Tópico dos carros eléctricos

Não comparar a construção de um tesla com um vw.

Qualquer 3/y com 3 ou 4 anos tem mais barulhos e ruídos que um carro alemão com 20.

Faz todo o sentido comparar a geração atual do Model3/Y que não tem plásticos duros, ao contrário dos VW atuais que pioraram em qualidade face ao passado.

Já andei com um golf VIII uma semana e tive dentro dos id3 e id4. Pioraram em qualidade face ao que a marca fazia antes e que conheço bem melhor.

Tal como comparo favoravelmente ao EQA, que tem plásticos duros do meio para baixo etc… ou com os plásticos do EX30.

Mas falando sobre barulhos, o diário de bordo do Macan 4 EV tem relatos de barulhos parasitas. Os carros já não são o que eram.

IMG_0522.webp
de facto não não me está a ocorrer o motivo para abdicar de >20% de desconto no i4.
Há quem pense que quem poder ter isto...

2024-BMW-i4-eDrive40-6-1440x1080.jpg

... se vai contentar com isto:

9q8mfF6.jpeg

Ontem deixei uns posts a meio que já estava cansado, mas cá vai.

Tens um i4, esposa e filho. Metias-os num Spring?

https://www.euroncap.com/en/results/dacia/spring/44197

A sério?

“O Dacia Spring obteve uma classificação de uma estrela no Euro NCAP, com 49% para proteção de ocupante adulto, 56% para ocupante infantil, 39% para proteção de pedestre e 32% para sistemas de assistência de segurança. As principais razões para a pontuação baixa foram a proteção deficiente das pernas e do peito em acidentes frontais e a má proteção contra "whiplash" para os ocupantes traseiros. ”

Já nem vou pelo facto de que por 20k podes comprar um Model 3 usado impecável pq ok não é novo.

Volta a ler o que escrevi.

"se quisesse comprar um segundo carro para alguém da família (esposa, filho etc) só para ir para o trabalho"

Se compras um TM3 usado por 20k, tambem podes comprar um Spring usado, não é por aí.

Tenho umas luzes sobre este tema, mas fiquei curioso em aprofundar. Já vi esquemas e videos sobre bateiras de lítio no geral. Tens algum link de vídeo sobre o que referes? Gostava de ver em vídeo/esquema isso das NMC e LFP.

tentei recuperar o video que vi na altura (há uns 6-9 meses), mas não consegui.. os algoritmos de busca beneficiam quem paga mais e não te dão necessariamente o que procuras. Coisas...

Mas é mais ou menos isto:

Li-Ion-Pathways-NCM-vs-LFP.png

Os iões de lítio nas NMC podem-se mover em duas dimensões e isso permite maior capacidade de carga e descarga. A desvantagem é que as camadas entre as quais os iões se alojam é sensível a dilatar/contrair quando tens excesso/défice de iões.

Nas LFP o movimento é em uma dimensão, o que limita a capacidade de carga e descarga. A vantagem é que os iões se alojam entre cristais que são mais resistentes à dilatação/contração porque formam uma estrutura semelhante a um edifício.

É um jogo: mais capacidade implica dar mais liberdade aos iões, mas fragiliza a estrutura de suporte. Estrutura mais sólida implica menos mobilidade dos iões e menos capacidade.

Sorry, de momento não consigo dar mais informação sobre isto [;)]

E tem vendido mal a Tesla?
Ia jurar que vi uma notícia qq nas vendas na Europa deste ano que estavam bem posicionados.

Enviado do meu Pixel 7 Pro através do Tapatalk

Estão bem pior que no ano passado apesar da chinfrineira neste tópico quando esse facto é apontado. E não é só na Europa. Também na China foram totalmente ultrapassados pelas marcas domésticas. Até nos EUA, onde dominavam á vontade e a concorrência é feita por fabricantes domésticos que só lançam EVs a contra-gosto já só detêm pouco mais de 40% do mercado.

Starting with Tesla, though, note that the Texan company’s 40.8% share of the US EV market is down from 48.5% in the 2nd quarter of 2025, down from 49.3% in the 3rd quarter of 2024, and down from 53.9% in the 3rd quarter of 2023. Dropping 13 percentage points in two years is a pretty significant drop.

Na Europa já vão 5 anos atrasados a lançar um segmento C.

