Tópico dos carros eléctricos

Qual é a Wallbox? Eu por mim, se forem ambas monofásicas (se tiveres trifásico em casa é outra história), ia para a de 7.4Kw, partindo do princípio que a podes regular para a potência instalada de tua casa.

Pelo que estive a ver até será mesmo a de 7,4KW (não vejo a opçao de 3,7KW nas opções) , oferecida pela MINI e instalada pela CME

Obrigado a todos pela vossa ajuda. Por norma faço 30Km/dia à semana e uns cento e tal ao sábado. Por vezes faço mais cerca de 100Km extra à semana (em auto estrada). Como o carro terá autonomia para uns 400Km (bateria 67Kw) nas estradas por onde ando, penso que um carregamento semanal chegará, sem recurso a wallbox. No entanto, não confio muito nas tomadas comuns e gostaria de instalar, pelo menos uma daquelas mais reforçadas de que falaram. Isso implica substituir o cabo da tomada ao quadro, ou apenas a troca da tomada?

Tomadas reforçadas, se escolheres para 16A, escolhe da Efapel a tomada reforçada para veiculos eléctricos que custa 20/30€. As GreenUP custam o triplo, e aparentemente só diferem porque tem um íman para activar 16A nos EVSE da Renault. Portanto se não tens um EVSE Renault desses, é dinheiro deitado à rua.

Edit: Nota: Tens de verificar também a secção do cabo para a tomada. Quer dizer, os cabos comuns normais em doméstico até 16A são de 2.5mm2, mas para períodos longos e para correntes superiores, convém ter no mínimo 4mm2, 6mm2 ou até 10mm2 se 32A.

Last edited:
Sempre gostei desse carro, vê-se poucos na estrada

Acho que ficou mais bonito com o facelift. Talvez estranhasse o comando dos vidros na consola central.

Na cidade onde eu vivo vejo regularmente 2 dos antigos ... ao princípio estranha-se mas depois aqueles toques de CLS (não me lembro a geração) e umas vibes de batmobile dão-lhe uma certa graça.

O pior é mesmo a bagageira, que é pequena para um carro de mais de 4,8m ... mas a busca do formato mais aero possível tem o seu preço.

Eu citei a questão das dendrites no sentido de poderem gerar uma falha catastrófica na bateria. Mas não sou nenhum expert, adiciona informação relevante/interessante caso eu esteja a dizer um disparate.

Quanto a questão das perdas nos EVSE: daí ter optado por usar a 8A (no início usava a 6A).

Dendrite formation consumes active lithium, causing a gradual decrease in battery capacity.​

https://batteryswapstation.com/dendrite-growth-in-lithium-batteries/

Eu tenho um ESVE destes com regulação de 6A/8A/10/A/13A/16A

Inicialmente carregava sempre a 10A-13A, alguns dias da semana. Com a curva da aprendizagem comecei a perceber quando precisava de carregar e quanto precisava carregar para o meu uso.

Depois de analisados alguns estudos, optei por fazer carregamentos mais frequentes (mais vezes na semana) a 6A (o mais lento de todos), que ocorrem maior parte das vezes à noite, mas como não tenho bi horário às vezes também de dia.
Poucas vezes carrego até 80%, apenas quando preciso da bateria, e só carreguei 2x até 100% em 30 mil km, normalmente anda entre os 40% e os 60-70% que serve a minha utilização e conjugado com o carregamento muito lento, parece ser o melhor para a saúde da bateria.

Qual é o carro?

Cumps

Novo 308 bateria 59kw mais barato que phev e apenas 2k mais que hibrido (com iva)

Fala-se em precos Frota 25k + iva
para concorrer com id3

Tomadas reforçadas, se escolheres para 16A, escolhe da Efapel a tomada reforçada para veiculos eléctricos que custa 20/30€. As GreenUP custam o triplo, e aparentemente só diferem porque tem um íman para activar 16A nos EVSE da Renault. Portanto se não tens um EVSE Renault desses, é dinheiro deitado à rua.

Edit: Nota: Tens de verificar também a secção do cabo para a tomada. Quer dizer, os cabos comuns normais em doméstico até 16A são de 2.5mm2, mas para períodos longos e para correntes superiores, convém ter no mínimo 4mm2, 6mm2 ou até 10mm2 se 32A.

As greenup nao custam o triplo... nem sequer o dobro ! E não é só com renault...atellantis tambem

Novo 308 bateria 59kw mais barato que phev e apenas 2k mais que hibrido (com iva)

Fala-se em precos Frota 25k + iva
para concorrer com id3

bem bacano! se vier em modelo carrinha, está aí um bom conjunto, muito bonito e com linhas que o destacam dos produtos mais "genéricos".

