Tópico dos Pneus

Já ha algum tempo que tenho pensado em vir aqui dar o meu contributo,
e parece que vai ser desta.

Para quem está interessado em comprar pneus novos, tenho algumas dicas
que vos podem ajudar.

Todos os pneus são avaliados segundo a norma UTQG - Uniform Tire
Quality Grading, onde para cada pneu são atribuidos 3 indices que indicam
a qualidade no pneu no que diz respeito a durabilidade, a tracção e a
temperatura.

Todos os pneus, ou pelo menos a maioria, possuem os valores destes indices
escritos nas suas laterais, parametros esses que devemos ter atenção
quando compramos um pneu novo.

Desta forma deixo aqui os indices e os respectivos valores :

Treadwear :
Valores entre 60 e 620, sendo o 100 o valor de referência.
Quando mais alto este indice, maior durabilidade tem o pneu.
Exº: Um pneu com indice 200 dura teoricamente o dobro da kilometragem
que é conseguida com um pneu de indice Treadwear de 100.

Traction :
AA, A, B ou C.
Este indice representa o grau de aderência do pneu em piso molhado.
O indice C é o pior em termos de tracção.

Temperature:
A, B ou C.
Este indice reflecte a resistencia do pneu as variações de temperatura e
a sua capacidade de dissipar o calor. O pior é o indice C.

Portanto se pretendem um pneu que faça muitos kms, escolham o que tiver
o indice Treadwear mais alto, tendo em mente que quanto mais alto é este
indice mais prejudicada sai a tracção (grip). Pneus com indice de Treadwear
a rondar os 300 já tem uma durabilidade jeitosa (media 35.000 a 55.000 kms).
Como disse estes indices reflectem condicoes de teste controladas é obvio
que o desgaste dos pneus varia muito com o peso e as condições do carro,
a potencia do mesmo e o estilo de condução. Estes indices são apenas
indicadores.

Os melhores pneus em tracção são aqueles cujo indice é AA, e normalmente
são pneus de muito alta peformance, mas com desgaste rápido, uma vez
que são construidos com base em compostos de silica que lhe conferem
uma textura macia.
O mais comum é o indice A, sendo que abaixo disso são pneus de
fraca qualidade em termos de aderência no asfalto.

A nivel de temperatura, o mais comum também é o A. Abaixo disso são pneus
de fraca qualidade para asfasto.

Praticamente todos os pneus tem estes indices em letras pequeninas nas
paredes laterais, é uma questão de estarem com mais atenção quando
comparam pneus, e seleccionarem aqueles que melhor correspondem as
vossas necessidades.

Já agora, e em género de opinião pessoal, há uma marca de pneus que é
excelente, e que vejo poucas vezes mencionada talvez porque seja pouco
conhecida cá.
Trata-se da HANKOOK da qual só tenho tido excelentes referências para além
da experiência que tive com um jogo de pneus desta marca num
Opel Corsa B também ter sido excelente.

Pneus duráveis e seguros e de preço inferior as marcas premium.

Encomendei recentemente um jogo de 4 pneus desta marca para o MB C220CDi
do meu pai na medida 225/50/R16 92Y e são excelentes.
Melhores que os anteriores Michelin que tinha, a quase metade do preço.

A Hankook é o 7º maior fabricante mundial de Pneus. Pena que cá em Portugal
sejam dificeis de encontrar, pelo que os tenho de encomendar de fora.

Já agora, e porque muitas vezes surgem estas duvidas, aqui fica um tabela
com a maior parte das marcas conhecidas de pneus com as respectivas
associadas, segundas linhas etc.

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Tire_Companies

Espero ter sido util.

Abraço e bons kms !

A Hankook é neste momento o 5º maior produtor de pneus do mundo.
Tem vindo ao longo do tempo melhorando a sua gama e produtos, tendo actualmente dois excelentes modelos de topo, o S1 EVO e o R-S2 Z212.
Tem tambem uma excelente gama 4x4, area aonde são muito fortes.

Pena que no mercado nacional o preço destes pneus esteja um pouco inflaccionado, pondo-os ao mesmo nivel de algumas marcas premiun.

Desculpem-me mas também estou indeciso na escolha de pneus, e preciso da vossa ajuda.

Tenho que meter pneus em dois carros: BMW 320d (136cv) e um Honda Jazz 1.2.
Os pneus que estão montados no BM são: Goodyear NCT5 205/15" - queria mudar de modelo, nunca gostei destes em piso molhado.Ainda tenho muito piso mas já estão vidrados (têm mais de 70.000 Km)
Os do Honda são: Yokohama A-spec 185/14" - agarram bem em seco e molhado (duraram 55.000 Km)

Já li este tópico todo e os que melhor falam (para o BMW) são os Toyo , os RE720 e os ER300. Eu preferia os Toyo, mas os meus pais não, porque eles podem durar pouco (- de 50.000 Km). O que vocês acham? Duram menos que 50.000 Km? Eu sou o que anda mais depressa, mas não constantemente.

