Tópico dos carros eléctricos

Preços do Nissan Leaf na Europa. Que desilusão e que tiro ao lado da Nissan! [8b]
37000€ por uma versão de entrada de gama com 52kWh de bateria???

Bem para começar deviam ter trocado o nome, em vez de Leaf deviam chamar outra coisa.

O Nissan Leaf foi um dos pioneiros na mobilidade elétrica mas o seu tempo já foi e deixou um legado terrivel de má fama dos elétricos (problemas de baterias, autonomia reduzida, tempos de carregamento, influencia do ar condicionado na autonomia etc), essa reputação veio toda dos Leaf.

Já foi o tempo, mas bastava algumas marcas lançarem um modelo com o nome Golf ou Corolla e era sucesso instantâneo, aqui é ao contrário...

• Like
Reactions: DMA
Bem para começar deviam ter trocado o nome, em vez de Leaf deviam chamar outra coisa.

O Nissan Leaf foi um dos pioneiros na mobilidade elétrica mas o seu tempo já foi e deixou um legado terrivel de má fama dos elétricos (problemas de baterias, autonomia reduzida, tempos de carregamento, influencia do ar condicionado na autonomia etc), essa reputação veio toda dos Leaf.

Já foi o tempo, mas bastava algumas marcas lançarem um modelo com o nome Golf ou Corolla e era sucesso instantâneo, aqui é ao contrário...

Verdade, confirmo na prática e não apenas no Leaf. Quando comprei carro elétrico tinha a possibilidade de comprar um um Ariya por um preço muito interessante e nem me dignei a perder tempo a olhar bem para o carro, o preconceito com a Nissan falou mais alto.

Eu deturpo? Tu não te sabes explicar e o problema é meu? País de terceiro munto é país de terceiro mundo por muito mais que os salários de "profissões qualificadas". E o salário da maioria da população além da qualidade de serviços públicos são indicadores bem mais importantes do que salários de profissões qualificadas. Estou bem ciente dos baixos salários em Portugal ou não teria emigrado.

Mas te garanto que há muita coisa que Portugal enquanto sociedade tem que não fica atrás os outros países europeus.E vejo por exemplos de amigos meus que ficaram em Portugal que há "profissões qualificadas" em que se ganha imenso dinheiro em Portugal. Agora se és um frustrado da vida porque ganhas uma miséria porque não fizeste a escolha certa aos 18 anos o problema é teu. Adapta-te. A culpa não é do País. É das tuas escolhas.

Salário mínimo e salário mediano são o mais importante. Como isso não se ajusta ao ridiculo da tua posição queres ignorar isso.

Epá e já pareces um disco riscado com o raio do Musk. Vai a um psicólogo processar o trauma de eu ter ousado criticar o menino. Não tenho que falar mais disso. Eu não odeio a Tesla, eu estou aqui constantemente a falar de outros assuntos e partilhar notícias interessantes sobre CARROS ELÉCTRICOS. O tema do tópico é esse, não é a Tesla. Se não aguentas ou toleras que se façam comparações, críticas ou análises de Teslas ou de outros desampara a loja. O tópico é para isso e não precisa de um polícia de pensamento e opinião a azucrinar o juízo aos outros.

Vou continuar aqui a partilhar as minhas opiniões quer queiras quer não. E a partilhar o que partilho. Ao menos faço mais que tu que não passas de um disco riscado sempre a bater no mesmo.

O problema é que não são opiniões, são mentiras. Quem precisa de um psicólogo é quem deturpa tudo o que os outros dizem. Vai lá buscar a minha citação onde eu digo que o salário mínimo de Portugal está ao nível do salário mínimo de países do terceiro mundo.

Tal como tens uma obsessão com o Musk e com a Tesla agora também tens comigo. Eu digo algo e tu deturpas e mentes só para contrariar aquilo que eu digo. Já esclareci que me estava a referir a salários de profissões qualificadas, qual é o teu problema agora? Qual é a tua obsessão comigo?

