Topico dos Crash-Tests ⚠️Euroncap- 10/10/2026

Euroncap Citreon C4 crash test
https://www.euroncap.com/en/results/citroën/c4/42889

O Citroen C4 desapontou na mais recente ronda de crash tests do Euroncap
Sabendo que derivado aos novos protocolos cada vez mais as marcas, investem no airbag frontal central é inconcebível que a Citroen não ofereça de série tal dispositivo para evitar, que as cabeças dos ocupantes da frente batam uma na outra, em caso de colisão lateral

citroën_c4_2021_mpdb1.jpg

No mobile progressive deformable barrier registam-se ferimentos elevados ao nível das pernas do ocupantes da frente. sendo de estranhar uma vez que em termos de compatibilidade este Citroen nem é muito meigo.

frontalimpactimage2020.png
damagesontargetimage2020.png

Nada a apontar nos embates laterais, mas no capitulo far-side excursion e no occupant interaction os resultados são alarmantes, para um carro recém lançado e projetado.

lateralimpactfarsideexcursionimage2020.png
lateralimpactcentralairbagimage2020.png

Excelentes resultados no teste do Wiplash

Desde o C4 MK1, a sina de o C4 não se evidenciar da concorrência, como sucedeu com o C4 MK2 volta a acontecer. A Citroen pode e deve evoluir mais este carro em segurança passiva

Euroncap Citreon C4 crash test
https://www.euroncap.com/en/results/citro%C3%ABn/c4/42889

O Citroen C4 desapontou na mais recente ronda de crash tests do Euroncap
Sabendo que derivado aos novos protocolos cada vez mais as marcas, investem no airbag frontal central é inconcebível que a Citroen não ofereça de série tal dispositivo para evitar, que as cabeças dos ocupantes da frente batam uma na outra, em caso de colisão lateral

Estava a ver que nunca mais testavam este modelo. Fiquei desapontado, não tanto pela performance da estrutura em si, que parece estar ao nível dos requisitos actuais, mas para além dos reparos que fazes acerca da interacção entre ocupantes fiquei mal impressionado com os resultados dos sistemas autónomos de travagem. O grupo faz melhor noutros modelos das suas marcas e demonstra que os anunciados "20 sistemas de ajuda à condução de série" não são capazes de evitar a nota baixa neste capítulo...

Estava a ver que nunca mais testavam este modelo. Fiquei desapontado, não tanto pela performance da estrutura em si, que parece estar ao nível dos requisitos actuais, mas para além dos reparos que fazes acerca da interacção entre ocupantes fiquei mal impressionado com os resultados dos sistemas autónomos de travagem. O grupo faz melhor noutros modelos das suas marcas e demonstra que os anunciados "20 sistemas de ajuda à condução de série" não são capazes de evitar a nota baixa neste capítulo...

Só vem alimentar o tal fantasma da Citroen low cost.

Não necessariamente. A má prestação dos sistemas de ajuda à condução deve-se a terem testado a versão que apenas se baseia na câmara frontal, pois o carro tem um pack de segurança opcional que adiciona o radar a essas assistências. Já no primo Peugeot 2008 foi a diferença entre ter 4 e 5 estrelas, não percebi muito bem porque não testaram também ambas as versões com o Citroen.

Ao nível dos piores resultados no impacto lateral por falta de medidas de mitigação de "interacção" entre os ocupantes, aí só mesmo com uma revisão do sistema. E pelos vistos a consola central pode ser agressiva ao nível das pernas que vão mais próximas dela :sh)

[h=1]Xpeng Clarifies G3 Crash Test In China, European Version Performs Well[/h]https://insideevs.com/news/463671/xpeng-clarifies-ciasis-g3-crash-test/

xpeng-clarifies-ciasi-s-g3-crash-test-with-flying-glass.jpg

According to Xpeng, the G3 is sold in China in three versions: Core, Smart, and Premium. These last two are the ones sold in Norway, and both come with six airbags. The Core derivative is sold only in China with four airbags; it does not have a pair of side curtain airbags like the Smart and Premium models.
This is the main explanation for result differences between the C-NCAP and the CIASI assessments. While C-NCAP evaluated the G3 Smart with six airbags, CIASI tests entry-level versions of cars to determine if they're safe or not. If an automaker wants to have a high grade in CIASI crash tests, it has to give its entry-level vehicles the same equipment and body structure as more expensive versions.

At C-NCAP, the Xpeng G3 Smart got a 92.2 percent score, the highest one for an electric vehicle in China by July 2019, which is still unsurpassed.
When it comes to CIASI, Xpeng notes that the G3 Core got the top G (good) scores in occupant safety, pedestrian safety, and vehicle auxiliary safety, three of the four assessments CIASI performs. It received a Poor score in crashworthiness, but it argues that this category only evaluates maintenance costs at low-speed collisions, not safety.
Xpeng claims that 66.67 percent of the cars tested by CIASI got the same P score in that category, while only 18.52 percent got an M (mediocre), 11.11 percent got an A (average), and 3.7 percent got a G (good). That would put it on par with its main competitors. According to Xpeng, “vehicle styling, safety design, maintenance costs, and market demand are all factors that carmakers need to balance to obtain good results for this test.”

