Tópico dos Recibos Verdes

Sabes se é obrigatório abrir a actividade antes de começar a laborar, ou pode ser depois?

Supostamente sim, mas uns dias de diferença também não devem ser importantes... (informação sem certezas)
Mas aqui considero que foi precipitada a acção de abrir actividade ainda antes de ter a certeza que ia começar a trabalhar. E, após se aperceber de tal situação, não ter encerrado a actividade até ao final do mês só veio complicar ainda mais e criar uma despesa extra de SS.

Tal como disse, a entidade, após entrevista, contactou-me e pediu até uma lista de documentação a apresentar no dia seguinte, incluindo comprovativo como tinha aberto atividade como trabalhador independente. Logo daqui tira-se duas conclusões: tinha de re-iniciar atividade para levar comprovativo, e que iria trabalhar 2 dias depois. A questão aqui, e como penso que é evidente, passa pel extrema falta de honestidade e coerência por parte da entidade em questão.

Quanto à SS, fui à SSdirecta e lá nao diz que estou a dever nada...ainda.

De qualquer forma, obg pela resposta Astramaster.

Última edição:
boas ! graças a deus depois de tanto tempo encontrei um " trabalhito " no entanto na entrevista eles disseram que tinha que abrir actividade , eu tenho algumas perguntas, que neste topico não estão esclarecidas de forma concreta, é assim ;

1- depois de dar inicio de actividade tenho que comprar um livro de recibos verdes ? esse livro compro nas finanças ou numa papelaria ? quando receber o ordenado, escrevo essa quantia no recibo verde e depois entrego a empresa ? e depois ?

2- não percebi bem , como é aquilo de no site das finanças pedir nas opções - pagamentos, escrever o contribuinte da empresa e o valor a receber , isto substitui o tal recibo verde ' ( ouseja aquele livro fisico de recibos )

obrigado pela ajuda.

boas ! graças a deus depois de tanto tempo encontrei um " trabalhito " no entanto na entrevista eles disseram que tinha que abrir actividade , eu tenho algumas perguntas, que neste topico não estão esclarecidas de forma concreta, é assim ;

1- depois de dar inicio de actividade tenho que comprar um livro de recibos verdes ? esse livro compro nas finanças ou numa papelaria ? quando receber o ordenado, escrevo essa quantia no recibo verde e depois entrego a empresa ? e depois ?

2- não percebi bem , como é aquilo de no site das finanças pedir nas opções - pagamentos, escrever o contribuinte da empresa e o valor a receber , isto substitui o tal recibo verde ' ( ouseja aquele livro fisico de recibos )

obrigado pela ajuda.

Os livros de recibos verdes acabaram, agora os recibos agora são electrónicos e passam-se através do site das finanças. Para abrir actividade deve dirigir-se às finanças. Dirige-te também à segurança social.

sim, ja abri inicio de actividade , e ja tenho site aberto nas finanças, fiz download de um programa para emissão de factura recibo, só que quando clico obter recibo , aparece uma janela , nif prestador de serviços , coloco o meu nif , senha do prestador de serviços suponho que seja a minha senha do site das finanças ( ou não ? ) mas quando clico em obter aparece um problema de comunicação , para configurar o proxy ?

sim, ja abri inicio de actividade , e ja tenho site aberto nas finanças, fiz download de um programa para emissão de factura recibo, só que quando clico obter recibo , aparece uma janela , nif prestador de serviços , coloco o meu nif , senha do prestador de serviços suponho que seja a minha senha do site das finanças ( ou não ? ) mas quando clico em obter aparece um problema de comunicação , para configurar o proxy ?

Se vais trabalhar para uma empresa não precisas de programa nenhum para passar recibos, passas o recibo directamente no site, só precisas de programa se efectuares trabalhos tipo conserteiro etc.

Última edição:
Ainda relativamente a este assunto, a SS Social mandou carta ao meu irmão a informar que lhe fora fixado oficiosamente os seguinte elementos:

Rendimento relevante de 2062,9€

Escalão 0

Taxa contributiva de 34,75%

Contribuição a pagar mensalmente 72,84€

Como chegaram a estas contas?

E ele tem de responder ou fazer alguma coisa?

Estou a tentar ligar para a SS direta mas não consigo.

Será que alguém me consegue informar?

Ainda relativamente a este assunto, a SS Social mandou carta ao meu irmão a informar que lhe fora fixado oficiosamente os seguinte elementos:

Rendimento relevante de 2062,9€

Escalão 0

Taxa contributiva de 34,75%

Contribuição a pagar mensalmente 72,84€

Como chegaram a estas contas?

E ele tem de responder ou fazer alguma coisa?

Estou a tentar ligar para a SS direta mas não consigo.

Será que alguém me consegue informar?

Como chegam lá não faço ideia (e sim, eu também sou RV). O teu irmão não precisa fazer nada. Basta que passe a pagar todos os meses esse valor...

Pessoal dos RV, uma dúvida.

