Tópico dos Pneus

Optei por uns Potenza RE002 Adrenalin. Até ver não são mauzitos...
apr:)
adrenalin_re002_tyre.ashx

Alguém pra me ajudar?
Pois, descer o perfil para 45 em vez de 50, faz descer o valor por cada pneus em cerca de 20€. Uma diferença já a ter em conta.

Os GY Efficient Grip Performance, se calhar são uma boa opção. Os Hankook nunca experimentei mas já li boas opiniões sobre eles. Os Pirelli..., usei os P6 e nunca os tirei da frente para acabar mais cedo com eles, porque não gostei. Os P7, supostamente são superiores, até podem ser uma optima opção, ao contrário dos P6.
Ainda sobre os Hankook, vendo os preços na Pneucity, são agradáveis os preços, faces às outras 2 opções.

Last edited:
Zerei o CB no carro do meu sogro, quando montou os GY Eficient Grip Performance. O carro é um Fiat Bravo 1.6jtd 105cv.

A média acumulada dos últimos 27.000kms (ele nem sabe que o CB "existe") era de 6,7l. Desde que montou os GY, a média acumulada dos últimos 5400 kms é de 5,4l. Ou seja, coincidência ou não, a média baixou 1,3l.

Os pneus anteriores eram uns BF Goodrich G-Profiler 2

Pois, descer o perfil para 45 em vez de 50, faz descer o valor por cada pneus em cerca de 20€. Uma diferença já a ter em conta.Os GY Efficient Grip Performance, se calhar são uma boa opção. Os Hankook nunca experimentei mas já li boas opiniões sobre eles. Os Pirelli..., usei os P6 e nunca os tirei da frente para acabar mais cedo com eles, porque não gostei. Os P7, supostamente são superiores, até podem ser uma optima opção, ao contrário dos P6.Ainda sobre os Hankook, vendo os preços na Pneucity, são agradáveis os preços, faces às outras 2 opções.
A minha dúvida é se os Hankook valem a pena face aos outros dois.. Eu ando mais inclinado para os EG Performance mas dar mais de 300 mocas por um par é ridículo --'

Zerei o CB no carro do meu sogro, quando montou os GY Eficient Grip Performance. O carro é um Fiat Bravo 1.6jtd 105cv.

A média acumulada dos últimos 27.000kms (ele nem sabe que o CB "existe") era de 6,7l. Desde que montou os GY, a média acumulada dos últimos 5400 kms é de 5,4l. Ou seja, coincidência ou não, a média baixou 1,3l.

Os pneus anteriores eram uns BF Goodrich G-Profiler 2

Naaaaaaa, isso não é só à conta dos pneus, devem(certamente) existir vários fatores a contribuir para essa diferença!

Agora, é verdade que os pneus influenciam mais do que aquilo que se imagina.
Quando em Setembro passado passei dos Potenza para os Hankook V12, notei uma descida de sensivelmente 0,4/05l, principalmente naquela altura enquanto a temperatura se manteve. E mesmo agora em período de Inverno as médias têm se mantido mais baixas.
Noto uma menor resistência de rolamento, tenho um bom comparativo numa reta que faço todos os dias em que nos seus 900m de extensão não preciso acelerar, algo que não era viável nos Potenza.

Mas 1,3l é demasiado.

Os 27.000km é desde o km0 do carro? Só essse pormenor faz muita diferença!

De origem vinha com uns Continental SC3, que fizeram 41.000 kms. Os BF Goodrich fizeram 47.000.

Os 27.000 que indico no meu comentário, eram os kms que o CB indicava na altura em que o zerei na altura da mudança para os GY. Como disse, o meu sogro nem sabe que o CB existe (anda sempre no modo da autonomia), pelo que a última vez que foi zerado (há 27.000 kms atrás) ou fui eu que o fiz por qualquer motivo, ou até terá sido numa revisão.

Em nada o estilo de condução dele se alterou, nem os percursos, nem o gasóleo que mete. Tudo está igual.

Finalmente coloquei 4 pneus novos e tirei os re050A (medida 225 45 R17 indice W) e montei GY assymetric 2 com indice de velocidade Y.

Ainda não fiz muito kms mas mal começou a rolar notei logo um pisar mais macio o que torna o carro mais confortável.

Re050A foram sem dúvida os piores pneus que alguma vez tive, péssima aderência em molhado, rijos que nem %$&$%.

Até os tipos da oficina de pneus ao desmontar os potenza, tinham de fazer bastante força porque a borracha era pouco flexível.

