Topico dos Crash-Tests ⚠️Euroncap- 10/10/2026

GTTDI pude ver que postaste um teste do Rover75 que está disponivel no site da EURONCAP. Nunca tinha ido ver, e fiquei estupfacto com o excelente resultado.. Qual é a razao para não ter 5 estrelas?? O ultimo KIa ou muitos outros carros, tem 5 estrelas, com dummies muito piores. Esse teste revelou excelente protecçao das pernas, e mesmo em lateral. Apenas no peito do condutor foi mais alto..

Esse resultado nao percebo mesmo..

Cumprimentos.
 
O Rover 75 ficou a uma unha negra de ter 5 estrelas... por falta do avisadorzinho! [8b]


O Rover 75 não alcançou as 5 estrelas porque os airbags de cortina eram opcionais.

"If the side impact head-protecting airbag had been standard equipment and not an option, the 75 would have come close to matching the Laguna’s five-star rating"
 
Como é que é possivel que, o Euroncap, após ter conhecimento da fraca protecção dada por estes modelo ao peito dos seus condutores, não ter obrigado a implementar medidas que reduzissem significativamente o elevado risco de vida/ferimentos que todos estes modelos apresentam ao nivel do peito do condutor?
Alguns destes modelos ainda foram vendidos durante algum tempo após este teste, outors ainda estão à venda.
Não é um dos pricipais se não o mais importante objectivo do ncap reduzir as mortes nas estradas?
Então como e que continuam a deixar passar em claro esta situação.
Ridiculo o caso do Mondeo de 2001 (novo modelo) que qd foi "retestado"só obteve mais um ponto, mantendo o fraco indice de protecção do peito do condutor.
Ja o Vectra B Restyling, a Opel fez um bom trabalho, conseguiu melhorar MUITO a segurança do carro, mas será que não conseguiam melhorar a protecção do peiro do condutor que ate, e se nao estou em erro, no modelo pre-restyling era menor quer do que a registada no B Restyling e no passageiro do B pré-restyling.

Nissan Micra 2003
http://www.euroncap.com/tests/nissan_micra_2003/165.aspx

Jeep Grand Cherokee
http://www.euroncap.com/tests/jeep_grand_cherokee_2005/239.aspx

Audi A4
http://www.euroncap.com/tests/audi_a4_1997/14.aspx

BMW Serie 3
http://www.euroncap.com/tests/bmw_3_series_1997/15.aspx

Citroen Xantia
http://www.euroncap.com/tests/citroen_xantia_1997/16.aspx

Ford Mondeo
http://www.euroncap.com/tests/ford_mondeo_2001/97.aspx

Mercedes Classe C
http://www.euroncap.com/tests/mercedes_benz_c_class_1997/18.aspx

Opel Vectra 1997
http://www.euroncap.com/tests/opel_vauxhall_vectra_1997/3.aspx

Opel Vectra 2001
http://www.euroncap.com/tests/opel_vauxhall_vectra_2001/106.aspx

Saab 9-3 2000
http://www.euroncap.com/tests/saab_9_3_2000/78.aspx

Skoda Superb
http://www.euroncap.com/tests/skoda_superb_2003/150.aspx

Nissan X Trail
http://www.euroncap.com/tests/nissan_x_trail_2007/304.aspx
Já que a Nissan vai retificar a Navara também podia retificar a protecção ao nivel do pescoço do condutor do Nissan X Trail

Zonas do corpo com avaliação Weak ou Poor poderão ser considerados como ferimentos fatais? Principalmente ao nivel do pescoço e peito já para não falar ao nivel da cabeça?
E como é que se pode dar a carros com avaliação de weak em certaas partes do corpo , mais precisamente o peito 3 e 4 estrelas?
 
Última edição:
O Euro NCAP não pode obrigar ninguém a fazer nada! [;)]

Podem é pressionar, solicitar, sugerir... mas caberá a cada construtor tomar a decisão sobre se investe dinheiro a melhorar o seu carro ou não.

Já no tempo em que a ams fazia testes, muitos carros foram melhorados graças à "pressão mediática" desses testes.
E também os testes do ADAC motivaram melhorias. [;)]

Se bem que, no tristemente célebre caso do Nissan Patrol GR, já nada conseguiram fazer para melhorar a (in)"segurança" do mesmo, tendo mesmo havido suspeita de fogo posto por parte da Nissan nas instalações do ADAC dias antes de eles testarem uma nova versão, supostamente reforçada, mas que acabou por ter resultados ainda piores do que a anterior, apesar de a carroçaria se ter deformado menos! :sh) :sh) :sh)
 
O Euro NCAP não pode obrigar ninguém a fazer nada! [;)]

Podem é pressionar, solicitar, sugerir... mas caberá a cada construtor tomar a decisão sobre se investe dinheiro a melhorar o seu carro ou não.

