Tópico dos carros eléctricos

O Neruson deve estar a falar do carregamento em casa. Para esse caso, os 11 kW/h serão mais do que suficientes, tendo em conta o tamanho da bateria

Caramba vocês estão lentos.

A versão de 40 Kw/h tem duas variantes: a de 95 cv e a de 120 cv. A de 95 cv custa 25k e não tem carregamento rápido. 11 Kw é o máximo dos máximos.

A de 120 cv custa 28k e essa sim tem carregamento rápido.

Vejam no EV Database e do que vi a versão TLDR é: o R5 de 95cv e 40 kWh (a tal versão de 25 mil euros) não carrega por DC e não tem V2L; a versão de 120cv e 40 kWh carrega por DC (máx 80 kW), tem V2L e custa 27500 euros.

PS: já vi que o Icedevice clarificou a situação

Last edited:
O de base (40 kw/h) que custa os tais 25k não tem carregamento rápido. Carrega a 11 kw. Até o Dacia Spring é melhor. Só o de 28 mil é que tem. Está mais do que documentado e até é referido nesse vídeo que colocaram atrás. Além disso como não tem carregamento rápido, a bateria nem se quer tem sistema de gestão de temperatura avançado. É um no go e não se percebe como é que uma marca como a Renault comete um erro desses.
Ainda para mais já o tinham feito com o Megane e "levaram" nas orelhas até tirar essa versão do mercado

• Like
Reactions: DMA
Tens noção que uma Autoeuropa emprega muito mais mão de obra externa atualmente do que o fazia no inicio? Tens empresas como a Meivcore, ATM, Sicarpo,... com dezenas de trabalhadores a tempo inteiro nessa fabrica, é obvio que isto deturpa um pouco os valores finais, basicamente tens a produção e meia duzia de gatos pingados na manutenção, de resto optam por mão de obra externa para fazer os trabalhos de manutenção, acredito que os numeros baixem com a evolução, mas nunca para metade como indicas.
Alem da criação de outros postos, nunca precisaste tanto de programadores de automatos, por exemplo. A automatização pode retirar postos nessa fabrica mas vai criá-los na outra onde fazem os automatismos, por aqui é ver nascer empresas dessas, como a Tojaltec, Systeel, Tecnogial, Alfacut... Podes estar a dispersar a mão de obra e a torná-la mais tecnica, mas daí a dimininu-la...
Lembro-me de ver um documentário sobre a fábrica da VW que foi convertida só para EV(Zwickau) e que como há menos pessoas/secções na produção dos EV, foram "reciclados" para outras funções dentro da fábrica com formação, ou seja não perdeu um único trabalhador mesmo com mais automatização e menos secções

Caramba vocês estão lentos.

A versão de 40 Kw/h tem duas variantes: a de 95 cv e a de 120 cv. A de 95 cv custa 25k e não tem carregamento rápido. 11 Kw é o máximo dos máximos.

A de 120 cv custa 28k e essa sim tem carregamento rápido.
É isso.

Eu também achava isso mas agora estou na dúvida.

No site da Renault PT, nos equipamentos dessa versão tem Boost Charge que penso será carregamento DC:

image.png
E na Km77 onde é possível encontrar o equipamento mais detalhado também tem DC 80kW como de série:

image.png

Eu pensava que era obrigatório apresentar preços com IVA na venda a retalho e consumidor final, mas parece que como eles só vendem a empresas parece que podem colocar preços sem IVA.

Mas faz sentido, clientes particulares não devem comprar eletricos a estes preços

clientes particulares praticamente não compram carros novos ! compram de serviço ou usados ou importados ! sejam electricos ou combustão. Mais de 80-90% das vendas são para empresas, eni e rent-a-acar !
(aliás é uma dor de cabeça comprar 1 carro novo como particular ! - tal a falta de STOCK, como a falta de vontade das empresas/vendedores - sem falar no PREÇO, claro ! !)

Last edited:
Por exemplo 26750 c/despesas mg4, carro do segmento acima, com 5 estrelas no euroncap (face ao MG4, deve chegar mais caro, mas valerá a pena saber a que preço virá o Leapmotor B05​)

Renault 5 também anda à volta dos 25

mg4 de 26.750€ = bateria 49kWh = * Preço válido para Portugal até 31/10/2025 para a versão MG4 Electric Standard com pintura Fizzy Orange e jantes de 16'' ou 40,6 cm.
em outra cor sem ser o laranja e na versão com mais equipamento e/ou bateria maior passa para 32/33k ou 37k !!!!!!

Last edited:
Empregos diretos e indiretos.

Eu não tenho nada a ver com o ramo automóvel mas tenho clientes que trabalham em algumas fabricas que fazem componentes e ultimamente deixaram de aparecer no meu negócio.

Isto afeta a todos.

Há carros dos EUA, Japão, Coréia do Sul etc mas nenhum deles faz dumping.

E depois da indústria europeia/mundial for abaixo, eles metem os preços que querem.

é mesmo isto ! e faz-me confusão como as pessoas nao "veem" isso e continuam a defender as Xioamis, TEMU/SHEIN, carros chineses, etc ...
e quem tem filhos... faz-me ainda mais confusão... pois o seu futuro será seguramente MUITO mais difícil com esta lógica !!!
(já para não falar no exercito de engenheiros na IA que a China tem e vai criar !!! - pode ser "mesmo" um gama-changer !!!)

