Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 115 9,3%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,5%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 506 41,0%

• Total de eleitores
    1.234
Evolução dos Preços Médios Anuais de Venda ao Público dos Combustíveis Líquidos:

Anos --- Gasolina ---- Gasóleo--->Diferença
1991 ---- 0,69€/L ----- 0,5€/L----> 0,19€
1992 ---- 0,68€/L ----- 0,5€/L----> 0,18€
1993 ---- 0,70€/L ----- 0,51€/L---> 0,19€
1994 ---- 0,77€/L ----- 0,52€/L---> 0,25€
1995 ---- 0,77€/L ----- 0,52€/L---> 0,25€
1996 ---- 0,79€/L ----- 0,56€/L---> 0,23€
1997 ---- 0,81€/L ----- 0,57€/L---> 0,24€
1998 ---- 0,84€/L ----- 0,56€/L---> 0,28€
1999 ---- 0,84€/L ----- 0,56€/L---> 0,28€
2000 ---- 0,87€/L ----- 0,68€/L---> 0,19€
2001 ---- 0,91€/L ----- 0,68€/L---> 0,23€
2002 ---- 0,92€/L ----- 0,67€/L---> 0,25€
2003 ---- 0,97€/L ----- 0,71€/L---> 0,26€
2004 ----1,033€/L -----0,788€/L--> 0,245€
2005 ----1,149€/L -----0,939€/L--> 0,21€
2006 ----1,279€/L -----1,044€/L--> 0,235€
2007 ----1,322€/L -----1,081€/L--> 0,241€

Mesmo q a diferença em euros seja a mesma a diferença em percentagem é cada vez menor logo cada vez mais compensa a gasolina.

Mesmo q a diferença em euros seja a mesma a diferença em percentagem é cada vez menor logo cada vez mais compensa a gasolina.

Não sei se estou a perceber a tua lógica:

Em 1991

6 litros de gasoleo = 3 Euros
6 litros de gasolina = 4,14 Euros.

Diferença = 1,14 €

Em 2007

6 litros de gasoleo = 6,48 Euros
6 litros de gasolina = 7,92 Euros

Diferença = 1,44 Euros

Se atenderes a que actualmente os diesel gastam bem menos do que gastavam (e menos que os gasolina), não vejo qualquer vantagem actual da gasolina.

Hoje na Galp:

Gasóleo -> 1,214€/L
Gasolina -> 1,409€/L

Isto não pára...mas é curioso que o número de veículos a circular nas estradas também não deixa de aumentar...!

Eu até já andei menos 5000km em 2007 do que em 2006 portanto já contribui... :)
Agora de ti por exemplo não sei se ajudaste em algo!!! :confused:

Pois eu também já faço menos quilómetros e para fazer ainda menos, só se deixar de trabalhar [;)] . Logo aquelas pessoas que vês todos os dias na estrada e cada vez mais, talvez sejam apenas pessoas a caminho do seu emprego para tentarem sobreviver mais um dia.

Cumprimentos.

Tal como os Otto. What's your point?:rolleyes:

Se reparares, qualquer diesel daquela altura com 130 cv gastava bastante mais do que gastam hoje.
Nos carros a gasolina a descida de consumos não foi assim tão significativa. Os otto aumentaram pouco a potência e reduziram pouco os consumos. Os diesel foi o oposto.

Mas principalmente, por simplicidade da comparação, eu calculei a diferença para 100 km, o que é relativamente fácil de fazer num diesel actual e bastante dificil de fazer num gasolina actual (excepto hibridos).

Ou seja, o diesel é mais vantajoso em 2007 do que em 1991.

rca33 não vale a pena transformar este tópico num de muitos de "guerra" entre a gasolina e o diesel e qual o que mais compensa [;)]

O que estamos a tentar analisar é a evolução que houve na diferença entre ambos ao longo dos anos. Se para uns a diferença é igual, isto olhando para os valores absolutos, se tivermos em conta a diferença percentual, verifica-se uma aproximação entre ambos.

Agora dizer que o x compensa mais que o y, é melhor fazer uma pesquisa e continuar essa discussão num outro tópico já existente

rca33 não vale a pena transformar este tópico num de muitos de "guerra" entre a gasolina e o diesel e qual o que mais compensa [;)]

O que estamos a tentar analisar é a evolução que houve na diferença entre ambos ao longo dos anos. Se para uns a diferença é igual, isto olhando para os valores absolutos, se tivermos em conta a diferença percentual, verifica-se uma aproximação entre ambos.

Agora dizer que o x compensa mais que o y, é melhor fazer uma pesquisa e continuar essa discussão num outro tópico já existente

Ninguém está a transformar numa guerra, estou a demonstrar que essa aproximação é fictícia.

Em 1991 a diferença era de 19 cêntimos.
Em 2007 a diferença foi de 24 cêntimos.

Isto por si prova que não houve aproximação nenhuma. Há anos em que se aproxima, e outros que se afasta.

Tens outra interpretação para os dados aqui apresentados ?

O que me interessa percentualmente ?
O que conta é o que se paga na bomba, e aí não há vantagem nenhuma nessas contas percentuais. [;)]

Daqui a uns anos até pode estar a gasolina a 5 euros e o gasóleo a 4,80 euros. A vantagem continua no combustível mais barato, e a aproximação que até eu acreditei há uns tempos não passa de uma futurologia falhada.

Última edição:
Isso depende da maneira como analisas os números apresentados.
Tal como já anteriormente, a diferença absoluta mantém-se. Nesse caso têm toda a razão os que dizem/defendem que os combustíveis têm mantido uma diferença estável.

Mas por outro lado, se fizeres/fizerem um esforço de analisar a diferença percentual, vais verificar que a diferença se tem reduzido.

É só isso que estou a dizer. Mais uma vez quero realçar, que não estou a analisar o que compensa mais ou menos, só estou a constatar um facto que alguns continuam a afirmar não estar a acontecer [;)]

A titulo de exemplo, em 1999 (ano da compra do carro cá de casa), a gasolina custava mais 33,3% que o diesel. Em 2007 a gasolina custa mais 18.2% que o diesel (isto se não me enganei nas contas :sh))

É um facto que o gasoleo aumentou mais percentualmente.

Aliás se não fosse assim, a diferença entre gasolina gasoleo seria bastante superior à que é actualmente - quase o dobro.

O que significa que há uma aproximação percentual, ainda que não traga vantagens práticas nenhumas.

Anda aí um mail a circular a pedir que nos juntemos todos para seguir uma "táctica" com frutos em França.

Consiste em não comprar gasolina nas maiores petroliferas em Portugal, mencionando BP e Galp. Portanto, satisfazer as necessidades energéticas dos nossos veículos em outras. Isto faria com que os maiores, sem clientes, baixassem o preço, o que provocaria um novo alento na concorrência nos preços.

A mim não me diz nada porque eu já não abasteço em nenhuma destas companhias. Fica o conselho.

Estima-se que no fim deste ano, o preço ande nos 1,7 euros... 340 paus... para fazer, na melhor das hipóteses 20Km. Mais vale alimentar o burro a pão de ló.

Voltar
Superior