Tópico dos Pneus

Fui hoje colocar 2 pneus novos.

Kumho Ecstra LE Sport KU39 235/45/18 => 140€ cada, já com a montagem e calibração

Provavelmente em Dezembro, terei que mudar os outros 2.

O carro de origem trazia os Continental SportContact 3, fizeram 33k Kms:sh)

Diz lá que tal são.
Os KU, como pneus desportivos que são, também não vão durar tanto tempo como isso. Os KU31 duram atrás no eixo de tracção há 30000 km e ainda eram capazes de fazer alguns 2000 até aos 2 mm. Se os pudesse rodar teriam feito mais, com certeza.

Até ao fim do ano vou precisar de mais um par de pneus. Tenho 4 Vredestein Hi-Trac 2, mas... já não se fabricam, vou mudar de marca/modelo, visto não estar "convencido" das alternativas na mesma marca, nomeadamente o SportTrac 5 e T-Trac 2.
Pelo que vi, parece que Dunlop Sport BlueResponse, Goodyear EfficientGrip Performance e Continental ContiEcoContact 5, são os mais badalados nos testes. Há uma "alternativa" que me tem tentado, Sfhera SU4, ou os "irmão Nexen N Fera SU4 e Roadstone N Fera SU4. a Sfhera até tem um site e "promete muito", mas falta feedback para comfirmação do que "dizem", Sfhera Tyres
Além destes 3 e os "alternativos", há alguma sugestão ou marca/modelo a considerar seriamente e a experimentar?
Faço quase 60 kms por dia, muitas curvas em metade do caminho e piso por vezes escorregadio, além de algum igualmente bom para comer pneus (bastante abrasivo).
Os pneus que vou substituir, de momentos estão com cerca de 65.000 kms.
O carro é um Fiat Punto 1.3 Multijet, pneus 185/60 R14 82H.

Até ao fim do ano vou precisar de mais um par de pneus. Tenho 4 Vredestein Hi-Trac 2, mas... já não se fabricam, vou mudar de marca/modelo, visto não estar "convencido" das alternativas na mesma marca, nomeadamente o SportTrac 5 e T-Trac 2.
Pelo que vi, parece que Dunlop Sport BlueResponse, Goodyear EfficientGrip Performance e Continental ContiEcoContact 5, são os mais badalados nos testes. Há uma "alternativa" que me tem tentado, Sfhera SU4, ou os "irmão Nexen N Fera SU4 e Roadstone N Fera SU4. a Sfhera até tem um site e "promete muito", mas falta feedback para comfirmação do que "dizem", Sfhera Tyres
Além destes 3 e os "alternativos", há alguma sugestão ou marca/modelo a considerar seriamente e a experimentar?
Faço quase 60 kms por dia, muitas curvas em metade do caminho e piso por vezes escorregadio, além de algum igualmente bom para comer pneus (bastante abrasivo).
Os pneus que vou substituir, de momentos estão com cerca de 65.000 kms.
O carro é um Fiat Punto 1.3 Multijet, pneus 185/60 R14 82H.

Acho que já respondeste a ti próprio. Cada um sabe da sua vida e o que faz com o seu dinheiro, mas achas que se justifica estar a "comprometer" na qualidade de uns pneus, para fazer o percurso com as características que mencionaste, quando a diferença de preço entre as opções que indicas não chega aos 30€ pelo par e que te durarão, muito provavelmente, pelo menos 2 anos.

Última edição:
Acho que já respondeste a ti próprio. Cada um sabe da sua vida e o que faz com o seu dinheiro, mas achas que se justifica estar a "comprometer" na qualidade de uns pneus, para fazer o percurso com as características que mencionaste, quando a diferença de preço entre as opções que indicas não chega aos 30€ pelo par e que te durarão, muito provavelmente, pelo menos 2 anos.
Pelo medo de fazer uma má opção, tenho optado por marcas/modelos supostamente de qualidade, nunca os melhores... mas perto disso. Só coloco a hipótese da Sfhera/Nexen/Roadstone SU4 por "haver a hipótese" de serem pneus com qualidade, mas até à data nunca montei pneus "às escuras", nunca montei pneus sem "garantia" de qualidade, excepto os Pirelli Cinturatto P6 que eram bons nos teste e opiniões, mas na prática não gostei. Nunca os tirei da frente, para acabar com eles o mais depressa possível. Aos 33000 (+-), foram para o lixo. Os Sfhera/Nexen/Roadstone SU4 só serão algum dia montados, se aparecerem testes e opiniões favoráveis, como acontece com os Dunlop, Goodyear e Continental.

Entendo. Mas as marcas que indicas são sempre de segunda linha. Pessoalmente, por uma diferença tão pequena de preço entre essas e as principais, não o equacionaria.