Estão bem pior que no ano passado apesar da chinfrineira neste tópico quando esse facto é apontado. E não é só na Europa. Também na China foram totalmente ultrapassados pelas marcas domésticas. Até nos EUA, onde dominavam á vontade e a concorrência é feita por fabricantes domésticos que só lançam EVs a contra-gosto já só detêm pouco mais de 40% do mercado.

Na Europa já vão 5 anos atrasados a lançar um segmento C.
Não há dúvida que vendem bem menos em comparação com anos anteriores, é inegável.

Já aprendi que a marca está no nicho dos "others" e ninguém os quer como disse o Fangio, mas como justificar o facto de estarem em primeiro e segundo lugar dos carros mais vendidos na Europa até ao momento de 2025?

Não mesmo. Do interior dos BMW dessa geração eu retirava a roda da consola central, acho que nunca usei isso e podia-se usar o espaço para outra coisa.

E eu está-me difícil engolir esses tablets de uma ponta à outra do carro. Gosto muito mais, sem comparação possível, de um carro com quadrante e com um LCD a acompanhar o mesmo, ou então integrado na consola.

Não há dúvida que vendem bem menos em comparação com anos anteriores, é inegável.

Já aprendi que a marca está no nicho dos "others" e ninguém os quer como disse o Fangio, mas como justificar o facto de estarem em primeiro e segundo lugar dos carros mais vendidos na Europa até ao momento de 2025?

Também tu?
É muito simples, vendem só dois modelos. Já podiam ter lançado mais modelos no mercado europeu para continuarem a crescer ou não? Se estão a dormir á sombra da bananeira e pensam que 2 monos de segmento D são pau para toda a obra no mercado europeu a evolução do mercado mostra perfeitamente que estão a seguir a estratégia errada.

https://cleantechnica.com/2025/11/04/europe-ev-sales-report-second-best-month-ever/

1 Tesla Model Y — Tesla’s star player delivered 27,564 sales, with the crossover thus winning its first top seller trophy of the year in the overall market in September. Still, looking at the yearly performance, the decline is visible compared to last year, with the crossover’s +20% decline in sales YoY putting it only 17th in the overall ranking, which is a far cry from the 4th spot earned in 2024 in the overall model list in Europe. Back to September and the plugin list, with a small 5% drop in sales, the Model Y won this month’s contest without a sweat, more than doubling the result of the #2 Tesla Model 3.

2 Tesla Model 3 — Tesla’s sedan had to compete until the end to earn 2nd place, ending the month with 12,182 registrations in September. Despite being enough to win the silver medal, that still meant a significant 20% sales decrease YoY. Gone are months like September 2021 (25,592 registrations)…. Still, despite being an 8-year-old model, the Model 3 still has enough attraction (and inertia…) to stay among the best sellers, thanks to competitive specs and pricing. With the competition increasing by the day, it will become more difficult for the Texan brand to achieve two presences on the podium. At 61,000 units delivered this year, the Model 3 is back to 2022 sales levels, a time when BEVs were selling half of what they are selling today….

E mais:

Looking at the 2025 ranking, there were big changes in the top positions.

While the Tesla Model Y remained untouchable, behind it, a lot has happened. The Tesla Model 3 and Skoda Elroq both rose several positions, to 2nd and 3rd, respectively. A few positions back, the BYD Seal U also jumped, going from 9th to 5th in just one month, making the European top 5 now look much closer to the global one.

With 4,000 units separating the 2nd placed Tesla Model 3 from the 7th placed VW ID.3, it will be an interesting 4th quarter, with six candidates competing for two podium positions. Although, to be frank, only three of them really count — the #2 Tesla Model 3, the #3 Skoda Elroq, and the #5 BYD Seal U, as they seem to be the only ones able to add over 20,000 units in the last quarter of the year.

E pelo andar que o mercado está a tomar o Model 3 pode muito bem acabar o ano em sétimo no ranking de vendas. É ver como vai ser o empurrão final de vendas da VW, Skoda Renault e BYD no final do ano! Considerando que as vendas de leasing socialna França do Renault 5 em Outubro acrescentaram 2000 unidades vendidas ao Renault 5 sobre o volume habitual no mercado francês é previsível o que pode acontecer até ao final do ano considerando esse modelo.

Com essa linha de argumentação parecem um sapo numa panela cheia de água a aquecer lentamente. Só quando o Model 3 cair do pódio é que vão acordar para a realidade?

A realidade é esta:​

As for the plugin auto brand ranking, the leader, Volkswagen, remained firm (11.2%), holding a comfortable 2.4% share lead over #2 BMW, which lost 0.2% share and is now at 8.8%.

