Tópico dos Relógios [AVISO na Página 561 - Post 16802]

Por opinião do user Luzinhas, estou a postar no sentido de ser ajudado a recuperar umas máquinas antigas que adquiri após ter lido estas 75 páginas de apaixonados por relógios como eu.
Como não tenho conhecimento na matéria e sou bastante leigo peço a vossa ajuda.
Contudo vi o trabalho desenvolvido pelo user Moleskine e gostaria de fazer algo idêntico, isto é, personalizar um relógio e recuperar outro mais antigo.
Brevemente irei postar fotos dos mesmos e gostaria de desenvolver aqui a recuperação e personalização dos mesmos, se tal for possível.
Espero que possa contribuir também para projectos futuros...quem sabe!!!
Cumprimentos.

moshinho,

deixo-te um aperitivo,

o meu Hamilton que usei hoje, ao fundo um quadro também meu,
da minha mulher, vendada, para não ver o que eu ando a fazer [:D]
não sei porquê mas ela na altura não achou muita piada...

IMG_9044.jpg

IMG_8858.jpg

Deixo aqui umas fotos do relógio que acabei de restaurar.

É um Tressa da década de 70, era do meu pai e passou mais de 20 anos numa gaveta.

O movimento é um A. Schild 2066 de 21 jóias, tive de substituir algumas peças porque o calendário não funcionava.

A bracelete é original, mas como estava curta tem um elo de outra bracelete.

Dei um polimento à caixa e ao vidro o melhor que pude sem alterar as arestas, pelo que os riscos maiores ainda ficaram.

Não é nada de especial, mas por ser do meu pai dá-me prazer usá-lo, pelo menos até ele o pedir de volta [:D]

IMG_6106.jpg

IMG_6110.jpg

IMG_6112.jpg

IMG_6115.jpg

IMG_6116.jpg

Boa noite,

que material e método usaste para polir:
- a caixa
- e o vidro

Cumprimentos,

Moshinho [;)]

Sim. Acredito sem dúvida.
Resta saber qual é essa massa. Porque para vidro terá de ser uma massa muito fina ou uma mistura de massas.
E utilizas um pano e esfregas ou usas um aparelho para polir?
Cumprimentos.

Moleskine!
Hoje abri um dos relógios como me disseste.
Como não percebo da máquina fiquei com a olhar para ele, tipo noob :sh), contudo vou agora comprar umas chaves de precisão e encher-me de coragem para começar a desmontar a pouco e pouco, para tentar descobrir o que está mal.
É agora que vou necessitar da tua ajuda se possível ou de quem me puder e quiser ajudar.
Vou tentar tirar umas fotos dos passos quer vou tentar fazer.
Cumprimentos.

Última edição:
Para o vidro usa-se um pano de algodão, para o metal uso um mini berbequim.

Antes de começares a desmanchar coloca umas fotos.

exprimenta se a roda do balanço roda livremente,

se sim pode ser um problema na corda.

Resta saber qual é essa massa. Porque para vidro terá de ser uma massa muito fina ou uma mistura de massas.
Cumprimentos.

Moleskine!
Como não percebo da máquina fiquei com a olhar para ele, tipo noob :sh), contudo vou agora comprar umas chaves de precisão e encher-me de coragem para começar a desmontar a pouco e pouco, para tentar descobrir o que está mal.
É agora que vou necessitar da tua ajuda se possível ou de quem me puder e quiser ajudar.
Rodei a peça da corda para ver se estava funcional...pelo parece estar porque volta para trás. A peça que se dá corda e acerta o relógio é que parece estar a fazer efeito nulo, isto é, parece que o problema pelo menos parte desta parte do mecanismo.
Cumprimentos.

Boas vindas ao moshinho e seguirei com atenção os avanços na reparação do relógio!
É algo que me fascina imenso e taqlvez um dia também me "aventure" um pouco.
No pouco que sei se puder ajudar cá estamos.

Já agora, queria comprar uma bracelete de metal para um Citizen, a original já lá vai há muito tempo era em pele e a parte de cima em nylon, tenho usado sempre em pele, mas para o verão é muito "quente".

Queria uma em metal mas não sei se há da citizen, de outros modelos, que dê para colocar ou então de "marca branca", mas que seja boazinha.

Provavelmente em ourivesarias/relogoarias de rua??

cumprimentos.

EDIT: aproveito para outra questão, tenho aqui um relógio que já não funciona e gostava de abrir e dar uma espreitadela para ver como é, o que poderá ter etc.

Mas para o abrir não tenho a ferramenta para isso, onde é que conseguem arranjar esses intrumentos, como as chaves, etc?

Última edição:
Boas,

Gostaria de saber a vossa opinião entre estes dois relógios:

Tissot PRC200 (chronograph) com bracelete em aço.

e Certina DS Prince Ref.: C008.427.11.057.00

http://www.certina.com/CMSPages/GetFile.aspx?guid=70b707b1-d6e0-495d-897a-6f5309d9029b&width=204

Quais as diferenças técnicas importantes entre eles.
Sei que o Tissot anda à volta dos 320€ em Portugal. Alguém sabe o preço do Certina em Portugal.

