Tópico dos restaurantes

Finalmente visitei uma das instituições do choque friête mais recomendadas em Setúbal, o Santiago.

E não, não desiludiu. A qualidade do choco é excelente! Bons nacos, carne tenra, mesmo nos nacos maiores, em doses correctas. Na minha opinião, as duas primeiras doses vinham ainda um nadinha encharcadas em óleo.

Como já vem sendo habitual, doses de batata frita e saladas são pagas à parte (assim como alguns molhos) e nem sempre apresentam o preço mais justo e podem agravar a conta ou apanhar alguns incautos. As batatas eram completamente caseiras, embora algo moles mas eram boas (para crocância temos o choco). A saladinha também mas deveriam deixar ao critério do cliente o seu tempero.

O serviço foi extremamente rápido, entre sentar, efectuar o pedido e a comida chegar à mesa, não devem ter passado muito dos 5 minutos! As doses de reforço também não demoraram muito e mais uma vez, com a mesma qualidade das primeiras.

Éramos 4, chegamos pelas 12 horas (abrem às 11:30) e passado pouco tempo, já havia filas à porta. Fosse na esplanada, onde ficámos, ou no interior, a rotação é digna de um restaurante de fast food (menos no preço).

Sans titre 6.jpg

Portanto, confirma-se que a casa Santiago é seguramente das melhores opções em Setúbal. Se é a melhor... Epá, isso fica ao gosto de cada um. Eu gostei mas não sinto que em Setúbal tenha alguma vez apanhado um barrete nos locais a que fui ao longo dos anos. Mas uma coisa é certa, o choco é bastante bom! E é isso que importa.

O choco está cada vez mais caro (como tantas outras coisas na vida...), ainda sou do tempo de doses a € 12/14, hoje pagou-se cada uma a €22.

Entre choco, suplementos, vinho, sobremesas e aperitivos, a conta saldou-se nuns €29 por cabeça. Quem não fôr alarve ou abusar no vinho, pode sair com uma refeição em torno dos €20 por pessoa.

E pronto, hoje desfiz mais uma curiosidade que tinha sobre esta casa e as recomendações que me haviam, inclusivé por aqui. apr:)

Cheguei a comer nesse restaurante há coisa de uns 20 anos e já tinham clientela a montes.

Pois 22€ a dose para 1 pessoa?

Há uns tempos tinha pedido recomendações para japonês em Lisboa.

Ontem para comemorar uma data fixe, acabei por ir ao Ryochi! Restaurante muito diferente dos japoneses mais mainstream (pelo menos para mim que sou um leigo), mas gostei muito do atendimento, sugestões, qualidade e ambiente muito descontraído e intimista.
O preço foi uma surpresa, com 3 pratos e a dividir, sobremesa e 3 copos (1 tinto e 2 branco) ficou nos 69€, achei francamente bom o preço para o que estava à espera (mais para os 50€ por pessoa)

Não tirei fotos, mas deixo o link do restaurante se quiserem ver.: https://groupemar.com/ryoshi/

Há uns tempos tinha pedido recomendações para japonês em Lisboa.

Ontem para comemorar uma data fixe, acabei por ir ao Ryochi! Restaurante muito diferente dos japoneses mais mainstream (pelo menos para mim que sou um leigo), mas gostei muito do atendimento, sugestões, qualidade e ambiente muito descontraído e intimista.
O preço foi uma surpresa, com 3 pratos e a dividir, sobremesa e 3 copos (1 tinto e 2 branco) ficou nos 69€, achei francamente bom o preço para o que estava à espera (mais para os 50€ por pessoa)

Não tirei fotos, mas deixo o link do restaurante se quiserem ver.: https://groupemar.com/ryoshi/

Foram 69 os três ? Ou seja 23 cada ? baratinho para japonês ...

Pelo link parece ter um ambiente engraçado.

Finalmente visitei uma das instituições do choque friête mais recomendadas em Setúbal, o Santiago.

E não, não desiludiu. A qualidade do choco é excelente! Bons nacos, carne tenra, mesmo nos nacos maiores, em doses correctas. Na minha opinião, as duas primeiras doses vinham ainda um nadinha encharcadas em óleo.

É o que fica aproximadamente em frente a uma bomba de gasolina !? Já fui, é super "informal", toalhas de papel e tudo bastante simples, concordo que choco e batatas são porreiras, mas não me lembro de ter levado grandes barretes dentro desse género.

Não me recordo de preços, mas tinha a ideia de algo tipo 15 euros por pessoa a conta final, isto há 1/2 anos.

Aproveitando o balanço.

Restaurantes para comer Ramen em Lisboa e arredores o que recomendam ?

E quais são os vossos restaurantes japoneses preferidos ?

22€ mas sem acompanhamento certo?

E 29€ por pessoa para comer choco frito... [s)] De facto ir come fora está cada vez mais absurdo

Infelizmente é o que se verifica. Cada vez mais e em Setúbal e nestes restaurantes, virou norma.

O valor da dose é o mesmo para take-away, ao qual se soma o valor da embalagem (€0,50).

Mesmo assim cerca de 35 euros/pax ainda é bastante razoável.

Em sítios giros, com comida diferente esse género de preços 30/40 ... 50 euros, ainda considero bastante aceitável.

Muito acima disso (não quer dizer que não se justifique) já só para ocasiões mais especiais.

Aproveitando o balanço.

Restaurantes para comer Ramen em Lisboa e arredores o que recomendam ?

E quais são os vossos restaurantes japoneses preferidos ?

Ramen o melhor é o Ajitama. Mas também dizem bem do Koppu.

Japoneses tens ai muita coisa boa principalmente no mercado Omakase. O já galardoado Kanazawa, depois o Omakaze Wa e o Omakaze Ri (ambos mais baratos).
Depois o Nómada também é dos meus favoritos, ou o Go Juu.

Mas há tanta tanta tanta opção (nos mais diversos estilos, que hoje em dia já nem sei o que experimentar ou recomendar...) E infelizmente tenho ido jantar poucas vezes fora.

Eu costumo ir ao Casa do Mar.

A última vez em trabalho, e como estava com pressa, recomendaram-me um mesmo defronte da PSP onde eu ia, O Petisco, e gostei do choco frito.

Last edited:
Eu costumo ir ao Casa do Mar.

A última vez em trabalho, e como estava com pressa, recomendaram-me um mesmo defronte da PSP onde eu ia, O Petisco, e gostei do choco frito.

A minha recomendação tem sido o Copa Douro, mas mais como restaurante no geral e não exactamente como sugestão para choco frito, porque não sou grande apreciador (e nesse sitio o choco grelhado é bem bom, pelo menos para mim).

Back