Tópico dos Media Center

Avant

Well-known member
Acabei de encomendar estes componentes por 375€:

Intel Desktop Board DG45FC
YYANG Mini-ITX YY-C581 Black
Teamgroup DDR2 Elite PC2-6400 2GB Kit 5-5-5-15
Intel Pentium E5200
Western Digital 320GB 2.5" 7200 rpm

Para além de um media center, até me parece um pc muito capaz para tudo menos jogos... esta board intel é perfeita para media centers, tem saída DVI, HDMI, e audio S/PDIF digital.

Este tópico poderá servir para discutir configurações e software para media center.

Last edited by a moderator:
Eu estava indeciso entre um disco multimédia e um media center, mas já vi que por 300€ e poucos euros se faz um media center simpatico Talvez seja uma solução a equacionar! Até pq já há uns softwares fixes para catalogar os filmes e músicas!

375€ pelo teu não é um pouco demais? Eu vi um semelhante (feito ás peças) com disco de 1Tb a cerca de 350€ .
A caixa é que ainda não me decidi, a board há uma da asus que tb é bastante simpática!

Vou acompanhar com atenção... [kiss]

Eu tb estou com o dilema de media-center vs. disco multimédia PVR...

A Xbox 360 é um excelente media center... Funciona lindamente com windows como é óbvio, placa wireless, dá para navegar na net, HDMI e até lê legendas srt...

Como pões a xbox360 a ler legendas? Sei que há uns tempos não dava senão por streaming

Eu estava indeciso entre um disco multimédia e um media center, mas já vi que por 300€ e poucos euros se faz um media center simpatico Talvez seja uma solução a equacionar! Até pq já há uns softwares fixes para catalogar os filmes e músicas!

375€ pelo teu não é um pouco demais? Eu vi um semelhante (feito ás peças) com disco de 1Tb a cerca de 350€ .
A caixa é que ainda não me decidi, a board há uma da asus que tb é bastante simpática!

Ora finalmente a discussão que eu queria...[;)]

É assim, por 200€ consegue-se montar um "media center" com um atom, ou até com intel dual-core, mas... podem esquecer video de alta definição. Simpático para ver uns avi, uns divx e umas séries em rmvb.

O hardware que escolhi - pode ainda ficar um pouco mais barato, mas optei por encomendar tudo na mesma loja que tinha tudo em stock - possibilita a reprodução de video em alta definição (mkv's) sem problemas. O mais caro é a motherboard- Intel Desktop Board DG45FC - Overview mas penso que vale a pena. Não só tem uma gráfica DX10 integrada (Intel 4500 HD) que permite fazer a descodificação de h.264 em hardware, como também têm uma saída HDMI e audio digital. Só isso garante muita facilidade em ligar o media center à TV ou ao amplificador.

Uma solução equivalente (mas mais cara cerca de 50€) seria a nova plataforma da Nvidia Ion, que já vem com CPU, mas é um atom...

O CPU também deve dar para os gastos, um Pentium Dual-core de 45 nm a 2.5 Ghz, que corre bem fresquinho à velocidade de origem. Tenho um igual no meu desktop, mas a 3.66 Ghz...

O disco também é mais caro porque é de 2.5", o que permite instalar mais tarde uma baia de 5.25", apesar de não estar a pensar nisso agora (já tenho leitor de bluray)

Gostaria de saber o que pensam desta configuração e o que fariam de diferente na escolha dos componentes, sempre pensando no formato mini-ITX.

há caixas que trazem logo controlo remoto integrado...
não sei se é esse o caso.

eu montei um media center há quase 1 ano
na altura veio com um Athlon X2 4850E, que é de apenas 45W...
juntamente com uma 780G que é bastante jeitosa para um htpc
dps um disco maior...

e basicamente é isso :P

há caixas que trazem logo controlo remoto integrado...
não sei se é esse o caso.

eu montei um media center há quase 1 ano
na altura veio com um Athlon X2 4850E, que é de apenas 45W...
juntamente com uma 780G que é bastante jeitosa para um htpc
dps um disco maior...

e basicamente é isso :P

Com o 780G até dá para jogar Burnout Paradise no meu 5050e. [:D]

A board tem uma entrada para "consumer infrared" mas a caixa penso que não. A minha ideia era usar um rato wireless, até porque não sei se para controlar o vlc.