Em relação aos pneus do Honda, se calhar, vamos apostar nos mesmos. Se souberem de uma alternativa, digam-me![:cool:]

Para o BMW, que deve ser os 205/60R15, aconselho-te os Bridgestone ER300, Michelin Primacy HP ou Goodyear Excellence. Isto nas marcas mais conhecidas mas tens outras optimas opções como os Pirelli P7, Hankook K105 ou BFGoodrich Profiler.

Para o Honda, podes meter pneus identicos.

Penso que se está a referir aos RE050A Pole Position. Que eu saiba não existe o RE050 Pole Position. O piso do RE050A Pole Position é igual ao do RE050A. Julgo que o tipo de borracha é que será diferente.

Diz que, em princípio, não deve vir para a Europa. Se assim fôr é uma pena, porque este pneu tem recebido os mais variados elogios lá por terras do Tio Sam.

Boas pessoal,

De facto tens toda razão lamento a minha falta de zelo, efectivamente é RE050A PP.

Penso que se está a referir aos RE050A Pole Position. Que eu saiba não existe o RE050 Pole Position. O piso do RE050A Pole Position é igual ao do RE050A. Julgo que o tipo de borracha é que será diferente.

Diz que, em princípio, não deve vir para a Europa. Se assim fôr é uma pena, porque este pneu tem recebido os mais variados elogios lá por terras do Tio Sam.

Boas pessoal,

não querendo aborrecer parece que a diferença está na carcaça e nos ombros do pneus, o que provoca o tal excesso de ruido.

Saudações pneumaticas

O corsa traz montados pneus Continental ContiPremiumContact já com 40000km.

só ontem é que reparei que um deles tem um prego bem encrostado.(1-2mm para lá do pneu) :sh)

nem sei à quanto tempo é que ele está assim...mas hoje já vai ao "médico"...

o Astra traz montados Bridgestone Turanza ER 300.

até agora 5*

[:cool:]

Bem, deixa ca semear mais uma duvida

Tenho que trocar os 4 da minha "gaja" e ela calça uns 205-55-r16

Actualmente tenho uns Michelin Primacy e aquilo é um tapete na estrada, mas ja tive a ver e os preços para o Primacy HP estão um bocado agrestes e então andei a sondar o mercado e malta amiga para me sugerir o que posso colocar na carrinha, a um preço acessível (+-100 euros cada pneu com tudo incluido) e que tenham uma durabilidade acima de 40-50 mil km

Fiquei indecido entre

- eagle F1 (mas parece que o pneu é tao bom a aderir à estrada quanto macio, por isso é capaz de derreter, embora tenha curiosidade em experimentar...)

- continental contact (não tenho experiencia nenhuma mas farto-me de andar em carros com esse tipo de pneus e acho-os ligeiramente mais rijos que os Michelin, mas são aceitáveis

- ja me falaram dos Turaza ER300, mas nao conheço

Chutem sugestões

A carrinha em questão é uma Laguna II Break 1.9

Obrigado :)

[:blush:]

mete uns matador [:)]

PS.: os Turanza do astra têm essa medida e até agora nada a apontar.

Last edited:
Desculpem-me mas também estou indeciso na escolha de pneus, e preciso da vossa ajuda.

Tenho que meter pneus em dois carros: BMW 320d (136cv) e um Honda Jazz 1.2.
Os pneus que estão montados no BM são: Goodyear NCT5 205/15" - queria mudar de modelo, nunca gostei destes em piso molhado.Ainda tenho muito piso mas já estão vidrados (têm mais de 70.000 Km)
Os do Honda são: Yokohama A-spec 185/14" - agarram bem em seco e molhado (duraram 55.000 Km)

Já li este tópico todo e os que melhor falam (para o BMW) são os Toyo , os RE720 e os ER300. Eu preferia os Toyo, mas os meus pais não, porque eles podem durar pouco (- de 50.000 Km). O que vocês acham? Duram menos que 50.000 Km? Eu sou o que anda mais depressa, mas não constantemente.