Um amigo meu tem uma 308 1.5 hdi de serviço e está bastante contente.

bem bacano! se vier em modelo carrinha, está aí um bom conjunto, muito bonito e com linhas que o destacam dos produtos mais "genéricos".

Um amigo meu tem uma 308 1.5 hdi de serviço e está bastante contente.

Eu tenho uma nova de empresa, está agora com 7000 kms com um mês de utilização.

Confirmo. Surpreendeu-me bastante pela positiva.

O conjunto motor caixa auto de 8 funciona muito bem. E o chassis tem um comportamento porreiro.

Produto muito competitivo.

Estava a marcar revisão para o Tesla cá de casa, e deparei-me com isto.

Partilho no âmbito da discussão anterior.

a primeira coisa que falei, aquando da partilha desse estudo da TUV: o sal.

Mas tudo bem, como vivemos em PT, diria que não temos de estar preocupados com esse tema [:)]

O que é que usam para carregar fora de casa?

A EDP Charge vale a pena?

Também tenho interesse em saber opiniões.

Eu registei-me na semana passada na Octopus Electroverse e mandei vir o cartão físico. Agrada-me a ideia de pagar unicamente pelo kwh carregado, acho que é o mais justo e transparente. Pelo que dizem por aí, é dos melhores prestadores atualmente no mercado.
Claro que, consoante a velocidade a que o carro carrega ou tempo que se prevê ficar no posto, pode eventualmente compensar as modalidades em que se carrega e paga por kw e tempo, e todas as outras taxas associadas.

Paralelamente registei-me no ACP electric (que utiliza esta última modalidade), que aparentemente tem preços competitivos, mas já fiquei com pouca vontade de usar só de ver que são "daqueles" que cativam no cartão de crédito 30€ ao iniciar a sessão. Se por algum motivo o posto de carregamento falha a conexão, andam a cativar aos 30€ de cada vez do plafond, o que não faz sentido nenhum.

Não sou adepto e acho que não faz sentido nenhum ter 1M de cartões e contas em prestadores distintos, para andar atrás do melhor preço, por diferença de cêntimos. Quero um serviço que funcione bem, prático e que me sirva a mim e não que seja eu a andar a decifrar o que os prestadores oferecem.

Também tenho interesse em saber opiniões.

Eu registei-me na semana passada na Octopus Electroverse e mandei vir o cartão físico. Agrada-me a ideia de pagar unicamente pelo kwh carregado, acho que é o mais justo e transparente. Pelo que dizem por aí, é dos melhores prestadores atualmente no mercado.
Claro que, consoante a velocidade a que o carro carrega ou tempo que se prevê ficar no posto, pode eventualmente compensar as modalidades em que se carrega e paga por kw e tempo, e todas as outras taxas associadas.

Paralelamente registei-me no ACP electric (que utiliza esta última modalidade), que aparentemente tem preços competitivos, mas já fiquei com pouca vontade de usar só de ver que são "daqueles" que cativam no cartão de crédito 30€ ao iniciar a sessão. Se por algum motivo o posto de carregamento falha a conexão, andam a cativar aos 30€ de cada vez do plafond, o que não faz sentido nenhum.

Não sou adepto e acho que não faz sentido nenhum ter 1M de cartões e contas em prestadores distintos, para andar atrás do melhor preço, por diferença de cêntimos. Quero um serviço que funcione bem, prático e que me sirva a mim e não que seja eu a andar a decifrar o que os prestadores oferecem.

Ora, a questão do ACP, foi exatamente o mesmo cenário que me aconteceu. Registei-me e depois vi a questão dos 30€ e fiquei por aí ...
Eu para já apenas tenho o cartão da EDP Charge e usei-o ontem num parque da Telpark, mas ainda não tenho valores na app nem percebi, nem percebi bem com o é que vai ser cobrado.
A Telpark tb tem na App o carregamento para carros elétricos, mas a aplicação não abriu na altura e como tinha o cartão da EDP e aquilo validou, siga ...

No final, cheguei lá, abri o carro, passei o cartão e tirei o cabo ..., esperei um pouco e indicou 30 Kw de carregamento. Quanto cheguei a acasa fui olhar para a App e ainda estava a contar o tempo ... Ou seja, amadorismo, meu obviamente. Algum procedimento fiz mal.
Mas valores ainda não tenho nada nem percebi bem como é que pago aquilo ...:sh)

Tb instalei por aqui uma App do Continente Chargee outra do Chargemap, mas ainda não me inteirei bem da coisa ...

Last edited:
Back