This means that the German make is on its way to ending a three-year Tesla reign in Europe (2022, 2023, 2024), winning its first manufacturer title since 2021.

Speaking of Tesla, the Texan automaker saw its share rise by 0.6% from 5.7% to 6.3%, keeping its 4 spot. Not bad, but … we are talking about the trophy holder. Tesla’s 2024 title was its 3rd in a row, and now it should end the year in 4th! The end of an era?

Last edited:
Há quem pense que quem poder ter isto...

... se vai contentar com isto:

Não é o melhor exemplo para mim, até dentro do próprio G2x. O Série 3 G20 original tem um interior para mim bem melhor que esse. Tem uma alavanca das velocidades "a sério", tem um volante M como deve ser, tem comandos físicos independentes para a ventilação/AC e um cockpit com quadrante separado do outro ecrã. Para mim muito melhor que isso.

Se bem que mesmo o G20 de 2019 não tem um quadrante que gosto pq ou é demasiado banal ou então é como os Pugs que pessoalmente odeio (ok, em termos práticos pouco relevante se for um i4, mas se for um carro a combustão detesto ver a rotação "ao contrário").

https://imagenes.km77.com/fotos/bbtcontent/clippingnew/KM7KPH20181002_0072/full.jpg

Agora para mim dentro da BMW, dos melhores interiores que eles já fizeram é claramente este em baixo. Essa unidade em concreto tinha à data da foto 12 anos e 225k km, estava quase novo por dentro (e por fora idem aspas). Além de ter algo como 20k em extras.

Click image for larger version  Name:	bmw_9.jpg Size:	170.4 KB ID:	14652041

Já o interior do Model 3, percebo as questões de ergonomia na falta de botões etc. e percebo que seja algo impessoal e menos acolhedor que um bom interior de um premium alemão, mas em termos puramente estético gosto do design. É clean.

Volta a ler o que escrevi.

"se quisesse comprar um segundo carro para alguém da família (esposa, filho etc) só para ir para o trabalho"

Se compras um TM3 usado por 20k, tambem podes comprar um Spring usado, não é por aí.

Só para ir para o trabalho? Sim, e?

Sabes que a maior parte dos acidentes acontece em cidade e logo a seguir em nacionais. Assumindo (pq é o menos provável, até pelo contexto que dás) que não há AE nesse percurso não vejo como isso "desculpa" a coisa. Antes pelo contrário até.

Eu não metia ng que eu gosto num Spring tendo como alternativa por exemplo um Model 3 usado pelo mesmo valor ou qlq outro carro de 20k com 5 estrelas EuroNCAP.

O Spring é quase um mata velhos convertido a elétrico. Tem UMA estrela EuroNCAP. Em 2025 é uma vergonha um carro desses ser vendido novo na Europa.

Attachments

• bmw_9.jpg
    bmw_9.jpg
    170.4 KB · Views: 0
  • bmw_9.jpg
    bmw_9.jpg
    170.4 KB · Views: 0
Last edited:
Mau, não percebes português? Ali atrás alguém dizia que os carros seguem a Tesla por terem retirado botões e minimalizado interiores, e eu estou a dizer que isso nada tem a ver com a Tesla, fazem-no por custos, onde é que estou a dizer que isso não é valido para a Tesla? Eu estou à 2 ou 3 paginas a dizer que o que é mau na Tesla continua a ser mau nas outras marcas, não consegues perceber isso? Seja a falta de botões, seja o baixar de qualidade de materiais, agora em termos de construção a Tesla ainda tem que percorrer muito terreno, na minha opinião.
O que tem a ver a construção do carro com a falta de botões????? Depois falas de coerência????

Pela 3a vez, isto foi o que tu disseste:

"A BMW cortou nos custos, mas acho que isso nada teve a ver com o seguir ou não a Tesla, a questão dos EVs é que as baterias absorvem muito do valor do carro, por isso todas as marcas têm que ir buscar valor noutros lados"

Então se o custo das baterias pesa à BMW e outras OEM, pesa igualmente à Tesla. Mas à Tesla não se perdoa nada se há materiais piores, ou pior construção ou ruídos. Já as tradicionais OEM coitadas, têm de ter um desconto pq as baterias são caras e temos de lhes dar uma festinha na cabeça :D

Eu não falei uma única vez da falta de botões ou qualidade de materiais. Citei essa parte do teu discurso pq é de uma incoerência enorme.

