Tópico dos Relógios [AVISO na Página 561 - Post 16802]

Para esta gama de preços prefiro comprar marcas com créditos firmados.

Um exemplo: um amigo comprou uma bicicleta de montanha no Makro por 80 €, com suspensão atrás e à frente, dizia nas mudanças Shimano (mas era só o desviador traseiro) e travão de disco. A primeira vez que foi andar de bicla aquilo desmanchou-se tudo. Acabou por comprar uma de 100 e tal € na Decathlon, com muito menos equipamento.

Conclusão: como em tudo na vida, o barato sai caro...

Para esta gama de preços prefiro comprar marcas com créditos firmados.

Um exemplo: um amigo comprou uma bicicleta de montanha no Makro por 80 €, com suspensão atrás e à frente, dizia nas mudanças Shimano (mas era só o desviador traseiro) e travão de disco. A primeira vez que foi andar de bicla aquilo desmanchou-se tudo. Acabou por comprar uma de 100 e tal € na Decathlon, com muito menos equipamento.

Conclusão: como em tudo na vida, o barato sai caro...

Pois é esse também o meu medo... :sh)

Sem querer estar a pedir demais, até 300€, que marcas é que o pessoal que percebe da coisa comprava?

Um que funciona verdadeiramente e não um que simula funcionar...

Um tio meu comprou um relogio no e-bay a dizer que era turbilhao. Ele é coleccionador de relogior e pensou:" devem ter arranjado uma maneira de produzir isto em escala, vou comprar pela graça..."

Ficou a arder em 200 euros, porque o "tubilhao" não era um turbilhao, mas sim uma coisa que parecia um turbilhao...

Então quer dizer que um relógio de 1000€ dificilmente terá um verdadeiro turbilhão?

Ou já há empresas a fazê-los mais baratos que os Suíços (que esses nem vale a pena pensar)?

Pois é esse também o meu medo... :sh)

Sem querer estar a pedir demais, até 300€, que marcas é que o pessoal que percebe da coisa comprava?

Depende do que quiseres, mas pela minha experiência de pesquisas é difícil um bom automático (sem ser uma marca desconhecia com peças chinesas) para esses preços.

Um bom automático já se manda para os 800€ para cima.

Para os 300€, Seiko e Citizen, por exemplo, mas não são automáticos.

Eu ando com o bichinho dos automáticos também!! [br:)][br:)]

Depende do que quiseres, mas pela minha experiência de pesquisas é difícil um bom automático (sem ser uma marca desconhecia com peças chinesas) para esses preços.

Caraças 800€ já um pouco abusado! :sh)
E eu até percebo o porquê de custarem tanto...

Então quer dizer que um relógio de 1000€ dificilmente terá um verdadeiro turbilhão?

Ou já há empresas a fazê-los mais baratos que os Suíços (que esses nem vale a pena pensar)?

100 e tal peças em que o conjunto pesa menos de uma grama, só um artesão altamente qualificado ( no outro dia li um artigo que os poucos que ainda fazem ganham salarios milionarios)

Só marcas "boas" é que fazem e não necessariamente suiças

Não há turbilhão verdadeiro nem falso, o turbilhao é um mecanismo de equilibrio que se usa há seculos na alta ("joalharia") relojoaria, e que se destina a "compensar e regular as "diferenças" nos movimentos cinematicos provocadas pela força da gravidade, e os relogios de impulso mecanico, ou o têm ou não têm, há excelentes marcas que o não usam, e há até quem diga que nao passa de um "argumento" de Marketing [;)]

No entanto, relogios mecanicos precisos e fiaveis por 800€ novos?, já é dificil, e com regulador turbilhão (???) :confused:[:)]
pode haver ..........................................................made in China![:D][:)][:p]

Não há turbilhão verdadeiro nem falso, o turbilhao é um mecanismo de equilibrio que se usa há seculos na alta ("joalharia") relojoaria, e que se destina a "compensar e regular as "diferenças" nos movimentos cinematicos provocadas pela força da gravidade, e os relogios de impulso mecanico, ou o têm ou não têm, há excelentes marcas que o não usam, e há até quem diga que nao passa de um "argumento" de Marketing [;)]

No entanto, relogios mecanicos precisos e fiaveis por 800€ novos?, já é dificil, e com regulador turbilhão (???) :confused:[:)]
pode haver ..........................................................made in China![:D][:)][:p]
Sim, em rigor, não se trata de um torbilhjão. mas as marcas vendem os relogios como se fossem e tens uma "coisinha a rodar" la dentro, mas não é um torbilhão.

Claro que é marketing, mas para quem pode ter, é um movimento belissimo e a meu ver da um ar engraçado aos relogios.
jaeger-lecoultre_master_grand_tourbillon.jpg

Neste relogio o torbilhão dá lhe outra pinta

Então aquelas relógios cujas imagens postei acima são o q?
Um Seiko SKX007 ou um Citizen NY0040 já se compram por volta dos 100€.
Devidamente afinados já têm uma boa precisão. Ainda outro dia vi no Watchuseek uma pessoa que comprou um Seiko "diver" com 30 anos ainda a funcionar e não são poucas as histórias destes relógios sem serem abertos por 30 anos.

