Tópico dos Híbridos: Plug-in (PHEVs) e não Plug-in (HEVs)

Ecoflex

Well-known member
Ora viva!

Lembrei-me de algo assim para tentar não colocar tudo no tópico dos carros eléctricos, de modo a que a informação não fique toda escamoteada no meio desse tópico.

A ideia aqui será tentar partilhar conhecimento nestes 2 tipos de tecnologia/propulsão, partilhar experiências de utilizadores das mais variadas marcas/modelos, custos de utilização, etc.

Gostaria de começar com uma dúvida que me assola há algum tempo. Num PHEV onde habitualmente já temos autonomias reais a rondar os 100 kms, faz sentido, do ponto de vista da preservação da bateria a longo prazo, carregar a mesma apenas até 80% numa utilização diária, exactamente da mesma forma que o fazemos num veículo totalmente eléctrico (BEV)?

É que, num exercício teórico de uma bateria fazer 3000 ciclos até cair para uma degradação <70%, se for carregada a 100% todos os dias e usar essa mesma capacidade durante o dia, basicamente teremos bateria até 8 anos (curiosamente o habitual prazo da garantia, apesar de neste exercício teórico, a garantia acabaria antes pelos kms percorridos e não por tempo).

Se preservarmos os ciclos de carga do quotidiano usando apenas 80% da capacidade, poderemos estar a prolongar a vida útil da bateria, se bem que me poderão dizer que se perde uma parte da poupança pela maior utilização do motor térmico.

Sinceramente fico um pouco confuso com esta situação numa bateria tão pequena como estas dos PHEVs. Fico sempre com a sensação que comprar um carro destes usado é um risco enorme, e isso até se nota pela desvalorização acentuada que apresentam. E por outro lado, quanto mais rodado e antigo pior. Então se já terminou a garantia, temo que se vendam ao desbarato.

Em suma, qual a vossa opinião acerca disto, do ponto de vista de uma compra a nível pessoal? É que eu, não tenho grande vontade de o fazer, tendo em conta o que referido, até porque usaria praticamente 1 ciclo por dia e fico com os carros por muitos e bons anos (o actual já tem 17). Algo diferente seria alguém que usasse metade da bateria diariamente (1/2 ciclo) ou então que trocasse de carro mais recorrentemente que eu (até 8 anos).

E nessa linha de raciocínio, os híbridos não plug-in (HEVs) são melhores neste particular da degradação da bateria?

Tenho um MG EHS. Tem bateria para 50kms, se fosse para carregar apenas os 80% perdia logo 10kms, pelo que carrego sempre a 100%. Para já, continua a dar para os 50kms, pelo que não deve ter perdido grande capacidade de carga. Tem cerca de 100 000kms.

Phev (aquisição): comprar novo, usufruir na totalidade, vender 1 ano antes de acabar a garantia da componente elétrica.

Julgo que a larga maioria dos utilizadores não tem o cuidado de só carregar até 80%.

A grande maioria são carros de serviço e ou carregam até aos 100% ou não carregam de todo.

De qualquer forma os híbridos, até mais do que os eléctricos parecem ser a grande aposta das marcas mais tradicionais.

Tenho um MG EHS. Tem bateria para 50kms, se fosse para carregar apenas os 80% perdia logo 10kms, pelo que carrego sempre a 100%. Para já, continua a dar para os 50kms, pelo que não deve ter perdido grande capacidade de carga. Tem cerca de 100 000kms.

10 kms nem é muito. E usas a totalidade da bateria diariamente, ou seja, fazes 1 ciclo numa utilização diária?

Julgo que a larga maioria dos utilizadores não tem o cuidado de só carregar até 80%.

A grande maioria são carros de serviço e ou carregam até aos 100% ou não carregam de todo.

De qualquer forma os híbridos, até mais do que os eléctricos parecem ser a grande aposta das marcas mais tradicionais.

Certo, mas o ponto é mesmo numa utilização particular, assim como num BEV. Ou seja, boas práticas para tentar atrasar a degradação da bateria.

