Tópico dos Esports e simuladores

Nunca tive nauseas e até faço corridas de endurance. Há quem tenha nauseas leves e ao fim de 2 ou 3 sessões já deixam de ter por completo. Não, não é tão confortável como estar numa rig a olhar para monitores, mas é mais por ter aquilo agarrado á cara, do que por ser VR.

Mas também já tive pessoas que ao fim de 2 curvas foram a correr pra casa de banho. Mas 70% das pessoas que experimentaram, não tiveram nauseas ou tieram nauseas leves, das que passam em pouco tempo de "treino"

Quem corre mais sério no simracing, pelo menos hoje em dia, toda a gente usa triple screen.
A maioria*. O Tortellini que é um dos principais Aliens do ACC, corre em VR. Depois acontece que uma boa parte dos "simuladores" nem suporta VR, e aguns suportam com muitos glitches (Rfactor 2). Nas consolas, os "simcades" tipo Grantursimo ou Formula 1 onde há imensos pilotos profissionais. nem sequer têm suporte VR.

O que dita a performance em pista é o cérebro e a capacidade de perceberes onde podes melhorar os inputs, é onde colocas o carro, onde aceleras, quando aceleras, onde travas, quando travas, e isso não faz diferença ser VR ou em monitores, desde que sejas capaz de posicionar o carro em pista. Mesmo volantes e pedais melhores são apenas 1% da performance, 99% do tempo por volta está na tua interpretação da pista e do carro

Eu já corri nos dois setups depois de te ajustares à percepção de distancia, não há diferença, nem motivo para haver diferença de performance de um para o outro.

Ainda há 3 meses ganhei um campeonato nacional de Porsche Supercup , onde corre a fina flor de pilotos de simracing a nível nacional, incluindo pilotos profissionais como Rafael Lobato, Francisco Mora, etc. Se corresse com monitores tenho a certeza que não ia ser mais rápido, porque coloco o carro onde quero e como quero, os monitores não me iam trazernada

O VR não é mais popular, porque primeiro é preciso pessoas experimentarem, e sobretudo experimentarem mais de 10minutos, e porque algumas pessoas sentem nauseas. Mas cada vez mais gente corre com VR.

O VR moderno é muito aceitável, e tem uma uma percepção muito mais realista de estar dentro de um carro que 10 monitores. Tanto é verdade que em quase 20 anos de simracing, já montes de gente veio a minha casa "brincar", e posso dizer que com VR, toda a gente conduz muito melhor, porque há uma percepção de velocidade e distancia muito mais equiparada à realidade. Com monitores, sentas lá alguém que nunca experimentou um simulador, e é 100% garantido que vai travar tarde e/ou sair largo na primeira curva, algo que não acontece em VR.

VR é para todos? não é, mas muita gente ainda tem perconceito e não deu a devida oportunidade, outros porque não têm o hardware. A Minha RTX (gráfica de 1500€ caga-se toda para correr alguns títulos de VR à resolução nativa de alguns dos headsets modernos.

O VR moderno com headsets como Reverb G2 ou Varjo Aero não é a mesma experiencia dos antigos Rift e Vive. Têm muito mais conforto a nível de imagem e no proprio hardware. Atualmente tenho os Reverb G2, e notei que as pessoas têm mais tolerancia (menos tonturas e nauseas) que nos antigos Rift CV1 de baixa resolução.

Last edited:
Pra mim só existiu um hardware que talvez tenha dado uma "cagagésima" de performance, durante os upgrades que fiz em toda a minha vida. Foram os pedais "load cell". É uma complicação do caraças passar de pedais de potenciometros para load cell, mas os load cell dão um bocadinho mais de consistencia na minha opinião.

Agora um volante de 200€ e um volante Direct drive, pra mim não fez diferença nenhuma, tal como o VR apenas dá mais imersão e mais gozo.

Tendo boas FPS sem input lag, um volante qualquer com FFB, tem 99.9% de tudo que é preciso para ser competitivo ao mais alto nível... até podem correr com volante agarrado numa secretária... Agora tenho uma RIG toda XPTO, claro, dá outra imersão, e dá outro gozo, mas tempo por volta, se der não é grande coisa, só talvez os pedais load cell, e mesmo esses não tenho a certeza.

Eu não cheguei a testar VR, ainda pensei nos Head/Eye tracker mas também não cheguei a testar.
De tudo o que eu comprei, o que me fazia mesmo andar mais eram os setups da VRS para o iRacing [:D]
Mas do T300 para o DD de 8NM também foi uma grande diferença e os pedais VRS são outro mundo. Tudo resto fazia parte do sonho.

Eu não cheguei a testar VR, ainda pensei nos Head/Eye tracker mas também não cheguei a testar.
De tudo o que eu comprei, o que me fazia mesmo andar mais eram os setups da VRS para o iRacing [:D]
Mas do T300 para o DD de 8NM também foi uma grande diferença e os pedais VRS são outro mundo. Tudo resto fazia parte do sonho.

Tens que experimentar :)

Se fores de Braga ou perto, eu deixo-te experimentar em minha casa.

Eu pelo menos pessoalmente o VR "estragou-me", se tivesse de voltar a monitores, acho que perdia o interesse. Isso e no Flight Simulator. Ainda assim o VR ainda tem um longo caminho para percorrer, daqui a 10 ou 20 anos vai ser qualquer coisa.

90 ou 95% dos jogos de VR não prestam, é só pela piada de ser VR, eram jogos que se fosse em monitor ninguém dava 50 centimos por eles, mas no simuladores em primeira pessoas é muito giro :)

Agradeço, mas devo estar aí a 300 kms 😁
A mim o que me “assustou” mais no VR foi a questão de supostamente afetar bem mais a visão se for para usar horas seguidas. E como sempre quis ter o volante formula com dash depois não ia ver nada.
Lembro-me de ver o Miguel Gomes que é piloto de euro nascar na vida real a usar VR para brincar, mas ultimamente já vi com triple screen.
Mas como digo, acredito que a imersão seja brutal. No iracing vi pouca gente a usar.

O que têm a dizer do Raceroom Experience?

Outra questão, o que acham de jogar com um gamepad? Em termos de funcionalidade?

Olá a todos,

Chegou a hora de comprar um monitor.
Estou a pensar comprar o AOC 34" Curvo. Monitor CU34G2X/BK - https://aoc.com/pt/gaming/products/monitors/cu34g2x-bk

74d945ecf0b1f83eb5c9db5d5cb171a6d804a153.jpg

Qual é a vossa opinião?

Back