Tu deverias perceber que tens uma obsessão com o Musk e Tesla mas no mau sentido e evitar comentar assuntos da marca porque vais sempre dizer mentiras e espalhar desinformação tal como o teu amigo que diz que o mercado não quer os carros mais vendidos e que compara a quota de mercado de uma marca com 2 modelos com uma marca com 20 e conclui que como a quota de mercado da marca que vende 2 é muito mais pequena, o mercado não quer os carros dessa marca (Tesla). Isto é de loucos. Quem precisa de um psicólogo é quem diz barbaridades destas. Tu basicamente acusas os outros daquilo que tu és. Vou continuar a denunciar as barbaridades que gente como tu espalha porque é pura desinformação.

Eu nunca falei em salário mínimo, tu não só deturpas como mentes e depois ainda te fazes de vítima.

Eu disse uma coisa simples e que é um facto e passo a repetir: Portugal tem salários de terceiro mundo (acrescento em profissões qualificadas para ver se entendes desta vez) e custos de vida de primeiro mundo. Isto é factual. Portugal tem salários miseráveis para o custo de vida.

O resto é assunto para outro tópico e podes criar um tópico para discutir este assunto mas este não é o mais indicado.

Discordo totalmente dessa coisa da influência do AC na autonomia, não vejo muita diferença em relação a outros carros.
Tenho por comparação o Kia Soul, da mesma altura, onde se nota bem mais o uso do AC, por exemplo.[;)]

Realmente não faz grande sentido aquele preço.

Pois não, mas também não é de agora. Eu tenho 2 propostas no email de 2021 em que o PVP do Leaf para a versão N-Connecta com full led era 36.5k para o de 40kWh e 41.5k para o de 62kWh. Depois disto havia a possibilidade de um bom desconto de frota e algum desconto para particular, mas os PVPs eram estes.

Discordo totalmente dessa coisa da influência do AC na autonomia, não vejo muita diferença em relação a outros carros.
Tenho por comparação o Kia Soul, da mesma altura, onde se nota bem mais o uso do AC, por exemplo.[;)]

Refiro-me à fama, basta andar um bocadinho nas redes sociais para perceber isso.

O problema é que não são opiniões, são mentiras. Quem precisa de um psicólogo é quem deturpa tudo o que os outros dizem. Vai lá buscar a minha citação onde eu digo que o salário mínimo de Portugal está ao nível do salário mínimo de países do terceiro mundo.

Tal como tens uma obsessão com o Musk e com a Tesla agora também tens comigo. Eu digo algo e tu deturpas e mentes só para contrariar aquilo que eu digo. Já esclareci que me estava a referir a salários de profissões qualificadas, qual é o teu problema agora? Qual é a tua obsessão comigo?

Tu deverias perceber que tens uma obsessão com o Musk e Tesla mas no mau sentido e evitar comentar assuntos da marca porque vais sempre dizer mentiras e espalhar desinformação tal como o teu amigo que diz que
o mercado não quer os carros mais vendidos e que compara a quota de mercado de uma marca com 2 modelos com uma marca com 20 e conclui que como a quota de mercado da marca que vende 2 é muito mais pequena, o mercado não quer os carros dessa marca (Tesla). Isto é de loucos. Quem precisa de um psicólogo é quem diz barbaridades destas. Tu basicamente acusas os outros daquilo que tu és. Vou continuar a denunciar as barbaridades que gente como tu espalha porque é pura desinformação.

Eu nunca falei em salário mínimo, tu não só deturpas como mentes e depois ainda te fazes de vítima.

Eu disse uma coisa simples e que é um facto e passo a repetir: Portugal tem salários de terceiro mundo (acrescento em profissões qualificadas para ver se entendes desta vez) e custos de vida de primeiro mundo. Isto é factual. Portugal tem salários miseráveis para o custo de vida.

O resto é assunto para outro tópico e podes criar um tópico para discutir este assunto mas este não é o mais indicado
.

Como ninguém apontou uma pistola aos administradores da tesla para fazerem apenas 2 modelos, foi uma escolha própria, não serve de atenuante para terem perdido o domínio do mercado de elétricos para uma posição irrelevante na Europa.
Como consequência, os consumidores são soberanos, preteriram a tesla. Não há volta a dar.

