Tópico dos Pneus

Não, mas é a que costumo usar, já veio assim do stand.

Sei que está errado mas para isso tinha de mudar os quatro, certo?

O k125 nessa medida ronda os 75 a 80€ mas uma vez que não tens a medida averbada NÃO RECOMENDO MINIMAMENTE A USARES ESSA MEDIDA.
Na inspeção o mais provável é chumbar e se fores mandado para numa operação stop julgo que são 120€. Devias ir ao stand pra te resolver essa questão porque eles deviam vender a carrinha com tudo legal, incluindo jantes e pneus homologados para a viatura.

na IPO pode passar por causa da % de erro admissível...

Numa Op. Stop leva com 250€ de multa, docs apreendidos e bónus de ida a IPO B (~100€) [;)]

Preciso de dois pneus novos atrás para a minha FIAT Croma, a medida é 225/45/R17 o que aconselham?

Pretendo pneus que tenham uma boa relação preço qualidade, não tenho ideia de comprar pneus muito caros, mas também não quero comprar nada que possa afetar a segurança ou que ao fim de 20.000 KM já estejam nas "lonas".

Para essa medida caso ainda esteja interessado tens este teste efectuado pela Deco Proteste https://www.deco.proteste.pt/auto/pneus/testes/pneus-225-45-r17/results:
Melhor do teste 72 pontos -> CONTINENTAL ContiSportContact 5 88,5€
Escolha acertada 66 pontos-> ESA-TECAR Spirit 5 UHP 65,94€

Nota: Podes ver tambem este teste que confirma os resultados da deco:
http://www.tyrereviews.co.uk/Article/2016-ADAC-Tyre-Test-225-45-R17.htm

gtue-sommerreifentest-2016-ergebnisse.jpg

Se o orçamento nao for muito e quiseres apostar em pneus chineses tens os LingLong Green MAX que ficaram em 13º lugar. Pessoalmente uso LingLong GreenMax nos 4 pneus do opel corsa 1.3 cdti 2005 sem problemas ate ao momento tanto em chuva como em seco para quem gosta de condução de passeio pois sao confortaveis e sem ruido significativo e duram mais de 50000km no eixo da frente.

Última edição:
Boa noite,
gostaria de obter opiniões/opções para a seguinte medida de pneu: 215/45/17.
Desde já agradeço toda a ajuda que me poderem dar.

Cumprimentos

Pessoal gostaria da vossa opiniao entre michelin primacy 3 e good year efficient grip performance...estou mais inclinado para os michelin mas quero a vossa opiniao, em medida 195/50 15...

Pessoal gostaria da vossa opiniao entre michelin primacy 3 e good year efficient grip performance...estou mais inclinado para os michelin mas quero a vossa opiniao, em medida 195/50 15...

Posso dar opinião dos GoodYear neste caso na medida 205/55 R16.

Muito bons pneus...muito equilibrados em ambos os aspectos quando se fala de pneus (grip em seco e molhado, duração e ruído) tendo, no meu caso, o único problema de ter umas laterais demasiado moles.

Para carro pesados e em locais com muitas rotundas ou estradas de serra...as laterais dos pneus gastam-se muito rápido em comparação com o resto do pneu.

Cumprs [;)]

Boa noite,
gostaria de obter opiniões/opções para a seguinte medida de pneu: 215/45/17.
Desde já agradeço toda a ajuda que me poderem dar.

Cumprimentos

Podes guiar pelos teste aos pneus 225/45/R17 mencionado acima.

Pessoalmente uso NEXEN Nfera su4 na medida 195/55/r15 no eixo da frente e estou satisfeito com estes pneus UHP pois sao muito bons em tudo tendo o desgaste uniforme percorridos quase 10000km e voltaria a compralos.

Tenho Primacy3 na medida 215/55R16 e estou muito satisfeito com eles, tanto que já vou no 2º jogo. O primeiro fez cerca de 60.000kms, e vou agora no 2º e sem razões de queixa.

Na última troca que fiz estive na dúvida entre os Primacy 3 e esses GY Efficient Grip Perfomance, e estive muito tentado a ir para estes, uma vez que o feedback é muito bom, mas quando ia a encomendar vi que estes GY não têm protecção de jante na medida que precisava, e optei por ir outra vez para os Michelin. Mas foi só essa a razão pela qual não experimentei os GY.

Obrigado pessoal...talvez os michelin façam mais quilómetros enquanto que os GY sáo mais baratos, apesar de os comportamentos serem muito semelhantes, penso eu e tenho esta ignorante opiniáo daquilo que tenho lido e ouvido...mas posso estar errado!

A semana passada troquei os pneus de trás pelos da frente e não sei se foi coincidência ou não, mas desde essa altura que ando com um sintoma bem estranho no carro.

Noto uma "chiadeira" exactamente igual àquela em que acontece quando se passa por pavimentos muito polidos mas sem ser nessa situação.. Noto principalmente em:

- Travagens (mesmo que suaves), quando durante a mesma passo por uma passadeira (presumo que por ser mais escorregadio)

- Ao fazer curvas mais apertadas, tipo rotundas mesmo que seja muito devagar. Não tem nada a ver com a chiadeira normal de uma curva a alta velocidade. Ainda hoje pensei mesmo que tivesse um pneu sem ar nenhum, pois chiava e ouvia um "bum bum bum" como se o pneu estivesse vazio.

