Tópico dos Recibos Verdes

1-Então e quem estiver desempregado tem que fechar imediatamente actividade?

2-Se nao fechar actividade cada més que passa a divida aumenta para com a SS?

3- Se passarmos recibos de 350/300€ més quanto temos que pagar à segurança social?

Cumps

Vocês às vezes são preguiçosos... No site da Segurança Social está tudo explicado!

Aqui está um folheto em formato PDF com tudo explicado:
http://195.245.197.196/preview_documentos.asp?r=9304&m=PDF
Cliquem com o botão direito do rato e escolham Guardar Como/Save As.

Mas eu respondo à pergunta original: pelas contas que fiz, e pelo que li, se receberes menos de 2315,40€ por ano (6x o rendimento minimo mensal - também conhecido por salário mínimo - que são 385,90€), podes optar por pagar ou não segurança social.

Se ganhares entre 2315.40€ e 6946,20€ podes optar por pagar os 25,4% (taxa normal) sobre 1/12 desse valor. Ou seja, imagina que ganhas num ano 4000€, vais pagar 25,4% sobre 4000€/12 meses = 84,66€.

Eu sinceramente tb não pago. Trabalho para uma entidade pública que pertence ao estado. tenho um contrato assinado mas recebo a recibos verdes desde 8 de Abril de 2002...
O pior é que nem sequer tenho direito a receber subsídio de desemprego se alguma coisa correr mal.

Por essa razão não desconto e junto o dinheiro q não pago para a eventualidade de acontecer alguma coisa.

Dito por outras palavras, junto para a minha "segurança social", coisa que não teria se lhes desse o dinheiro todos os meses.
Recebo cerca de 600€ por mês, 100€ desse valor dou-o a instituições de exploração como a Galp,Bp,etc...Além desse valor preciso de comer,e de vez em quando lá vou ao veterinário onde su tratado como um animal pq não posso adoecer (estou a recibos! se faltar...rua), depois destas despesas há todas as outras.
Se pagasse à SS não teria dinheiro suficiente para viver.

Que se lixem todos e que metam o dinheiro no cú.

citação:Originalmente colocada por Quatrelle

Eu sinceramente tb não pago. Trabalho para uma entidade pública que pertence ao estado. tenho um contrato assinado mas recebo a recibos verdes desde 8 de Abril de 2002...
O pior é que nem sequer tenho direito a receber subsídio de desemprego se alguma coisa correr mal.

Por essa razão não desconto e junto o dinheiro q não pago para a eventualidade de acontecer alguma coisa.

Dito por outras palavras, junto para a minha "segurança social", coisa que não teria se lhes desse o dinheiro todos os meses.
Recebo cerca de 600€ por mês, 100€ desse valor dou-o a instituições de exploração como a Galp,Bp,etc...Além desse valor preciso de comer,e de vez em quando lá vou ao veterinário onde su tratado como um animal pq não posso adoecer (estou a recibos! se faltar...rua), depois destas despesas há todas as outras.
Se pagasse à SS não teria dinheiro suficiente para viver.

Que se lixem todos e que metam o dinheiro no cú.
Só falta pores aqui e teu nome e esperar que te apanhem:D
Compreendo a tua revolta pois a minha é a mesma mas eu prefiro ir pagando do que ser apanhado e ter que pagar tudo junto e com juros. Tive direito a um ano de isenção e comecei a pagar 147€ este mês. Se pudesse não pagar também não pagava. Se me dessem a escolher entre pagar e ter os beneficios que se têm e não pagar e não ter beneficios nenhuns acho que não pagava. Da forma que estão as contas da SS quando eu chegar aos 65 anos já ninguém se lembra do que é a reforma.

citação:Originalmente colocada por Y

Vocês às vezes são preguiçosos... No site da Segurança Social está tudo explicado!

Mas eu respondo à pergunta original: pelas contas que fiz, e pelo que li, se receberes menos de 2315,40€ por ano (6x o rendimento minimo mensal - também conhecido por salário mínimo - que são 385,90€), podes optar por pagar ou não segurança social.

Se ganhares entre 2315.40€ e 6946,20€ podes optar por pagar os 25,4% (taxa normal) sobre 1/12 desse valor. Ou seja, imagina que ganhas num ano 4000€, vais pagar 25,4% sobre 4000€/12 meses = 84,66€.

Então seguindo esse raciocinio se eu ganhar ao ano 3600€ vou pagar cerca de 76€ é isso?

citação:Originalmente colocada por dr_tuborg

E temos de ser nós a dirigirmo-nos à SS para nos cobrarem, ou a conta chega-nos a casa?
Temos que nos dirigir lá. [8]
Inscrevi-me quando a Ferreira Leite perdoou as multas, fiquei à espera da conta que nunca chegou, e quando fui pagar para ter a declaração necessária para a isenção de IMI, até andei de lado com os juros. Nojo!

citação:Originalmente colocada por Y

Y obrigado pelo esclarecimento!

Então pegando no teu exemplo: Quem ganhar 4000€/ano tem que pagar 84,66eur por més?

E quem passar recibos verdes mas estar entre o valor de 1.eur/2315.eur Não necessita de pagar nada à Segurança social?

Obrigado

citação:Originalmente colocada por EnginE

1-Então e quem estiver desempregado tem que fechar imediatamente actividade?

