:
Em que lugar aparecem os "famosos" BYD que vão dominar o mercado e tem publicidade/patrocínio por todo o lado ?
(nem no top 10 de marca, nem top 30 de modelo)

sem o modelo low cost de 7.000e que vendem às carradas na China.. e sem os PHEV que são 50% das vendas deles na China e Europa (mas que contam para a estatística deles)... as vendas na Europa ressentem-se !

Estás sempre com essa conversa. Em primeiro lugar os dados dessa tabela não são completos (faltam sempre os dados da França, não sei porquê) e em segundo tens é que olhar para a progressão da marca. No ano passado estava em 15º -18 com 2% do quota. Agora está em 11º com 3,7% (acho que o objetivo deles é 5% nos próximos anos) e à frente de várias marcas tradicionais ...Renault, Peugeot, Citroen, Opel, Fiat, Nissan ...

No ano passado venderam uns 35 mil carros (BEV) em toda a Europa ( e 7500 no Q2) e em menos de meio ano estão nos 26 mil. Por isso vais ter um crescimento de 70%-80%. Mas isso são vendas a "ressentir-se". Mas já sei, quando entrar no top 10 vai ser porque só vendem carros baratos (o Dolphin Surf).

Last edited:
Estás sempre com essa conversa. ...
...
. Mas já sei, quando entrar no top 10 vai ser porque só vendem carros baratos (o Dolphin Surf).

é para contrapor a conversa de "sempre" que os chineses são os melhores
(e eu nem sequer tenho tesla... nem ambiciono vir a ter - by the way !)
...
dolphin surf barato ? Pelo menos aquele das reviews que aparece sempre, custa quase 30.000€ (27.990€ + pintura + taxas)

Não há dúvida que a concorrência da Tesla é muito agressiva, esse Ford explorer com preço xpto de 37k€ que não se consegue porque faltam as despesas administrativas que são logo uns mil euros, e porque é um preço especial para frotas, com bateria de 50, 170cv, bancos em tecido manuais, pode ser muito bom para o europeu generalista, para mim saltava logo fora das hipóteses de compra por falta de equipamento/argumentos. Seria uma boa hipótese na faixa dos 30-32mil com iva, preço final, assim um model 3 de 60kw e 270cv ao pé dessa febra é marisco.

São carros de segmentos diferentes. A tesla não tem concorrência para o explorer

O Y é do segmento do mustang (em dimensão até é maior).

A tesla não tem segmento C, nem qualquer carro com as dimensões do explorer.

Aceito a definição dos segmentos.
Ainda assim, o Explorer é concorrente do Y e está no mercado para fazer essa concorrência, provavelmente mais que o mustang, que está no mercado mais para concorrer com carros de 70-80k€.

Back