Tópico dos Relógios [AVISO na Página 561 - Post 16802]

O que significa "automatic" num relógio e qual a mais valia...:sh)

Tenho um Tissot PRC200 e agora saiu um PRC200 automatic que custa quase o dobro e estou "apaixonado" por ele...[:D]

Existem essecialmente dois tipos de relógios: os quartzo e os mecânicos. Dentro dos mecânicos tens os de corda manual e os automáticos.

Os de corda manual tens de rodar a coroa para dar energia ao relógio, os automáticos têm um rotor (ou pêndulo) que roda livremente com os gestos e movimentos do braço e assim vai dando energia ao relógio. Esta energia nos mecânicos fica "guardada" numa mola.

A energia nos de quartzo vem da pilha, quartzo refere-se ao pequeno cristal de quartzo que devido às suas propriedades piezoeléctricas (quando estimulado electricamente este vibra com uma dada frequencia de forma muito precisa) é utilizado para regular o relógio.

Por isso o teu PRC200 deve ser quartzo e agora o saiu o mecanico automático, que devido ao mecanismo que utiliza são normalmente mais caros.

Existem essecialmente dois tipos de relógios: os quartzo e os mecânicos. Dentro dos mecânicos tens os de corda manual e os automáticos.

Os de corda manual tens de rodar a coroa para dar energia ao relógio, os automáticos têm um rotor (ou pêndulo) que roda livremente com os gestos e movimentos do braço e assim vai dando energia ao relógio. Esta energia nos mecânicos fica "guardada" numa mola.

A energia nos de quartzo vem da pilha, quartzo refere-se ao pequeno cristal de quartzo que devido às suas propriedades piezoeléctricas (quando estimulado electricamente este vibra com uma dada frequencia de forma muito precisa) é utilizado para regular o relógio.

Por isso o teu PRC200 deve ser quartzo e agora o saiu o mecanico automático, que devido ao mecanismo que utiliza são normalmente mais caros.

Obrigado,
mas para além da questão da pilha, há alguma mais valia nos automáticos?

Obrigado,

Trata-se sobretudo de saber o que tens no pulso, ambos dão as mesmas horas mais segundo menos segundo, visto que neste caso por fora penso que a qualidade seja a mesma.. no entanto é difícil explicar esse belo prazer que dá apreciar um bom movimento. Resta saber se estás disposto a dar o sobro do dinheiro de um bom relógio a quartz, para um bom relógio mecânico automático..

Obrigado,

Para um apreciador de relógios, um automático é uma obra de engenharia perfeita, sentes um "ser" a trabalhar no teu pulso com uma perfeição quase absoluta.

É o mesmo que comparar uma bom motor diesel (um bom relógio quartzo) com um motor otto (um automático), podem ambos ser muito bons, fiáveis, agradáveis, etc., mas um apaixona sempre mais do que o outro! [;)]

Trata-se sobretudo de saber o que tens no pulso, ambos dão as mesmas horas mais segundo menos segundo, visto que neste caso por fora penso que a qualidade seja a mesma.. no entanto é difícil explicar esse belo prazer que dá apreciar um bom movimento. Resta saber se estás disposto a dar o sobro do dinheiro de um bom relógio a quartz, para um bom relógio mecânico automático..

Para um apreciador de relógios, um automático é uma obra de engenharia perfeita, sentes um "ser" a trabalhar no teu pulso com uma perfeição quase absoluta.

É o mesmo que comparar uma bom motor diesel (um bom relógio quartzo) com um motor otto (um automático), podem ambos ser muito bons, fiáveis, agradáveis, etc., mas um apaixona sempre mais do que o outro! [;)]

Estou a ver o que querem dizer...
Mas, não sei se estou disposto a gastar o dobro por esse motivo, quando o que me atrai é a eficiência e o design...

E nestes parâmetros o PRC200 que tenho é muito bom...

Tenho o preto, que é um best seller [:cool:], e devo comprar o branco, neste caso devo mesmo optar pelo normal e não pelo automático... mas vou avaliar a situação in loco do funcionamento que vocês referem...[;)]

Mas, não sei se estou disposto a gastar o dobro por esse motivo, quando o que me atrai é a eficiência e o design...

Tenho o preto, que é um best seller [:cool:], e devo comprar o branco, neste caso devo mesmo optar pelo normal e não pelo automático... mas vou avaliar a situação in loco do funcionamento que vocês referem...[;)]

Se não valorizas o mecanismo compra o relógio de quartzo. Simples.

O que significa "automatic" num relógio e qual a mais valia...:sh)

Tenho um Tissot PRC200 e agora saiu um PRC200 automatic que custa quase o dobro e estou "apaixonado" por ele...[:D]

51-Qctxf%2B7L._SS500_.jpg

nao vi relogio nenhum. enquanto nao mudares de avatar ng ve os teus posts.

Se não valorizas o mecanismo compra o relógio de quartzo. Simples.

Como já referiram aí, o stuff e o Rasec, sobre o sentires algo que parece "vivo", por exemplo sentes sempre um pouco o rotor quando mexes o braço.

Mas como dizes se valorizas a eficiência e o estilo então ficas muito bem servido com o quartzo, não é "vergonha" nenhuma[:D], pelos menos compras um relógio como deve de ser, de marca de relógio, Tissot, e não de marcas de roupa (Armanis e Boss e afins)[:)].

nao vi relogio nenhum. enquanto nao mudares de avatar ng ve os teus posts.

