Tópico dos Pneus

Bom desempenho por parte da Pneus Líder... foram entregues hoje.

2cfseur.jpg

No caso que acompanhei, também foi excelente o serviço proposto.

Bem, e só hoje consegui meter os pneus novos.

Foram os Goodyear Efficient Grip Performance 195/55 R15 85H, a 90€ cada. O custo incluiu alinhar direção, válvulas, calibrar e eco-taxa.

Entretanto estive a ver algumas reviews aos pneus e pelo que parece são francamente bons em piso molhado. Será?

Bem, e só hoje consegui meter os pneus novos.

Foram os Goodyear Efficient Grip Performance 195/55 R15 85H, a 90€ cada. O custo incluiu alinhar direção, válvulas, calibrar e eco-taxa.

Entretanto estive a ver algumas reviews aos pneus e pelo que parece são francamente bons em piso molhado. Será?
Já por aqui deixei várias vezes a minha opinião sobre esse pneu. Da minha experiência, o pneu é muito fraco e, em piso molhado, parece plástico. Chega a ser perigoso. Isto num carro leve (< 1000Kg). Em carros maiores pode ser diferente, mas também tenho um colega com uma carrinha Golf que os montou há algum tempo e confirma a minha perspectiva.

Continuo sem perceber esta moda dos pneus de baixo atrito. O atrito é o que faz o pneu agarrar a estrada.

Já por aqui deixei várias vezes a minha opinião sobre esse pneu. Da minha experiência, o pneu é muito fraco e, em piso molhado, parece plástico. Chega a ser perigoso. Isto num carro leve (< 1000Kg). Em carros maiores pode ser diferente, mas também tenho um colega com uma carrinha Golf que os montou há algum tempo e confirma a minha perspectiva.

Continuo sem perceber esta moda dos pneus de baixo atrito. O atrito é o que faz o pneu agarrar a estrada.

Curioso.

Falas do eficient grip Performance ou apenas Eficient Grip??

É que são diferentes como o dia da noite. Os EGP são bons, os EG são maus... no mínimo.

Não são maus como os Chineses mas sinceramente não gostei da experiência. Esses Mabor nunca experimentei pessoalmente, só conheço a gama mais baixa.

O que posso dizer é que os "Performance" nada têm a ver com os anteriores, são muito melhores, e quando li a opinião do Boxer fiquei na dúvida sobre quais estaria a referir-se.

Bem já confirmei na factura que são os Eficient Grip normais.

E olhem o estranho da coisa... a minha esposa pediu ESPECIFICAMENTE pneus bons para chuva!

:sh)

Pincel #1 - Estes pneus são mesmo maus? Tipo chineses? Ou são melhorzinhos... tipo mabor?

Pincel #2 - Se forem maus, isto dá para ir lá segunda-feira e exigir uma troca? Os pneus foram montados HOJE.

Companheiro, não são pneus tipo chineses!! Nem disse nada disso! Até serão melhores que os Mabor, provavelmente.

Nem serão pneus que comprometam de modo algum a segurança!!

Eu pessoalmente acho que não valem o preço que habitualmente pedem por eles. Acho-os sobrevalorizados no mercado por ostentarem uma marca que faz bons pneus noutras gamas...

Percebes o meu ponto de vista?

Não precisas de te preocupar.

Venho pedir uma ajudinha para o carro da esposa.

Tem um fiesta de 2007 com uns continental sportcontact2 (acho que o modelo é este), montados desde novo. O carro tem sensivelmente 33mil km e os pneus ainda apresentam um rasto jeitoso no centro, apenas apresentam mais desgaste nas laterais.

Se tiver em consideração o rasto, os pneus ainda estão em condições, o que me deixa na dúvida é a idade dos pneus. Acham que está na altura de os trocar ou posso aguardar mais algum tempo? Se sim o que me aconselham a meter, como já perceberam não têm se ser nenhuns topo de gama porque ela anda muito pouco, mas ainda assim quero uns pneus de qualidade, nomeadamente à chuva.
A medida é 195/45 R16.

Desde já obrigado,

Tmoura

Eu tenho os Efficient Grip, normais!

Já contam com 60.000km em cima, com alguma abuso à mistura e no geral digo que até são uns bons pneus!
Existe carros que se dão melhor do que outros, com determinado pneu!

Eu por exemplo, antes destes tive os ER300 (duraram 8x.xxxkm e eram capazes de chegar aos 90.000km, mas metí a segurança em molhado primeiro e fora com eles. Tinham entre 2 a 2,5mm.) e comparativamente com os ER300, nas mesmas condições (com os pneus aínda frios e piso molhado), o Efficient Grip conseguia ter mais aderencia, mais cedo. Os ER300 eram bons também, tinham uma boa aderencia, simplesmente demoravam um pouco mais a aquecer.

