Tópico dos Relógios [AVISO na Página 561 - Post 16802]

Não te sei dizer....

Há marcas que são capazes de vender o design a outras marcas.

Mas 99% das réplicas são feitas no oriente por pessoal que recebe ordenados de 1€.

Eu tenho uma réplica que me foi oferecida,mas uso-a pouco pq não gosto das pessoas olharem e dizerem, "olha aquele relógio é um XXX custa 5.000€" e na vedade custou 100€.

Tb não gostava de ter um Ferrari de 5.000€ e andar por ai na estrada como se fosse um verdadeiro ferrari.

Não te sei dizer....

Há marcas que são capazes de vender o design a outras marcas.

Mas 99% das réplicas são feitas no oriente por pessoal que recebe ordenados de 1€.

Eu tenho uma réplica que me foi oferecida,mas uso-a pouco pq não gosto das pessoas olharem e dizerem, "olha aquele relógio é um XXX custa 5.000€" e na vedade custou 100€.

Tb não gostava de ter um Ferrari de 5.000€ e andar por ai na estrada como se fosse um verdadeiro ferrari.

Já houve por aqui um tópico a falar nas réplicas. É que bastar teclar um pouco no Google para se encontrar réplicas à venda em dezenas de sites. E se fosse ilegal acho que não estariam abertos. E alguns até têm réplicas com mecanismos excelentes, como ETA, ESA e até mesmo Valjoux :eek:

É claro que custam mais de 500€!! Mas volto a repetir...eu só comprei uma porque é um relógio muito especial, em que não existe nada parecido "não réplica". Porque o que eu gosto são mesmo clássicos de preferência automáticos [;)]

Tenho aqui algumas fotos para postar, mas queria por uma assinatura tipo marca de água mas não consigo :sh)

272-TISSOT-PRC200500.jpg

Eu tenho este. Até é o que tenho no pulso agora. Já o tenho há pouco mais de um ano.

Gosto bastante.
Tembém há com a bracelete castanha e com o mostrador em branco pérola, mas, pelo menos a mim, nao ficava tao bem no pulso !

Eu tenho este. Até é o que tenho no pulso agora. Já o tenho há pouco mais de um ano.

Gosto bastante.
Tembém há com a bracelete castanha e com o mostrador em branco pérola, mas, pelo menos a mim, nao ficava tao bem no pulso !
Agora estou mais inclinado para esse.

É mais casual que o outro, custa menos 100€ E o outro é um pouco grande de mais!

Agora estou mais inclinado para esse.

É mais casual que o outro, custa menos 100€ E o outro é um pouco grande de mais!

Acho os dois muito bonitos.

Apesar de gostar mais do outro, concordo com o que dizes, esse é mais casual. Isto dos relógios para mim é pior que os carros...queremos te-los todos [:D]

Fotos!!!

Fotos!!!

Ora bem, após muita nabice minha e uma tarde inteira :sh), consegui por uma assinatura nas minhas fotos e assim, poder-vos mostrar algumas coisas [;)]

Já sei que a assinatura “estraga” um pouco as fotos mas tive que o fazer porque nos dias de hoje, atrás dum teclado, alguns se apoderam de coisas que não são deles e, pior, ainda vão dizer que foram eles o “artista” que fez o trabalho. Assim, para que não haja dúvidas, o fotografo sou eu, e o “artista”, é o meu pai.

Para começar e, recuando um pouco no tópico, vou dar um exemplo de dois bons relógios (ok, um melhor que o outro [:D]), um sendo de quartzo e o outro, automático. Tudo para exemplificar porque é que para mim, O relógio não pode ser apenas uma máquina composta por um circuito. Porque para isso, para ter as horas certas, uso o telemóvel:-P

Para mim, um relógio, sendo um acessório tem que ser também uma obra de arte, por fora e por dentro.

Bem, mas já chega de palavras, vamos às fotos:

Isto é um cronógrafo japonês com alarme e calendário:

Citizen 004.jpg

Sem dúvida, um bom relógio. Confiável, bonito e sempre certo. Mas admirem a máquina. Um conjunto de plástico, bobines e circuitos. Até as rodas são em plástico!! E reparem, estamos a falar de um bom relógio! Agora imaginem aqueles relógios da “moda”. Até dá dó olhar para aquilo!

