Tópico dos Pneus

Mas em pleno sec:XXI, existe alguem que coloca os pneus novos á frente? Pensei que eram só os trabalhadores das oficinas de pneus.

Em pneu séc. XXI ainda (ou já) há quem adapte as viaturas à sua condução.

Eu ainda me cheguei a guiar pelos senhores dos vídeos, mas o w202 ficou bastante mais perigoso quando lhe pus os pneus velhos à frente. Um w202 a fugir de frente é lixado, é que não consegues "jogar" sequer com tracção no eixo da frente porque ela não está lá.

O mesmo para o e34 520i que tem uma tendência ligeiramente subviradora em piso seco.

Em pneu séc. XXI ainda (ou já) há quem adapte as viaturas à sua condução.

Eu ainda me cheguei a guiar pelos senhores dos vídeos, mas o w202 ficou bastante mais perigoso quando lhe pus os pneus velhos à frente. Um w202 a fugir de frente é lixado, é que não consegues "jogar" sequer com tracção no eixo da frente porque ela não está lá.

O mesmo para o e34 520i que tem uma tendência ligeiramente subviradora em piso seco.

Isso dos pneus atras ou á frente de fato é um tema controverso, mas pelos varios testes que tenho visto e por experiencia propria (felizmente sem consequencias), os pneus "mais novos" devem ser colocados aonda NAO HA TRAÇAO. ou seja, na grande maioria dos carros atras e no caso da bmw que tem tração traseira deve ser á frente.

E repito novamente "mais novos", porque não estamos a falar de meter pneus novos atras por exemplo e ter carecas á frente, deve haver sempre algum rasto para manter a segurança. Eu por exemplo agora tenho pneus com mais rasto á frente para gastar parte da borracha mas tenho pneus atras mais que capazes de manter a minha segurança.

Por isso como não levem essa treta de meter pneus atras ou á frente como preto no branco pois depende de muitos outros fatores, o que importa pra mim resalvar é que é mais perigoso ter pneus carecas aonde nao se tem tração e sobretudo controle sobre as rodas do que no eixo aonde se controlam esses fatores.

Para o fim do ano vai ser preciso trocar as borrachas a 2 carrinhas cá de casa. Como não ando muito actualizado, peço a vossa opinião para os dois casos:

Skoda Octavia Break, com 195/65 r15 - actualmente usa ER300 ecopia que estão a chegar aos 80.000kms. Desgaste uniforme e ainda com uma pequena margem para os avisadores (foram trocados de eixo a cada 15.000 e andaram por volta dos 2.4 bar)

Kia Cee'd SW, com 225/45 r17 - actualmente com ER300 com pelo menos 45.000. Desgaste uniforme, mas com mais rasgo ainda. As trocas de eixo e pressão foram as mesmas que na octavia.

São duas carrinhas que fazem percurso misto. Gostamos do comportamento dos bridgestone nas duas (na altura de compra foram escolhidos pela relação preço/aderência/duração), pelo que procuramos substitutos que sejam semelhantes, tanto na aderência, como no preço de compra.

Desportivos para o tipo de carro que são não se justifica, e gama ecológica não se pondera. Pelo que penso que o ideal seja a gama de turismo.
Agradeço sugestões [;)]

Dá uma vista de olhos:

Teste pneus 195/65R15, pneu verão 2013...

Pneu_1_page_1.jpg

Pneu_2_page_1.jpg

Pneu_3_page_1.jpg

Pneu_4_page_1.jpg

Pneu_5_page_1.jpg

Pneu_6_page_1.jpg

in: http://forum.autohoje.com/boxes/3843-topico-dos-pneus-688.html#post1067299903

Sabes tu que sao maus, e eu, e alguns mais... mas nem todos sabem e por isso muitos vêm aqui pedir opiniao...

É claro que é publicidade... Mas acho que serve para ver a diferença, ou nao? Se fosse em molhado entao seria seguramente uma diferença brutal...

Claro que se fosse com Duragrip e F1 assymetric 2 a diferença nao seria muita, mas se fosse com Duragrip e Wanli seria um resultado parecido ao do video, ou nao?

E aqui quero chegar a questao, poupar por vezes 10€ em pneu (wanli/duragrip) pode fazer uma grande diferença em seco, imagna em molhado...

O que eu quero dizer é que se em vez dos Wanli (que nem dizem que modelo é) estivesse um Duragrip, a diferença se calhar seria a mesma em comparação com o o ultra-desportivo F1 assymetric...

Os pneus tipo "Wanli" são globalmente maus, mas muitas vezes não é por se meter uma marca "conceituada" que se vai ter um excelente pneu em todos os aspectos... há aí vídeos de pneus "eco" de grandes construtores que em travagens em molhado são um verdadeiro perigo...

O que eu quero dizer é que se em vez dos Wanli (que nem dizem que modelo é) estivesse um Duragrip, a diferença se calhar seria a mesma em comparação com o o ultra-desportivo F1 assymetric...

Os pneus tipo "Wanli" são globalmente maus, mas muitas vezes não é por se meter uma marca "conceituada" que se vai ter um excelente pneu em todos os aspectos... há aí vídeos de pneus "eco" de grandes construtores que em travagens em molhado são um verdadeiro perigo...