Quanto à fonte, espero que sim, é de 120W. O TDP máximo do E5200 é 65W, mas na prática, deve andar sempre abaixo disso. Sem drive óptica, apenas disco duro e o resto tudo on-board, não creio que se deva sequer aproximar dos 120W.

O meu problema tem sido encontrar uma caixa que dê para tudo, mas ao mesmo tempo seja suficientemente pequena e simpática.

Ora então aqui vai:

Parabéns à PCdiga, serviço extraordinário, fiz a encomenda ontem de manhã e em menos de 24h tinha os componentes entregues...:eek: Nem parece uma empresa portuguesa, concerteza.

A motherboard que cabe numa mãoapr:)

Disco, motherboard, CPU e memórias montadas:

Tudo ligado, a baia de 5"25 a cobrir a parte da frente. Não dá para ver mas o conector da placa mãe é de 24 pinos e o da fonte é de 20 pinos. Costuma dar na mesma, vamos ver...

A parte da frente:

A parte de trás com DVI, HDMI, E-sata, 6 USB, placa rede, saída óptica, som 7.1 analógico:

Pelo menos arranca... apr:)

Vou-lhe instalar o tinyXP com um leitor DVD externo e depois logo digo se funciona ou não. Estou um bocado receoso se os 120W serão mesmo suficientes.

Desculpem lá a qualidade das fotos, mas este telemóvel não acho que ande muito bom...

Que tal se porta o G45 a rodar filmes em 1080p?

De qualquer forma será sempre uma gráfica limitada, há algum tempo montei um mediacenter numa caixa micro-atx low-profile e já estou arrependido, pq não se arranja gráficas em condições low-profile. :(

Sinceramente, se não é para levar uma placa DVB-S/T/C, não veja que vantagem possa ter sobre o conjunto WD Tv + WD MyBook, por exemplo...

Depois de instalar o Windows não conseguia ter o sistema estável. Após várias voltas à cabeça, resolvi o problema retirando um stick de RAM. :sh) Provavelmente este RAM não se dá bem em dual-channel com este chipset...

Agora já passa o Prime95.

Sinceramente, se não é para levar uma placa DVB-S/T/C, não veja que vantagem possa ter sobre o conjunto WD Tv + WD MyBook, por exemplo...

Não me digas que esses discos "multimedia" conseguem reproduzir mkv de 720 e 1080p...

Que tal se porta o G45 a rodar filmes em 1080p?

De qualquer forma será sempre uma gráfica limitada, há algum tempo montei um mediacenter numa caixa micro-atx low-profile e já estou arrependido, pq não se arranja gráficas em condições low-profile. :(

Ok, já está tudo no sítio, e a funcionar a 100% apr:)

Tive outro pequeno contratempo, já andava a rogar pragas aos drivers da placa gráfica, pois a 1080p tinha um overscan enorme[8b] Contudo, o problema era das configurações da televisão, lá achei uma opção para activar "full pixel mapping", e agora tudo bem.

Apesar de ter só 1 Gb em single channel, não noto diferença nenhuma. Também para correr XP não há grande stress...

A performance gráfica parece-me bem, mkv´s de 1080p a correrem com 25% CPU, picos de 50% nas cenas mais movimentadas. Perfeitamente fluido, sempre, e com boa qualidade de imagem.

Também coloquei um adaptador wireless USB e já tenho internet no media centerapr:)

Em resumo, apesar de alguns contratempos na montagem, este projecto de media center faz tudo e mais alguma coisa, até acesso à net posso ter na sala. Internet num ecran de 52" é outra coisa... [:D]

PS: ainda não referi, mas com o cooler stock (minúsculo) da intel, o sistema é virtualmente silencioso.

Last edited:
Back