Agora, vou ter que mudar porque estão comidos por dentro.

Os próximos deve ser os CPC5. (Talvêz possa apanhar um lote que tenha sido "made in Portugal"! [:cool:] )

E uma curiosidade, com os ER300, em quatro pneus, tive 3 furos lentos, (um em cada roda) com estes até agora, nem um furo!

Não tens problemas! [;)]

A chuva está aí. Vamos ver quantos pneus chineses ou carecas irão provocar acidentes..

Pois...[s)]

Se há coisa onde nunca poupei foi em bons pneus.

É "só" o que mantém o carro agarrado ao alcatrão.

Ainda hoje estacionei ao lado de um 535d(de 2011) com uns Norauto, bem gastos...esta gente compra carros destes e anda com pneus destes, e gastos?:confused:

Pois...[s)]

Ainda hoje estacionei ao lado de um 535d(de 2011) com uns Norauto, bem gastos...esta gente compra carros destes e anda com pneus destes, e gastos?:confused:

Se calhar dizes o mesmo se vires o meu F10 com uns Kumho atrás...

Última edição:

Escreveste algumas coisas que me deixaram a pensar. Por várias opiniões aqui no forúm mais testes feitos a esses pneus, os Goodyear EfficientGrip Performance, estão na "lista das escolhas". O meu carro um Fiat Punto de 11/2004 se não estou em erro tem 1040 kgs e faço todos os dias estrada com bastantes curvas e em algumas zonas o piso é um bocado escorregadia e com trânsito de pesados também. Até agora tenho evitado os pneus "verdes" por ser da opinião que pneu com baixo atrito, não consegue agarrar bem, mas como a tecnologia evolui, estava a pensar que finalmente conseguiram fabricar pneus de baixo atrito e com aderência a sério.
Eu tenho os Efficient Grip, normais!

Já contam com 60.000km em cima, com alguma abuso à mistura e no geral digo que até são uns bons pneus!
Existe carros que se dão melhor do que outros, com determinado pneu!

Eu por exemplo, antes destes tive os ER300 (duraram 8x.xxxkm e eram capazes de chegar aos 90.000km, mas metí a segurança em molhado primeiro e fora com eles. Tinham entre 2 a 2,5mm.) e comparativamente com os ER300, nas mesmas condições (com os pneus aínda frios e piso molhado), o Efficient Grip conseguia ter mais aderencia, mais cedo. Os ER300 eram bons também, tinham uma boa aderencia, simplesmente demoravam um pouco mais a aquecer.

Agora, vou ter que mudar porque estão comidos por dentro.

Os próximos deve ser os CPC5. (Talvêz possa apanhar um lote que tenha sido "made in Portugal"! [:cool:] )

E uma curiosidade, com os ER300, em quatro pneus, tive 3 furos lentos, (um em cada roda) com estes até agora, nem um furo!

Não tens problemas! [;)]
Já gastei 6 ou 8 ER300 e foram pneus que adorei, excepto gastarem-se muito por fora, por causa das estradas que utilizo habitualmente. Nunca fiz mais de 60.000kms, por os pneus gastarem por fora como disse, mas também por no percurso diário, além de estrada com pouca aderência, também passo uns bons kms em estrada que parece lixa. Furos, também tive vários, pregos e parafusos espetados bem até ao fundo, mas com os Vredestein Hi-Trac 2 que tenho (4 e já não se fabricam e vou ter de substituir 2), também já tive 2 furos.
Pois...[s)]

Uma coisa que me faz confusão também, mas não me admira muito porque há muita gente que até devia ser "culta e esperta" que acha que os pneus são todos iguais. Eu costumo dar o exemplo das borrachas. A de apagar tinta é rija e gasta-se pouco e agarra pouco, a de apagar lápis é macia, agarra muito e gasta-se rápido. Nos pneus o caso é idêntico. Algumas pessoas percebem e outras idiotamente não mudam de opinião. Há muita gente que tem carros com jantes e pneus grandes e largos, mas não monta depois pneus bons por falta de dinheiro, não por achar que é tudo igual. Quando compram os carros não estão conscientes do custo dos pneus e depois obtam por uma solução de compromisso.

