Topico dos Crash-Tests ⚠️Euroncap- 10/10/2026

Crash test baixa velocidade
Quattroroute
Opel Astra F

IMG-20200519-221517.jpg

No video que o Euroncap publicou, sobre os novos teste que serão realizados a já em 2020 vê-se duas coisas interessantes;

1)Aos 32 segundos vemos um Civic da atual geração, a bater frontalmente contra uma barreira deformável móvel
2) Ao minuto 1.45 vemos um Jaguar E pace a bater frontalmente contra, uma barreira deformável e móvel

https://www.euroncap.com/en

Interessante. Finalmente algo de concreto no que diz respeito à tão e há tanto tempo falada compatibilidade.

E a confirmação de que os SUV são efectivamente mais agressivos para com os outros... [8b]

Interessante. Finalmente algo de concreto no que diz respeito à tão e há tanto tempo falada compatibilidade.

E a confirmação de que os SUV são efectivamente mais agressivos para com os outros... [8b]
Pois, e os camiões ainda pior....são as leis da física, não há milagres, há uns anos fizeram um teste postado aqui no forum de um smart a embater num Audi Q7 acho eu. Já se está a ver como correu aquilo...

Pois, e os camiões ainda pior....são as leis da física, não há milagres, há uns anos fizeram um teste postado aqui no forum de um smart a embater num Audi Q7 acho eu. Já se está a ver como correu aquilo...

Estávamos desgraçados se os construtores assumissem sempre essa atitude inconformista de "são as leis da física, não há milagres". Elas não podem ser vencidas, mas podem ser minimizadas - até em embates contra camiões!

O que deves ter visto foi o de um Smart contra um Classe S (realizado pela auto motor und sport) e os ocupantes do Smart tinham boas hipóteses de sobrevivência.

Ou então o de um Fiat 500 vs. Audi Q7 (este realizado pelo ADAC) e em que os do Fiat não ficavam muito bem - aqui entra o factor peso e agressividade dos SUV, precisamente o que o Euro NCAP quer agora avaliar em mais detalhe.

Estávamos desgraçados se os construtores assumissem sempre essa atitude inconformista de "são as leis da física, não há milagres". Elas não podem ser vencidas, mas podem ser minimizadas - até em embates contra camiões!

O que deves ter visto foi o de um Smart contra um Classe S (realizado pela auto motor und sport) e os ocupantes do Smart tinham boas hipóteses de sobrevivência.

Ou então o de um Fiat 500 vs. Audi Q7 (este realizado pelo ADAC) e em que os do Fiat não ficavam muito bem - aqui entra o factor peso e agressividade dos SUV, precisamente o que o Euro NCAP quer agora avaliar em mais detalhe.
Acho que era mesmo um Q7, e foi postado pelo user PortuguesAoVolante.

De qq forma não entendeste o meu ponto, ou seja, há obviamente muitas melhorias, mas no limite da evolução, um carro normal será sempre melhor para os outros que um SUV e por consequência camião, comboio, etc.
Ou seja apesar de serem carros grandes os SUV não deveriam, a meu ver, preocupar ninguém..

Na grande maioria são carros seguros, só que nem todos podem ter as mesmas notas.

Os mais antigos que agora têm má classificação, ainda não há muito tempo teriam obtido 3-4 estrelas, mas pelo menos isso mostra que já não acompanham os mais modernos. É um argumento de (não-)compra, havendo alternativas melhores, sem dúvida.

Aqui 2 imagens apenas ilustrativas que apareceram num artigo sobre compatibilidade na revista alemã mot a 15/01/1986.

Na 1.ª imagem de cima é um Opel Rekord E contra o que me parece ser a traseira de um Opel Corsa TR.

38672775fo.jpg

38672776yu.jpg

Mais tarde, talvez outro dia, coloco um comparativo de imagens de gerações desde o VW Polo I (mais exactamente um Derby, a versão 3 volumes), Polo II e III.

[h=1]Driver death rates remain high among small cars[/h]https://www.iihs.org/news/detail/driver-death-rates-remain-high-among-small-cars

Smaller vehicles offer less protection for the driver in crashes, and their lighter mass means that they take the brunt of collisions with larger vehicles,” says Joe Nolan, IIHS senior vice president of vehicle research. Very large SUVs have the lowest overall death rate of any vehicle category with 15 fatalities per million registered vehicle years. Minicars have the highest at 82

By that method, nine of the 20 models with the lowest death rates are luxury SUVs, two more are midsize luxury cars, and four others are minivans or very large SUVs. The overall death rates for luxury vehicles are also substantially lower than the averages for nonluxury vehicles of the same sizes.
Luxury vehicles often come equipped with advanced safety features that aren’t widely installed on less expensive ones, such as blind spot warning and lane departure preventio

Aqui as prometidas imagens das 3 primeiras gerações do Polo (do III existe bastante material melhor que este, a cores, mas foi mais para enquadrar).

O artigo surgiu numa revista interna da VW apenas dedicada ao Polo, a "Polo intern" n.º 12, de Fevereiro de 1994.

Não há grandes detalhes sobre os resultados para além da óbvia melhoria substancial de geração para geração. O teste ao Derby (versão 3 volumes do Polo I) foi mais para avaliar os riscos de ferimentos para os membros inferiores, e estes foram bastante elevados, levando ao encarceramento do condutor com esmagamento do pé direito. Mas, de qualquer forma, o embate levaria à morte certa do condutor. O teste foi feito a 50 km/h com 40% da frente:

38683917ph.jpg

38683918dq.jpg

38683919gi.jpg

38683920tz.jpg

38683922qp.jpg

38683925gz.jpg

38683926vp.jpg

Também fiquei a saber numa revista do ADAC de 02/2002 que o Polo IV (também conhecido por 6N) foi sujeito a melhoramentos no embate frontal e lateral após um 1.º teste ter descoberto algumas fragilidades. Foi o suficiente para a melhoria trazer mais 3 pontos, num total de 29 em vez de 26. Aqui já com a metodologia Euro NCAP.

Última edição:
Voltar
Superior