Tópico dos Pneus

A respostas é simples, consegues controlar melhor uma saida de frente ou de traseira? Acho que é uma saida de frente mas daqui a pouco já aparecem aqui os pilotos de rally das nossas estradas que vão dizer que conseguem controlar melhor uma saida de traseira...

Se a frente fugir ainda podes controlar com o volante... Se perderes a traseira é provável que a seguir percas muito mais! Ou seja, com pneus novos atrás é mais dificil fazer soltar a traseira e será por isso mais seguro.

Eu ponho os melhores pneus no eixo traseiro.

Agora a questão de apanharumas surpresas em curva é ridicula... por algum motivo os pneus têm de ter no minimo 1,6 mm de piso!

Se a frente fugir ainda podes controlar com o volante... Se perderes a traseira é provável que a seguir percas muito mais! Ou seja, com pneus novos atrás é mais dificil fazer soltar a traseira e será por isso mais seguro.

Eu ponho os melhores pneus no eixo traseiro.

Agora a questão de apanharumas surpresas em curva é ridicula... por algum motivo os pneus têm de ter no minimo 1,6 mm de piso!
se perdes a frente, nao ha aderencia na frente...como e que controlas socom volante?

a UNICA situacao em que voltas a ter controlo da frente usando o volante e se REDUZIRES o angulo das rodas e, quando elas ganharem aderencia de novo, ai sim travares (se necessario) e virares o volante para o angulo correcto para fazer a curva.

diz-me quantos condutores, quando o carro foge de frente, nao teem tendencia a virar MAIS? ah pois...

e mesmo mais complicado controlar um carro do que o preconceitozinho diz:)
dai alguns lutarem por um ensino mais evoluido e um acesso mais facil a cursos de conducao avancada E defensiva. mas para muitos esses cursos nao servem de nada, porque o preconceito e a fe estao la para os ajudar nos momentos complicados, e ate sao bons condutores.

MSRP, o que tens que considerar e...se os pneus manhosos tivessem na frente, sera que tinhas evitado o jersey? sera que nao tinhas ido direitinho ao dito?
pois e, pois e:)
agora que ja passaste pela situacao, como e que controlarias uma eventual saida de frente?
o teu pe estava levezinho no acelerador (ou ate fora dele, ja que era curva), a ideia de tirar o pe do acelerador sai logo furada...
arranja a teoria toda, no papel nao e complicado por o carro de novo nos carris (tal como nao e com uma saida de traseira).
agora mete ai uma pitada de "imprevisto", e vais ver que toda a teoria serve para...nada!

pior ainda, no teu caso nao era so pneus piores atras, era uma grande diferenca no rasto E QUALIDADE dos ditos entre a frente e traseira(ao contrario do carro do Luis Miguel, em que os pneus nao tinham assim tantos kms quanto furaram)

ora isso da-te uma FALSA sensacao de seguranca...e com isso surgem mais facilmente erros de conducao, bem como comportamento "estranho" do veiculo.
nesse caso, como um par de pneus ja tinha 60mil kms e era de muito fraca qualidade, um acidente so seria evitado trocando os 4. aconteceu dessa vez, podia ter acontecido mais cedo ou mais tarde, com os pneus manhosos atras ou a frente. COM SORTE ate podia nunca ter acontecido...como podias ter dado um toque a um angulo diferente no passeio e ter capotado, mesmo devagar.. "it's an accident waiting to happen", traduz se encontrares expressao mais adequada[:D]

cada um poe os pneus onde se sente mais confortavel, agora ha e que saber assumir que se poe os pneus bons no eixo "tal" porque se SENTE melhor assim....o que e bem diferente de assumir por mil e uma razoes falsas que E MELHOR assim.

um exercicio engracado para TPC[:D]
montem pneus bons num eixo e maus noutro num carro com ESP, depois testem e comparem com o mesmo carro com pneus desfeitos nas 4 rodas!