O que está bloqueado é a parte da Dashcam, o "sentry" da Xpeng funciona... E mesmo assim a parte da Dashcam da Tesla está numa zona dúbia, daí não ser aceite como prova em tribunal(viola a parte da RGPD europeia), mas para os seguros eles lá vão aceitando. A Xpeng decidiu não arriscar e nos países europeus(por causa da tal RGPD) desativou a função.

Então mas se a Tesla tem isto aprovado na UE porque razão os outros construtores europeus não replicam isto? E mesmo que fosse banido na UE, as BMW e Merc da vida vendem imenso fora da Europa, nomedamente nos EUA e China.

como foi referido na pagina anterior as vendas de electricos novos são 85% para empresa e cerca de 15% para particular
no caso da tesla vendeu 39 carros a particulares e 5.914 a empresas/eni

mas sim, se for um desses 39 compensa mais na tesla que na VW !

Então mas isso só dá mais valor às vendas do Model Y que, esquecendo o super recente Standard, custava até há 1/2 semanas atrás pelo menos 45k com IVA. Isto quando tens o ID.4 a ~40k (com IVA).

Ou seja mais caro que esse ID.4 versão empresa. E mesmo assim vende provavelmente mais em PT, embora talvez menos a nível europeu.

Mas já reparaste como a Tesla não precisa de artimanhas e "segregação" para ter um produto a preço competitivo para todos?

Porque mesmo que os particulares sejam uma minoria 1 tb contam e 2 para mim é uma questão de princípio. E repara, acho que não sou estúpido ou tenho a mania da perseguição. Se uma VW/BMW etc. vender 100 carros a uma empresa todos iguais base corporate xpto e fizer um grande desconto eu percebo. É realmente uma grande venda e faz sentido um bom desconto.

Agora venderes um carro apenas a empresa ou um carro a particular é igual. A diferença é que cliente particular ao pagar muito mais pelo mesmo está no fundo a subsidiar quem compra por empresa. E isso eu nunca irei achar aceitável. Não precias de concordar comigo, é uma opinião pessoal.

Gostos não se discutem, mas há um standard, uma linha de design que se identifica a cada altura, há uma aceitação coletiva do que é bonito e feio e nesse sentido o TM3 é meio que feio, ou pelo menos, bonito não é.
Qualquer chinoca é mais bonito.

Não, não há.

Sai de casa e fala com centenas de pessoas e vais ver que estás errado.

Como já aí disseram, o público feminino então no geral gosta dos Teslas.

Eu no geral gosto dos Teslas exceto do Y (no FL melhorou umas coisas e piorou noutras, esteticamente diga-se). E gosto particularmente do S pós 2016. Acho mesmo um design muito bem conseguido.

Agora aceito se me disserem que são designs pouco ousados e que correm pouco risco. Claro, é normal.

Acho sinceramente que muita gente por ver tantos já acha que o carro passou a ser feio, mas por mais comum que seja um carro não perde beleza. Se visses todos os dias 100 Scarlett Johanssons, ela passava a ser feia?

Não mesmo. Do interior dos BMW dessa geração eu retirava a roda da consola central, acho que nunca usei isso e podia-se usar o espaço para outra coisa.

Já eu acho que é algo que não deve desaparecer. Com o carro em andamento então é um acrescento de segurança. Além de haver uma razão histórica. Esse sistema iDrive com a rodinha foi inventado pela BMW há 25 anos atrás no BMW E65. E acho que é das melhores coisas que a marca já inventou.

Para verem que não sou nenhum fã da Tesla. Queria eu que a Tesla tivesse um quadrante à frente do volante e um comando rotativo estilo iDrive. Tal como HUD (embora não seja algo super obrigatório para mim).

Prova que há algumas "falhas" a colmatar nos 3/Y é que há uma empresa que vende soluções para vários destes problemas que referi, além de terem tb a manete dos piscas para os HL (agora já foi resolvido em carros novos, mas foi problema durante 2 anos).

tentei recuperar o video que vi na altura (há uns 6-9 meses), mas não consegui.. os algoritmos de busca beneficiam quem paga mais e não te dão necessariamente o que procuras. Coisas...

Mas é mais ou menos isto:
(...)
Sorry, de momento não consigo dar mais informação sobre isto [;)]

Pena não haver vídeo, sou bastante visual e adoro ver as coisas no espaço.

