Tópico dos Pneus

Pessoal, estou com um problema...
Tenho um Peugeot 3008 Sport 1.6 112cv de 2011 com uns Michelin Primacy HP de origem (225/50 r17 98W) que estão com 55700Kms e os pneus da frente estão a começar a desfazer-se nas extremidades.
Conclusão: Preciso de mudar de pneus!
A minha dúvida é:
Coloco Michelin Primacy 3 ou Continental ContiPremium Contact 5?
Sugerem outra marca/modelo?
Agradeço desde já as vossas opiniões.

Alguém me pode ajudar no meu problema?
Não consegui ter nem uma resposta da vossa parte...

Eu sou mau para responder a estas questões. Primeiro, tive uns HP e achei-os maus. Segundo, em termos de pneus, e já que muito da nossa segurança depende deles, não concebo montar pneus para durar muito ou gastar menos gota: pneu é para agarrar bem, ponto final.

A que propósito mudou da frente para a traseira? Tem repartição de binário? Ou foi por outros fatores? Quais?
Tens consciência que ao teres os pneus nessas condições, se os tivesses colocado à frente, nas mesmas condições de circulação que referes (muito importante) o mais certo era teres ido parar ao meio da rotunda?

Se tivesse pneus velhos à frente o que tinha acontecido era a frente fugir, largava o acelerador e o carro agarrava.
Mesmo que escorregasse de frente, conseguia controlar com um misto de direcção e acelerador.

Já a traseira é o controlas... Quando foge a sério em molhado, é muito difícil de agarrar e com pneus da treta já foste...

Tens sempre um melhor controlo sobe a frente do carro do que sobre a traseira, daí que mesmo com pneus manhosos consigas controlar
muito melhor o carro do que com pneus gastos atrás.

Teres pneus novos à frente dá uma "falsa" sensação de segurança.

Exemplo:

Entras numa curva, os pneus da frente (novos) agarram bem, sentes a frente do carro segura, quando lá passa a traseira
com pneus velhos, cuja a aderência é muito inferior, foge te a traseira.

Pneus novos à frente engana o condutor. Sentes que tens determinada aderência, quando na realidade o eixo traseiro
pode não ter nem metade da aderência que sentes que a frente tem, acabando por fugir quando menos esperas.

Se tivesse pneus velhos à frente o que tinha acontecido era a frente fugir, largava o acelerador e o carro agarrava.
Mesmo que escorregasse de frente, conseguia controlar com um misto de direcção e acelerador.

Já a traseira é o controlas... Quando foge a sério em molhado, é muito difícil de agarrar e com pneus da treta já foste...

Tens sempre um melhor controlo sobe a frente do carro do que sobre a traseira, daí que mesmo com pneus manhosos consigas controlar
muito melhor o carro do que com pneus gastos atrás.

Teres pneus novos à frente dá uma "falsa" sensação de segurança.

Exemplo:

Entras numa curva, os pneus da frente (novos) agarram bem, sentes a frente do carro segura, quando lá passa a traseira
com pneus velhos, cuja a aderência é muito inferior, foge te a traseira.

Pneus novos à frente engana o condutor. Sentes que tens determinada aderência, quando na realidade o eixo traseiro
pode não ter nem metade da aderência que sentes que a frente tem, acabando por fugir quando menos esperas.

Nunca te fugiu um carro de frente a sério, pois não? Especialmente em piso molhado...

A grande questão se queres aderência impecável em molhado, não podes andar com pneus com menos de 4 mm de piso em nenhum eixo...

Até já fugiu em seco, num daqueles alcatrões maravilhosos que no verão parecem manteiga...
A frente tu consegues controlar de 2 formas (direcção + tracção), a traseira pia muito mais fino.

Até já fugiu em seco, num daqueles alcatrões maravilhosos que no verão parecem manteiga...
A frente tu consegues controlar de 2 formas (direcção + tracção), a traseira pia muito mais fino.

Estás a falar bem... em piso seco. Em aquaplaning não controlas coisa alguma, é rezar e esperar que acabe tudo bem quando voltar a tracção.

A fugir de trás ainda tens a direcção (e tracção se for um FWD), a fugir de frente não tens rigorosamente nada.

Onde quero chegar é que com pneus gastos, à frente ou atrás, qualquer um que fuja é potencialmente catastrófico.