(e depois olhamos para a riqueza da Suiça ou dos nórdicos ..e queremos ser iguais ! mas compramos barato, e não criamos VALOR !!)

Last edited:
Essa versão faz todo o sentido, há muita gente que não usa o VE para viagens, só o utiliza como segundo carro, ainda por cima um carro pequeno como o R5. O problema dessa versão é o preço. Deveria custar 20k€, máximo dos máximos 21k€.

para combater com o Dacia Spring ou Doplhin surf ?

mg4 de 26.750€ = bateria 49kWh = * Preço válido para Portugal até 31/10/2025 para a versão MG4 Electric Standard com pintura Fizzy Orange e jantes de 16'' ou 40,6 cm.
em outra cor sem ser o laranja e na versão com mais equipamento e/ou bateria maior passa para 32/33k ou 37k !!!!!!

Vários stands têm esse modelo zero Km (ou tipo 1000km) com cores diferentes por esse preço. E é uma bateria LFP. Mas tem dois defeitos importantes o carro, 1- O interior envelheceu muito, e não tem câmara traseira nem em opção. No próximo ano deve chegar o novo Mg4 e o Leapmotor B05 com preços semelhantes e serão mais modernos.

O de base (40 kw/h) que custa os tais 25k não tem carregamento rápido. Carrega a 11 kw. Até o Dacia Spring é melhor. Só o de 28 mil é que tem. Está mais do que documentado e até é referido nesse vídeo que colocaram atrás. Além disso como não tem carregamento rápido, a bateria nem se quer tem sistema de gestão de temperatura avançado. É um no go e não se percebe como é que uma marca como a Renault comete um erro desses.

Não se percebe? Erro? Porquê? A renault não oferece alternativa ao modelo? Só compra quem quer.

Era preferível eliminar uma variante da gama? O que é melhor? Ter 4 opções ou ter 3?

É simplesmente exigível que qualquer carro elétrico tenha carga rápida, mesmo que não seja muito rápida. Naquele caso bastava 50 ou 60 kw e não havia problema. Agora vir dizer que se tem um carro a 25k mas depois não ter mínimos é que é lamentável. A ideia é velha, lançar o preço chamariz para depois as pessoas no stand pagarem mais porque se apercebem que o carro não é minimamente polivalente. E já dou de barato os 130km/h de vel. máxima.

Neste momento o 5 de base é único carro do mercado sem carga rápida. Isso diz tudo.

É simplesmente exigível que qualquer carro elétrico tenha carga rápida, mesmo que não seja muito rápida. Naquele caso bastava 50 ou 60 kw e não havia problema. Agora vir dizer que se tem um carro a 25k mas depois não ter mínimos é que é lamentável. A ideia é velha, lançar o preço chamariz para depois as pessoas no stand pagarem mais porque se apercebem que o carro não é minimamente polivalente. E já dou de barato os 130km/h de vel. máxima.

Neste momento o 5 de base é único carro do mercado sem carga rápida. Isso diz tudo.

Como todas as marcas fazem, desde sempre.

Se o cliente for devidamente informado, não vejo qual o problema.

O preço 26750 é chave na mão.
Quem ler o comentário supra vai pensar que se quiser um mg4 noutra cor não fica os 27500 do configurador e passa a 32000… isso é verdade?

De qualquer forma, são poucas as marcas que não colocam uma cor grátis desinteressante por forma a obrigar a que o cliente gaste mais dinheiro… O branco frigorífico até costuma ser a cor grátis.

Sobre o equipamento e bateria.. não se entende o argumento. Sempre houve diferentes versões para diferentes públicos alvo, um A45 amg também custa mais do que um A250 ou A180 etc

eu percebo que haja quem tenha preferência por carros europeus, mesmo que para isso comprem carros medíocres pelo mesmo preço, aos preços atuais. Este mg4 compete em preço com um eC3 sem rádio e sem estrelas no globalncap ou com um Renault 5 sem carregamento rápido (fator que não tinha reparado quando indiquei a versão de 25000€).

Cada um sabe da sua carteira e nem toda a gente tem as mesmas prioridades quanto à compra de carro ou gasta todo o plafond alocado pela empresa.

Olhando no global para os carros mais vendidos na Europa YTD a agosto: Dacia Sandero, Renault Clio e VW Troc, parece que o enfoque dos Europeus/RACs europeus é em carros relativamente baratos.

Olhando de forma positiva para o futuro, a Leapmotor supostamente vai fazer o B05 na Europa. Resolve 2 problemas: coloca um Stellantis EV competitivo no mercado e mantém postos de trabalho na Europa. A mim parece-me, tal como o B10, muito promissor.

Adicionalmente, sobre a virtuosidade de comprar Europeu, já houve outros setores afetados pela concorrência do leste e da Ásia no passado. Duvido que as pessoas que sofreram com isso coloquem o setor automóvel no lugar cimeiro da sua lista de preocupações, caso tenham recuperado e possam / queiram comprar automóveis novos.

Back