Eu acho piada quando se fala das lojas dos “300”, dos chineses ou dos seus carros. E por comparação, o que vem da Alemanha é que é bom. Mas já viram bem um relógio destes? No entanto bate-se em algumas réplicas que talvez não o mereçam!

ATENÇÃO!! NAO ESTOU DE FORMA ALGUMA A CRITICAR ALGUMA MARCA JAPONESA! EU PRÓPRIO TENHO VÁRIOS, E GOSTO DELES! APENAS QUERO VOS MOSTRAR O PORQUÊ DE VALORIZAR OS RELÓGIOS MECÃNICOS (E OS JAPONESES TAMBÉM OS SABEM FAZER!) E NÃO “BATER” TANTO NAS RÉPLICAS DE BOA QUALIDADE! E TAMBÉM TENTAR MOSTRAR O PORQUÊ DE NÃO IR MUITO À BOLA COM AS TAIS MARCAS DA “MODA”!

Após este aparte, deixo aqui como comparação, um belo exemplar de um relógio mecânico automático, para tirarem as vossas conclusões:

Trata-se de um Omega Speedmaster automático com mecanismo ESA 2890 A2:

ESA 2890 A2 003.jpg

Picture 015.jpg

Reparem bem no mecanismo. No acabamento, na perfeição, na beleza das molas, das rodas dentadas, na qualidade. E, melhor que tudo e algo que não posso por aqui, é vê-los e ouvi-los!! a trabalhar! É algo único! Como se tratasse dum carro muito especial, dum clássico a roncar!

Isto, era o pão do dia-a-dia até virem os relógios digitais. Com a chegada destes últimos, a indústria Suíça de relojoaria quase que acabou. Mas, tal como uma moda, os digitais “morreram” e os relógios mecânicos estão melhor do que nunca. Contudo fabricam apenas do melhor que pode haver. Sim, porque nos anos 70 apareceram relógios mecânicos bem “rasca”. Hoje, são além de uma jóia, uma obra de arte para o seu dono admirar com todas as complicações que só um relógio mecânico pode oferecer. Tal como um belo carro clássico.

Depois desta intro, deixo aqui mais umas belas imagens de relógios mecânicos. São todos clássicos, pois é aquilo que mais gosto. Mais uma vez, volto a frisar que tendo dinheiro pode-se comprar bons relógios, mas já que estes são inacessíveis a muita gente, uma das opções é virar para os clássicos, que têm que ser restaurados mas em compensação têm uma história. Já passaram por gerações de famílias inteiras, avós, pais, filhos e netos. Alguns têm mais anos do nós sequer pensámos durar :-D

Este primeiro exemplo é para vos mostrar o que um bom restauro pode fazer:

O antes...
Cauny Calibre ST96-4 - 001.jpg

O durante...
Cauny Calibre ST96-4 - 004.jpg

Continuação...

Continuação...

E o depois...
Cauny Calibre ST96-4 - 011.jpg

Trata-se dum Cauny. Não é nada de especial, um simples relógio mecânico de corda, que não é muito caro, nem sequer é de colecção, mas que para além do valor sentimental, tem a tal arte e saber que só um conhecedor lhe sabe dar valor. É claro que não tem nada haver com um Frank Muller, ou com um A. Lange & Söhne, isto sim, o topo da relojoaria! Mas para o simples mortal, já é algo acessível e com uma beleza muito própria. Por isso que quando vejo os relógios da “moda” a custar o que custam, só porque têm a assinatura de alguém que nem sequer percebe nada de relojoaria, dou em louco :-D