Mas percebi a ideia geral, e faz sentido quando sabemos que os carros com NMC permitem carregamentos mais rápidos (carga) tal como estão associadas aos EVs mais potentes (descarga).

Aqui falo de carros com baterias NMC mais high end claro, mas até num simples Model 3 isto se verifica visto teres mais potência de carregamento nos modelos NMC e mais potência.

Se calhar porque todas as outras marcas não têm um modelo e uma variante dele apenas na tabela(3 e Y), vou dar o exemplo só da VW para se perceber:
ID3
ID4
ID5
ID Buzz
ID7
Olhando para as tabelas de vendas se juntarmos o 3+Y e depois juntarmos os 5 modelos da VW(para já) percebe-se como se pode ter os modelos mais vendidos e ao mesmo tempo não ter grande expressão na quota de mercado.

Se a estes VW se juntar os restantes do grupo só com a mesma plataforma:
Skoda Elroq
Skoda Enyaq
Audi Q4
Explica o porquê do grupo VAG estar com uma quota de mercado maior que a Tesla, mais modelos= mais clientes abrangidos = mais vendas.

Last edited:
Pela 3a vez, isto foi o que tu disseste:

"A BMW cortou nos custos, mas acho que isso nada teve a ver com o seguir ou não a Tesla, a questão dos EVs é que as baterias absorvem muito do valor do carro, por isso todas as marcas têm que ir buscar valor noutros lados"

Então se o custo das baterias pesa à BMW e outras OEM, pesa igualmente à Tesla. Mas à Tesla não se perdoa nada se há materiais piores, ou pior construção ou ruídos. Já as tradicionais OEM coitadas, têm de ter um desconto pq as baterias são caras e temos de lhes dar uma festinha na cabeça :D

Eu não falei uma única vez da falta de botões ou qualidade de materiais. Citei essa parte do teu discurso pq é de uma incoerência enorme.

Então mas se a Tesla tem isto aprovado na UE porque razão os outros construtores europeus não replicam isto? E mesmo que fosse banido na UE, as BMW e Merc da vida vendem imenso fora da Europa, nomedamente nos EUA e China.

Então mas isso só dá mais valor às vendas do Model Y que, esquecendo o super recente Standard, custava até há 1/2 semanas atrás pelo menos 45k com IVA. Isto quando tens o ID.4 a ~40k (com IVA).

Ou seja mais caro que esse ID.4 versão empresa. E mesmo assim vende provavelmente mais em PT, embora talvez menos a nível europeu.

Mas já reparaste como a Tesla não precisa de artimanhas e "segregação" para ter um produto a preço competitivo para todos?

Porque mesmo que os particulares sejam uma minoria 1 tb contam e 2 para mim é uma questão de princípio. E repara, acho que não sou estúpido ou tenho a mania da perseguição. Se uma VW/BMW etc. vender 100 carros a uma empresa todos iguais base corporate xpto e fizer um grande desconto eu percebo. É realmente uma grande venda e faz sentido um bom desconto.

Agora venderes um carro apenas a empresa ou um carro a particular é igual. A diferença é que cliente particular ao pagar muito mais pelo mesmo está no fundo a subsidiar quem compra por empresa. E isso eu nunca irei achar aceitável. Não precias de concordar comigo, é uma opinião pessoal.

Não, não há.

Sai de casa e fala com centenas de pessoas e vais ver que estás errado.

Como já aí disseram, o público feminino então no geral gosta dos Teslas.

Eu no geral gosto dos Teslas exceto do Y (no FL melhorou umas coisas e piorou noutras, esteticamente diga-se). E gosto particularmente do S pós 2016. Acho mesmo um design muito bem conseguido.

Agora aceito se me disserem que são designs pouco ousados e que correm pouco risco. Claro, é normal.

Acho sinceramente que muita gente por ver tantos já acha que o carro passou a ser feio, mas por mais comum que seja um carro não perde beleza. Se visses todos os dias 100 Scarlett Johanssons, ela passava a ser feia?

Já eu acho que é algo que não deve desaparecer. Com o carro em andamento então é um acrescento de segurança. Além de haver uma razão histórica. Esse sistema iDrive com a rodinha foi inventado pela BMW há 25 anos atrás no BMW E65. E acho que é das melhores coisas que a marca já inventou.

Para verem que não sou nenhum fã da Tesla. Queria eu que a Tesla tivesse um quadrante à frente do volante e um comando rotativo estilo iDrive. Tal como HUD (embora não seja algo super obrigatório para mim).