Confesso que demoro sempre um pouco, muito, mais tempo a responder ou a ler os posts dele[br:)]

Obrigado,

Isto normalmente é daquelas coisas que se não sabes do que se trata é porque provavelmente não deves comprar.

Anyway, tal como já disseram, um "Automatic" é um relógio de corda, em que a corda é dada automaticamente com os movimentos do pulso.

Os relógios de alta gama são sempre mecânicos, de corda manual, ou de corda automática, porque quem compra um relógio desses normalmente aprecia não só o relógio em si, mas também a arte e o engenho do relojoeiro que consegue fazer uma máquina tão complicada e que funciona de forma tão perfeita, sem modernismos electrónicos..

Os relógios de quartzo, têm a desvantagem de terem sempre partes electrónicas, pelo que mais tarde ou mais cedo acabam por começar a avariar e usar pilha. De resto, tirando as questões mais sentimentais do que pragmáticas, para o dia a dia têm inúmeras vantagens. Logo para começar, os desvios de tempos são de alguns segundos por ano, enquanto que os relógios mecânicos podem atrasar/adiantar alguns segundos por dia. Os de quartzo podem ficar um mes na gaveta e a seguir é só meter no pulso e tá a funcionar. Os mecanicos ao fim de uns dias (normalmente ao 2º dia) ficam sem corda e param.

Mas é como já disseram, se não valorizas esses factores, vai pelo de quartzo, normalmente são mais praticos e pela muito maior simplicidade mecanica custam uma fracção do preço.

Venho pedir ajuda aos entendidos. Confesso que não tenho grande paixão por relógios nem sou aficionado. Sempre tive alguns maioritariamente desportivos e 2 Swatch mas agora dado a obrigação do uso do fato diariamente e o visual mais formal, falta-me um acessório que combine de igual modo.

Não penso em gastar mais que 180€. E acho alguma piada a pulseira metálica, mas estou aberto a qualquer tipo de sugestão e orientação :)

Os seiko em promoção pode ser que arranjes alguma coisa, timberland, timex, etc. e do género consegues arranjar por esses valores.

A pixmania estava com umas promoções nos relógios, com alguns seiko abaixo do valor que referes, pode ser que gostes de algum. [;)]

Os seiko em promoção pode ser que arranjes alguma coisa, timberland, timex, etc. e do género consegues arranjar por esses valores.

A pixmania estava com umas promoções nos relógios, com alguns seiko abaixo do valor que referes, pode ser que gostes de algum. [;)]

É isto mesmo, para esse orçamento os Timberland que são Timex, Timex, os Citizen, Seiko e vais bem servido. Pessoalmente ia ver os Citizen e Seiko.

É isto mesmo, para esse orçamento os Timberland que são Timex, Timex, os Citizen, Seiko e vais bem servido. Pessoalmente ia ver os Citizen e Seiko.

Por acaso não me lembrei dos Citizen... os Tissot já andaram por preços superiores.

Depois tens as marcas tipo Timberland, mais vocacionadas para roupa por ex., que tem uma linha de relógios, Gant, Massimo Dutti, se só queres saber da estética, consegues alguma coisa interessante.
Eventualmente um CAMEL em promoção.
Outro site é o Luxo24, podes ver o que lá pára ou mandar vir de fora, tipo Ebay.

Caros Apreciadores,

Que me sabem dizer da Zeno-Watch Basel?

É que a nível de movimentos mecânicos automáticos até se conseguem por valor comportáveis para a minha carteira...

Estava a pensar em algo deste genéro:

XPQ0B9wXX1088JUCOUjl0UDZKU.jpg

Por acaso não me lembrei dos Citizen... os Tissot já andaram por preços superiores.

Depois tens as marcas tipo Timberland, mais vocacionadas para roupa por ex., que tem uma linha de relógios, Gant, Massimo Dutti, se só queres saber da estética, consegues alguma coisa interessante.
Eventualmente um CAMEL em promoção.
Outro site é o Luxo24, podes ver o que lá pára ou mandar vir de fora, tipo Ebay.

Obrigado pelo site :) e pelas propostas. Foi clarificador da tua parte, ao menos consigo restringir-me em termos de marcas e locais, o que é optimo. Vou analisar alguns modelos que já me identifico com eles.

Desconhecia que Gant e Massimo tinham relógios. E Gant tem vários modelos apelativos, p. ex. Geralmente é mais compensatório (monetariamente falando) comprar através da Pix ou Luxo24 do que numa ourivesaria ?

Obrigado pelo site :) e pelas propostas. Foi clarificador da tua parte, ao menos consigo restringir-me em termos de marcas e locais, o que é optimo. Vou analisar alguns modelos que já me identifico com eles.

Desconhecia que Gant e Massimo tinham relógios. E Gant tem vários modelos apelativos, p. ex. Geralmente é mais compensatório (monetariamente falando) comprar através da Pix ou Luxo24 do que numa ourivesaria ?

De nada estamos cá para isso [;)]

Eu tenho um Timberland, deve andar muitas páginas para trás [:D]
A rondar os 150€, é mais desportivo, no entanto tinha vários modelos pelo mesmo valor e mais clássicos - o mecanismo como já disseram = Timex.
Como a GANT e Timberland há várias outras marcas, é tudo uma questão de gosto e, principalmente, do que se queira gastar.

Sinceramente nunca comparei os preços entre Pix ou Luxo e loja física, pois implica ver exactamente o mesmo modelo.
Apenas fiz isso há uns tempos com um modelo e era mais barato na Luxo.

Última edição:
Voltar
Superior