Tópico dos sistemas de GPS e navegação

citação:Originalmente colocada por RedHeart

citação:Originalmente colocada por Renas

Tenho um Qtek S100. Enquanto PDA serve para andar com documentos do Word, Excel, ler PDF's, ver vídeos e ouvir ficheiros de som. Tens também a agenda, etc.. e tal e, no caso destes Qtek's tens ainda telemóvel. Procurando na net, encontras muitas mais aplicações, como comandos universais, mapas estelares, blá, blá, blá, blá, jogos e mais blá, blá, blá.

Para lhe meter GPS bastou arranjar um programa - no meu caso uso o Destinator PN - e o receptor GPS que teve o alto patrocínio do sitefixe.

O MIO já tem isso tudo e ainda vem com software melhor. [xx(]

O software é o que lá lhe meteres ;)

Retiro o que disse. Explico. Sistema operativo. Windows mobile. Tenho aqui vários colegas com esses aparelhos e sem duvida o MIO é excelente para o preço.

Este Hp que ando a ver é o Hp rx 1950.

Creio que tem Wi-hi, para que serve?

Mas nao tem GPS e penso que nao tem bluetooth, não deve ser grande coisa esta PDA.

Será uma boa compra?

Cumps

Tenho um Qtek S100. Enquanto PDA serve para andar com documentos do Word, Excel, ler PDF's, ver vídeos e ouvir ficheiros de som. Tens também a agenda, etc.. e tal e, no caso destes Qtek's tens ainda telemóvel. Procurando na net, encontras muitas mais aplicações, como comandos universais, mapas estelares, blá, blá, blá, blá, jogos e mais blá, blá, blá.

Para lhe meter GPS bastou arranjar um programa - no meu caso uso o Destinator PN - e o receptor GPS que teve o alto patrocínio do sitefixe.

O MIO já tem isso tudo e ainda vem com software melhor. [xx(]

O software é o que lá lhe meteres ;)

Retiro o que disse. Explico. Sistema operativo. Windows mobile. Tenho aqui vários colegas com esses aparelhos e sem duvida o MIO é excelente para o preço.

E que SO pensas que têm os Qtek's?? Até há um tempo vinham com o Windows Mobile 2003 e agora vêm com o Windows Mobile 5 ;)

citação:Originalmente colocada por EnginE

Boas,

gostaria de esclarecer uma dúvida.

Uma PDA, por exemplo, HP que nao tenha gps, dá para daqui a uns tempos colocar gps ou só as PDA's com gps têm essa função?

Estou a pensar em comprar, porque estou a necessitar, quais as funções gerais duma PDA?

Cumps

Como já foi dito, para o GPS, só tens que te preocupar com o bluetooth. Eu tenho um HP HX2790 e um GPS Global Sat 338, e funciona na perfeição. Quanto às funções do PDA, são práticamente as funções básicas de um pc com as limitações obvias que o ecrã impõe. Há PDAS para todo o tipo de necessidades, em que o preço varia em função das caracteristicas. Quanto mais memória e processador tiver melhor, mas será que realmente necessitamos disso tudo? Hoje em dia as aplicações são todas desenvolvidas em função do windows mobile 5.0, acho que é algo que deverás de ter em atenção.
Se queres o PDA básicamente para usar com GPS, dá uma vista de olhos pelo software mais recente do mercado e vê os requisitos minimos para correr o software e compra em função disso.

Depois tens outra opções de PDAS com GPS e software de navegação, que são boas opções, e já foram aqui referenciados.

E sim, o PDA é útil, mas depende da mobilidade e da capacidade de cada um para tirar o melhor proveito do aparelho.

Qual é a tua opinião sobre o Destinator PN?

Eu já o usei, e apesar de levar ao destino, traça-me rotas perfeitamente absurdas. Chega ao ponto de manda virar à esquerda na AE. Depois de o desinstalar fiquei a pensar que fosse alguma questão de configuração, ainda não o voltei a instalar para verificar se há mais parametros de configuração que melhorem os percursos sugeridos.

citação:Originalmente colocada por mcabral

PDA? Mas isso ainda tem utilidade?

Um PDA como o S200 que tenho serve para muita coisa. Telefonar, tirar fotos, tem o windows mobile com todas as aplicações importantes, agenda, várias tipos de conexão, GPS pode ser por bluetooth com vários programas á escolha.:)

Apesar de dizer na office center que o Hp rx 1950 tem bluetooth a realidade é que fui verificar ao site da Hp e nao tem.

Deste modo nao é possível nunca ter GPS ou há forma de dar a volta a isso?

Cumps

Se esperares um pouco vão em breve sair para o mercado PDAs com GPS incluído que já tem uma tecnologia chamada AGPS desenvolvida pela SIRF (SiRFInstafix) que permite descarregar para o módulo de GPS a localização dos satélites, e que faz com que seja mais rápido a obter a informaçãos dos satélites. Actualmente já existem alguns como por exemplo o E-TEN G500.

Se não quiseres esperar aconselho-te a adquirir um receptor de GPS com o chip Sirf III. Já consegues comprar um destes com bluetooth por cerca de 100€-120€.

Quanto a PDAs se quiseres com o Windows Mobile, escolhe mesmo um com o Windows Mobile 5.

Outra coisa é que se quiseres comprar um Qtek espera também um pouco porque a Qtek vai deixar de existir no nosso mercado, vai passar a ser tudo com a marca da casa-mãe HTC.
Julgo que o Qtek S200 também dá para comprar por outra marca que é geralmente mais barata a I-mate.

