citação:
Deixem-me ajudar a esclarecer as hostes com alguma informação que recolhi há uns tempos para colocar um post sobre o assunto noutro fórum.
As principais emissões dos motores de combustão são:
Dióxido de Carbono (CO2)
Monóxido de Carbono (CO)
Óxido de Nitrogénio (NOx)
Hidrocarbonetos
Partículas
CO2: está em proporção directa com o consumo, logo o diesel leva vantagem porque para a mesma potência gerada consome menos combustível;
CO: nos diesel é praticamente nulo, na gasolina é "a dar com um pau". Diga-se de passagem que este gás não se vê mas é altamente mortal (se bem se recordam do "Era uma vez a vida" a união do CO aos glóbulos vermelhos é irreversível);
NOx: emissão muito apontada aos diesel. De facto os diesel são mais propensos a emitir este gás, mas curiosamente os motores a gasolina passam a emitir NOx em maior quantidade que os motores diesel após os 80.000Km, o que significa que para um tempo de vida semelhante os motores a gasolina acabam por emitir tanto ou mais NOx;
Hidrocarbonetos: mais uma vez os motores a gasolina emitem muito mais compostos (deste tipo) do que os diesel. Um exemplo é a benzina, que faz parte dos gases da gasolina que se cheiram quando estamos a meter combustível (nem é preciso queimar para fazer mal);
partículas: aqui está o verdadeiro problema dos diesel face aos motores a gasolina. Curiosamente o grosso da quantidade de partículas no ar provém da indústria e não dos automóveis diesel, pelo menos na Europa. E é também curioso que os motores a gasolina também libertam partículas, estas têm um diâmetro 10 vezes inferior às partículas dos diesel e penetram mais fundo nos pulmões; felizmente os nossos pulmões já aprenderam a tolerar essas partículas. E mesmo assim não há ainda estudos conclusivos que relacionem as partículas com efeitos cancerígenos, muito embora eu deva concordar que bem não deve fazer.
Em todo o caso há também muitos avanços no que toca a filtros de partículas, pelo que a médio-curto prazo este problema está colmatado.
Portanto feito o balanço quer-me parecer que a "gasosa" não é assim tão limpa quanto isso, quando comparada com o diesel. É um daqueles casos que às vezes o pior não é o que se vê, mas sim o que não se vê

.