O único acidente que já tive nessa situação - não foi devido a pneus gastos, devo ter apanhado gelo ou óleo numa rotunda - foi com uma carrinha A4 que fugiu de trás, e sem atrito, é tudo tão rápido que parece que nada do que fizeres adianta, ou então ainda complica mais...

A forma de não ter problemas de consciência ao mudar os pneus, é como eu, agora com medidas diferentes a frente e atrás, cada eixo vai ter que lá andar até gastar... [;)]

Depende do aquaplaning. Se for uma poça funda e longa estás lixado e concordo contigo, se for apenas alguns mm de água
e apenas derrapaste tens algum controlo.

O problema é o tempo de reacção e a "surpresa".
Se a frente te agarrou bem e sentes tudo normal porque haveria a traseira de fugir? Mas quando das por ela já é difícil de agarrar.

Aconteceu me o que descreves num 156. Dessa vez na rotunda, consegui controlar o carro contra-brecando e assim que estava apontado para o sítio certo (saída da rotunda) foi acelerar e segura lo na chicotada da traseira.
Foi um belo susto.

De uma outra vez não tinha problemas alguns de pneus, mas tive de travar de repente a meio de uma curva que ainda por cima tinha uma junta de dilatação lá pelo meio e lá foi traseira. Dessa vez nem tive tempo de fazer nada, foi deixá-lo ir...

O melhor é mudar sempre os 4. Mas com a minha experiência se tiver de por só 2, vão para trás.

Tenho um pneu Michelin com 5 anos confirmados na data de fabrico do pneu, cujo rasto (mais no meio do que dos lados) do pneu se está a desfazer, a desaparecer, parece "farelos".

Porque é que isto acontece ? Qualidade da borracha ? Das pressões não é pois do outro lado o pneu é igual e está normal.

É perigoso andar com este pneu ou dá para andar até chegar às marcas de substituição ?

Tenho um pneu Michelin com 5 anos confirmados na data de fabrico do pneu, cujo rasto (mais no meio do que dos lados) do pneu se está a desfazer, a desaparecer, parece "farelos".

Porque é que isto acontece ? Qualidade da borracha ? Das pressões não é pois do outro lado o pneu é igual e está normal.

É perigoso andar com este pneu ou dá para andar até chegar às marcas de substituição ?

Os meus tambem já tem 5 anos de produção, e estou já um pouco secos, mas nao se estão a desfazer, mas se poderes mete uma foto para termos um melhor noção.
Mas 5 anos acho que já é um bom tempo para os pnes, o meu conselho é aguentarem agora no verão mas antes das chuvas meter pneus novos, é o que deverem fazer tambem, senão arranjar um bom negocio entretanto.

Estás a falar bem... em piso seco. Em aquaplaning não controlas coisa alguma, é rezar e esperar que acabe tudo bem quando voltar a tracção.

A fugir de trás ainda tens a direcção (e tracção se for um FWD), a fugir de frente não tens rigorosamente nada.

Onde quero chegar é que com pneus gastos, à frente ou atrás, qualquer um que fuja é potencialmente catastrófico.

O único acidente que já tive nessa situação - não foi devido a pneus gastos, devo ter apanhado gelo ou óleo numa rotunda - foi com uma carrinha A4 que fugiu de trás, e sem atrito, é tudo tão rápido que parece que nada do que fizeres adianta, ou então ainda complica mais...

A forma de não ter problemas de consciência ao mudar os pneus, é como eu, agora com medidas diferentes a frente e atrás, cada eixo vai ter que lá andar até gastar... [;)]

Não será bem assim.
Um FWD se fugir de frente tens a direcção e a tracção para compensar (não em casos extremos), se fugir de traseira não há direcção ou tracção que te salve.
Nos RWD quer fuja de frente ou traseira, consegues controlar, mas é preciso ter unhas.

Não será bem assim.
Um FWD se fugir de frente tens a direcção e a tracção para compensar (não em casos extremos), se fugir de traseira não há direcção ou tracção que te salve.
Nos RWD quer fuja de frente ou traseira, consegues controlar, mas é preciso ter unhas.

Estamos a falar em perda total de aderência. Quando o eixo da frente sai dessa maneira não adianta virar mais a direcção ou tirar o pé, ele sai direitinho para a frente, não tens hipótese.