Pois...[s)]

Sinceramente, isso já não me admira em nada, ver malta com os pneus com os arames à mostra.
O que me deixa de queixo caído, é ver malta com topos de gama, o tuga que ganha 500€ e compra um carro novo e depois vai meter pneus "semi velhos".
Aqui ao pé de mim (Alverca) tem uma casa destas de vender pneus "semi velhos", e tenho a certeza que aquela casa tem mais clientela do que todas as outras casas juntas.
Isto está mau, todos nós na altura da compra de um carro ficamos babados com umas jantes quando maiores melhor, quando mais largo for o sapato melhor mas.....não fazemos o trabalho de casa. Depois na altura de trocar de sapatos temos surpresas.[;)]

Uma coisa que me faz confusão também, mas não me admira muito porque há muita gente que até devia ser "culta e esperta" que acha que os pneus são todos iguais. Eu costumo dar o exemplo das borrachas. A de apagar tinta é rija e gasta-se pouco e agarra pouco, a de apagar lápis é macia, agarra muito e gasta-se rápido. Nos pneus o caso é idêntico. Algumas pessoas percebem e outras idiotamente não mudam de opinião. Há muita gente que tem carros com jantes e pneus grandes e largos, mas não monta depois pneus bons por falta de dinheiro, não por achar que é tudo igual. Quando compram os carros não estão conscientes do custo dos pneus e depois obtam por uma solução de compromisso.[/QUOTE]

Por acaso nunca tinha ouvido falar nesse exemplo da borracha, mas na minha opinião, tem toda a lógica.

Eu acredito que estamos em crise, não há dinheiro como havia, não fizeram o trabalho de casa na altura de comprar o carro, mas sou da opinião que já que não podem montar 4 de uma vez, montem aos 2. Não podem comprar pneus premium, metam marcas mais económicas e que possam ter alguma qualidade. Mas agora meter pneus velhos???[8b]

Só a titulo de exemplo: a minha maria tem um clio 1.5dci van de 2005.
No ano passado meti 4 pneus novos, não por estarem gastos, mas sim porque desde à 2 anos que tenho a astra h, o clio faz cerca de 7/8.000km/ano. Faz um trajecto diário de em cidade-nacional de 20km +/-, em que dificilmente passa dos 60/70km/h. Fazia sentido meter 4 topos de gama?
Como aquilo é jante de ferro 14, os pneus até são baratos, mas optei por montar 4 mabor sportjet novos.
Sei que aquilo não é nada de outro mundo, mas para as necessidades dela, para o trajecto, para a rotina acho que serve perfeitamente e nunca vai meter em causa a segurança.
Se podia meter uns Continental/Brigestone?! Felizmente sim (ainda), pois com 175/65R14 o preço subia uns 10€/pneu. Mas penso que fiz a escolha mais racional.

Na minha astra h, se meto mabor? Não!
É o nosso carro de passeio, férias, AE, que arrisco mais um pouco, mais pesado, mais família lá dentro, o pequenote, mais responsabilidade. Logo que troque de pneus, não necessito de ir para uns "topo de gama super sport" para fazer curvas a "cento e cem", pois até que nem faz parte do meu tipo de condução, mas vou optar por uma marca premium e com um bom feedback do pessoal.

A chuva está aí. Vamos ver quantos pneus chineses ou carecas irão provocar acidentes..
Eu já estou a caminho...para as horas que passo dentro do carro, não me vou aventurar.
Sem ligar muito ao preço, o que aconselham para fiat punto mk2 185/60/14 ? Queria um pneu com boa segurança em tempo de chuva mas com durabilidade e baixo consumo.
Tenho visto algo como isto:
Dunlop Sport BluResponse
Goodyear Efficient Grip Performance
Continental Conti-PremiumContact 5
Uniroyal

Venho pedir uma ajudinha para o carro da esposa.

Tem um fiesta de 2007 com uns continental sportcontact2 (acho que o modelo é este), montados desde novo. O carro tem sensivelmente 33mil km e os pneus ainda apresentam um rasto jeitoso no centro, apenas apresentam mais desgaste nas laterais.

Se tiver em consideração o rasto, os pneus ainda estão em condições, o que me deixa na dúvida é a idade dos pneus. Acham que está na altura de os trocar ou posso aguardar mais algum tempo? Se sim o que me aconselham a meter, como já perceberam não têm se ser nenhuns topo de gama porque ela anda muito pouco, mas ainda assim quero uns pneus de qualidade, nomeadamente à chuva.
A medida é 195/45 R16.

Desde já obrigado,

Tmoura

A minha sugestão: Dunlop Sport BluResponse, face ao pretendido.

Os melhores pneus que deves conseguir comprar nesta medida: Michelin Pilot Sport 3.

Se precisares de alguma coisa, apita [;)]

Ontem tive a primeira experiência à chuva com os Goodyear EfficientGrip Performance e após algumas "brincadeiras" fiquei com excelente impressão deles no molhado, nunca me assustaram minimamente. Já que falaram em pesos, os meus estão montados numa unidade com cerca de 1265Kg.

Voltar
Superior