Se queres uma opinião sobre os GY Efficent Grip Performance, o meu sogro montou uns no carro dele e está satisfeitíssimo. Para além da boa aderência (já esperada) a seco e à chuva, passados 10 mil kms, o desgaste é mínimo e o consumo baixou 1,4l face aos anteriores BF Godrich G-Profiler 2. Eis mais uma situação em que o inicialmente caro, a longo prazo se vai tornar mais barato.

Feitas as contas a 60.000 kms (duração expectável para estes pneus) são poupados 1176€ em gasóleo.

Entendo. Mas as marcas que indicas são sempre de segunda linha. Pessoalmente, por uma diferença tão pequena de preço entre essas e as principais, não o equacionaria.

Se queres uma opinião sobre os GY Efficent Grip Performance, o meu sogro montou uns no carro dele e está satisfeitíssimo. Para além da boa aderência (já esperada) a seco e à chuva, passados 10 mil kms, o desgaste é mínimo e o consumo baixou 1,4l face aos anteriores BF Godrich G-Profiler 2. Eis mais uma situação em que o inicialmente caro, a longo prazo se vai tornar mais barato.

Feitas as contas a 60.000 kms (duração expectável para estes pneus) são poupados 1176€ em gasóleo.
Certo, são de 2ª linha e no meu caso nunca usei pneus que não fossem das principais marcas, mas como na gama de 2ª linha tem havido boas evoluções, naturalmente é caso para pesquisar e ponderar. Como sempre aconteceu, podem esses de 2ª linha ir para "a lista" e em caso de emergência, numa qualquer casa de pneus de beira de estrada, não havendo melhor alternativa, lá vão 2 de 2ª linha para seguir viagem...!!!, Nem que seja por curiosidade, até hoje usei 4 Yokohama A309 (???, acho que os melhores até hoje), 2 Goodyear GT3 (após acidente, foi a oficina que escolheu e apresentou-me o carro assim, não era nada maus), 2 Pirelli Cinturatto P6 (não gostei), 4 ou 6 Bridgestone Turanza ER300 (adorei, mas gastam muito por fora) e por ultimo 4 Vredestein Hi-Trac 2 (adoro como os ER300, mas duram mais) e os próximos..., estão em estudo. Goodyear EfficientGrip Performance, possivelmente estão em 1º lugar, à frente dos Dunlop, por supostamente serem de qualidade similar mas durarem mais. Isso da redução de consumo, interessa-me muito !!!

No meu carro tenho actualmente os GY Asymmetric 2 que são, para mim, os melhores que já usei. Em 2.º lugar coloco os Continental Sport Contact 3.

Quanto aos GY do meu sogro, deixo-te os detalhes todos da situação dele. Há que ter em conta que os pneus anteriores (BF Goodrich) não eram nenhum prodígio na área dos consumos, aliás, não o foram em nada, excepto na durabilidade, onde estiverem dentro do esperado.

O carro do meu sogro é um Fiat Bravo 1.6jtd de 105cv, de 2008. Ele faz no carro aquilo que eu lhe aconselho, de resto, para ele, aquilo é pôr gasóleo e andar. Do CB apenas usa a função da autonomia e até se esquece do resto.

Quando ele trocou os pneus, fui ver o CB e qual a média de consumo acumulada. A última vez que o CB tinha sido zerado havia sido há 28.000 kms atrás, provavelmente aquando da última revisão. A média que indicava era de 6,8l.

Após ter metido os GY deixei passar uns kms e fui ver novamente o CB. A média passou para 5,4l passados 3000kms, e assim se manteve aos 5500 e aos 10000 kms, quando voltei a verificar.

Ele continua a fazer o mesmo estilo de condução (muito calma e descontraída, para não dizer lenta) e exactamente os mesmos percursos, pelo que nenhuma variável se alterou a não ser os pneus.

No meu carro tenho actualmente os GY Asymmetric 2 que são, para mim, os melhores que já usei. Em 2.º lugar coloco os Continental Sport Contact 3.

Quanto aos GY do meu sogro, deixo-te os detalhes todos da situação dele. Há que ter em conta que os pneus anteriores (BF Goodrich) não eram nenhum prodígio na área dos consumos, aliás, não o foram em nada, excepto na durabilidade, onde estiverem dentro do esperado.

O carro do meu sogro é um Fiat Bravo 1.6jtd de 105cv, de 2008. Ele faz no carro aquilo que eu lhe aconselho, de resto, para ele, aquilo é pôr gasóleo e andar. Do CB apenas usa a função da autonomia e até se esquece do resto.

Quando ele trocou os pneus, fui ver o CB e qual a média de consumo acumulada. A última vez que o CB tinha sido zerado havia sido há 28.000 kms atrás, provavelmente aquando da última revisão. A média que indicava era de 6,8l.

Após ter metido os GY deixei passar uns kms e fui ver novamente o CB. A média passou para 5,4l passados 3000kms, e assim se manteve aos 5500 e aos 10000 kms, quando voltei a verificar.

Ele continua a fazer o mesmo estilo de condução (muito calma e descontraída, para não dizer lenta) e exactamente os mesmos percursos, pelo que nenhuma variável se alterou a não ser os pneus.

