Tópico dos restaurantes

Não foi nada caro, mas não fomos para as tradicionais lagostas/santolas, etc.

Lembro-me que houve camarão, percebes e mais qualquer coisa para entrada. Depois foi o melhor arroz de marisco que comi até hoje e café, já que sobremesas não têm. [:D]

E umas 6 ou 10 imperiais a cada um [:D].

Paguei mais no Chimarrão no fim de semana passado :sh)

PS: A cinta foi na mala da Pan do meu tio

O café no mar à vista também é relativamente recente. Há uns anos não havia. Quanto a sobremesas agora servem um sorbet de limão delicioso, bom para rematar o marisco.
 
O Ramiro conheço, apesar de já não ir lá há uns anos, eu não conheço são aquelas duas da Ericeira que vocês falaram.

O mar à vista é superior ao Brisa. Agora já é maiorzinho. Dantes eram meia dúzia mesas, lá dentro. Também já tem esplanada.
 
O café no mar à vista também é relativamente recente. Há uns anos não havia. Quanto a sobremesas agora servem um sorbet de limão delicioso, bom para rematar o marisco.

Estive aqui a ver e fui lá em 2010, já tinham uma pequena máquina de café similar às Nespresso domésticas.
 
Estive aqui a ver e fui lá em 2010, já tinham uma pequena máquina de café similar às Nespresso domésticas.

Como disse, relativamente recente. O tempo passa depressa todos sabemos e como cliente já de há largos anos, lembro-me bem da simplicidade da casa (mas grandiosa na matéria prima servida) e desse pormenor.
 
Tópico dos restaurantes

Que percurso fizeste?

Auto-citação:

Resumo da passagem pelo centro do país:

- Sertã - Lagar - tentei seguir 2 sugestões recolhidas aqui, mas acabou por não resultar. O Ponte Romana estava fechado, aparentemente por suspeitas de COVID. Vi muitas pessoas a fazerem o mesmo que nós, isto é, aproximarem-se da porte/estacionamento e a darem depois meia volta. Seguimos até ao Ponte Velha, mas pareceu-nos "demasiado" para o que pretendíamos na hora de almoço.
A 3ª opção foi sem ajuda da internet, mas seguindo o "movimento popular", e portanto ficamos num (bastante) concorrido Lagar (fiquei confuso quanto ao nome, tinha várias identificações na parede).
https://www.tripadvisor.pt/Restaura...Castelo_Branco_District_Central_Portugal.html
Comemos bem, sem ter sido nada de especial. Fugimos aos hamburgueres e pizzas, tendo optado por posta de alcatra e bacalhau à lagareiro, que não desiludiram.
Tem uma boa esplanada junto ao rio, e isso compensou um pouco o serviço ser quase self-service (é preciso ir buscar o tabuleiro quando a comida está pronta).

- Ferreira do Zêzere - Quinta do Adro - recomendação aqui do fórum, que se confirmou como bom e barato (sem luxos, claro).
https://www.tripadvisor.pt/Restaura...hados-Ferreira_do_Zezere_Santarem_Distri.html
Comemos secretos e maminha grelhada. Só foi pena não terem lagostins do rio (nesta altura só por encomenda).
Não sendo uma terra muito grande, que não tem assim tantas opções, não me espanta que tanta gente frequente este restaurante e que tenhamos precisado de reserva para jantar.

- Ourém - O Rito - outra recomendação aqui do fórum. Não é assim tão barato, mas é bom.
https://www.tripadvisor.pt/Restaura...Ourem_Santarem_District_Central_Portugal.html
O sítio é meio perdido numa estrada nos arredores de Ourém, mas fica perto da A1 e pareceu ter afluência constante (novamente, reserva foi obrigatória, especialmente para almoçar ao Domingo).
As doses rondam os 20€ para a maioria dos pratos, e não se tornam caras porque o rácio deve andar em algo tipo 2 doses para 3 pessoas (pedimos 3 para 5: bacalhau à Zé do Pipo, bife Angus e cabrito).
Tudo bom, sem exageros de tempero, como gostamos. De destacar também que foi claramente a melhor sala dos 3 restaurantes referidos, com muito bom aspecto e serviço bastante cuidado.

Foi só mesmo um fim‑de‑semana, não deu para mais… Além das referidas paragens gastronómicas, passamos por Dornes, Vila de Rei, Pedrogão Grande, Casal de São Simão, Ourém (castelo), Fátima e Torres Novas (aqui só para tomar café no regresso, mas assinalo porque nunca lá tinha parado).
 
Portugal com mais 5 restaurantes com estrela Michelin - totalizando 26 no país (o que é um record). São eles: "Cura" (Lisboa); "Al Sud" (Lagos); "Esporão" (Reguengos de Monsaraz); "Vila Foz" (Porto) e o "A ver Tavira" (em Tavira, obviamente), que ganharam a distinção este ano.

Não conseguiu ainda ganhar a sua primeira 3º estrela mas manteve todas as suas distinções face ao ano passado, ou seja, quer os restaurantes com uma estrela, quer os de duas estrelas, mantiveram o seu estatuto face a 2020. Não houve nenhuma "despromoção".

Destaque também para mais 2 restaurantes novos "Bib Gourmand" (boa relação qualidade/preço): "Arkhe" em Lisboa e "Xtoria" em Setúbal.

https://mesamarcada.com/2021/12/14/...gueses-com-uma-estrela-no-guia-michelin-2022/
 
IMG-20211216-123755.jpg

IMG-20211216-125646.jpg

IMG-20211216-132122.jpg

IMG-20211216-134134.jpg


Menu de almoço 10€/pp,neste caso 3 pax com +2 sobremesas.
 
Restaurantes bons e baratos para ir com a família em Viseu, alguma dica?

Experimentei o Casa Arouquesa há duas semanas, gostei muito. Não é propriamente "barato" mas não se deixa lá nenhum ordenado (a não ser no vinho [:D]). O meu comentário ao mesmo está duas páginas atrás.
 
Back
Top