Tópico dos carros eléctricos

Novamente, EU não me limito em nada. O que os outros fazem ou deixam de fazer a eles diz respeito. A viagens para além da autonomia do meu carro são em lazer, logo nunca tenho tempo "contado". Como disse se amanhã tivesse de ir ao Algarve metia o destino no carro e siga. Quando tiver de parar para carregar se estiver perto da hora de refeição e não haja carregador no local, primeiro como eu, depois o carro come quando der. Não é por mais 15 ou 20 min algures que me vou limitar a ir ao restaurante Y ou X só porque tem um carregador e ainda por cima estar a interromper a minha refeição para o ir remover do carregador já que normalmente ele carrega mais depressa que eu peço a comida, espero pela mesma, começo a comer, etc.
Sim, já estou habituado a ler o mesmo regularmente.

Não concordo e já expliquei porquê. Por mim termina a conversa em círculo.

Quantos restaurantes existem que não têm estacionamento? Na cidade, por exemplo, como o exemplo que eu dei, não entendo como não percebeste o argumento. Tirando restaurantes fora da cidade diria que a maioria não tem estacionamento, e na rua pode ser muito dificil, mas se calhar isso só me acontece a mim, devo ter azar.
Estou a dizer que se vais visitar uma cidade, que é um bom principio começares logo por marcar como destino um ponto de carregamento, que pode ser a unica hipoteses de deixares o carro perto de onde queres ficar, foi o que aconteceu dessa vez na Nazaré, não ia com nenhum restaurante previsto, foi mesmo deixar o carro o mais perto da zona dos restaurantes, e se não fosse um EV se calhar ainda andava por lá à procura de lugar....:D
Curiosamente este verão passei por uma situação impecável.

Levei um elétrico Lisboa - Algarve, carregado a 100% na empresa e fiquei em Albufeira num hotel com garagem.

Essa garagem não tinha carregadores mas tinha tomadas gratuitas para veículos elétricos (que chatice). Lá fiz o frete de meter o carro a carregar enquanto fui jantar e dar um belo passeio.

Dia seguinte foi fazer Algarve duma ponta à outra. Hotel novamente e mais um carregamento à borla.

Mais um dia e fui a Huelva passear. Voltar ao hotel e desta vez não havia mama porque estava ocupado.

No último dia, check-out e fui fazer praia à aldeia da falésia. Estava um caos a nível de estacionamento, mas 2 lugares quase à frente da praia com 2 carregadores lentos livres. Oh que chatice

Belo dia de praia com almoço pelo meio enquanto o carro carregava.

E foi isto. Infelizmente não consegui gastar 150€ em gasolina, e tive que gastar 15€ em eletricidade. Um stress enorme a planear a viagem e andar à procura de carregadores 🥲

Quantos restaurantes existem que não têm estacionamento? Na cidade, por exemplo, como o exemplo que eu dei, não entendo como não percebeste o argumento. Tirando restaurantes fora da cidade diria que a maioria não tem estacionamento, e na rua pode ser muito dificil, mas se calhar isso só me acontece a mim, devo ter azar.
Estou a dizer que se vais visitar uma cidade, que é um bom principio começares logo por marcar como destino um ponto de carregamento, que pode ser a unica hipoteses de deixares o carro perto de onde queres ficar, foi o que aconteceu dessa vez na Nazaré, não ia com nenhum restaurante previsto, foi mesmo deixar o carro o mais perto da zona dos restaurantes, e se não fosse um EV se calhar ainda andava por lá à procura de lugar....:D
Civic, mas tu repetes o meu argumento.

O acto de ter de carregar algures limita as escolhas.

O que também acontece com outras motorizações, noutros contextos, mas não tão pronunciado, na minha óptica.

Agora se numa viagem existe carregador disponível à porta, se oferecem a carga, se tem garagem no hotel ou até oferecem o café durante espera de carregar, só acontece porque planearam no momento ou antes a procura de local para carregar.

Só o exemplo de um restaurante passar a ser viável porque tem um Hub de carregadores Tesla a 20 metros seria o suficiente para conseguir explicar.

Ou um hotel passar a ter mais movimento porque meteu 2 carregadores públicos à porta.

E o hotel ao lado passar a ter menos movimento porque não tem garagem nem carregadores.

Mas também pode ser falha minha e não tenho capacidade para me fazer explicar.

E escolheste esse hotel porque tinha carregador ou foi porque tinha uma piscina bonita ou tiveste sorte e até tinha carregador?

Acho que não perceberam ainda o que é limitação de escolha, mesmo que inconsciente.
Escolhi o hotel pelo SPA, mandei e-mail a perguntar se tinham onde carregar o carro e a resposta foi positiva, caso contrário carregava antes. Só soube que era de borla depois

Civic, mas tu repetes o meu argumento.

O acto de ter de carregar algures limita as escolhas.

O que também acontece com outras motorizações, noutros contextos, mas não tão pronunciado, na minha óptica.

Agora se numa viagem existe carregador disponível à porta, se oferecem a carga, se tem garagem no hotel ou até oferecem o café durante espera de carregar, só acontece porque planearam no momento ou antes a procura de local para carregar.