Última edição:
Eu coloco sempre os pneus novos à frente no meu Peugeot 106. De momentos está com uns Falken Sincera SN-828 à frente e uns Bf Goodrich Touring atrás. Para mim torna-se lógica a razão porque ponho os novos à frente. Ora, as forças aplicadas nas rodas da frente são substancialmente superiores às aplicadas no eixo traseiro que se limita a rolar enquanto que na frente temos a tracção e a direcção...isto para um mesmo coeficiente de atrito do alcatrão. Portanto, a probabilidade de o eixo dianteiro perder primeiro tracção(visto de um modo simplista, porque também depende muito da distribuição de pesos) será superior à do eixo traseiro, logo, minimiza-se esse factor com os melhores pneus. Já para não falar que prefiro fazer um pião a ir de frente contra um muro... É assim que vejo as coisas...

PS: Já experimentei em condução mais afincada(ali por sintra, malveira da serra...) a leva-lo aos limites e noto que está com um escorregar muito linear e facílimo de corrigir. Quem vinha atrás é que me disse que o carro em tds as curvas fugia de traseira, coisa que nem dei por isso...

A propósio da troca de pneus. Eu sempre pensei que o melhor par de pneus devería andar no eixo com tracção por este provocar um maior desgaste. Não é assim?

Um abraço.

A propósio da troca de pneus. Eu sempre pensei que o melhor par de pneus devería andar no eixo com tracção por este provocar um maior desgaste. Não é assim?

Um abraço.
se nao andas a fazer arranques a patinar, NAO.

o desgaste dos pneus varia muito conforme as situacoes em que TU andas.

tudo tem a ver com o movimento e posicionamento das rodas relativamente ao alcatrao e ao carro, algo que e "condicionado" pela suspensao e varia muito conforme a TUA conducao e os sitios por onde andas.

os meus serie 3 sempre gastaram mais a frente que atras...e eu ate faco umas brincadeiras de vez em qd!
o meu 106 sempre gastou mais atras que a frente, apesar de ter uma frente super-incisiva (desgaste dos pneus nao e so quando escorregam/patinam!)
o meu focus gastou os 4 de forma igual
o golf da minha ex destruia pneus traseiros
ja o da namorada do meu patrao gasta mais os da frente (sao ambos 1.6!)
o vitara nao gasta pneus da frente

varia mt...:)

Boas mais uma vez Elise!

Em relação a ter tirado o pé do acelerador no meu toque, não foi isso q aconteceu (se acontecesse tinha sido azelhice minha). Tenho por hábito reduzir a velocidade antes das curvas e, se necessário, reduzir uma relação de caixa (com aquele carro fazia-o bastantes vezes, antes e depois do acidente) para depois poder "segurar" a frente com o acelerador.
Assim, respondendo à tua pergunta, o q faço qdo a frente sai (em rotundas molhadas, por exemplo), provocando ou não (também já aconteceu!) essa mesma saída, é realmente tirar o pé do acelerador e virar o volante (q pelo q tu dizes é errado, mas realmente tens razão e é o instinto). Bem ou mal, até à data não passaram de calafrios! Mas a única grande saída de traseira q senti naquele carro (no Polo a conversa é outra) deu molho e foi por isso q fiquei chateado...
Seja como for, quando tiver a oportunidade de rodar os 4 pneus igualmente, digo-te com toda a certeza q vou optar por trocar os 4 de uma assentada (até pq normalmente os descontos são "leve 4, pague 3" e não "leve 2, pague 1"! [:D]

Abraço,

MSRP

Boas mais uma vez Elise!

Em relação a ter tirado o pé do acelerador no meu toque, não foi isso q aconteceu (se acontecesse tinha sido azelhice minha). Tenho por hábito reduzir a velocidade antes das curvas e, se necessário, reduzir uma relação de caixa (com aquele carro fazia-o bastantes vezes, antes e depois do acidente) para depois poder "segurar" a frente com o acelerador.
Assim, respondendo à tua pergunta, o q faço qdo a frente sai (em rotundas molhadas, por exemplo), provocando ou não (também já aconteceu!) essa mesma saída, é realmente tirar o pé do acelerador e virar o volante (q pelo q tu dizes é errado, mas realmente tens razão e é o instinto). Bem ou mal, até à data não passaram de calafrios! Mas a única grande saída de traseira q senti naquele carro (no Polo a conversa é outra) deu molho e foi por isso q fiquei chateado...
Seja como for, quando tiver a oportunidade de rodar os 4 pneus igualmente, digo-te com toda a certeza q vou optar por trocar os 4 de uma assentada (até pq normalmente os descontos são "leve 4, pague 3" e não "leve 2, pague 1"! [:D]