Fugindo de trás ainda há a possibilidade de contrabrecar, no entanto o sacão que a traseira vai dar se recuperar aderência, normalmente acaba com o resto...

Isto a teoria é muito bonita, mas quando acontece, é tudo tão rápido que geralmente não há grande coisa a fazer...

Depois eu pergunto: com a tracção e direcção no eixo da frente, como é que nos ajuda, em caso de despiste, ter aí os piores pneus? Como podemos esperar que os pneus velhos e carecas, solicitados por várias forças em vários planos, se comportem melhor que uns pneus novos?

Com pneus velhos e carecas é errado esperar que façam alguma coisa de jeito nessa situação, seja à frente ou atrás.
Pneus com mais desgaste devem ir para a frente por 2 razões:

1º - é menos díficil lidar com um carro a fugir de frente do que de traseira. De frente apercebemo-nos logo, de traseira não.
Para além do tempo de reação, a própria reação em si também entra em jogo: controlar uma carro a fugir não é pra qualquer um, se for um FWD a fugir de traseira então...

2º - os carros já têm mais peso à frente, quando se trava acresce a transferência de peso para a frente o que resulta num maior atrito neste eixo, face ao traseiro, que fica mais "solto" (menor aderência/atrito). Em carros comerciais ou pequeninos apanham-se uns belos sustos à conta disto.
Conduzindo em linha recta ainda é naquela, agora travando mais a fundo em curva pode resultar na traseira a ganhar vida própria, voltando ao 1º ponto.

O ideal? Pneus novos, em ambos os eixos. É o único ponto de contacto entre a máquina e o solo, não convém arriscar.
Na prática, o que se deve fazer é trocar de tempo a tempo os pneus de eixo de modo a ter um desgaste homogéneo entre os 4 pneus.

Estamos a falar em perda total de aderência. Quando o eixo da frente sai dessa maneira não adianta virar mais a direcção ou tirar o pé, ele sai direitinho para a frente, não tens hipótese.

Fugindo de trás ainda há a possibilidade de contrabrecar, no entanto o sacão que a traseira vai dar se recuperar aderência, normalmente acaba com o resto...

Isto a teoria é muito bonita, mas quando acontece, é tudo tão rápido que geralmente não há grande coisa a fazer...

Em situações extremas fugir de frente ou traseira o resultado é igual para FWD e RWD.
Mas continuo com a minha, um FWD quando foge a traseira não há nada a fazer porque ao contra-brecar ainda pode ser pior, pois o coice que o carro pode dar em caso de ganhar aderência novamente pode fazer capotar o carro. Já tive muitas situações em que o carro me fugiu de frente e consegui controlar com a direcção e reduzindo com a caixa.
Não é por nada que os pneus novos devem ser sempre montados atrás nos FWD.

Os meus tambem já tem 5 anos de produção, e estou já um pouco secos, mas nao se estão a desfazer, mas se poderes mete uma foto para termos um melhor noção.
Mas 5 anos acho que já é um bom tempo para os pnes, o meu conselho é aguentarem agora no verão mas antes das chuvas meter pneus novos, é o que deverem fazer tambem, senão arranjar um bom negocio entretanto.

Agradecido pela resposta. Mas como é o carro da maria, um destes dias cai uma chuvada e lá apanha ela uma cagaço. Acho que vou tratar de meter 2 borrachas novas.

Mas porque é que isto acontece ?

Nota: Já tive pneus com 14 anos que foram fora por causa de estarem gretados, mas não se desfaziam. Nestes a borracha sai arrancada aos bocaditos....sai na estrada à mão não consigo arrancar a borracha.

Ver se ponho uma foto.

Quanto aos pneus novos atrás e saidas de frente e de trás em FWD e RWD...eh pá, deixem-se de teorias.....cada caso é um caso...são tantas as variáveis que cada caso É MESMO UM CASO: tipo de alcatrão, tipo de borracha, altura de água, dinâmica do escoamento de água, estado da suspensão no momento do esforço em saída, angulo das rodas face ao andamento, etc, etc, etc...

Virem para aqui dizer que se sai de frente é assim que comigo faço sempre assado....é teoria.