Há uns 4 ou 5 anos, andei 3 dias (se não estou em erro) e após me habituar ao ponto de embraiagem, acertar a pressão de ar dos pneus, usando o carro entre condução descontraída (sem empatar o trânsito) e condução despachada, mais uns kms na A8 e CREL, sem exceder as 3500 rpm entre cada mudança (até à 4ª, depois 5ª e 6ª com menos rotação), no fim entreguei o carro com 5,6 se não estou em erro. Cheguei a tirar uma foto ao CB, mas não faço ideia onde tenho a foto para confirmar esse valor. Na altura ainda tinha o mesmo Punto de agora e sem dar por ela, com o Bravo andava com frequência 15 a 20 kms mais rápido que o habitual, mais estável e silencioso que o meu Punto. O BF Goodrich se não estou em erro são G em consumo de combustível e o GY são C. Isto explica claramente a redução do consumo.

Pedi um orçamento para pneus para o meu carro na Norauto e foi isto que me deram:

11az806.jpg

Metem a mão que chegue!
Bem podem oferecer a montagem e calibragem!

Aqui PREÇOS XAREPA PNEUS - LOURES (Iva, Ecovalor, Montagem, Equilibragem e Válvula Incluída)

185/65 R14 T

MABOR STREET JET 2 - 46.00

HANKOOK K 425 - 49.00

FIRESTONE MULTIHAWK - 49.00

DUNLOP SP STREETRESPONSE - 59.00

GOOD YEAR EFFICIENT GRIP COMPACT - 59.00

BRIDGESTONE EP 150 ECOPIA - 59.00

CONTINENTAL ECOCONTACT 3 - 59.00

MICHELIN ENERGY SAVER + 69.00

BF GOODRICH G-GRIP ESGOTADO

UNIROYAL RAIN EXPERT ESGOTADO

--------------------------------------------------------

ALINHAMENTO DE DIREÇAO : 20.00

PS: Mais uma achega com preço da Xarepa Pneus

Última edição:

Há uns 4 ou 5 anos, andei 3 dias (se não estou em erro) e após me habituar ao ponto de embraiagem, acertar a pressão de ar dos pneus, usando o carro entre condução descontraída (sem empatar o trânsito) e condução despachada, mais uns kms na A8 e CREL, sem exceder as 3500 rpm entre cada mudança (até à 4ª, depois 5ª e 6ª com menos rotação), no fim entreguei o carro com 5,6 se não estou em erro. Cheguei a tirar uma foto ao CB, mas não faço ideia onde tenho a foto para confirmar esse valor. Na altura ainda tinha o mesmo Punto de agora e sem dar por ela, com o Bravo andava com frequência 15 a 20 kms mais rápido que o habitual, mais estável e silencioso que o meu Punto. O BF Goodrich se não estou em erro são G em consumo de combustível e o GY são C. Isto explica claramente a redução do consumo.

A diferença a nível de consumo entre um pneu A e G em 1000km é de 7.5%. Outro factor importante nos consumos é a pressão de enchimento.

Tenho ideia que os GY Efficent Grip Performance são classe B no consumo. As pressões eram/são iguais. Quem lhas vê só eu, normalmente 1x por mês qd ele vem a Lisboa.

Moro a 100km, mas nada que não se possa combinar quando souber que vá para esses lados...

Já agora no site só tem preços das promoções, de resto não consigo saber mais referências...

Tou a ver que tenho de mandar mail para eles...
No site tem um link para serem pedidos orçamentos. A 100 kms de distância certamente não vale a pena. O que poupas no custo do serviço, gastas em combustível possivelmente, mas se for do género passeio e aproveitando a oportunidade, já a conversa é outra.
já lá fui, e gostei.

Preço imbativel, e bastante rápidos a fazer o serviço.
Na família fui o primeiro cliente com o meu carro (2 pneus e mais tarde 2 amortecedores). Levei também o carro da minha mulher para 4 pneus e os meus pais também já lá foram para 4 pneus. Uma tia minha não foi lá também, porque mudou de ideias e em vez de trocar 4 pneus num carro com 9 anos, trocou de carro...!!!

Acabei de pedir orçamento na Xarepa, super Rápidos a responder.

PREÇOS XAREPA PNEUS - LOURES (Iva, Ecovalor, Montagem, Equilibragem e Válvula Incluída)

185/65 R14 T

HANKOOK K 425 - 49.00

Última edição:
Acabei de pedir orçamento na Xarepa, super Rápidos a responder.

PREÇOS XAREPA PNEUS - LOURES (Iva, Ecovalor, Montagem, Equilibragem e Válvula Incluída)

185/95 R14 T

HANKOOK K 425 - 49.00

Pessoalmente, sem ligar ao custo, as opções que ia ter em atenção era a Dunlop, Goodyear e Bridgestone.

Voltar
Superior