Tópico dos Recibos Verdes

As finanças fazem as contas dividindo o dinheiro pelos meses de actividade e multiplicando por 12x.

Por isso se fez 3.000€ em 3 meses, dá 12.000€ por ano.

Mas também não vejo qual o problema de cobrar IVA!

Podem indicar-me onde é que essa forma de fraccionar o rendimento está descrita no código do IVA? É que não encontro nenhuma referência legal que dê a entender isso.

Podem indicar-me onde é que essa forma de fraccionar o rendimento está descrita no código do IVA? É que não encontro nenhuma referência legal que dê a entender isso.

Artigo 53.º CIVA
1 - Beneficiam da isenção do imposto os sujeitos passivos que, não possuindo nem sendo obrigados a possuir contabilidade organizada para efeitos do IRS ou IRC, nem praticando operações de importação, exportação ou actividades conexas, nem exercendo actividade que consista na transmissão dos bens ou prestação dos serviços mencionados no anexo E do presente Código, não tenham atingido, no ano civil anterior, um volume de negócios superior a € 10.000.
2 - Não obstante o disposto no número anterior, são ainda isentos do imposto os sujeitos passivos com um volume de negócios superior a € 10.000, mas inferior a € 12.500, que, se tributados, preencheriam as condições de inclusão no regime dos pequenos retalhistas.
3 - No caso de sujeitos passivos que iniciem a sua actividade, o volume de negócios a tomar em consideração é estabelecido de acordo com a previsão efectuada relativa ao ano civil corrente, após confirmação pela Direcção-Geral dos Impostos.
4 - Quando o período em referência, para efeitos dos números anteriores, for inferior ao ano civil, deve converter-se o volume de negócios relativo a esse período num volume de negócios anual correspondente.
5 - O volume de negócios previsto nos números anteriores é o definido nos termos do artigo 42.º

As finanças fazem as contas dividindo o dinheiro pelos meses de actividade e multiplicando por 12x.

Por isso se fez 3.000€ em 3 meses, dá 12.000€ por ano.

Mas também não vejo qual o problema de cobrar IVA!

Preços mais elevados.

Não parece ser um problema quando o vemos a situação como sendo o cliente a pagar o IVA, pq é mesmo assim, quem presta o serviço e passa o recibo, faz de "correio" do dinheiro do IVA.

Só que o preço do serviço é mais elevado para o cliente, e isso pode fazer a diferença entre ser ou não cliente, e tendo em conta que quem anda a RV geralmente não vive uma situação muito confortável, não é bom perder clientes.

Preços mais elevados.

Não parece ser um problema quando o vemos a situação como sendo o cliente a pagar o IVA, pq é mesmo assim, quem presta o serviço e passa o recibo, faz de "correio" do dinheiro do IVA.

Só que o preço do serviço é mais elevado para o cliente, e isso pode fazer a diferença entre ser ou não cliente, e tendo em conta que quem anda a RV geralmente não vive uma situação muito confortável, não é bom perder clientes.

Mas, o IVA não é um custo para o teu cliente. Esse IVA é dedutível.[;)]

Preços mais elevados.

Sim, mas em 95% das vezes o cliente é uma empresa e não um particular e o Iva é dedutível e até "pode dar jeito".

Por isso não é uma situação assim tão grave!

Sim, mas em 95% das vezes o cliente é uma empresa e não um particular e o Iva é dedutível e até "pode dar jeito".

Por isso não é uma situação assim tão grave!

Os 95% são um pouco optimistas... ou não!! Tendo em conta que o estado é quem mais recorre aos serviços de pessoas a RV [8b] e por anos e anos a fio!

Ao estado também nada interessa o IVA, se não o cobras não o entregas... vai dar ao mesmo.

Não percebeste o que quis dizer. Uma percentagem tão elevada tb se justifica pelo elevado numero de pessoas a RV a trabalhar para entidades dos Estado. Óbvio que nessa situação não causa qq transtorno.

Mas... se retirarmos os que trabalham para o Estado, de certeza que essa percentagem desce consideravelmente, e não trabalham apenas para empresas.

Mas atenção, não estou a criticar o ter que pagar IVA, e nem vale a pena ir discutir impostos pq isso dá tema para outro tópico.

Só que dar a parecer que os RV são só rosas, calma lá...

Continuo a acreditar que a grande maioria de RV são passados a empresas!

Até pq os particulares muitas vezes nem querem o recibo pq não podem meter em nenhuma despesa e acabam por pagar o iva.

Nas empresas não interessa o facto de cobrar ou não iva.

Por isso não acho que seja relevante!

Continuo a acreditar que a grande maioria de RV são passados a empresas!

Até pq os particulares muitas vezes nem querem o recibo pq não podem meter em nenhuma despesa e acabam por pagar o iva.

Nas empresas não interessa o facto de cobrar ou não iva.

Por isso não acho que seja relevante!

Pois é... O que pretendia demonstrar, são precisamente esse tipo de situações de "fugas", que os RV acabam por fomentar, pois tem-se como "justificação" todas as desvantagens que existem por trabalhar a RV.

Bom mas isto já vai entrando em off-topic, e daqui a nada ainda me vêm acusar de vir fazer campanha contra o governo [:D]

Se os recibos verdes forem emitidos a empresas de formação o IVA faz alguma diferença.
Eles por regra pagam € X,00/hora, com ou sem IVA incluido.
Ou seja como o IVA para eles não é dedutivel, mas sim um custo, eles ao pagarem o mesmo valor/hora com ou sem IVA incluido, refletem indirectamente esse custo em quem emite o recibo.

Pois é... O que pretendia demonstrar, são precisamente esse tipo de situações de "fugas", que os RV acabam por fomentar, pois tem-se como "justificação" todas as desvantagens que existem por trabalhar a RV.

Bom mas isto já vai entrando em off-topic, e daqui a nada ainda me vêm acusar de vir fazer campanha contra o governo [:D]
Mas nesses casos os problemas não é de quem passa o RV... É do particular que quer sempre ver se se safa do IVA. Quer seja num RV quer seja numa factura de empresa!

Eu presenciei uma pessoa numa loja a dizer que não queria factura logo não queria pagar o Iva das coisas que estava a comprar.... :sh)

Mas nesses casos os problemas não é de quem passa o RV... É do particular que quer sempre ver se se safa do IVA. Quer seja num RV quer seja numa factura de empresa!

Eu presenciei uma pessoa numa loja a dizer que não queria factura logo não queria pagar o Iva das coisas que estava a comprar.... :sh)

A mim às vezes acontece-me é o contrário ..... tenho que dizer que quero o preço total, já com IVA....[:cool:]

Isso é mais normal do que tu se calhar possas imaginar.

Ainda existe infelizmente muita fuga ao fisco e muitos empresários muito mal informados sobre o que realmente é o Iva.
Muitos ficam indignados por terem que entregar o Iva ao estado :sh)

Enfim eu como trabalho na área a mim já nada me espanta.

Voltar
Superior