Passo RV e cobro IVA e entrego IVA trimestralmente.
Tenho de comprar um equipamento para a minha vertente laboral e queria abater o IVA dessa compra.

O problema é que este trimestre está parado e a ideia era ter o equipamento para poder começar a promover o trimestre seguinte. Penso que neste trimestre não vou conseguir facturar iva suficiente para cobrir o gasto no iva do equipamento.

Se assim for, o valor que sobra de iva transita para o 2ª trimestre? Como se faz isto? Alguém sabe?

Pessoal dos RV, uma dúvida.

Passo RV e cobro IVA e entrego IVA trimestralmente.
Tenho de comprar um equipamento para a minha vertente laboral e queria abater o IVA dessa compra.

O problema é que este trimestre está parado e a ideia era ter o equipamento para poder começar a promover o trimestre seguinte. Penso que neste trimestre não vou conseguir facturar iva suficiente para cobrir o gasto no iva do equipamento.

Se assim for, o valor que sobra de iva transita para o 2ª trimestre? Como se faz isto? Alguém sabe?

Claro que transita. O que deduzes de IVA não está dependente do que faturas. Afinal, podes comprar o que quiseres com dinheiro que já tinhas no bolso...

Nesse caso, ficas com "saldo positivo" de IVA. O preenchimento da declaração é exatamente igual, mas em vez de dar montante a pagar, diz que tens a receber, ou algo do género... No trimestre seguinte, acertam-se as contas...

Claro que transita. O que deduzes de IVA não está dependente do que faturas. Afinal, podes comprar o que quiseres com dinheiro que já tinhas no bolso...

Nesse caso, ficas com "saldo positivo" de IVA. O preenchimento da declaração é exatamente igual, mas em vez de dar montante a pagar, diz que tens a receber, ou algo do género... No trimestre seguinte, acertam-se as contas...

Era o que pensava! Só queria era confirmar.

Já agora fica "A receber" mas no trimestre seguinte tenho de colocar isso num campo específico não é?

Desde já os meus obrigados.

Era o que pensava! Só queria era confirmar.

Já agora fica "A receber" mas no trimestre seguinte tenho de colocar isso num campo específico não é?

Desde já os meus obrigados.

Acho que tens que colocar na declaração deste trimestre o valor em excesso, e depois acho que preenches o campo 94 ou 96 (acho que é este). No trimestre seguinte, colocas esse valor no campo 61.

Penso ser isto, mas se aparecer por cá alguém mais entendido pode confirmar. :)

Boas pessoal,
Alguem me sabe dizer se dá para abrir actividade através da net? no site das finanças. Até é reabrir.. uma vez que já tive actividade aberta há uns bons anos.. OU tenho mesmo que me dirigir a uma repartição? Obrigado.

Boas pessoal,
Alguem me sabe dizer se dá para abrir actividade através da net? no site das finanças. Até é reabrir.. uma vez que já tive actividade aberta há uns bons anos.. OU tenho mesmo que me dirigir a uma repartição? Obrigado.
Normalmente dá para abrir, se não conseguires tens que ir saber o que se passa ás finanças, normalmente haverá outro assunto, em princípio distinto pendente, tipo o número do bi que tem em cadastro ser inválido porque houve erro a meter os dados.
Depois de meteres os dados no site, quase sempre as finanças enviam uma carta com um texto e um código no meio, para que coloques no site, o que confirma a morada de residência, e só depois é que tens a actividade aberta, demora tudo uma semana no máximo dos máximos.
Funciona sempre bem, mas se puderes usar o internet explorer funciona melhor ainda.

Malta

Sou um falso recibo verde e a chefia vai me mandar uns dias para o estrangeiro em formaçao. Em relaçao a despesas de alimentaçao e transporte no estrangeiro como deverei proceder para reaver 100% do que gastar? O aviao e hotel ja estao pagos por eles, mas por ex taxis, autocarros, comer, etc?

Ainda nao discuti isto la na empresa, pergunto isto aqui primeiro para ter uma noçao das coisas

Abraço e obrigado

Enviado do meu Lenovo P770 através de Tapatalk

Malta

Sou um falso recibo verde e a chefia vai me mandar uns dias para o estrangeiro em formaçao. Em relaçao a despesas de alimentaçao e transporte no estrangeiro como deverei proceder para reaver 100% do que gastar? O aviao e hotel ja estao pagos por eles, mas por ex taxis, autocarros, comer, etc?

Ainda nao discuti isto la na empresa, pergunto isto aqui primeiro para ter uma noçao das coisas

Abraço e obrigado

Enviado do meu Lenovo P770 através de Tapatalk

Como prestador de serviços, essas despesas ficam a teu cargo. Agora o que deves fazer é falar com a empresa.

PS.: apaga a assinatura do tapatalk [;)]

Mas ficando a meu cargo eu so conseguirei recuperar parte na entrega do IRS correcto? Nunca coneguirei recuperar na totalidade. Vou falar com a chefia

Ps: obrigado pelo aviso

Voltar
Superior