Em relação aos pneus do Honda, se calhar, vamos apostar nos mesmos. Se souberem de uma alternativa, digam-me![:cool:]

Boas,

em relação ao Honda deve ser a medida 175/65 R14 A349?
podes montar igual mas não é fácil encontrar...poderás equipa-lo com pneus dentro da mesma marca mas mais comerciais que é actualmente o Adrive, apesar de não ser a tua necessidade poderá ser para muito boa gente que compras pneus dificieis de encontrar e quando apenas necessita de 1, fica apeado.
Já agora para o BMW tens também no piso Adrive ou cdrive como uma opção válida e mais barata do que os Bridgestone

Saudações pneumaticas

Bem, deixa ca semear mais uma duvida

Tenho que trocar os 4 da minha "gaja" e ela calça uns 205-55-r16

Actualmente tenho uns Michelin Primacy e aquilo é um tapete na estrada, mas ja tive a ver e os preços para o Primacy HP estão um bocado agrestes e então andei a sondar o mercado e malta amiga para me sugerir o que posso colocar na carrinha, a um preço acessível (+-100 euros cada pneu com tudo incluido) e que tenham uma durabilidade acima de 40-50 mil km

Fiquei indecido entre

- eagle F1 (mas parece que o pneu é tao bom a aderir à estrada quanto macio, por isso é capaz de derreter, embora tenha curiosidade em experimentar...)

- continental contact (não tenho experiencia nenhuma mas farto-me de andar em carros com esse tipo de pneus e acho-os ligeiramente mais rijos que os Michelin, mas são aceitáveis

- ja me falaram dos Turaza ER300, mas nao conheço

Chutem sugestões

A carrinha em questão é uma Laguna II Break 1.9

Obrigado :)
Boas,

40.000 a 50000 km poderá ser a média de desgaste.

Sinceramente aconselho-te os Michelin Primacy HP em indice velocidade V poderão ser mais caros do que muitas alternativas mas poderão ser mais baratos se te fizerem + Km.
Não vale a pena dar-te mais alternativas porque nessa medida existem n marcas a n preços. Acho que para o turanza ER300 se for em V muito bem contudo se for em W apesar de ser uma berlina montaria os potenza re050A apesar de ficar uma condução um pouco mais dura visto ser um pneu desportivo.

Saudações pneumáticas

tal como tinha dito acima, fui levar o corsa ao "médico" para tirar o prego que tinha no pneu.

após tirarmos os pneus vimos que em vez de um prego, tinha dois objectos cortantes, um em cada pneu :eek::eek:

1.jpg

felizmente estavam ambos à superficie e os pneus não apresentavam fugas, senão lá eram dois pneus novos....

muito cuidado por onde andam com o carro

[:blush:]

JCSPOWER, Alpiger e CGP,

Muito obrigado pelas sugestões. De facto, o Honda monta 175. Os ASpec, no sítio onde o meu pai montou os pneus, estão descontinuados. Acabou por meter os Adrive que, segundo lhe disseram, são semelhantes aos Aspec. 4 pneus + montagem + alinhamento ficaram em 219.98 (IVA incluído). Acham que foi caro?

Em relação ao BMW, ainda não comprámos, mas estamos mais inclinados para os ER300. Alpiger, diz aí onde é o teu atelier de mecânica, que talvez passe por lá para meter os pneus no BMW.

O corsa traz montados pneus Continental ContiPremiumContact já com 40000km.

só ontem é que reparei que um deles tem um prego bem encrostado.(1-2mm para lá do pneu) :sh)

nem sei à quanto tempo é que ele está assim...mas hoje já vai ao "médico"...

o Astra traz montados Bridgestone Turanza ER 300.

até agora 5*

[:cool:]

tb tenho um corsa,kal e o teu?k pneus tas a pensar montar??

Acho que já fiz a minha escolha Bf profiler 2 a 63€ com montagem, medida 195-50 R15.

Agora tenho uma duvida que é a seguinte:
Devo mudar os pneus de trás que são os contcontact (ainda em excelente estado) para a frente e os profiler para tras? Ou monto os profier à frente??

Um abraço...

Tenho uma dúvida, não existe os BF profiler G e os BF profiler 2?

Qual a diferença?

Na última pro-teste vem um teste aos pneus com uma medida muito utilizada por nós: 205/55R16

Vou colocar aqui por ordem de preferência: (no fim está o preço minimo a que podem ser comprados)

1- Bridgestone Turanza ER300 - 92,00 euros

2- Continental Premium Contact 2 - 85,00 euros

3- Uniroyal Rally 550 - 83,50 euros

4- Vredestein Sportrac 3 - 100,00 euros

5- Dunlop SP Sport Fastresponse - 177,93 euros (preço dado pelo representante)

6- Firestone Firehawk TZ200 fs - 75,00 euros

7- Michelin Primacy HP - 103,00 euros

8- Pirreli P7 - 88,00 euros

9- Avon ZV3 - 93,00 euros

10- Kumho Ecsta SPT - 79,00 euros

11- Nankng Ultra Sport NS 2 - 55,00 euros

12- Goodyear Excellence - 89,95 euros

13- Fulda Carat progresso - 76,96 euros

14- Marangoni Vanto - 105,00 euros

Nota: Apreciação boa do 1 até ao 8, ou seja, comportamento bom tanto para seco como em molhado.
Apreciação média do 9 até ao 14, ou seja, não conseguem ter uma performance igual no seco e no molhado.

Back