Se vier trabalhar nele, uso a bateria toda, e ainda tenho de andar uns kms a gasolina no fim... [:D]

Mas todos os dias? Isto não sendo matemática (e não é de todo) a degradação existe e vai acontecendo num binómio tempo/kms, onde o factor kms está directamente relacionado com o número de ciclos, de uma forma geral. A ideia é se o cuidado que aplicamos aos BEVs deve ser aplicado aos PHEVs. Na verdade, se a bateria é menor e usada todos os dias na sua totalidade, ainda mais será importante essa prática dos 80%, na minha percepção das coisas.

No meu caso, essa questão da gestão das cargas na bateria de um PHEV foi precisamente o que me levou a escolher a versão HEV do RAV4 em vez da plugin, que até acho mais interessante como produto global.
Assim deixo a gestão da bateria ser inteiramente da responsabilidade do carro e é só abastecer e andar.
Uma coisa é certa, o nível de ciclos de carga/descarga nestes veículos HEV parece-me absurdamente grande e não é por isso que as baterias não deixam de durar 12-15 anos...

Mas todos os dias? Isto não sendo matemática (e não é de todo) a degradação existe e vai acontecendo num binómio tempo/kms, onde o factor kms está directamente relacionado com o número de ciclos, de uma forma geral. A ideia é se o cuidado que aplicamos aos BEVs deve ser aplicado aos PHEVs. Na verdade, se a bateria é menor e usada todos os dias na sua totalidade, ainda mais será importante essa prática dos 80%, na minha percepção das coisas.

Epá, tenho mais 4 anos/50 000kms de garantia. Vou vigiando o estado da bateria, mas nesta ultima revisão tinha ainda com uma eficiencia acima dos 95%. Como tem levado apenas carregamentos lentos, não deve vir grande mal ao mundo. Por outro lado, como estava a pensar comprar um carro a gasolina, e só comprei este porque estava a mesmo bom preço, no limite, fico com um carro a gasolina. Para já tem andado mais, devido ao fator novidade, também porque está inverno, a moto fica mais por casa, mas chegando tempo melhor, já vai ficar bem mais tempo em casa. Mas olha, que tenho visto muita malta a defender as cargas completas, se possível, lentas. Como carrego em casa, esta parte está salvaguardada.

No meu caso, essa questão da gestão das cargas na bateria de um PHEV foi precisamente o que me levou a escolher a versão HEV do RAV4 em vez da plugin, que até acho mais interessante como produto global.
Assim deixo a gestão da bateria ser inteiramente da responsabilidade do carro e é só abastecer e andar.
Uma coisa é certa, o nível de ciclos de carga/descarga nestes veículos HEV parece-me absurdamente grande e não é por isso que as baterias não deixam de durar 12-15 anos...

Lá está, essa foi a minha última questão do post inicial. E sei disso mesmo, daí a confusão mental que eu criei na minha cabeça. Essas químicas são assim tão diferentes dos BEVs para podermos ter esse tipo de utilização (refiro-me à constante carga/descarga diariamente) e mesmo assim durar muitos anos/kms? Ou está relacionado com outro tipo de gestão?

Em relação ao carro, deixo-te um desafio, que é passar no meu DB e deixares uma review de tudo o que achares que deves dizer. É um dos carros que tenho na minha short-list, mas até estava a apontar ao PHEV.

Epá, tenho mais 4 anos/50 000kms de garantia. Vou vigiando o estado da bateria, mas nesta ultima revisão tinha ainda com uma eficiencia acima dos 95%. Como tem levado apenas carregamentos lentos, não deve vir grande mal ao mundo. Por outro lado, como estava a pensar comprar um carro a gasolina, e só comprei este porque estava a mesmo bom preço, no limite, fico com um carro a gasolina. Para já tem andado mais, devido ao fator novidade, também porque está inverno, a moto fica mais por casa, mas chegando tempo melhor, já vai ficar bem mais tempo em casa. Mas olha, que tenho visto muita malta a defender as cargas completas, se possível, lentas. Como carrego em casa, esta parte está salvaguardada.