Também podes optar por um Smart Phone que tem um teclado como um telemóvel normal, mas tem todas as funcionalidades típicas de um PDA. Geralmente não têm Wifi, mas se também não precisas é uma hipótese!

citação:Originalmente colocada por joao

Se esperares um pouco vão em breve sair para o mercado PDAs com GPS incluído que já tem uma tecnologia chamada AGPS desenvolvida pela SIRF (SiRFInstafix) que permite descarregar para o módulo de GPS a localização dos satélites, e que faz com que seja mais rápido a obter a informaçãos dos satélites. Actualmente já existem alguns como por exemplo o E-TEN G500.

Se não quiseres esperar aconselho-te a adquirir um receptor de GPS com o chip Sirf III. Já consegues comprar um destes com bluetooth por cerca de 100€-120€.

Quanto a PDAs se quiseres com o Windows Mobile, escolhe mesmo um com o Windows Mobile 5.

Outra coisa é que se quiseres comprar um Qtek espera também um pouco porque a Qtek vai deixar de existir no nosso mercado, vai passar a ser tudo com a marca da casa-mãe HTC.
Julgo que o Qtek S200 também dá para comprar por outra marca que é geralmente mais barata a I-mate.

Também podes optar por um Smart Phone que tem um teclado como um telemóvel normal, mas tem todas as funcionalidades típicas de um PDA. Geralmente não têm Wifi, mas se também não precisas é uma hipótese!

Quer dizer que mesmo a PDA não tendo incorporado bluetooth é sempre possível vir a ter GPS futuramente?

Outra questão é: Tendo Wi-Fi como faço para ter internet? Quanto se paga por més e onde tenho que me dirigir para activar a internet?

Cumps

Actualização de GPS

Actualização de GPS

Bom dia... tenho um amigo meu q me pediu pra ver se conseguia fazer a actualização do GPS dele visto q so vinha com os mapas de ibericos...
Como e onde poderei faze-lo???

O equipamento é um BELSON (navigator OP) ... penso q seja isto!

agradeço desde ja a ajuda!

Pedro Oliveira

citação:Originalmente colocada por rum

Qual é a tua opinião sobre o Destinator PN?

Eu já o usei, e apesar de levar ao destino, traça-me rotas perfeitamente absurdas. Chega ao ponto de manda virar à esquerda na AE. Depois de o desinstalar fiquei a pensar que fosse alguma questão de configuração, ainda não o voltei a instalar para verificar se há mais parametros de configuração que melhorem os percursos sugeridos.

A minha opinião sobre o Destinator PN é bastante boa. Conhece muitos caminhos no fim do mundo e porta-se relativamente bem.

Acerca dessas ordens "estranhas" o máximo que me aconteceu foi mandar-me por autênticos caminhos de cabras onde até um tractor teria dificuldade em passar e também já me mandou 2 vezes para ruas de sentido único em sentido contrário mas isso é compreensível porque a direcção pode ser mudada a qq altura pelas Câmaras Municipais e o software só é actualizado de x em x tempo.

Quando ele te mandou virar à esquerda na AE tens a certeza que ele "sabia" que estavas numa AE? Por exemplo: ele ainda não conhece a A29 e, em vários sítios, pensa que estás na nacional e é por isso que manda virar em sítios esquisitos.

Entretanto já anda por aí a pastar o Destinator PN 6. Valerá a pena actualizar logo que seja possível.

Em relação ao Destinator PN, sinceramente não sei qual era a versão. Mas na AE, em concreto na A5, no trajecto de Cascais para Lisboa sabe-se lá porquê ele baralhava-se e na zona de Oeiras manda-me virar à esquerda quando anteriormente as instruções eram dentro da AE. Outra que me fez, eu estava parado num semaforo em Lisboa e disse-me que ìa em excesso de velocidade [:0]

Após isso, instalei o Route 66 e até agora nada de negativo a apontar. Mapas muito bons, gestão dos trajectos muito eficiente. Achei no início é que o software podia ser mais intuitivo. Muito bom a recalcular o trajecto quando não seguimos as instruções dadas.

Tambem uso o IGO, aqui os mapas são mesmo do melhor que há. A gestão dos trajectos tambem é boa, mas para quem conheça Lisboa quando vou na Av. João XXI/Campo Pequeno ele manda-me virar à esquerda para a Av. da Républica quando me parece que tal manobra nunca tenha sido possivel nos últimos 20 anos. Tambem é bom a recalcular.

Ainda não usei o TomTom que pelo que sei a nível de software é bastante bom, mas os mapas estão longe da realidade do terreno.

Qualquer software que usem em locais/percursos que vocês conhecem vai sempre dar-vos caminhos completamente ridiculos.

Além disso também é importante as definições escolhidas no software e o tipo de percurso escolhido. Como exemplo da zona de Queluz para o Oriente o caminho mais rápido é o normal, IC19 - 2ª circular - Av. Berlim - Expo... mas se escolhermos o mais curto ele vai mandar-nos por um caminho que não lembra ao diabo, e que eu nem sequer conheço mas que efectivamente é um quilómetro mais curto[8] só que demora o triplo do tempo! Mas não se esqueçam que um software destes também dá para planear rotas para andar de bicicleta ou a pé;)

Voltar
Superior