Só o exemplo de um restaurante passar a ser viável porque tem um Hub de carregadores Tesla a 20 metros seria o suficiente para conseguir explicar.

Ou um hotel passar a ter mais movimento porque meteu 2 carregadores públicos à porta.

E o hotel ao lado passar a ter menos movimento porque não tem garagem nem carregadores.

Mas também pode ser falha minha e não tenho capacidade para me fazer explicar.
Tu não percebeste o que eu disse, eu nunca procurei um carregador à porta, procuro numa localização e vou à procura de restaurantes, foi isso que eu disse, num ICE estaria muito mais limitado, pois teria que estacionar muito mais longe, teria que parar na mesma, mais cedo ou mais tarde, essa é que não tenho hipotese se não for numas bombas.
Eu não disse que não tinha limitações, disse que tenho sempre limitações quando vou para algum lado mais longe, seja em que tecnologia for.

Para mim viajar num carro eletrico exige sempre planeamento. Pode ser que a oferta venha a ser tao grande que se compare a viajar de ICE mas por enquanto não é.

Por exemplo no outro dia fui a Évora. Sai de Lx com 70% e no regresso era ja apertado chegar a Lx ainda com carga. Resultado parei em Montemor o Novo e vi que tinha vários locais onde carregar. Parei no Continente que tem carregador de 50kW partilhado em 2 cabos e um de 120kW com vários tipos de tomada e carreguei la. Estavam todos vagos. Fui resolver um problema fisiológico e depois comprar água e qq coisa para comer e quando cheguei ao carro já estava a aproximar dos 80%. Segui viagem e até fui 10 km/h mais rápido porque tinha folga.

Portanto foi sem dificuldade nenhuma mas claro que tive de planear, usar a app plan 2 charge para ver as hipóteses e se estava livre, preços etc. Usei a app de continente e como tinha feito compras paguei 31 cêntimos por kWh.

Acho que os EVs continuam a ter muitas imitações apesar da rede de carregamento estar a crescer cada vez mais.

Diria que o principal problema nem está tanto nos carregadores e sua abundância: continua a ser a autonomia e, sobretudo, a incerteza ligada ao estilo de condução, disponibilidade do carregador etc - muitas variáveis fora de controlo.

Obviamente que está limitação depende também muito do tipo de condutor. Mais ou menos stressado/ansioso...

Mas a maioria das pessoas que conheço (incluindo eu próprio) stressam um bocadinho com os EVs. Por mais que exista supporte software na escolha do postos de carregamento.

Ainda estamos muito longo do conforto psicológico da bomba de gasolina. Mesmo em pequenos trajectos com carregamento em casa pode gerar stress por exemplo se a pessoa se esqueceu de colocar a carregar e no dia a seguir de amanhã não tem carga.

E importa referir que nem todos os condutores dominam ou estão sempre a seguir as apps de telemetria...

Discussão de 2016…zzzzZzzz

Eu acho que andar de trotinete a 120 e carregar em casa e no trabalho na ficha até é mais fixe que andar de ICE a mamar gasolina cara!

Para que servem carros a combustão hoje em dia? Para pessoal que gosta de dar entrevistas a cmtv quando os combustíveis sobem 🥰

Acho que os EVs continuam a ter muitas imitações apesar da rede de carregamento estar a crescer cada vez mais.

Diria que o principal problema nem está tanto nos carregadores e sua abundância: continua a ser a autonomia e, sobretudo, a incerteza ligada ao estilo de condução, disponibilidade do carregador etc - muitas variáveis fora de controlo.

Obviamente que está limitação depende também muito do tipo de condutor. Mais ou menos stressado/ansioso...

Mas a maioria das pessoas que conheço (incluindo eu próprio) stressam um bocadinho com os EVs. Por mais que exista supporte software na escolha do postos de carregamento.

Ainda estamos muito longo do conforto psicológico da bomba de gasolina. Mesmo em pequenos trajectos com carregamento em casa pode gerar stress por exemplo se a pessoa se esqueceu de colocar a carregar e no dia a seguir de amanhã não tem carga.

E importa referir que nem todos os condutores dominam ou estão sempre a seguir as apps de telemetria...
Nem precisam, a maior partes dos carros atuais fazem isso pelo condutor, coisa que nos ICE é impensavel, como no passado domingo teres filas enormes nas bombas de gasolina.

Para mim a grande limitação para maior adopção é falta de € para trocar os ice velhos e falta de local para carregar de forma que dê jeito e de borla ou quase (trabalho e casa).

Discussão de 2016…zzzzZzzz

Eu acho que andar de trotinete a 120 e carregar em casa e no trabalho na ficha até é mais fixe que andar de ICE a mamar gasolina cara!

Para que servem carros a combustão hoje em dia? Para pessoal que gosta de dar entrevistas a cmtv quando os combustíveis sobem 🥰

Da teoria: carros são meios de mobilidade.
Quer os EV quer os ICE cumprem esse propósito.