Abraço,

MSRP

boas,

Sinceramente não vas por ai do pague 3 leve 4 porque isso dar um atestado de [8b]

Saudações pneumáticas

Boas,

Pessoalmente acho muito interessante o tema, porque na maioria das situações recomendamos colocar os melhores à frente em praticamente todos os carros sendo tracção dianteira ou traseira.
1. Em principio se colocares os pneus c/mais Km no eixo dianteiro poderá haver diferenças de desgaste e altura do piso o que pode fazer com que o automóvel fique com uma tendência para fugir para um dos lados, além da maior probabilidade de vibrações.
2. Numa situação de travagem ou de desvio de algo, teoricamente com os melhores pneus à frente, terás um melhor desempenho do sistema de travagem e da direcção.
3. Hoje em dia, a maioria dos carros ainda é a tracção à frente...ora o desgaste é mais rápido na direcção do que no outro eixo então os piores pneus na tracção mais rápido os substituis (comercialmente falando).
4. Todavia em 4x4 nomedamente os frelander montamos os pneus novos no eixo traseiro.
5. Nos automóveis com > 200 CC sempre o par de pneus novos atrás.
6. Porque é que os fabricantes de pneus, de automóveis e eu recomendamos realizar a rotação de pneus 10 em 10.000 km...nos carros de tracção dianteira quase sempre o desgaste é substancialmente maior do que no eixo traseiro, então não é um paradoxo?
7. (exemplo) e os automóveis com medidas diferentes? o que fazem? Um mercedes ClK 225/45 R17 e 245/40 R17 o que faz? os pneus de trás vão em 20 ou 40000 km, não têm nenhuma hipótese de realizar nada apenas prevenção (pressões de ar e alinhamento de direcção, amortecedores)
Todavia, todos os fabricantes de pneus aconselham a montar os melhores pneus atrás e as razões têm haver com que estão a escrever, ou seja, segundo eles é mais fácil controlar um carro quando sai de frente do que uma traseirada mas se perguntarem ao pessoal dos S2000 isso para eles é canja de galinha.
Pessoalmente recomendamos este exercicio, porém se alguém preferir os melhores atrás, realizamos o pretendido como é obvio.
Julgo que depende de cada automóvel e do condutor...gostava de provar
que o que escrevo é o melhor para os meus clientes, efectivamente a minha familia trabalha nista há decadas e ainda não tivemos nehum problema graças a Deus mas...já tive um despite (fugiu de traseira) na A5 com topo de gama mais de 3000Cc com 4 pneus novos a 110 Km/h
Azelhice? carro de *****? com um carro normal não acontecia nada
Pneus frios? óleo (gasóleo) no asfalto? má concepção da estrada? curva do Jamor

Só Deus sabe...apenas temos que calcular o risco porque em situações inesperadas somente o sangue frio e a experiência de cada um é que nos pode salvar do erro.
Qaundo ele quer não há nada a fazer...e por aqui me fico

Salvo melhor explicação

Saudações pneumáticas

se nao andas a fazer arranques a patinar, NAO.

o desgaste dos pneus varia muito conforme as situacoes em que TU andas.

tudo tem a ver com o movimento e posicionamento das rodas relativamente ao alcatrao e ao carro, algo que e "condicionado" pela suspensao e varia muito conforme a TUA conducao e os sitios por onde andas.

os meus serie 3 sempre gastaram mais a frente que atras...e eu ate faco umas brincadeiras de vez em qd!
o meu 106 sempre gastou mais atras que a frente, apesar de ter uma frente super-incisiva (desgaste dos pneus nao e so quando escorregam/patinam!)
o meu focus gastou os 4 de forma igual
o golf da minha ex destruia pneus traseiros
ja o da namorada do meu patrao gasta mais os da frente (sao ambos 1.6!)
o vitara nao gasta pneus da frente

varia mt...:)

Tá explicado! Obrigado.

Um abraço.