Com 33 mil kms ainda tinham um profundidade de 4,0 mm á frente e 3.7 mm atrás. Num pneu pseudo desportivo topo de gama, é incompreensivel não terem um desgaste maior..
Parecem os antigos michelin energy que faziam 100 mil e ainda tinham piso.

No meu antigo carro tinha tido os GY F1 GSD3 e fiquei 100% satisfeito, nunca devia ter metido bridesgtone no actual.. como se costuma dizer equipa que ganha não se mexe.

Eu tive dois sets desses pneus na medida 225 40 r18 e não tenho nada que dizer deles. Fizeram cerca de 50mil cada conjunto, mas sem condução agressiva. Corresponderam sempre bem em todos os ambientes em que os testei.

Tenho agora Pirelli P7 cinturato, já vou no segundo conjunto em 235 40 R18 e não diferem muito dos potenza, apenas são mais duradouros, fiz cerca de mais 12mil km com estes.

Meti isto no meu DB, mas fica aqui também a minha opinião sobre os GY Asymmetric 2 em 245/45R18 100Y.

Tudo ponderado, e percorridos já 4500 kms, atrevo-me a dizer que serão talvez os melhores pneus que já tive.

Havia coisas que já estava à espera, mas outras surpreenderam-me. Do que esperava e que se confirmou: grip brutal tanto em seco como à chuva (e tanta que temos tido nos últimos tempos). Mesmo puxando por eles em dias de muita chuva, nunca me fizeram uma deriva, impressionante mesmo. Transmitem uma segurança fantástica.

Serão ainda, em igualdade com os P7 Cinturato, os pneus mais silenciosos e confortáveis que já tive. O ruído de rolamento baixou notoriamente. O que antes ouvia aos 140/150 km/h é o que agora faz aos 180/190, e, quando se muda de um bom asfalto para um do estilo CREL ou Via do Infante, quase não se nota a diferença no rolamento.

A travagem também melhorou. Rotinado que estava aos outros pneus, ao início dava por mim a fazer travagens que me metiam a dizer que sim (involuntariamente) com a cabeça . De facto, com os pneus anteriores tinha que morder mais o pedal para que a travagem fosse tão eficaz e, como tinha o "vício" deles, dava por mim (naturalmente) a exercer a mesma pressão para travar, a qual era excessiva, pois o carro agora agarra mais cedo.

Também nos consumos parece que estão a ajudar qualquer coisa, a média (até ao momento) está 0,3l abaixo do que costumava andar. Mas isto pode ser só uma coincidência dos últimos depósitos.

Noto que estes pneus têm uma direccionalidade fantástica. Transmitem uma sensação de perfeita obediência aos movimentos do volante, criando desde o primeiro momento uma "sensação de controlo total" do carro muito forte. Terá sido isto que mais me impressionou. A diferença nas curvas largas da CRIL (zona Dechatlon) que faço todos os dias, é brutal! Muito bom mesmo.

Se me fizerem pelo menos 40.000kms, como quase todos os pneus me fazem, estão aprovadíssimos. Para já, com 4500kms feitos, o desgaste evidente é nulo.

Em suma: APROVADÍSSIMOS. Nota 9,5 em 10.

Preciso de montar 2 pneus num opel corsa 1.7 Di comercial e , dá-se preferência a uma boa aderência. O que é que aconselham ?

Tamanho 175/65 R14 .

Preciso de montar 2 pneus num opel corsa 1.7 Di comercial e , dá-se preferência a uma boa aderência. O que é que aconselham ?

Tamanho 175/65 R14 .

Cá em casa temos dois Jazzs a usar essa medida e temos optado por Continental PremiumContact. Nessa medida os pneus costumam de ser de gamas mais económicos e se este Continetal não for o de melhor aderência, não andará longe; o contra é que a duração não deve ser das melhores, mas para nós não é relevante, são carros que fazem menos de 10 mil kms por ano.

Podes ver aqui a lista das opções nas principais marca: penucity.

Tamanho 175/65 R14 .

Nesta medida, o melhor pneu que se consegue arranjar, deve ser o Continental Conti-PremiumContact 5, mas também devem ser os mais caros O resto da oferta são pneus de gama "utilitária", mas que não deixam se oferecer bons níveis de segurança:

Goodyear Efficient Grip Compact/Dunlop SP Street Response 2 (são iguais) e os Yokohama Bluearth (AE01), são as minhas recomendações.

Meti isto no meu DB, mas fica aqui também a minha opinião sobre os GY Asymmetric 2 em 245/45R18 100Y.

Tudo ponderado, e percorridos já 4500 kms, atrevo-me a dizer que serão talvez os melhores pneus que já tive.