Prova que há algumas "falhas" a colmatar nos 3/Y é que há uma empresa que vende soluções para vários destes problemas que referi, além de terem tb a manete dos piscas para os HL (agora já foi resolvido em carros novos, mas foi problema durante 2 anos).

Pena não haver vídeo, sou bastante visual e adoro ver as coisas no espaço.

Mas percebi a ideia geral, e faz sentido quando sabemos que os carros com NMC permitem carregamentos mais rápidos (carga) tal como estão associadas aos EVs mais potentes (descarga).

Aqui falo de carros com baterias NMC mais high end claro, mas até num simples Model 3 isto se verifica visto teres mais potência de carregamento nos modelos NMC e mais potência.
Eu não sei se está aprovado ou se simplesmente ignoram isso. Como disse em tribunal as gravações das Dashcam da Tesla valem zero, se fossem legais teriam outro peso

a questão dos EVs é que as baterias absorvem muito do valor do carro, por isso todas as marcas têm que ir buscar valor noutros lados"

Onde estou a dizer que é diferente para a Tesla????

Onde é que não eu não perdoei à Tesla ter piiores materiais????

As coisas são o que são, quando referi "EVs" referi a Tesla na mesma lógica, ou não entra no mundo dos EVs? Ter os preços que tem, terá que ser à custa de alguma coisa, mais uma vez acho que isso é obvio e facil de perceber. Citaste essa parte do meu discurso que era sobre botões e materiais e decidiste dar-lhe outro significado, também me parece obvio....[:D]

De resto não consigo ler tudo o que escreves, és pior que o Fidel a fazer discursos.

Last edited:
Faz todo o sentido comparar a geração atual do Model3/Y que não tem plásticos duros, ao contrário dos VW atuais que pioraram em qualidade face ao passado.

Já andei com um golf VIII uma semana e tive dentro dos id3 e id4. Pioraram em qualidade face ao que a marca fazia antes e que conheço bem melhor.

Tal como comparo favoravelmente ao EQA, que tem plásticos duros do meio para baixo etc… ou com os plásticos do EX30.

Mas falando sobre barulhos, o diário de bordo do Macan 4 EV tem relatos de barulhos parasitas. Os carros já não são o que eram.

Oh homem, no dia em que o meu ex30, que de momento não tem qualquer defeito de construção, ficar parecido ao model 3p que costumo andar, vai por uma ribanceira abaixo [:D]

Já sei que sou o único mas preferia o interior do Tesla ou do ix3 ao interior camel antiquado. Gosto bastante do caminho que estão a levar, os interiores estão a ficar super leves. A qualidade de materiais, não sei se a BMW conseguirá acompanhar a da Tesla, essa questão dos materiais rijos vai ser uma tentação. As marcas estão sedentas por baixar o custo de produção dos carros para maximizar lucros, e tentar atingir o nível de lucros da Tesla. Vamos estando cá para acompanhar. :)

Já sei que sou o único mas preferia o interior do Tesla ou do ix3 ao interior camel antiquado. Gosto bastante do caminho que estão a levar, os interiores estão a ficar super leves. A qualidade de materiais, não sei se a BMW conseguirá acompanhar a da Tesla, essa questão dos materiais rijos vai ser uma tentação. As marcas estão sedentas por baixar o custo de produção dos carros para maximizar lucros, e tentar atingir o nível de lucros da Tesla. Vamos estando cá para acompanhar. :)

Pelo mesmo valor tens umas 10 tonalidades para o interior do BMW, camel é só uma delas que eu também não gosto, preferi o preto.[;)]
As marcas não querem atingir os lucros da Tesla, querem atingir os lucros delas.

Credo, espero bem que a BMW não "acompanhe a qualidade dos materiais da Tesla"...

Não gostas do camel escolhes outra cor, também podes escolher os materiais. Por exemplo eu pedi botões galvanizados, embora duvido que chegue à qualidade dos botões da Tesla, oh wait...

Ainda bem que vocês pensam assim…

Eu acho o contrário, acho que eles se tem vindo a aproveitar da imagem de qualidade que já tiveram para pedir os 75k pelo ix3, que daqui a 3 anitos estará a 40 e picos k…

agora a dita qualidade, lentamente tem ficado pelo caminho, se calhar a Tesla ter tirado as manetes mesmo assim tirou muito menos que essas!

vamos indo e vamos vendo…

…..

vamos vendo!

Back