Eu acho o mesmo. Toda a gente critica as distribuidoras de combustíveis,mas já fizeram um raciocínio?
Na gasolina,65% do preço são impostos,dos 35% restantes tem que se pagar:
-preço do barril de petróleo
-transporte da origem para Portugal
-refinação do combustível(em regra, é em Portugal)
-transporte do combustível,da refinaria para o posto(atenção,que o transporte está cada vez mais caro,pois os camiões andam a diesel!)
-custos de manter um posto aberto(pessoal,electricidade,impostos de irc,etc)
-margens das companhias e margens dos distribuidor
-descontos,quem os paga são as companhias e os distribuidores
Estamos a falar de cerca de 15/20 cens por litro que ficam para o revevendedor(3 a 4 cents),transportador(1cents) e companhia(7/8cents),isto antes de descontos e programa de pontos...
É claro que as companhias continuam em grande,mas mesmo que reduzissem as margens e tivessem lucro 0zero),os combustíveis baixavam no máximo 7/8 cents. O guloso é o Estado!

Em Espanha, que há concorrência,os combustíveis também têm subido muito. A diferença é que o IVA está a 16%(distorce os preços em relação a Portugal,em 5cents no diesel e 7 na gasosa),e não tem havido aumentos de isp para os fogos,défice e scut's,como em Portugal. Só nestes factores temos para aí 15 cents de impostos a mais!
citação:Originalmente colocada por VitorPedroO
Boas !!
E eu vou já a vilar formoso meter gasóleo!!! Então do Porto... é já a seguir!!!
Continuo a dizer!! Antes de impostos até nem temos os combustíveis caros!!!! O Estado é que chula em grande!!!
Fiquem bem!