Obrigado

Boas,

Alguém tem "experiência" com este Certina?

Obrigado

a roda e mola de balanço parece-me bem,tenta rodar a roda da corda (a que diz aureole) para a direita (com a unha ou com um palito), isto dá carga à corda, se a roda girar para a esquerda quer dizer que aceita alguma corda,

se deres algumas voltas o balanço podera começar a rodar.

A caixa é plaqueada, não a podes polir com meios mecanicos, só com um pano e a massa, e mesmo assim não pode ser muito.

Já agora o movimento parece em boas condições, a corrosão das rodas pode-se resolver.

Estou corioso por ver o mostrador.

Aqui vai: Aureole 17 jewels (não funciona)

DSC04066.jpg

Pelo menos essas duas do lado esquerdo terão de ser removidas para limpeza!!!
De referir que não rodam; estão presas. A do lado direito rodei um pouco no sentido horário e ela rodou para o sentido inverso...menos mal...

Boas vindas ao moshinho e seguirei com atenção os avanços na reparação do relógio!
É algo que me fascina imenso e taqlvez um dia também me "aventure" um pouco.
No pouco que sei se puder ajudar cá estamos.

Já agora, queria comprar uma bracelete de metal para um Citizen, a original já lá vai há muito tempo era em pele e a parte de cima em nylon, tenho usado sempre em pele, mas para o verão é muito "quente".

Queria uma em metal mas não sei se há da citizen, de outros modelos, que dê para colocar ou então de "marca branca", mas que seja boazinha.

Provavelmente em ourivesarias/relogoarias de rua??

cumprimentos.

EDIT: aproveito para outra questão, tenho aqui um relógio que já não funciona e gostava de abrir e dar uma espreitadela para ver como é, o que poderá ter etc.

Mas para o abrir não tenho a ferramenta para isso, onde é que conseguem arranjar esses intrumentos, como as chaves, etc?

Tens pm.

Cumprimentos,

Moshinho

Última edição:
Tens pm.

Cumprimentos,

Moshinho [:blush:]

Obrigado [;)]

também tenho ums chaves de precisão cá por casa vai dando

Já agora tenho aqui um Seiko que será de 1979, nada de muito especial, cal. 6309, no mostrador tem, às 6 horas, JAPAN6309 - 513LR, mas na aprte de trás tem 6309-512A.

Qual é mesmo o movimento deste relógio? Queria ver se econtrava mais informação para depois o investigar melhor.

[;)]

O user TaxiDriver é apaixonado por Seikos, pelo que me apercebi.
Talvez te possa ajudar nessa pergunta.

Afinal não te pode ajudar porque foi banido.

Última edição:
Cumprimentos.

Moleskine!
Cumprimentos.

Usei um pano de algodão, a massa comprei no Aki a mais fina que tinham, o único prob é que a embalagem é grande e da para polir relógios até daqui 100 anos.

Ok, aparentemente o problema é a corrosão nessas rodas.

Em relojoaria se pensares que podes estar a fazer alguma coisa com muita força é porque já o estás a fazer. Mas como esse parafuso é a desenroscar não deve ser problemático.

MAS ATENÇÃO na maior parte dos mecanismos esse parafuso a rosca está ao contrário, ou seja pensas que estás a desapertar mas estás a apertar.

Se não resultar então exprimenta com um ferro de soldar aquecer esse parafuso, só mesmo esse e com cuidado para não aquecer o resto, ou um pouco de spray tipo bala.

O mostrador não está em boas condições, nem os ponteiros, nem o vidro. Mas se a máquina funcionar irei deixá-los impecáveis...acho eu [:)]

DSC04067.jpg

Aureole17rubis-explicao.jpg

Boa noite!

A 1ª coisa que fiz foi ver se a roda do balanço rodava, e correu tudo bem.
A 2ª coisa foi tentar rodar a roda da corda (a que diz aureole) e a outra roda mais pequena, também com corrosão; insucesso! Nenhuma das duas roda.
De momento não conseguirei avançar mais devido a não ter as ferramentas correctas. As chaves de precisão que tenho para aqui, não servem nos parafusos; têm de ser mais finas.
Terei de "fabricar" umas que cumpram o seu dever.

Edit: Já afiei no esmoril, umas chaves de precisão que fui comprar e dão perfeitamente em todos os parafusos! "Home made" tools!!!

Em relação ao polimento da caixa só avançarei se o mecanismo ficar a trabalhar.
Amanhã postarei uma foto com mostrador, devido a ter luz natural. Se tirar agora dentro do escritório fica muito escura e com flash também não dá.

O que achas que deverei fazer agora?

Cumprimentos,

Moshinho

PS: amigo Moleskine, tens a caixa de pm cheia. Não consegui mandar pm para ti devido a esse facto. Abraço.

Boa noite!

Então tiro a roda da coroa e a outra mais pequena para limpar a corrosão?
Desenrosco os parafusos e tiro para fora sem risco de perder ou desencaixar mais peças?
Cumprimentos,

Moshinho

Voltar
Superior