Sabem qual é a melhor prevenção para o carro não fugir de frente nem de traseira nas curvas: Andem devagar, encostados à direita nas curvas (que tenho apanhado uns grandes cagaços com cromos que se julgam os Raikonnens da estrada e que as curvas são todas deles), que já não vos acontece nada.

Quanto aos pneus novos atrás e saidas de frente e de trás em FWD e RWD...eh pá, deixem-se de teorias.....cada caso é um caso...são tantas as variáveis que cada caso É MESMO UM CASO: tipo de alcatrão, tipo de borracha, altura de água, dinâmica do escoamento de água, estado da suspensão no momento do esforço em saída, angulo das rodas face ao andamento, etc, etc, etc...

Virem para aqui dizer que se sai de frente é assim que comigo faço sempre assado....é teoria.

Sabem qual é a melhor prevenção para o carro não fugir de frente nem de traseira nas curvas: Andem devagar, encostados à direita nas curvas (que tenho apanhado uns grandes cagaços com cromos que se julgam os Raikonnens da estrada e que as curvas são todas deles), que já não vos acontece nada.

É a teoria porque é assim que acontece na maior parte dos casos. Isso do tipo de alcatrão, borracha, etc és já tu a desconversar. Daqui a pouco também vens dizer que o estado das marés influencia.
Já agora como prevenção o melhor é nem sair de casa, aí de certeza que o carro não vai fugir para lado nenhum.

Não será bem assim.

Não será bem assim.
Num FWD, se fugir de traseira também agarras. E também é preciso unhas, mas não tão compridas como as que precisas para segurar um RWD.

Em situações extremas fugir de frente ou traseira o resultado é igual para FWD e RWD.
Mas continuo com a minha, um FWD quando foge a traseira não há nada a fazer porque ao contra-brecar ainda pode ser pior, pois o coice que o carro pode dar em caso de ganhar aderência novamente pode fazer capotar o carro. Já tive muitas situações em que o carro me fugiu de frente e consegui controlar com a direcção e reduzindo com a caixa.
Não é por nada que os pneus novos devem ser sempre montados atrás nos FWD.

Quando um FWD ou um RWD fogem de traseira, é a mesma coisa. Só muda a forma de resolver a situação. Só é diferente quando a traseira dum RWD descola devido a derrapagem das rodas (demasiada potência).

Num FWD, se fugir de frente, e enquanto tiras o pé do acelerador para recuperares o controlo, pode ser tempo suficiente para o carro ir parar a outra faixa. Se fugir de traseira ainda é possível controlá-lo dentro da mesma faixa. Isto pode ser a diferença entre evitar ou provocar um acidente envolvendo outros carros.

Última edição:
Para mim, gastos é na frente. Assim acabo com eles mais depressa para colocar lá decentes.

Quando tenho pneus a ficar fracos só estico os mesmos se for Julho ou Agosto. Chega Setembro saltam fora.

Convém lembrar um ponto importante. Quando se tem pneus novos num eixo e fracos noutro devemos tarear a condução pelos fracos e não pelos novos. Estando na frente os novos teremos tendência inconsciente de pensar que os de trás gastos se comportam da mesma forma e pode correr mal. A situação oposta leva a que se a frente foge facilmente entramos sempre mais devagar nas curvas e metemos o nosso limiar de segurança/risco num ponto mais baixo.

Agora isto é como os clubes da bola: uns gostam de uma maneira outros de outra e no final é tudo o mesmo: Ter 1 eixo com pneus fracos é sempre um perigo e principalmente em condições adversas tem que se conduzir com cuidados redobrados.

Eu vejo o horóscopo e os shakras antes de sair de casa para saber se o carro foge de trás ou de frente.

Portanto na tua opinião se o carro fugir, ninguém faz nada porque ninguém sabe o que fazer com tanta variável.

Podes apanhar óleo na estrada e de nada te vale ir devagar encostado à direita. É teoria, mas quando aplicas na prática funciona.

A maioria já falou e bem.

A minha contribuição prende-se com o facto de conhecerem o carro que têm.O tipo de condução,alterações etc pode influenciar claro.

Há carros que têm tendência a fugir de frente e outros de traseira.

Quando ele disser como reage com o condutor(a) é muito mais fácil saber onde se colocam os pneus novos.

Espero ter ajudado.

156 sempre atrás C3 :)

Abraço Luiggi

Voltar
Superior