Um conselho, não faças as tuas escolhas serem validadas pelos outros e vais ver que te sentes melhor contigo mesmo.

Refiro-me à fama, basta andar um bocadinho nas redes sociais para perceber isso.

E o problema é que moldou as percepções que muita gente tem de EVs de que as baterias degradam rápidamente, etc.
Estava á espera de um preço mais competitivo, ali a começar nos 31000-33000€.

Edit. Pelos vistos não querem vender na Alemanha? Os preços em Espanha foram revelados pela motor.es.
130 kW (177 CV) 52 kWh30.000 €
160 kW (218 CV) 75 kWh35.000 €

Estes fazem mais sentido assim.

Last edited:
E o problema é que moldou as percepções que muita gente tem de EVs de que as baterias degradam rápidamente, etc.
Estava á espera de um preço mais competitivo, ali a começar nos 31000-33000€.

Edit. Pelos vistos não querem vender na Alemanha? Os preços em Espanha foram revelados pela motor.es.
130 kW (177 CV) 52 kWh30.000 €
160 kW (218 CV) 75 kWh35.000 €

Estes fazem mais sentido assim.

Esses preços não serão já com o desconto estatal?

Não esquecer de comparar os preços do Leaf com o mesmo equipamento da concorrência, pelos vistos já tem head up display, tecto panorâmico, etc...., ou seja, vem com mais equipamento do que a concorrência por isso ter um valor mais elevado.

Cumps

Verdade, confirmo na prática e não apenas no Leaf. Quando comprei carro elétrico tinha a possibilidade de comprar um um Ariya por um preço muito interessante e nem me dignei a perder tempo a olhar bem para o carro, o preconceito com a Nissan falou mais alto.

Qual foi o carro escolhido e qual foi o preço que fizeram no Ariya?

Cumps

Esses preços não serão já com o desconto estatal?

Se calhar até são. Só li a notícia por alto.

Entretanto na Coreia do Sul.

A Tesla é frequentemente associada a uma marca com boa fiabilidade, mas as coisas parecem estar a mudar na Coreia do Sul, onde milhares de proprietários enfrentam graves problemas nas baterias dos seus veículos. Estas pessoas deparam-se com o erro "BMS_a079", que activa o modo de segurança e limita o carregamento da bateria a um máximo de 50%, reduzindo drasticamente a autonomia. Mais de 4.300 veículos Model 3 e Model Y já foram afectados - muitos de forma repetida e os custos de reparação ultrapassam os 18.000 euros para quem estiver fora de garantia.

A maioria dos casos envolve unidades fabricadas em 2021, afectando 22% dos Model Y e 12% dos Model 3 vendidos no país. Percentagens que fazem com que os consumidores acreditam tratar-se de um defeito de fabrico e não de desgaste normal. A frustração só piora com o facto da Tesla estar a substituir estas baterias defeituosas por unidades "recondicionadas", compostas por células aproveitadas de outros veículos, fazendo com que o erro acabe por regressar - com algumas pessoas a já terem passado pelo problema por quatro vezes.​

Serão "aquelas" baterias da LG Chem que deram barraca em várias marcas? Era irónico ...

São baterias Panasonic. Isso é um problema conhecido embora seja estranho que na Coreia do Sul afecte muito mais carros do que nos outros mercados a nível de percentagem. Algo aí não bate certo e tendo em conta as fake news que afectam a Tesla criadas por haters, é preciso desconfiar de tudo. Não estou a dizer que a notícia é fake news mas apenas que a Tesla é a marca mais afectada por fake news de haters logo é necessário perceber o que é verdade ou falso. De qualquer das formas não é um problema tão grave como aquele que afecta as baterias de muitos Bmw ou Porsches com incêndios, falhas catastróficas e avarias graves.

https://www.motortrend.com/news/2023-bmw-ix-i4-battery-fire-risk-recall

https://www.wsj.com/business/autos/...i-coopers-due-to-battery-fire-threat-9c2ddcd2

https://www.thelemonfirm.com/2025/0...tery-fire-class-action-what-you-need-to-know/

Last edited:
Back