Eu estou farto de dizer que basicamente é isso que o grupo está a fazer à Citroen, mas ninguém me ouve :-). Esta é mais uma prova de que a marca está a ser relegada para segundo plano. "Ah mas é generalista!" ainda assim devia ter-se portado melhor nos testes. Tanto do ponto de vista estrutural como do ponto de vista das ajudas à condução onde, face aos critérios atuais, é dos mais fraquinhos. Até as quatro estrelas parecem ser resvés uma vez que tem 76% na proteção dos ocupantes e o Dacia Sandero com 3 estrelas tem 72%. Com a plataforma de segmento C seria mais seguro e conseguiria as 5 estrelas como vai ser o caso do 308.

Eu estou farto de dizer que basicamente é isso que o grupo está a fazer à Citroen, mas ninguém me ouve :-). Esta é mais uma prova de que a marca está a ser relegada para segundo plano. "Ah mas é generalista!" ainda assim devia ter-se portado melhor nos testes. Tanto do ponto de vista estrutural como do ponto de vista das ajudas à condução onde, face aos critérios atuais, é dos mais fraquinhos. Até as quatro estrelas parecem ser resvés uma vez que tem 76% na proteção dos ocupantes e o Dacia Sandero com 3 estrelas tem 72%. Com a plataforma de segmento C seria mais seguro e conseguiria as 5 estrelas como vai ser o caso do 308.

O resultado do próximo 308 terá uma dupla importância pois, o mais certo é o Peugeot servir de base para o Astra L.
Tal como provavelmente o novo Insignia será baseado, no DS9.
No caso do C4 só não entendo como é que, a Citroen não oferece nem como opção, um airbag central frontal, quando todas as marcas o estão a fazer, e sendo um teste requerido pelo Euroncap.

O resultado do próximo 308 terá uma dupla importância pois, o mais certo é o Peugeot servir de base para o Astra L.
Tal como provavelmente o novo Insignia será baseado, no DS9.
No caso do C4 só não entendo como é que, a Citroen não oferece nem como opção, um airbag central frontal, quando todas as marcas o estão a fazer, e sendo um teste requerido pelo Euroncap.

Provavelmente por custos de desenvolvimento. Não sei se já reparaste mas o C4 é o compacto mais barato a seguir ao Tipo. É um carro interessante mas criado com olho no mínimo de custos.

Icedevice, continuas na tua cruzada de denegrir a Citroen e o novo C4... é triste. Sempre que podes, pimba, cascas no C4. As coisas boas nunca te vi a referir. Mas não posso permitir que continues a perpetuar esta tua falsa ideia. Gostas muito de colar o C4 ao Tipo mas esqueces-te que se fores ver preços o C4 rivaliza também com o Focus, o Ceed ou o Megane... todos de baixo custo na tua perspectiva. Por favor conduz um C4 dos novos e se fosses sincero, mudarias de opinião. Nunca um carro com desenvolvimento de baixo custo teria o conforto, a insonorização, o sistema de som hi-fi, ou design entre outras coisas, tal como o C4 tem. Deixa o carro em paz. Não gostas, nao compres. Mas não continues eternamente com a treta da plataforma, do desenvolvimento e bla bla bla. Com isto até me fazes parecer um fanboy do pior, que nao sou. O novo C4 não é o melhor carro do mundo. Mas também não é o que dizes. É sim uma excelente aposta de segmento C, generalista, tal como outros que já falámos.

Sobre o resultado do euroncap do C4 era expectável e atendendo ao grau atual de exigência pode considerar-se um bom resultado. O que acho curioso é so terem testado o carro com o equipamento de série. Pois caso tivessem testado com o Safety Pack, muito provavelmente já teria 5 estrelas. E neste artigo fala disso.
https://www.razaoautomovel.com/2021/05/euroncap-genesis-gv80-g80-citroen-c4

E para saberes, o novo 308 também não tem airbag central, por isso acredito que também aches que foi para cortar custos de desenvolvimento por ser um modelo com "olho no mínimo de custos" ...

Eles fazem os testes com o equipamento de segurança standard, ou seja aquilo a que todos têm direito e não à base de opções caras. E fazem muito bem. Os sistemas de base são bons mas nada de especial. aliás a travagem automática não atua muito bem e dá uma pantufada no carro da frente nalgumas circunstâncias. E não tenho nenhuma cruzada contra o C4, é mesmo o apontar evidências de como este carro não foi tratado com o mesmo cuidado que os primos 308 e novo Astra. É uma pena. Já agora compara-o com equipamento igual e verás que é sim dos mais baratos, provavelmente ainda mais que o Megane e a par com o Focus, mas são modelos com alguns anos de mercado.

Voltar
Superior