Ok, obrigado pelo input. A carga ser lenta ou rápida é até outro assunto. Há opiniões e estudos para todos os gostos.

De Outubro para cá carreguei 3 x fora de casa. Numa das vezes até 94%, noutra apenas a 82% porque tive que me ausentar em ambos os casos antes de chegar aos 100%. A outra optei por carregar a 80%.

De resto, diáriamente, em casa, carregamento sempre a 80%. Dá para ir e, a maior parte das vezes, para vir totalmente em eletrico, desde que o percurso não se altere muito.

Vamos lá a esclarecer uma questão. Para proteger a durabilidade das baterias, nunca é disponibilizado ao utilizador a totalidade da capacidade da bateria. A título de exemplo, um carro com bateria de 82 kWh (capacidade bruta) pode disponibilizar apenas ao utilizador 78 kWh (capacidade útil). Por isso quando é carregada a 100%, é a 100% da capacidade útil e não da bruta, ou seja, ficam ali pelo menos 5% de lado, é como se apenas carregasse a 95%.

Como no caso dos plug-in as baterias são de capacidade muito mais baixa, e vão ter muitos mais ciclos de carga/descarga, o que os fabricantes fazem para as proteger é deixar uma percentagem maior de capacidade por utilizar. Assim, quando se carrega um plug-in a 100% da sua capacidade útil, na verdade isso corresponderá a 80 ou 85% da capacidade bruta, enquanto num EV puro isso vai para os 90-95%.

Conclusão: podem atestar à vontade que isso não vai acelerar a degradação da bateria.

estive a ler todos os posts, até porque aqui em casa a minha esposa não está muito interessada em elétricos, havendo a possibilidade de um dia entrar aqui um híbrido plug in. estivemos bastante interessados num kia xceed, cheguei a pesquisar algumas coisas e ainda falei com 2 stands, mas eram todos importados com 4 anos e por volta dos 90 mil kms, além da bateria durar apenas cerca de 40kms, talvez menos.

vou acompanhar o tópico com atenção. já agora, para mim o melhor dos dois mundos seria uma bateria grande com um depósito a gasolina pequeno, ou seja, o inverso de hoje em dia. mas com preços de uns 50% a menos que as baterias de hoje em dia.

estive a ler todos os posts, até porque aqui em casa a minha esposa não está muito interessada em elétricos, havendo a possibilidade de um dia entrar aqui um híbrido plug in. estivemos bastante interessados num kia xceed, cheguei a pesquisar algumas coisas e ainda falei com 2 stands, mas eram todos importados com 4 anos e por volta dos 90 mil kms, além da bateria durar apenas cerca de 40kms, talvez menos.

vou acompanhar o tópico com atenção. já agora, para mim o melhor dos dois mundos seria uma bateria grande com um depósito a gasolina pequeno, ou seja, o inverso de hoje em dia. mas com preços de uns 50% a menos que as baterias de hoje em dia.
Epa, no meu tenho uma bateria pequena e um depósito também pequeno, deixa lá.😄

isso é outra coisa que não compreendo, retirarem 20 ou 30kgs de peso de peso final (já com a gasolina lá metida) e deixarem um depósito pequenito de 30lts ou assim, que dá no final para 300kms ou perto disso, com uma bateria de caca que dá mais 40 ou 50kms se tanto.

é de génios! [8b].

Os PHEV assustam me um bocado, a maior parte do meu grupo de conhecimentos deram problemas:sh)

Cumps

O keu irmão tem uma Leon feia híbrida quase há um ano - penso que seja de abril - e anda com ela pelo norte e centro e norte de Espanha também e ainda não teve chatices. Não sei os KMS, até porque ele para Espanha vai muito de avião e aluga lá carro, apanhando alugueres num aeroporto e deixando noutro, mas por aqui anda quase sempre em modo elétrico e não se queixa. Mas vale o que vale...

Back