Há alguns meses meti dois pneus novos à frente no meu Clio 1.9 por apresentarem maior desgaste que os traseiros (normalmente é assim). Acontece que pouco depois, tanto ao entrar como ao sair de uma auto-estrada naquelas curvinhas apertadas o carro fugiu de traseira. O piso estava escorregadio e ia devagar, uma das vezes quase bati com a frente nos rails do meu lado esquerdo. Virei o volante para a direita bruscamente e lá me safei.

Um abraço.

Cada pneu tem um indicador sobre o peso máximo suportado, esse numero aumenta com o tamanho do pneu.

Se fores ver esse indicador nos F1 ou outro qualquer modelo, são iguais para a tua medida do pneu.
...
Isso quer dizer que, afinal os Eagle F1 GSD3 não são tão "moles" como me disseram
e que são OK para um A8 com o peso de 1.800 Kg ??? :confused:

sem duvida, ninguem se opos a isso.

mas porque a GARANTIA de que o carro esta mais seguro com os 2 pneus novos atras SE:
- ninguem no mundo consegue prever uma situacao de emergencia (se tivessemos essa capacidade, nao as evitavamos?)
- ninguem no mundo consegue prever QUE TIPO de situacao sera essa
- ninguem no mundo (para alem de ti proprio, se fores um condutor experiente, e mesmo esses nem sempre reagem de forma correcta em situacoes de emergencia) te diz como TU vais reagir. podes saber a teoria toda, ter lido 400 livros sobre conducao, ate ser campeao do mundo de F1, Rallys e tudo o mais...mas na 1a situacao de emergencia que apanhas na estrada, metes os pes pelas maos. pior ainda, na mesma situacao um outro "ze" qualquer resolve sem problemas!! um outro "ze" se calhar ja nao.

porque a referencia aos rallys se e sobejamente conhecido que nso, como humanos, reagimos de forma diferente quando PROVOCAMOS as situacoes ou quando e um imprevisto, mesmo que a solucao para o problema seja exactamente a mesma?

se as coisas NA REALIDADE sao assim, porque nega-las?

Aconselho-te a enviar o teu curriculum vitae para a michelin ou outro grande construtor mundial de pneus.

Anda tudo enganado no que respeita a segurança, tens de os ir ajudar que tu é que percebes disto

Nem todo gostam de andar com os pneus carecas atras e fazer drifts nas rotundas armados em campeão. Em termos de segurança os pneus novos devem estar no eixo traseiro.

vejam este video e tirem as conclusões:

http://www.youtube.com/watch?v=uryYbDS7RRE

Claro que não, um pneu que usa um A8 não é para aguentar 200 kilos por roda [;)] Quem usa essa medida são carros grandes e pesados

[FONT=Verdana,Arial,Helvetica]Os good year gsd3 nessa medida tem indice de carga 101 que corresponde a 825 Kg por pneu[/FONT]

Última edição:
Escolheria os meus: Bridgestone Potenza RE050A

Mas os Michelin Pilot Primacy são mesmo muuuuito suaves e são também muito bons!

Vai para os Michelin!

Então está explicado...os pneus melhores devem estar no eixo traseiro, porque isso de mudar os pneus em melhor estado para a frente é tudo um mito:( , tudo depende da nossa condução e mais nada!!

boa sorte a todos e tenham cuidado na estrada

fiquem bem[kiss]

Segurança dos pneus desportivos

Segurança dos pneus desportivos

Uma das condições para se optar por pneus do género dos pzero, potenza, f1, michelin pilot sport é fazer uma condução desportiva e ter um carro desportivo e potente?

Um pneu deste género não é mais seguro que um "estradista" que dura muitos kms?

Com um pneu deste género conseguimos uma melhor aderencia em molhado, diminuindo a probabilidade de ocorrer aquaplanning?

Melhoramos a capacidade de travagem e o comportamento do carro?

Ou pelo contrário é tudo igual?

alguns pneus com caracteristicas mais desportivas tendem a ter mais aderência e a suportar melhor as curvas devido á sua borracha mais macia..........isto comparando com pneus mais duros e portanto mais duradouros!

e ..em termos gerais é claro!

existem pneus duradouros com boas caracteristicas de grip!

Voltar
Superior