Tópico dos carros eléctricos

Essa campanha dos 4000€ já está em vigor, pelo menos, desde o inicio do mês de outubro, somente para o modelo RWD base. Seja para inventário ou para novas encomendas (é aplicado no final). Pergunto-me se o objetivo é escoar stock desses modelos para entrar em vigor o novo "standard" que vem com os estofos em tecido etc.

Já as versões long range (rwd ou awd) raramente surgem com descontos. Apesar do baixo preço, dá a sensação que as margens são mais passíveis de serem esmagadas no modelo base que nos restantes (o que nem é muito normal num produto/modelo de negócio).

Eu comprei um, inventário (na realidade é pre configurado e vem da China)

Chega em janeiro. Era suposto ser dezembro mas levei hoje a má notícia que passa para janeiro.

Rwd stealth grey

Boa!

Ya a Tesla está a rebentar com encomendas, ainda há 1 mesito ou 2 encomendavas e tinham na semana seguinte, mas pronto, agora é fecho do ano, é quando todos compram. O positivo, já vem com as novidades…

é aguardar… vai valer a pena 😍

Hoje ia me espetando na traseira de um polestar 2. Má programação daquilo, fez uma travagem/regeneração fortíssima por aproximação ao carro da frente sem ligar as luzes de travagem!
Ou tinha defeito ou a travagem não foi assim tão grande, já que há lei que regula tal coisa.

Pode ter os máximos ligados e não te encandear. Os led-matrix são supostos fazer isso, e.g.

Lumissil-fig-1.png
Se ele nota é porque os matrix não estão a reagir no tempo correcto, ou como a Tesla usa menos "secções" não é tão eficaz... Os melhores do mercado eram até há bem pouco tempo os da Mercedes, Polestar e Audi. Seguidos de muito perto pelos da BMW.

Ou tinha defeito ou a travagem não foi assim tão grande, já que há lei que regula tal coisa.

Foi sim, ia a 130 e picos atrás dele e ia a olhar para a frente mas descontraído porque não havia trânsito, o carro dele detetou um carro que vinha efetivamente muito devagar a uma distância tal que eu nem me apercebi desse carro pois vinha com uma margem de 3 carros ainda do polestar, e até aí tudo bem, perdeu velocidade violentamente, arrisco a dizer que passou para os 90 em 150metros, não sei, sei que quando me apercebi da aproximação sem ver luzes estava colado a ele nem olhei para a faixa do lado, guinei e não vinha ninguém.
Ia a uns 3 carros de distância dele, se fosse mesmo atrás tinha levado uma cacetada que nem é bom… ia de carro de trabalho mais antigo sem ajudas.

Estou habituado a que o Tesla assim que solta o acelerador e tem alguma capacidade de desacelerar ligue logo as luzes, aquele carro não pode estar a cumprir!!! Não acredito!

Neste momento estão iguais ao do I4 do meu irmão. Falham nas AE's nos pesados que têm 2 luzinhas na parte superior da cabine. De resto nada a apontar.

Enviado do meu Pixel 7 Pro através do Tapatalk

As vezes desligo os matrix nas AE por causa desses camiões, coitados, sofrem um bocado, se tiverem 2 luzinhas fracas ou sem luzes um gajo flasha-os e eles queixam-se que dão máximos… aquilo realmente deve passar por um pirilampo, ou um candeeiro público a 1km para q câmara, se é que a vê. Se forem camiões personalizados com aqueles faróis redondos em cima o gajo já tem medo que eles liguem os máximos e não os flash a 🤣🤣🤣

Efetivamente deviam mexer na programação em autoestrada para desligar a secção de cima esquerda com mais frequência, aquilo ali nem dá grande ajuda à condução…

ja em nacionais, estradas sem iluminação, curvas e aparecerem carros de repente, nunca levo máximos, o carro responde super bem!

tambem achava ... até que tive 1 renault e agora sinto que estava muito bem desenhados e muitos naturais e fáceis de usar !
melhores que embutidos no volante - como quase todos os carros agora

Eu também os tive no meu Megane. Funcionavam bem, mas ainda assim prefiro no volante. A questão é que no caso dos elétricos com 3 hastes do mesmo lado aquilo fica superpovoado e até esteticamente discutivel. Não é grave, mas não acho muita piada.

Ainda ontem os brasileiros@Brasil andavam a meter vídeos a gozar com carros elétricos.

https://www.facebook.com/share/r/1ATRotDRct/?mibextid=wwXIfr

e também lá se vai rapidamente espalhar a bela da informação que passam os 200mil só a trocar pneus e escovas.
e no caso deles, já estão há algum tempo com o byd dolphin, atto 3,… a ser comercializado ao mesmo tempo ou até antes de chegar à Europa. Mitigando o atraso de anos com que os modelos europeus sempre chegaram lá…

Hoje ia me espetando na traseira de um polestar 2. Má programação daquilo, fez uma travagem/regeneração fortíssima por aproximação ao carro da frente sem ligar as luzes de travagem!