O segundo exemplo trata-se de uma marca que na altura era muito conhecida, mas que com a “invasão digital” acabou por morrer, tal como a Omega (na altura eram rivais). Enquanto que esta última foi salva da falência, a Enicar - fundada em 1864 - (que é nada mais, nada menos que o nome do fundador escrito ao contrário – AristeRACINE.) viria a morrer de vez. Este relógios tornaram-se conhecidos pela sua robustez, sendo à prova de água e de tudo e mais alguma coisa. A edição Sherpa tornou-se conhecida em todo o mundo pelos exploradores Suíços aos Himalaias resistindo às adversas condições atmosféricas. As caixas patenteadas faziam “frente” à Oyster da Rolex com um mecanismo revolucionário que incrivelmente mais ninguém pegou nele até aos dias de hoje. Por outro lado, a ENICAR também fazia os seus próprios mecanismos. E que mecanismos! A prova disso foi que com a sua falência, todo o stock acabou nas mãos de Gerd-R. Lang, o fundador da Chronoswiss, que reconhecendo o potencial dos mecanismos da ENICAR, adaptou-os e melhorou-os para criar a sua própria marca. Actualmente a ENICAR renasceu das cinzas, mas apenas porque alguém comprou os direitos do nome. Os mecanismos são de Quartz e calibres suíços ETA. No entanto já é um começo para o renascimento desta grande marca. O meu pai trabalhou desde os anos 70 até ao fim da companhia como relojoeiro oficial da ENICAR em Portugal. Ainda guardou muitas peças e literatura o que o ajuda a “safar” os coleccionadores deste relógios:

Valjoux 740 - 001.jpg

Valjoux 740 - 005.jpg

Valjoux 740 - 010.jpg

Parte III

Parte III

Por fim, o meu relógio (e único desta lista) preferido (talvez seja porque é o único que é meu [:p]). Após um restauro aqui está o relógio que uso nas ocasiões mais especiais. Um relógio cuja data de fabrico desconheço mas que será entre as décadas de 40 e 60 e que, como clássico, ainda vale mais euros do que quando era novo:-).

Zenith Calibre 136 - 001.jpg

Zenith Calibre 136 - 002.jpg

E pronto, espero que tenham gostado...já andava há muito para fazer isto mas a falta de tempo foi gritante neste último ano! :(

os meus relógios são um seiko automático que era do meu falecido pai, um lorus chronograph titanium, um lorus dourado com tachymeter (não sei qual a finalidade:sh) ) e um citizen preto mais selecto, mas raramente ando com eles.

os meus relógios são um seiko automático que era do meu falecido pai, um lorus chronograph titanium, um lorus dourado com tachymeter (não sei qual a finalidade:sh) ) e um citizen preto mais selecto, mas raramente ando com eles.

Também tenho um [;)]

O taquímetro é tipo aquele da foto que postei, o do Zenith não é?

Serve para calcular a velocidade média tendo em conta a distância e o tempo!

Breitling Navitimer 50th Anniversary

Breitling Navitimer 50th Anniversary

Bom dia a todos,

O relógio que uso no dia-a-dia é um Breitling Navitimer 50th Anniversary ... desde que comecei a apreciar relógios que sonhava um dia poder ter um ... sonho concretizado ... ofereceram-me este :-)

Cumprimentos,

visto que temos aqui um expert de relogios [;)]

deixa-me perguntar se conheces os Poljot

tenho um Blue Angels, é o meu único relógio mecánico, mas adoro-o

como dizes meter aquilo ao ouvido dá gosto (é de 6 batimentos por segundo )

o relogio:

a maquina:

http://www.christophlorenz.de/watch/movements/poljot_3133.php?l=en

MCunha

Boas!

Olha lá, o expert não sou eu pois não? [:p][:D]

Agora a sério, eu pouco percebo de relógios...apenas tenho o privilégio de ver algumas boas máquinas e mecanismos graças ao meu pai.

Quanto ao teu relógio [br:)]

Conheço a marca, isso é russo! Mostrei agora as fotos ao meu pai e ele diz-me que o mecanismo disso é um modificação da Valjoux. Eu adoro olhar para estes mecanismos [br:)]

Aquele Enicar que postei lá em cima também traz um mecanismo Valjoux.

Agora que falas dos batimentos...o meu pai tem um relógio (Arauto com mecanismo AS 5008, o mesmo que equipa o Maurice Lacroix) que tem 28800 A/h!! Isso sim, é rápido [:cool:]

Voltar
Superior