Topico dos Crash-Tests ⚠️Euroncap- 10/10/2026

Bem lá estás tu de novo na tua cruzada... Não te cansas em dizer mal do C4, impressionante. Estou a comparar com o Mokka porque 1) são do mesmo grupo, 2) usam a mesma plataforma e 3) foram desenvolvidos na mesma altura. E por ser B-Suv é suposto ser menos seguro? LOL Toda a gente já consegui entender o teu sentimento de despeito pela Citroen, é triste continuares.

Sobre o novo 308 (e o novo Astra deve ser igual), se fores ver também não tem o airbag central tal como o C4, facto esse que não permitiu alcançar a classificação máxima.
Mas ainda assim ou muito me engano ou vão ter na mesma as 5 estrelas. Porque a plataforma é obviamente melhor.

Mas fazes bem em comparar o C4 com o Mokka. Realmente são produtos mais ou menos semelhantes. Ainda assim são carros muito seguros.

Mas ainda assim ou muito me engano ou vão ter na mesma as 5 estrelas. Porque a plataforma é obviamente melhor.

Mas fazes bem em comparar o C4 com o Mokka. Realmente são produtos mais ou menos semelhantes. Ainda assim são carros muito seguros.

Se o que nao permitiu o C4 alcançar as 5 estrelas foi a falta de airbag central e o facto de a deteção de ciclistas ser opcional, o 308 sendo igual não faz sentido que as tenha. Mas é esperar.

Gostes ou não, o novo C4 está a ter muito sucesso. O que espero é que o C5X também o tenha e que alcance as 5 estrelas. Mas de facto no testes actuais, a classificação do C4 e do Mokka demostram produtos muito seguros.

Se o que nao permitiu o C4 alcançar as 5 estrelas foi a falta de airbag central e o facto de a deteção de ciclistas ser opcional, o 308 sendo igual não faz sentido que as tenha. Mas é esperar.

Gostes ou não, o novo C4 está a ter muito sucesso. O que espero é que o C5X também o tenha e que alcance as 5 estrelas. Mas de facto no testes actuais, a classificação do C4 e do Mokka demostram produtos muito seguros.
Já agora o 2008 já foi testado?

E sim o C4 está a vender bem em Portugal. Na Europa não sei mas é um bom produto.

Quanto ao C5 terá seguramente as 5 estrelas. Os sistemas de segurança e plataforma são mais sofisticados.

Já agora o 2008 já foi testado?

E sim o C4 está a vender bem em Portugal. Na Europa não sei mas é um bom produto.

Quanto ao C5 terá seguramente as 5 estrelas. Os sistemas de segurança e plataforma são mais sofisticados.

O 2008 foi testado já em 2019. Teve 4 estrelas sem Safety Pack e 5 estrelas com Safety Pack. Se Mokka e C4 fossem testados com o Safety Pack também tinham as 5 estrelas.

Sim o C4 está a vender bem em Portugal e na Europa. Só em França já vendeu mais de 10000 unidades no primeiro semestre.

Assim espero em relação ao C5X, mas não será pela plataforma (a CMP é tão sofisticada como a EMP2) mas sim pelos sistemas de segurança.

PS: dou o braço a torcer, disseste que o C4 é um bom produto. As nossas discussões já chateiam :)

Última edição:
O 2008 foi testado já em 2019. Teve 4 estrelas sem Safety Pack e 5 estrelas com Safety Pack. Se Mokka e C4 fossem testados com o Safety Pack também tinham as 5 estrelas.

Sim o C4 está a vender bem em Portugal e na Europa. Só em França já vendeu mais de 10000 unidades no primeiro semestre.

Assim espero em relação ao C5X, mas não será pela plataforma (a CMP é tão sofisticada como a EMP2) mas sim pelos sistemas de segurança.

PS: dou o braço a torcer, disseste que o C4 é um bom produto. As nossas discussões já chateiam :)
Todos os carros com a plataforma do 308 tiveram 5 estrelas. A plataforma mais simples aparentemente também lá chega mas tem que ter o pack segurança. Anyway globalmente são seguros e o C4 é claramente um bom produto tal como os 2008 e 208. Mas eu não gosto de Peugeots.

Todos os carros com a plataforma do 308 tiveram 5 estrelas. A plataforma mais simples aparentemente também lá chega mas tem que ter o pack segurança. Anyway globalmente são seguros e o C4 é claramente um bom produto tal como os 2008 e 208. Mas eu não gosto de Peugeots.

