Então posso comprar dentro da gama
Pneus para todas as estações homologados de inverno (51)
Marcas com michelin, bridgstone e vredestein que vou bem servido?
Depois em caso de mandarem parar, os pneus são acusados como de inverno ?
Já passei por muita neve, mas a minha experiência é bola. A questão das correntes meto sempre que é obrigatório ou caso as condições obriguem? Posso andar à velocidade e distância que eu quero?
Obrigado a todos!
Edit: tive a ver reviews e videos fiquei com a ideia que all season não é carne nem peixe, não sei se é a mais correcta.
Pneus all-seasson tem sido o meu drama estes meses.
Um pneu para ser certificado para inverno tem de ter o símbolo de neve, "3 peak snow rated tires". O teste é basicamente ser capaz de fazer uma rotunda X vezes à velocidade Y dentro de certas condições. "qualquer pneu" decente consegue isso. Quando é obrigatório pneu de inverno só tem de ter esta certificação (alguns países também exigem que o pneu tenha mais de Xmm de profundidade, acima do mínimo).
Depois tens de ver que "all seasson" varia muito, porque tem de haver compromissos, alguns são muito bons em tudo, desde que não exista neve (
bridgstone), outros são bons em neve mas não em seco (continental). vredestein é super perigoso em neve! tens videos no YouTube, parecem pneus de verão a deslizar na neve.
Muita gente que fala mal dos allseasson, mas allseasson é um mundo, e por vezes usam pneus baratos que acabam por ser piores que os allseasson que criticam, tens de ver com atenção. De qualquer maneira ou vais para uns todo de gama ou esquece.
https://www.adac.de/rund-ums-fahrzeug/tests/reifen/ganzjahresreifen/235-55-r17/ tens aqui um bom teste. O continental para o que queres, "bom" em neve não tão bom em seco.
Correntes não é em geral obrigatório, mas convém teres, porque podes ficar bloqueado, e em condições extremas um allseasson vs um de neve é onde faz a diferença.
Em geral se vais andar por estadas principais podes ir para uns bons allseasson, tipo continental allseasson contact , vão se comportar optimamente, agora se vais andar por estadas não limpas cheias de neve, ai nem pneus de neve servem, tens de ir para pneus de neve nórdicos (que têm picos - metal ou borracha).
A grande diferença do "continental allseasson contact" para uns pneus de neve, é o gelo, ou seja, se a estrada tiver gelo estes pneus não agarram tão bem, isso tem de ser de inverno ou vais com extra cuidado. A tua viagem são vários meses, varias temperaturas, vais ter de fazer compromissos.
Pneus de inverno perdem qualidade acima dos 7 graus, e é muito má ideia, desde consumo a desgate manter um pneu de inverno acima dos 7 graus.
A minha recomendação vai para o continental allseasson contact se quiseres dos melhores para neve, com um compromisso que não é tão bom em seco. Se quiseres perder um pouco de aderência em neve mas ganhar em tudo o resto, os melhores de longe são os goodyear vector 4seasons gen-3, até os podes manter depois uns tempos em Portugal até estar na hora de os trocares. Mas cuidado que muitos Goodyear à venda não são a gen-3 e ainda és enganado.
Em geral:
Pneus de verão: a borracha fica muito dura abaixo dos 7 graus com uma perda brutal de aderência.
Pneus de inverno: Abaixo dos 7 graus é quando ficam bom, acima de 7 ficam demasiado moles, prejudicando até a segurança.
All season: depende dos fabricantes, mas tem uma temperatura ideal cerca de -5 graus a 30 graus, fora desta temperatura a borracha prejudica a performance do pneu.