DoktorHans
Well-known member
Vamos lá a ver se percebemos o que dizes.
Dizes que se deveria indexar o imposto ao CO2 que sai do escape.
O meu carro emite menos CO2 por km que o carro do "meu vizinho", logo tenho de pagar menos imposto na bomba. PONTO!
É o que diz a tua teoria, eu iria pagar menos que o vizinho. PONTO!
A tua teoria iria deixar tudo na mesma ou ainda pior porque quem não tem posses para uma viatura mais eficiente é quem vai pagar mais na bomba.
Se me disseres que o teu carro, por emitir menos CO2 por km, deve pagar menos imposto na compra ou IUC, vá que não vá, estou de acordo. Agora, quando o utilizas e queimas combustível, cada Kg que sai pelo tubo de escape tem de ser taxado exactamente pela mesma conta que os kgs de CO2 do teu vizinho que queima gasolina. OK?
Não finjas que não percebes isto. A eficiência do teu carro, etc., etc., isso é teu benefício exclusivo. E os kgs de CO2 são o malefício que causas ao ambiente e à sociedade. E aí não adianta desconversar: cada um desses kgs de CO2 causa o mesmo malefício que os kgs de CO2 que saem do escape do carro a gasolina,
Os impostos de CO2 deviam estar ligados a quantidade de kms que cada veiculo faz.
Sei que parece complicado, mas era simplesmente a única solução justa.
Cada um devia pagar pela poluição que realmente produz.
Nao ha justiça nenhuma quando alguem com um carro que emite 110g, faz 50 mil kms/ano e paga 130€ (+- ) de IUC e depois alguem que tem um carro que emite 240g, mas so faz 5/10 mil kms tem que pagar 700€ de IUC, quando na verdade polui bem menos que o outro.
E no combustivel igual.
Tiravam as taxas de carbono do combustivel, e faziam esse imposto unico, relacionado directamente com a quilometragem de cada carro.
Cada um devia ser responsabilizado por aquilo que efectivamente polui.
Os impostos do CO2 só podem estar ligados ao CO2 que sai pelo escape, seja ele o escape de um Smart ou de um Hummer. É isso que polui, não é o facto de um estar homologado a 90 e tal gramas/km e o outro a 300 ou 400 gramas.
Falso! 1000X falso. Imagina que compras por ano 1000 litros de gasóleo e o teu vizinho outros 1000, mas de gasolina. Com esses 1000 litros de gasóleo fazes 20k kms e o teu vizinho 16k kms.Quem anda mais, já paga mais ISP!
Também queres taxar o ar?
Que povo este! O sonho de qualquer político xuxialista.
Quem vai pagar mais ISP? És tu, que andas mais? Não. É o teu vizinho, que vai pagar quase mais 300 euros de ISP+IVA sobre o ISP.
Tás muito mal informado.