Estranho, no ioniq só não faz no nível 1 regeneração.
Ja não basta as travagens "fastasmas" que alguns fazem..:sh)

Eu acho que estéticamente esse comando do radio da Renault não é grande coisa, em termos ergonómicos é do melhor.[;)]

Todas as manetes dos renaults são feias, por isso o comando do rádio não destoa.
Eu não gosto de botões no volante para controlar rádio e cruise control, prefiro as manetes como a renault tem para o radio/ telefone e o que a Audi utiliza/utilizava para o cruise control.

É simples, tu estás sempre a embirrar com a Tesla/Musk e a Tesla é que começou a moda da falta de comandos físicos por isso é lógico concluir que te estavas a referir à Tesla.

És um disco riscado e estás obcecado comigo. Vai-te tratar, estás doente se só vez ataques em todo o lado. Nem estava a falar da Tesla e tu é que arrastas-te a conversa para aí. Não consegues ter uma discussão sem arrastar para a Tesla, sem pessoalizar e sem descambar. Não consegues conviver com quem tem opinião própria e não te passa cartão. Eu estou aqui para falar e comentar sobre todos os carros eléctricos.
Se não consegues ultrapassar e ter uma discussão sem passar a acusações o problema é teu.

Eu percebo que valorizes isso mas só concluí que ter manetes para os faróis em carros com faróis automáticos não é tão importante como limpa para-brisas porque os faróis automáticos funcionam na perfeição. Além disso no volante há um botão para dar máximos.

Não, não percebes. Já tive que me repetir n vezes e só agora chegas lá. Mesmo assim ainda tens que me atacar. Não respeitas os outros. É tão simples quanto isso.

Last edited:
Teste de autonomia e carregamento da Largus ao Mercedes CLA. Grande avanço da Mercedes! Pena aquele interior piroso. [:p]

Mercedes-CLA-electrique-courbe-recharge.jpg?itok=aEpnNJw5.jpg - Click image for larger version  Name:	Mercedes-CLA-electrique-courbe-recharge.jpg?itok=aEpnNJw5.jpg Size:	253.0 KB ID:	14649911

Olhem essa curvinha de carregamento! [br:)]

New CLA 250+: truly fast charging?

With its 800 V architecture and maximum charging power of 320 kW, the electric CLA matches the capabilities of the noble Porsche Taycan and Audi e-tron GT. At this level, the most difficult part is finding a charging station capable of delivering this power. Our usual Total Énergies station has eleven 150 kW charging points and only two 300 kW charging points... which are often occupied by small electric models.

At an Electra station delivering 400 kW, we finally started charging at 11% before taking our usual readings. The peak power was immediately established at 315 kW before gradually declining, without any sudden drops as is sometimes the case (see curve below). Recharging from 15% to 80% took 20 minutes and our standard measurement from 20% to 80% took only 19 minutes. The announced 25 minutes from 80% to 100% also seems reasonable, allowing for a full recharge during a meal. That's enough to recover 450 km of range at 130 km/h for the next leg of the journey...​

All that remains is to activate the integrated route planner to match this performance, as it will trigger the pre-conditioning of the battery several minutes before stopping to recharge at the planned charging station. A second "cold" battery test revealed a significant decrease in charging power: 220 kW max at 15%... compared to 298 kW at the same stage once the battery had "warmed up". This constraint no longer applies from the second charge of a long journey, as the battery retains enough temperature to immediately handle more than 300 kW.

2025 Mercedes CLA Electric: What is its motorway range?

With less than a quarter of the energy consumed, we set off again without refuelling on the motorway loop at a real speed of 130 km/h, or 133 km/h on the speedometer. Here, the CLA demonstrates its good control of wind noise, excellent directional stability and the smoothness of its classic adaptive cruise control (semi-autonomous driving available as an option for £1,800). This time in second gear, with a lower gear ratio, the Mercedes sticks less to the seat when accelerating despite its 272 hp. It must be said that it weighs 2,055 kg and its torque, advertised at 335 Nm, is nothing exceptional despite its immediate availability.​

The advantage of the two-speed gearbox becomes apparent later, when fuel consumption is measured. The verdict? Just 18.7 kWh/100 km measured at 130 km/h, a new record for the "camels": the standard Tesla Model Y did not go below 19 kWh/100 km, and the VW ID.7 stagnated at 20.2 kWh/100 km. The Mercedes' superior battery capacity allows for a very comfortable range of 454 km at 130 km/h, or 318 km of "useful" range if only 70% of the battery is used. That's enough to easily exceed two and a half hours of driving between breaks. A rarity in electric cars!

Autonomia de 454 km a uma média de 130 km/h!!!

Isto sim é um EV para autobahns.

Last edited:
  • Like
Reactions: DMA
Está bom para viagens em tempo record, vamos lá ver se o pessoal que se queixava que não conseguia chegar ao Algarve rápido a 170/180 carregando 1x a meio começa então a trocar os charutos a gasóleo por estes.

Back