Havia coisas que já estava à espera, mas outras surpreenderam-me. Do que esperava e que se confirmou: grip brutal tanto em seco como à chuva (e tanta que temos tido nos últimos tempos). Mesmo puxando por eles em dias de muita chuva, nunca me fizeram uma deriva, impressionante mesmo. Transmitem uma segurança fantástica.

Serão ainda, em igualdade com os P7 Cinturato, os pneus mais silenciosos e confortáveis que já tive. O ruído de rolamento baixou notoriamente. O que antes ouvia aos 140/150 km/h é o que agora faz aos 180/190, e, quando se muda de um bom asfalto para um do estilo CREL ou Via do Infante, quase não se nota a diferença no rolamento.

A travagem também melhorou. Rotinado que estava aos outros pneus, ao início dava por mim a fazer travagens que me metiam a dizer que sim (involuntariamente) com a cabeça . De facto, com os pneus anteriores tinha que morder mais o pedal para que a travagem fosse tão eficaz e, como tinha o "vício" deles, dava por mim (naturalmente) a exercer a mesma pressão para travar, a qual era excessiva, pois o carro agora agarra mais cedo.

Também nos consumos parece que estão a ajudar qualquer coisa, a média (até ao momento) está 0,3l abaixo do que costumava andar. Mas isto pode ser só uma coincidência dos últimos depósitos.

Noto que estes pneus têm uma direccionalidade fantástica. Transmitem uma sensação de perfeita obediência aos movimentos do volante, criando desde o primeiro momento uma "sensação de controlo total" do carro muito forte. Terá sido isto que mais me impressionou. A diferença nas curvas largas da CRIL (zona Dechatlon) que faço todos os dias, é brutal! Muito bom mesmo.

Se me fizerem pelo menos 40.000kms, como quase todos os pneus me fazem, estão aprovadíssimos. Para já, com 4500kms feitos, o desgaste evidente é nulo.

Em suma: APROVADÍSSIMOS. Nota 9,5 em 10.

Chegaste a ter os F1 Assym 1?
Se sim, como os comparas?

Eu já achei os Assym 1 uns pneus espectaculares... se os Assym 2 estão muito acima, têm de estar num patamar mesmo muito alto!

Pessoal, preciso da vossa ajuda: o meu pai bateu com o pneu traseiro num passeio numa bomba de gasolina (daqueles altos que estão na zona de abastecimento). O pneu é um Michelin Primacy HP, 215/45R17 com proteção de jante. Há um sítio onde a proteção de jante ficou um bocadinho comida, mas nada de preocupante. No entanto, há uma zona mesmo a meio do perfil onde foi arrancado um bocadinho, Esse bocadinho deve ter 1cm de comprimento e cerca de 2 ou 3mm de largura e pouca profundidade. Eu estive a ver aquilo com cuidado e, de facto, não se vê a estrutura do pneu, ou seja, só tem borracha à vista. Acham que se deve trocar o pneu? Eu diria que em princípio não há problema, mas como é no perfil do pneu, tenho algum medo, pois é o que suporta o peso do carro e é uma zona que aquece muito.
Qual a vossa opinião?

Viva,

Deixo aqui um apontamento acerca dos Mabor Street Jet 2.

Estive há dias com um clio2 (1998) de um familiar que tinha metido recentemente estes pneus, torci logo o nariz, do género "já te enganaram".
Como também tenho um clio 2 (com 400 mil e onde já rodou de tudo um pouco, mas quase sempre premium) conheço o comportamento de cor...

A medida é 165/65 R14 e como se diz por aqui e bem, nesta medida não compensa inventar porque a diferença de preços é mínima.

Fiquei muito muito surpreendido pela positiva.

Pontos fortes:

Pneu muito confortável, macio.
Muito silencioso.
Experimentei à chuva e a aderência não desiludiu (contava com isso)
As laterais não dobram como nalguns, apesar da altura do perfil

Pontos fracos:

Falta alguma precisão na direção .
Pior comportamento a quente (alcatrão + pneu)
não são pneus de corrida (e o carro também não [:D])

No fundo gostei muito, não fica a dever em quase nada aos melhores, até porque nesta medida não há nada de extraordinário.
Dão 10 a zero a uns Kuhmo que tive e que foram de longe os piores nesta medida.

Em 175/65 R14, o que aconselham? Precisava de trocar os pneus ao meu 306 e queria comprar algo que agarrasse realmente bem.. De momento tenho Firestone Multihawk e penso que posso melhorar sem ir para preços astronómicos!

Como já foi dito acima, nessa medida as diferenças de preço são tão poucas que não vale a pena "inventar". Hankook Kinergy Eco, Pirelli P1, Continental Ecocontact5, Yokohama Bluearth, Michelin Energy Saver...

Back