Oh Icedevice, não podes comprar só pela plataforma. O nível de exigência do Euroncap evoluiu tanto, mas mesmo tanto, desde que a plataforma EMP2 foi inaugurada no 308/C4 Picasso. A Berlingo/Rifter tem a plataforma EMP2 tal como o 308 e teve 4 estrelas apenas.

O que te quero dizer é que a nível de segurança CMP e EMP2 têm o mesmo nível. O que faz a diferença é o equipamento de segurança incluído. E este equipamento existe igualmente como opção na CMP ou na EMP2. Daí teres CMP com 4 ou 5 estrelas, tal como EMP2 com 4 ou 5 estrelas.

Oh Icedevice, não podes comprar só pela plataforma. O nível de exigência do Euroncap evoluiu tanto, mas mesmo tanto, desde que a plataforma EMP2 foi inaugurada no 308/C4 Picasso. A Berlingo/Rifter tem a plataforma EMP2 tal como o 308 e teve 4 estrelas apenas.

O que te quero dizer é que a nível de segurança CMP e EMP2 têm o mesmo nível. O que faz a diferença é o equipamento de segurança incluído. E este equipamento existe igualmente como opção na CMP ou na EMP2. Daí teres CMP com 4 ou 5 estrelas, tal como EMP2 com 4 ou 5 estrelas.
Vamos aguardar os testes do 308 e Astra. Quando sairem com as 5 estrelas e mais 10 ou 15 pontos que o o C4 tanto nos equipamentos como na proteção dos ocupantes já te cá venho chatear.

Se pelo contrário se ficarem pelas 4 estrelas também venho reconhecer cer a minha falha de análise.

Vamos aguardar os testes do 308 e Astra. Quando sairem com as 5 estrelas e mais 10 ou 15 pontos que o o C4 tanto nos equipamentos como na proteção dos ocupantes já te cá venho chatear.

Se pelo contrário se ficarem pelas 4 estrelas também venho reconhecer cer a minha falha de análise.

É isso, vamos esperar.

Também te digo que se a Stellantis não aproveitar o feedback dos testes do C4 e do Mokka para melhorar nem que seja os softwares do 308 e Astra, é preocupante. É um facto que em hardware e afins os produtos já estão terminados. Mas podem actualizar/afinar o software de segurança.

2021 Toyota Yaris Jncap crash test
https://www.nasva.go.jp/mamoru/en/assessment_car/detail/220#result_list01

220.jpg

A Maxi-Cosi Air Technology ™ reduz significativamente o impacto na cabeça e pescoço das crianças em caso de colisão, graças a um cartucho de CO2 com um sistema de acionamento de airbag integrado na parte de trás do assento infantil. O sistema detecta uma colisão quase que imediatamente inflando os dois airbags nas ombreiras em alguns milissegundos e amortece o efeito “chicote” da cabeça suavemente. Os testes realizados nos laboratórios da Dorel provam que a Maxi-Cosi Air Technology ™ leva a uma redução significativa das forças que atuam no pescoço em comparação com um assento Maxi-Cosi padrão voltado para frente.

239699698-168842041988390-1413168614007912903-n.jpg

Em outubro de 2017, a empresa MaxiCosi trouxe uma novidade para o mercado de transporte de crianças: uma cadeirinha infantil equipada com airbags. O objetivo do modelo AxissFix Air pretende evitar que os pequenos sofram lesões em caso de acidentes. Segundo a empresa, o impacto na cabeça, no pescoço e nas vértebras da criança diminuem em até 55% com o uso do equipamento.

Ainda que o novo modelo possa ser encaixado tanto de frente para o banco do motorista quanto de costas, os airbags foram projetados para abrir somente quando a cadeirinha estiver posicionada no mesmo sentido de deslocamento do carro. Em apenas 0,08 segundos, os airbags inflam e protegem a cabeça e o pescoço da criança. Depois de abertos, levam um segundo para esvaziar e, assim, evitar o risco de asfixia.

Por uma grande coincidência e sem ter procurado minimamente, vim a descobrir que em 1988 foi publicado isto:

41905491kh.jpg

Incrivelmente, consegui encontrar um exemplar à venda em França e consegui encomendar! Estou muito curioso para ver! [kiss][kiss]

Voltar
Superior