Eu comprei estes:
![]()
Goodyear / Eagle F1 Asymmetric 2
Sao brutais, em seco, em molhado... Bem superiores aos Dunlop Sp01, e já os considerava bons...
Medida 235/40/R18 95Y
Obrigado pelas respostas e já agora isso são sapatilhas para que preços?
Venho ao contacto dos ilustres forunistas experts em pneus para obter ajuda pois ando um bocado indeciso quanto ao que fazer para solucionar problema que tenho com os pneus dianteiros da minha carrinha.
Antes de mais convirá dizer que é uma carrinha com 10 anos da qual prevejo me desfazer em breve daqui a uns meses mas que ainda assim irá ter que fazer inspecção no mês que vem.
Tem 4 Michelin Energy 195 / 55 R15 85H só que os da frente um tem duas bolhas e a tela danificada e o outro tem uma lasca na parede lateral mas nesse nada que me pareça preocupante.
Várias hipóteses em aberto :
1 - Tentar arranjar um Primacy igual ao subselente e por este que está rigorosamente novo a rodar e por o que tem a lasca no seu lugar. A dificuldade é arranjar um Primacy (não é o HP o pneu será de 2002) nesta altura novo ou perto disso, parece-me quase impossivel só descobrir um carro em ferro-velho com um nunca usado. Sim sei a história da idade e das propriedades da borracha ao fim dos anos mesmo não usando e não sei o quê mas não sou muito crente nisso o pneu está óptimo esta seria a minha solução preferida mas mais dificil de executar ;
2 - Dar mais de 100€ por uma porcaria de um Michelin Energy e ficar com um pneu novo e outro a meio-uso ;
3 - Tentar arranjar um Energy usado em estado similar. A questão é onde e em que estado virá (safety issues) ;
4 - Comprar dois pneus novos que terão de ser necessariamente baratos logo voltamos aos safety issues ;
5 - Descobrir onde me retomem os dois Energy e me vendam outros dois de marca e modelo com um minimo de condições a um preço simpático (talvez a melhor solução). Não me dá jeito gastar mais de 80€ com esta brincadeira (montagem e calibragem incluida creio que alinhamento não precise).
Que me dizem?
Antecipadamente grato,
Carlito
Boas,
Há algum problema em colocar no Seat Ibiza a medida 195/50 15r em vez dos 195/55 15r?
Esta medida está homologada pelo livrete e a diferença de preços ainda é alguma entre as duas medidas.
Que impacto poderá ter no carro e condução?
A sugestão foi feita por um vendedor de pneus.
Mas o Dunlop SP01 não são comparaveis com os Eagle F1 porque nem estão na mesma gama. Tens é que comparar com o SP Sport Maxx
Venho ao contacto dos ilustres forunistas experts em pneus para obter ajuda pois ando um bocado indeciso quanto ao que fazer para solucionar problema que tenho com os pneus dianteiros da minha carrinha.
Antes de mais convirá dizer que é uma carrinha com 10 anos da qual prevejo me desfazer em breve daqui a uns meses mas que ainda assim irá ter que fazer inspecção no mês que vem.
Tem 4 Michelin Energy 195 / 55 R15 85H só que os da frente um tem duas bolhas e a tela danificada e o outro tem uma lasca na parede lateral mas nesse nada que me pareça preocupante.
Várias hipóteses em aberto :
1 - Tentar arranjar um Primacy igual ao subselente e por este que está rigorosamente novo a rodar e por o que tem a lasca no seu lugar. A dificuldade é arranjar um Primacy (não é o HP o pneu será de 2002) nesta altura novo ou perto disso, parece-me quase impossivel só descobrir um carro em ferro-velho com um nunca usado. Sim sei a história da idade e das propriedades da borracha ao fim dos anos mesmo não usando e não sei o quê mas não sou muito crente nisso o pneu está óptimo esta seria a minha solução preferida mas mais dificil de executar ;
2 - Dar mais de 100€ por uma porcaria de um Michelin Energy e ficar com um pneu novo e outro a meio-uso ;
3 - Tentar arranjar um Energy usado em estado similar. A questão é onde e em que estado virá (safety issues) ;
4 - Comprar dois pneus novos que terão de ser necessariamente baratos logo voltamos aos safety issues ;
5 - Descobrir onde me retomem os dois Energy e me vendam outros dois de marca e modelo com um minimo de condições a um preço simpático (talvez a melhor solução). Não me dá jeito gastar mais de 80€ com esta brincadeira (montagem e calibragem incluida creio que alinhamento não precise).
Que me dizem?
Antecipadamente grato,
Carlito
Boas,
Há algum problema em colocar no Seat Ibiza a medida 195/50 15r em vez dos 195/55 15r?
Esta medida está homologada pelo livrete e a diferença de preços ainda é alguma entre as duas medidas.
Que impacto poderá ter no carro e condução?
A sugestão foi feita por um vendedor de pneus.
O principal problema é ser ilegal. Pode passar na IPO, mas arriscas-te a apanhar uma multa da polícia, ainda que seja altamente improvável.
Depois, 195/50 não é a medida equivalente a 195/55. Ou seja, vais reduzir o diâmetro do pneu e, consequentemente, o erro de velocímetro. Para além disto, redução no conforto.
Mas ele escreveu que a medida 195/50R15 está homologada no livrete.
Não há problema nenhum desde que mudes os 4 ao mesmo tempo para essa medida.
O impacto é o carro ficar ligeiramente mais "duro". A altura da parede do pneu vai diminuir em 5%, vais ter cerca de menos 1 cm de amortecimento do pneu.
A meu ver e tendo essa medida no meu carro só vejo vantagens nesta medida.
Não reparei nisso. My bad.
De qualquer forma, não deixa de ser estranho estarem ambas homologadas, já que não são equivalentes.
De qualquer forma, a diferença de preço compensa tudo.
Eu tenho varias medidas homologadas no livrete. Desde 205, 195, 190, 185, jante de 15, 14, etc.
Se a diferença é apenas o carro ficar um pouco mais duro, penso que compensa []
Mas a regra é, ter homologação de medidas equivalentes entre elas.
Para isso, há variação da de todas as medidas para que a circunferência do pneu, se mantenha praticamente inalterada.
O que no caso acima indicado, acaba por não acontecer.
Mesmo em medidas equivalentes há sempre diferenças.