2-Se nao fechar actividade cada més que passa a divida aumenta para com a SS?

3- Se passarmos recibos de 350/300€ més quanto temos que pagar à segurança social?

Cumps

Sim passas um recibo de 300euros e pagas 147euros de SS...[xx(]

è a xulice complecta...[xx(][xx(][xx(]:(:(

Eu mtas vezes com os clientes faço logo pré-acordos em como nem "existe" recibo... fica mais barato para ele e é melhor para mim pois apesar de não gostar mto de fugir ao fisco, torna-se uma necessidade escapar a essa xulice.;)

Há trabalhos que prefiro nem os fazer se me exigirem recibo...pois perco dinheiro[8][8][8]

citação:Originalmente colocada por Neruson

Então seguindo esse raciocinio se eu ganhar ao ano 3600€ vou pagar cerca de 76€ é isso?
Pelas contas que fiz, sim, 76,20€/mês.

Então pegando no teu exemplo: Quem ganhar 4000€/ano tem que pagar 84,66eur por més?

E quem passar recibos verdes mas estar entre o valor de 1.eur/2315.eur Não necessita de pagar nada à Segurança social?
Pelo que li, sim, é isso mesmo. Se fizerem o download do folheto que indiquei, encontram essa mesma informação:

Remuneração a declarar em situações de baixos
rendimentos
#56256;#56452; 50% do RMM, no caso de rendimentos iguais ou
inferiores a 6 vezes o RMM (trabalhadores independentes
que requeiram o seu enquadramento facultativo</u>
no regime)
#56256;#56452; Duodécimo do rendimento ilíquido, com o limite
mínimo de 50% do RMM (trabalhadores independentes
de enquadramento obrigatório, com rendimentos
inferiores a 18 vezes o RMM num determinado ano civil,
incluindo o imediatamente anterior ao do início do enquadramento
no regime. (Esta remuneração é aplicada
mediante requerimento
do interessado).

Obrigado pelo esclarecimento!

Este assunto decerto tem mto interesse para mta gente
acredita ... já ajudou e muito!

Obrigado a todos!

Pois! é lamentável certas pessoas que vivem dos recibos verdes terem que pagar se ganharem mais do 6 salários(minimos) por ano, uma tristeza mesmo!

Fica ainda por confirmar a 100% se quem passa recibos inferiores a 6 salários ou até quem tem actividade aberta, mas nao passa recibos, se está a acumular divida para com a SS ou nao!

Cumps

Pessoal , li mas continuo á nora...ajudem-me lá

tenho 22 anos, os meus rendimentos anuais nao chegam a 10.000€ , se eu pedir o livro de recibos , tenho que pagar o quê e quando? já sei que no 1º ano tenho isenção, e depois???

mantenham a minha situação actual

citação:Originalmente colocada por PauloFVF

Pessoal , li mas continuo á nora...ajudem-me lá

tenho 22 anos, os meus rendimentos anuais nao chegam a 10.000€ , se eu pedir o livro de recibos , tenho que pagar o quê e quando? já sei que no 1º ano tenho isenção, e depois???

mantenham a minha situação actual

Também comecei a trabalhar agora, e foi com recibos verdes!
Quando pedes o livro de recibos tens que ir abrir uma actividade.
Vão-te certamente perguntar se tens a certeza que queres abrir, porque passado um ano começas a pagar à Segurança Social.
Depois de um ano de isenção tens que te dirigir à Segurança Social (antes de fazer um ano mesmo) e falares lá com eles, por a tua isenção estar a acabar.
Vais começar a fazer contas e ver que a recibos não rende muito, poir acabas por pagar bastante à Segurança Social.
Quando fores às finanças faz todas as perguntas, eles não se importam de explicar (pelo menos não tive muitos problemas).

No minimo, pagas 147,03€ por mês.
Só não percebi muito bem as vantagens de eu ter que pagar este valor... Será para ser mal atendido sempre que tenho que ir ao hospital?????? Deve ser!

- Quando inicias uma actividade, podes escolher duas áreas, salvo erro.
- No primeiro ano de actividade como trabalhador independente (Cat. B) estás isento de segurança social.
- Ao fim desse ano, e admitindo que tens um rendimento perto desses 10.000€, passas a ter que pagar os tais 147€ por mês de segurança social, indepentemente de fazeres 0€ ou 10.000.000€ por mês.
- Se quiseres ter protecção de desemprego, podes aderir facultativamente a um regime que implica um pagamento mensal superior.
- Por lei és obrigado a fazer retenção de IRS na fonte à taxa de 20%.
- Sempre que ultrapassares os tais 2000 contos de rendimento num determinado ano, és obrigado a pagar IVA no ano seguinte (salvo algumas actividades, como por exemplo a formação). Se não estou em erro se nesse ano seguinte obtiveres rendimentos inferiores aos 2000 contos, podes pedir novamente a isenção de IVA, mas aí não estou certo se o período mínimo a cobrar IVA é de 1 ou 2 anos.

Pois! tb estou colectado, mas não exerço há cerca de 1 ano, estou isento pq trabalho por conta de outrém tb!

citação:Originalmente colocada por bento

Pois! tb estou colectado, mas não exerço há cerca de 1 ano, estou isento pq trabalho por conta de outrém tb!

Deves estar isento pq o "outrém" já desconta por ti....

Back