Ok, nao tinha percebido o teu post entao...
Mas mantenho o que disse, os wanli equivalente ao goodyear duragrip, ou efficientgrip (ou outra marca "conceituada") será sempre muito pior...
Estes eram os wanli no test:
S-1063 | Wanli Tires

É pá, então o Michelin Energy Saver + (quando comparado com os seus congéneres) afinal é exemplar? [:D] [:cool:]

As críticas apontadas ao "Energy Saver +", é que os mesmos são superiores aos Michelin predecessores (Michelin Energy Saver e outros), que estes sim, em certos casos deixavam a desejar. [;)]

Para o fim do ano vai ser preciso trocar as borrachas a 2 carrinhas cá de casa. Como não ando muito actualizado, peço a vossa opinião para os dois casos:

Skoda Octavia Break, com 195/65 r15 - actualmente usa ER300 ecopia que estão a chegar aos 80.000kms. Desgaste uniforme e ainda com uma pequena margem para os avisadores (foram trocados de eixo a cada 15.000 e andaram por volta dos 2.4 bar)

Kia Cee'd SW, com 225/45 r17 - actualmente com ER300 com pelo menos 45.000. Desgaste uniforme, mas com mais rasgo ainda. As trocas de eixo e pressão foram as mesmas que na octavia.

São duas carrinhas que fazem percurso misto. Gostamos do comportamento dos bridgestone nas duas (na altura de compra foram escolhidos pela relação preço/aderência/duração), pelo que procuramos substitutos que sejam semelhantes, tanto na aderência, como no preço de compra.

Desportivos para o tipo de carro que são não se justifica, e gama ecológica não se pondera. Pelo que penso que o ideal seja a gama de turismo.
Agradeço sugestões [;)]

Para os 225/45R17, tens um teste já realizado este ano, mas ainda não arranjei um, que tenha os dados em gráfico...

Mas aqui fica o deste ano:

2013 European Summer Sports Tyre Test | the online tyre guide

Mas com gráfico e de 2012, fica a seguir o seguinte, que é o mesmo testes:

Entre muitos outros testes que cá coloquei, aqui fica mais este:

Frenada.jpg

in: http://forum.autohoje.com/boxes/3843-topico-dos-pneus-588.html#post1066771159

in: http://forum.autohoje.com/boxes/3843-topico-dos-pneus-589.html#post1066771592

Nunca foi mau. O que tinha má fama era o Energy e3r.

As críticas apontadas ao "Energy Saver +", é que os mesmos são superiores aos Michelin predecessores (Michelin Energy Saver e outros), que estes sim, em certos casos deixavam a desejar. [;)]

Eu sei, mas como há por ai muita gente a pensar que os Energy de hoje são os mesmos de há 7 ou 8 anos, tinha que mandar a piadola. [;)]

O facto de ser permitida a venda na União europeia de pneus que demoram mais 20 metros do que outros a parar em molhado, partindo de velocidades legais, não pára de me surpreender. E ainda por cima, muitas vezes com resultados satisfatórios no rótulozinho da CEE... [8b]

A Hankook está de facto a dar cartas, e a marcar posição, entre os melhores fabricantes de pneus. É aproveitar, antes que sofram a inflação em consequência disso mesmo.

A Hankook está de facto a dar cartas, e a marcar posição, entre os melhores fabricantes de pneus. É aproveitar, antes que sofram a inflação em consequência disso mesmo.

Eu acho que já se nota e bem. Já não são pneus propriamente baratos.
Já Kumho ainda se encontra bastante barato, os KU31 para a traseira do meu F10 foram a um preço de arromba (para a medida) e, na prática, não se nota nenhum desequilíbrio ou que sejam significativamente piores que os Hankook V12 que tive de por à frente, e que custaram mais 30€ cada...

O facto de ser permitida a venda na União europeia de pneus que demoram mais 20 metros do que outros a parar em molhado, partindo de velocidades legais, não pára de me surpreender. E ainda por cima, muitas vezes com resultados satisfatórios no rótulozinho da CEE... [8b]

É um facto e depois a questão do rótulo, vem baralhar ainda mais as coisas. [s)][8b]

Eu acho que já se nota e bem. Já não são pneus propriamente baratos.
Já Kumho ainda se encontra bastante barato, os KU31 para a traseira do meu F10 foram a um preço de arromba (para a medida) e, na prática, não se nota nenhum desequilíbrio ou que sejam significativamente piores que os Hankook V12 que tive de por à frente, e que custaram mais 30€ cada...

De facto, os KUMHO ainda serão dos que terão melhor relação/preço.

Os NOKIAN ou HANKOOK, já são por demais, valores seguros e estão regra entre os melhores, mas também já se fazem pagar. [;)]

Já montei os 4 Goodyear EF Performance.
Não sou o condutor habitual do carro, mas dos poucos km's que fiz parecem-me bastante bons.

Ainda para mais vindo de uns BF Goodrich Profiler 2... uma bela cag&da!

P.S.- Onde montei os pneus estavam a dar conselhos a outros clientes para meter pneus novos à frente... Com a desculpa de uqe se os piores forem para a frente e estes rebentarem será mais fácil segurar o carro.
Eu não me quis meter a conversa porque não era comigo, mas não me parece um conselho correcto...

Back