Ambos têm constrangimentos práticos e financeiros ao longo do ciclo de vida útil.

No entanto, em 2026, os EV continuam a apresentar mais inconvenientes do que os ICE, nomeadamente a baixa autonomia e os constrangimentos referidos neste tópico em relação a carregamento.

Eu estou simplesmente a constatar.

Este tópico está focado no uso particular mas se quiseres eu posso explicar-te detalhadamente as dificuldades práticas os EVs geram nas operações -AGORA- em frotas empresariais a todos os níveis. Isto apesar de serem vantajosos do ponto de vista financeiro.

Os ICE vão desaparecer por imposição legal até 2035 e antes nas frotas mas a verdade é que os ICE, no geral, continuam mais práticos em utilização profissional do que os EV.

Claro que há excepções e ainda bem...

Primeiro elétrico já está a caminho.

Para quem usa carregadores públicos, estou a pensar registar-me na eletroverse (do que vi no site gostei do sistema deles, mapa, velocidades de carregamento, valores a pagar, disponibilidade, etc) e na atlante e julgo que com isto fico salvaguardado para a esmagadora maioria dos postos de carregamento público.

Estou a pensar bem?

Além disso, arranja a app Tesla e mete-lhe um cartão de crédito. Não tenho Tesla mas na A1 este verão fui aos SuC e fiquei cliente.

Ambos têm constrangimentos práticos e financeiros ao longo do ciclo de vida útil.

No entanto, em 2026, os EV continuam a apresentar mais inconvenientes do que os ICE, nomeadamente a baixa autonomia e os constrangimentos referidos neste tópico em relação a carregamento.

Este tópico está focado no uso particular mas se quiseres eu posso explicar-te detalhadamente as dificuldades práticas os EVs geram nas operações -AGORA- em frotas empresariais a todos os níveis. Isto apesar de serem vantajosos do ponto de vista financeiro.

Os ICE vão desaparecer por imposição legal até 2035 e antes nas frotas mas a verdade é que os ICE, no geral, continuam mais práticos em utilização profissional do que os EV.

Os inconvenientes são mais ou menos o que cada um valorizar, para mim um ICE tem mais inconvenientes do que um elétrico, tu deste 2 eu também os dou do outro lado, por exemplo, não posso gerir a carga do deposito em casa, sou sempre obrigado a ir à bomba abastecer, não tenho possibilidade de carregar à borla, só no carregamento consigo encontrar 2 vantagens do eletrico VS ICE. ;)
Não estás a constatar nada, estás apenas a dar a tua opinião.

Certo, mas esses amigos estão em PT? Estão a usar mesmo plug and charge ou o tal autocharge? É que do que sei neste momento o plug and charge funciona nestes(ajuda da IA):

1. Principais Redes Europeias
IONITY: Foi uma das pioneiras na adoção em massa do padrão ISO 15118. O serviço está disponível em praticamente toda a sua rede de carregadores ultrarrápidos pela Europa.

Allego: Suporta nativamente o protocolo ISO 15118 (em conjunto com OCPP 2.0.1) nos seus postos rápidos e ultrarrápidos.

Aral Pulse / BP Pulse: Disponível na rede de carregamento rápido em mercados como a Alemanha e Reino Unido.

Electra: A rede europeia de carregamento ultrarrápido tem vindo a integrar e suportar a norma ISO 15118 na sua infraestrutura.

Fastned: Suporta o ecossistema ISO 15118 em conjunto com os seus sistemas de autenticação automática (AutoCharge).

MFG (Motor Fuel Group): Disponível nos hubs de carregamento no Reino Unido.

Quanto à disponibilidade no mapa da VW, não sei onde eles vão buscar a informação, mas por exemplo posso dizer que já vi os postos a ficar ocupados e após um ligeiro delay(1 ou 2 min) passar a ocupado no infotainment. O Google Maps idem(e este ate os do continente consegue ir buscar o estado).
Tens razão.

Acho que a malta aqui se esquece que nem todos estão por dentro deste assunto.

Para quem não está, ou nem quer sequer estar, isto não é assim tão simples. Ou quem quer ter liberdade para ir longe sem ter de planear muito e perder tempo em paragens etc.

E comprar um EV usado (e mesmo novo) implica muito uso do ABRP para perceber a realidade. Até dá para colocar a degradação da bateria (para usados, ou para testar o futuro mesmo comprando novo...) porque todos os fatores contam.

EVs não é para toda a gente. Aliás por mim quanto menos gente tiver melhor pq depois coisas como a isenção de IUC e estacionamentos grátis em Lisboa vão à vida :D

A ansiedade que um EV pode gerar é um fator real, nomeadamente nas primeiras vezes e na rede pública.

PS: Quem usa Atlante, preferem usar app ou cartão? É mais fiável com o cartão? E Eletroverse?

Basta pensar em coisas como entregas dos grandes players (DPD, etc.).

EVs para isso tem tudo para correr mal...

PS: Isso do fim dos ICEs novos na UE até 2035 foi revertido. Já não vai acontecer.

Voltar
Superior