Tópico dos Recibos Verdes

Vou aproveitar para deixar uma questão.

quem emitir recibos num ano com valor abaixo de 12*IAS (419.22 *12 = 5030.64), fica isento de contribuição para a SS, certo?
como se processa isto? é preciso pedir antecipadamente (quando?) a isenção porque se pensa que vai ficar abaixo deste valor?

Não... Estás a raciocinar mal... :)

Os escalões são o máximo que pagas.

• Menos de sete mil euros: 14,5%
  • Entre os sete mil e os 20 mil euros: 28.5%
  • Entre os 20 mil e os 40 mil euros: 37%
  • Entre os 40 mil e os 80 mil euros: 45%
  • Acima dos 80 mil euros: 48%
Ou seja só vais pagar 14,5% aos 7.000€, depois os 28,5% é aos 20.000€ entre os 7.000 e os 20.000 vai aumentado dos 14.5% aos 28.5%.

Se ganhares 7.001€ vais sempre ganhar mais que se ganhares 6.999€, mesmo que fiques no escalão acima.

Mas o calculo que fiz para pagamento de imposto esta certo ? ou seja pagar de irs 1000€ se passar 7000€ em recibos ?

Se é o valor máximo entao eu passando 8000€ por exemplo a taxa poderá ser algo entre os 14,5 e os 28,5 entao ?

Ja agora , um acto isolado de 2000€ quanto é que terei de descontar de impostos nomeadamente irs e retenção na fonte irs ? ou seja dos 2000€ quanto fica de lucro ?

Julgo que no acto isolado pagas de IRS 25% à cabeça, mas não tenho a certeza.

Mas o calculo que fiz para pagamento de imposto esta certo ? ou seja pagar de irs 1000€ se passar 7000€ em recibos ?

Se é o valor máximo entao eu passando 8000€ por exemplo a taxa poderá ser algo entre os 14,5 e os 28,5 entao ?

Ja agora , um acto isolado de 2000€ quanto é que terei de descontar de impostos nomeadamente irs e retenção na fonte irs ? ou seja dos 2000€ quanto fica de lucro ?

Pessoal dos RV, estou com uma dúvida.

Recebi agora mesmo um e-mail da AT a dizer que não receberam a minha informação de facturas de Jun. E que ainda estou dentro do prazo (até 25 de jul), mas que devia entregar o mais cedo possível.

Mas eu só passo RV, directamente no site das finanças e nunca entreguei nenhum SAFT...

Não entendo o porquê deste e-mail...

Recebi agora mesmo um e-mail da AT a dizer que não receberam a minha informação de facturas de Jun. E que ainda estou dentro do prazo (até 25 de jul), mas que devia entregar o mais cedo possível.

Mas eu só passo RV, directamente no site das finanças e nunca entreguei nenhum SAFT...

Vinha fazer a mesma pergunta.

Só fiquei na dúvida porque de facto aquilo que actualmente passamos são facturas, não é? Recibos/factura...

Sim actualmente passamos facturas.

Mas estaríamos isentos porque as passamos directamente no site das finanças!

Por outro lado o SAFT mudou (e n refere nada aos RV), mas as alterações seriam sempre apartir de 1 de Jul, logo n teria lógica este e-mail na mesma, referente a Jun.

Vou aproveitar para deixar uma questão.

quem emitir recibos num ano com valor abaixo de 12*IAS (419.22 *12 = 5030.64), fica isento de contribuição para a SS, certo?
como se processa isto? é preciso pedir antecipadamente (quando?) a isenção porque se pensa que vai ficar abaixo deste valor?

Só ficas isento até 6*IAS.

Vinha fazer a mesma pergunta.

Cá para mim foi mais um erro das finanças.

Mandam para todos e quem tem de entregar entrega , quem está "isento" não entrega.
:sh):sh)

Finanças Portuguesas a baralhar os Portugueses desde 1900 [:D]

Esqueçam lá isso... RV são automáticos. Além disso, como é que obtinham o ficheiro SAFT a partir do Portal das Finanças???

Pois, passou-se o mesmo comigo... mas os meus recibos de junho estão todos lá, visto, obviamente só passar recibos a partir do site das finanças...

Desculpa lá, mas o q é um SAFT?... :o

Podem dar uma ajuda?

Tenho contrato por outrem e passo recibos verdes, mas como não chego aos quase 10k anuais estou isento como sabem de IRS e IVA.
Disseram-me que mesmo nestas condições no acto da venda de material desde o inicio do ano que tenho que entregar o IVA o que não me faz muito sentido pois eu pago-o quando compro e recebe-o quando vendo. alguem sabe de alguma mudança?

Obrigado.

Regime Normal ou isencao

Regime Normal ou isencao

Olá a todos.Pretendo iniciar actividade como produtor agricola, no entanto tenho duvidas em que regime me hei-de inscrever: Regime Isençao ou Regime Normal?
Penso facturar, no primeiro ano, cerca de 200,00/mes, pelo que á partida ficarei no regime de isençao. No entanto vou ter de comprar uma estufa e uma carrinha, pelo que se optasse pelo regime normal poderia deduzir cerca de 3000,00 de iva.
A minha contabilidade em qualquer dos casos sou eu que a faço, pelo que á partida não terei nenhum custo extra em qualquer dos regimes.
Qual o regime que hei-de optar????

Olá a todos.Pretendo iniciar actividade como produtor agricola, no entanto tenho duvidas em que regime me hei-de inscrever: Regime Isençao ou Regime Normal?
Penso facturar, no primeiro ano, cerca de 200,00/mes, pelo que á partida ficarei no regime de isençao. No entanto vou ter de comprar uma estufa e uma carrinha, pelo que se optasse pelo regime normal poderia deduzir cerca de 3000,00 de iva.
A minha contabilidade em qualquer dos casos sou eu que a faço, pelo que á partida não terei nenhum custo extra em qualquer dos regimes.
Qual o regime que hei-de optar????

A taxa contributiva da segurança social é 29,6% ou alterou? E para calcular o rendimento relevante, é 70 ou 75% do rendimento?

Obrigado.

Última edição:
Boa tarde

Estive a minha actividade de independente encerrada até o dia 1 de Maio, quando a reabri novamente. No final do mês de Abril, passei um recibo acto isolado e fiz a liquidação do iva nas finanças. Estou agora a preencher a declaração trimestral de iva para entregar e surgiu-me esta dúvida. Tenho que declarar em algum lado da declaração o recibo do acto isolado e a liquidação de iva pois Abril faz parte desse trimestre ou ignoro este facto?

Obrigado

Boa tarde

Estive a minha actividade de independente encerrada até o dia 1 de Maio, quando a reabri novamente. No final do mês de Abril, passei um recibo acto isolado e fiz a liquidação do iva nas finanças. Estou agora a preencher a declaração trimestral de iva para entregar e surgiu-me esta dúvida. Tenho que declarar em algum lado da declaração o recibo do acto isolado e a liquidação de iva pois Abril faz parte desse trimestre ou ignoro este facto?

Obrigado
Não, não vai em lado nenhum.

Voltar
Superior