Volto a questionar, já que ninguém me respondeu...

Tenho duas questões...

1ª -> Certina, alguém conhece a marca, tenho um avariado e não sei onde o mandar arranjar...

2ª -> Marca Celsus alguém conhece?! Onde posso encontrar informação sobre estes...
tenho andado a pesquisar mas não encontro nada de especial...

Gostei de um que vi, mas não encontro nenhuma informação sobre eles...

Obrigado e parabéns pelos exemplares que por aqui vão...

Sim, em rigor, não se trata de um torbilhjão. mas as marcas vendem os relogios como se fossem e tens uma "coisinha a rodar" la dentro, mas não é um torbilhão.

Claro que é marketing, mas para quem pode ter, é um movimento belissimo e a meu ver da um ar engraçado aos relogios.
jaeger-lecoultre_master_grand_tourbillon.jpg

Neste relogio o torbilhão dá lhe outra pinta
e então este Jaeger, é um dos modelos mais conseguidos, lindissimo! [;)]

com ou sem turbilhao![:D][:)][:p]

Volto a questionar, já que ninguém me respondeu...

Tenho duas questões...

1ª -> Certina, alguém conhece a marca, tenho um avariado e não sei onde o mandar arranjar...

2ª -> Marca Celsus alguém conhece?! Onde posso encontrar informação sobre estes...
tenho andado a pesquisar mas não encontro nada de especial...

Gostei de um que vi, mas não encontro nenhuma informação sobre eles...

Obrigado e parabéns pelos exemplares que por aqui vão...

Certina, é uma marca com historia e prestigio, tem inclusive neste momento uma campanha publicitaria a decorrer para o novo modelo automatico, (muito bom e lindissimo).

E já agora, ja fizeste uma procura no google? [;)]
encotrarás lá toda a informaçaõ que procuras, desde o Importador até aos distribuidores! [;)]

Obrigado pela informação...

Certina estou a ver que é uma boa marca...
Como podem ver não percebo nada disto :(

E Celsus... Alguém conhece?
Vi um aqui há dias que achei mirabulástico... via-se a máquina no seu interior... Lindo............
Ms não encontro nada sobre eles na Net, aqui sim, já pesquisei no google e nada....

Automatismos, turbilhões,… Tudo mariquices! [:D]

Ainda há poucos meses comprei um relógio novo a que tenho de dar corda todos os dias e o "vidro" é de Hesalite (plástico). :)

Última edição:
Bem já que se está a falar de relógios mecânicos automáticos e manuais, e como alguns estão a entrar neste novo mundo dos mecânicos (há sempre dúvidas sobre como "dar corda" etc.) acho por bem deixar aqui algumas regras básicas dos cuidados e manutenção destas máquinas:

1 - Se não usar um relógio mecânico diariamente, dê-lhe corda pelo menos três vezes por semana, de modo a manter as rodagens em movimento e o óleo fluído.

2 - Fazer sempre andar os ponteiros para a frente na altura de acertar o relógio.

3 - Evitar ajustar o calendário entre as 22 horas e as 2 horas, porque nesse período o mecanismo encontra-se em fase de transição de data.

4 - Nos relógios mecânicos de corda manual, dar corda sempre na mesma altura do dia: a rotina é boa para o mecanismo.

5 - Nos relógios mecânicos automáticos que estejam parados, nunca recorrer a abanões para colocar o rotor em funcionamento; basta utilizar o precedimento de um relógio de corda manual e dar cerca de 30 voltas à coroa até começar a andar.

6 - Fazer sempre uma revisão periódica (a cada três/quatro anos) para limpeza do mecanismo, verificação da impermiabilidade das juntas, mudança de óleos ou eventual substituição de peças.

7 - Recorrer sempre a agentes autorizados, já que estão mais familiarizados com as especificidades da cada marca.

in Espiral do tempo 30, Outubro 2008

[;)]

Por opinião do user Luzinhas, estou a postar no sentido de ser ajudado a recuperar umas máquinas antigas que adquiri após ter lido estas 75 páginas de apaixonados por relógios como eu.
Como não tenho conhecimento na matéria e sou bastante leigo peço a vossa ajuda.
Contudo vi o trabalho desenvolvido pelo user Moleskine e gostaria de fazer algo idêntico, isto é, personalizar um relógio e recuperar outro mais antigo.
Brevemente irei postar fotos dos mesmos e gostaria de desenvolver aqui a recuperação e personalização dos mesmos, se tal for possível.
Espero que possa contribuir também para projectos futuros...quem sabe!!!
Cumprimentos.

Voltar
Superior