Já no tempo em que a ams fazia testes, muitos carros foram melhorados graças à "pressão mediática" desses testes.
E também os testes do ADAC motivaram melhorias. [;)]

Se bem que, no tristemente célebre caso do Nissan Patrol GR, já nada conseguiram fazer para melhorar a (in)"segurança" do mesmo, tendo mesmo havido suspeita de fogo posto por parte da Nissan nas instalações do ADAC dias antes de eles testarem uma nova versão, supostamente reforçada, mas que acabou por ter resultados ainda piores do que a anterior, apesar de a carroçaria se ter deformado menos! :sh) :sh) :sh)

Patrol.jpg

Mas ó Lino eu lembro que na reportagem que a revista todo terreno fez diziam que o primeiro Patrol tinha sido comprado em segunda mao e que tinha tido um acidente que lhe tinha afectado o eixo dianteiro, ou qq coisa do genero.Mas a ADAC e AMS não fazia crash tests sempre com carros novos?
 
Não me lembro exactamente desse pormenor agora, mas penso que ao apontarem essa crítica ao ADAC, eles fizeram questão de irem comprar um novo, e nem assim os resultados melhoraram!

Enfim, daria vontade de rir, se não fosse tão triste! [:D] [:D] [:D] :sh)
 
Provavelmente a Volvo não pediu um teste extra. Durante muitos anos a Volvo disse que o Airbag frontal para o passageiro era dispensável, daí ser um opcional e salvo erro sem custos para o cliente.


Era por causa das cadeirinhas de criança, pois mesmo com airbags desligáveis, há sempre o risco de se esquecerem de o desligar. [;)]
 
Ver anexo 26651

Mas ó Lino eu lembro que na reportagem que a revista todo terreno fez diziam que o primeiro Patrol tinha sido comprado em segunda mao e que tinha tido um acidente que lhe tinha afectado o eixo dianteiro, ou qq coisa do genero.Mas a ADAC e AMS não fazia crash tests sempre com carros novos?


The Navara achieved an extremely poor rating of a one star strikethrough . Nissan consequently has now announced a service campaign with the intention of improving the airbag software of every Navara on the road since the start of production. Euro NCAP is currently assessing the modified car and will release the result as soon as possible

Aonde estão os resultados da Navara com as, tão faladas e supostamente milagrosas, alterações no software dos airbags?
Será que a Nissan tem receio que não seja esse ou só esse o problema, e que aconteça o mesmo que aconteceu com o Patrol?
Já nem falo em "incendiar" as instalações do Euroncap.
Ou será que vai ficar como sendo a ovelha negra do Euroncap como o Rover 100, Alfa 147, Crysler Voyager, Isuzu D max, e best pick (= good em ambos os crash tests e a partir de 2008 alem destes dois primeiros requesitos tem que ter esp) no IIHS?
A Ford consegui transformar o Escort de ovelha negra da AMS para um dos melhores da classe em pouco tempo, no ct publicado em Novembro de 1991 era mto mau e em Novembro de 1993 era se nao o melhor um dos melhor do segmento.
Não nego que a Renault tenha ajudado a Nissan no capitulo da segurança com o Qashqai agora na Navara tenho muitas duvidas.Ate o Twingo ao fim de cerca 10 anos e alguns crash tests depois lá alcançou 3 estrelas euroncap, espero que a Navara não demore assim tanto nem que aconteça o mesmo que ao Patrol, quer dizer nem incendio, nem um resultado ainda pior.
Será que o Euroncap atribui 0 (zero) estrelas ou o mínimo é sempre 1?
 
Última edição:
E já agora será que a Nissan vai resolver o problema que é a fraca protecção oferecida no embate frontal ao pescoço condutor do X Trail, ou vai também deixar passar "em branco", uma vez que já tem 4 estrelas e usar a desculpa de que é um carro já com alguns anos e que a versão testada foi "só" um restyling da anterior e que não se podia pediar muito mais , visto que o 1º X Trail também não obteve um grande resultado, inclusivé NÃO passou no teste do poste da 1ª vez que foi testado pelo Euroncap?
 
Voltar
Superior