Será que é devido aos pneus estarem "acamados" ao eixo traseiro? Não sei ao certo quantos km lá andaram mas provavelmente uns 15/25 mil e tanto os dianteiros como os traseiros ainda têm bastante piso. São uns Vredestein Sportrac 3.

Propositadamente fiz um arranque parado forçando ligeiramente a patinagem das rodas dianteiras e em alcatrão normal nem piou... fez o normal "raspar" das rodas a patinar mas chiadeira nem vê-la.

Última edição:
A chiadeira dos pneus em curva, nalguns carros (em geral com maior distância entre eixos agrava) vem mais do eixo traseiro, devido à "torção" a que estão sujeitos em curvas mais apertadas. Penso eu de que.

Verifica se a rotação dos pneus está ok por exemplo.

Verifica se a rotação dos pneus está ok por exemplo.

A rotação está ok. Até fui eu que fiz a troca e tive atenção a isso.

É curioso que em alta velocidade nem noto muito esse chiar mesmo quase no limite, é mais em baixa velocidade. E mais esquisito é fazer em travagens a direito.

Imaginemos a seguinte situação, vou a 50 ou 60km/h e começo a fazer uma travagem muito suave para parar num cruzamento... Tudo se passa normalmente mas se durante a travagem passar por uma passadeira ou algo mais escorregadio, ouço o chiar, quase como se as rodas bloqueassem momentaneamente, mesmo que já seja quase parado.

O carro está-me a fugir ligeiramente para a esquerda em acelerações mais fortes e para a direita quando levanto pé mas isso devem ser uns sinoblocos que estão com folga e vão ser trocados... Mas presumo que não tenha a ver com isso pois só notei isto quando troquei os pneus de eixo.

Nada melhor que demonstrar em video... Reparem na altura em que passo por cima da passadeira. Dá impressão que estou a fazer uma travagem bastante forte, quando não é o caso nem de longe nem de perto. Isto é irritante como tudo.

MAis um palpite.
Será algum sensor de ESP/ABS que está demasiado sensível e a travar uma roda traseira para corrigir algo erradamente?

Já tive uns pneus Kormoran que faziam disparar o ESP por tudo e por nada (mais para um lado que outro) apesar de não estarem a fugir...

Bem, deixar aqui o feedback dos Mabor Sportjet3 que acabei por colocar no meu Corsa C, à frente. Até agora seguro, boa estabilidade, boa aderência. O ruído não me tem parecido pior que anteriormente, o que também é bom.
Por menos de 100€ parecem ser uma boa escolha.

MAis um palpite.
Será algum sensor de ESP/ABS que está demasiado sensível e a travar uma roda traseira para corrigir algo erradamente?

Já tive uns pneus Kormoran que faziam disparar o ESP por tudo e por nada (mais para um lado que outro) apesar de não estarem a fugir...

Também já ponderei isso, até porque uma vez já tive de limpar aquela "roda dentada" do ABS porque ele accionava muito, mas hoje reparei que não deve ser o caso porque notei o "chiar" ao passar numa passadeira, mesmo sem ir a travar. Deve ser mesmo alguma "goma" ou o facto dos pneus terem estado muito tempo no eixo traseiro... A ver vamos como se vão comportar daqui em diante.

Review continental PC5 175/65 R14 82T

O carro é um colt CZ5 1.1 de 2008. já fiz cerca de 1500 km em AE, cidade com chuva e sol.
Em relação aos Debica passio II que estavam lá antes a diferença com piso molhado é enorme.
São menos ruidosos e agarram melhor. A travagem melhorou bem como o comportamento em curva.

Recomendo vivamente a compra destes pneus (ou os GY Efficient Grip performance - que tenho no Civic)

A meu ver os continental e GoodYear aqui referidos são os melhores pneus de turismo do mercado.

os 4 pneus continental pc5 + montagem, calibragem, valvulas novas e alinhamento ficaram por 200€ na pneus Abreu em Azurém - Guimarães.

Michelin Primacy 3 205 50 17 num Megane vs 205 55 17 numa Scenic, acho na Scenic muito mais capazes em molhado. A seco no Megane são muito porreiros.

Como a Scenic anda sempre nas calmas só posso dizer que satisfazem muito bem em seco e não tenho queixas.

Bem, relativamente ao "meu" problema do chiar nas passadeiras e afins...

Ontem estava parado e ouvi um carro a passar numa e a fazer o mesmo... Hoje por curiosidade falei com um amigo meu sobre isso e diz que os carros dele também fazem todos os mesmo.

Agora o porquê é que sinceramente não sei mas fiquei curioso.

Bem, relativamente ao "meu" problema do chiar nas passadeiras e afins...

Ontem estava parado e ouvi um carro a passar numa e a fazer o mesmo... Hoje por curiosidade falei com um amigo meu sobre isso e diz que os carros dele também fazem todos os mesmo.

Agora o porquê é que sinceramente não sei mas fiquei curioso.

Normalmente é por serem pneus de plasticos.
É como fazer curvas a escorregar. Os de plasticos fazem chiadeira brutal....

Outra é por terem pressão a menos. As laterais tocam no chão e provocam xiadeira.

Ou quando são novos e ainda têm a goma.

É os meus 5 tostões...

Voltar
Superior