Tópico dos sistemas de GPS e navegação

citação:Originalmente colocada por mikka_1

citação:Originalmente colocada por joao

Mesmo que consigas ver essa velocidade, nunca será mesmo a tua velocidade real!!! Tanto podes ter um erro de -10Km/h como de 10Km/h!

A velocidade do GPS n tem qualquer erro...!!! a velocidade no velocimetro essa sim, pode ter erros!!! No meu caso por exemplo... o erro é em média de 8km/h.
Isso é o mito que vem sendo criado por muita gente!

A realidade é que o GPS está longe de ser perfeito a indicar posições, quanto mais a indicar velocidades!

Muitos softwares iludem completamente os utilizadores, porque corrigem a posição para a estrada que está mais perto na cartografia. Por isso dá a impressão que é muito preciso, mas isso é falso!

Só para teres ideia para teres precisão de milimetros precisas de ter um equipamento que custa cerca de 10.000€ e ainda depois fazer a correcção com uma estação fixa... achas mesmo que tens este tipo de equipamento num carro???

Mais outra dica... já ouviste falar que o Exército dos EUA (quem controla a rede de GPSs) introduz erros propositados nas medições feitas para receptores civis??? E que quando os EUA entram em guerra podes encostar a um canto qualquer receptor de GPS porque podes estar em Alcântara e ele tão depressa te diz que estás em Almada como a seguir estás em Cascais.

olhós mitos dos americanos e dos GPS! já cá faltava...

Enquanto os EUA não entrarem em guerra não o poderemos saber pois não?logo não passam de mitos! Nada confirmado!

O Galileu é que vai revolucionar isto tudo!

Eu acho que a imagem por mim postada já tinha tirado qualquer duvida quanto à veracidade do GPS...

Não deixa de ser uma tecnologia excelente, mas a precisão não é a que alguns pensam.

Antes de mais, se houver bom sinal, se houver boa captação dos satelites, será possivel caso o exercito americano não esteja a introdusir distorções (não o faz desde 2000) ter uma precisão de 10 a 20 metros com os dispositivos civis.. Que poderá baixar para 5 a 10 metros com a utilização do sistema EGNOS, mas nem todos os dispositivos o suportam e os dois satelites existentes na Europa são de dificil captação por causa da sua posição geoestacionaria.

Alem disso o GPS não faz uma monitorização continua do posicionamento. Mede o ponto em que estamos de 1 em 1 segundo, e o software é que faz o calculo mediante o deslocamento, da velocidade, direcção, etc... etc...

Ora, sabendo que 200 kms/H são grosso modo 55 metros por segundo, se o GPS tiver um erro de 10 metros esses 55 metros poderão passar para 65, e em vez de 200 kms/H teremos 234...

É claro que o software dos GPS's faz muitas correcções dos erros, e apresenta valores muito proximos do real.. Em condições ideais será mais fiavel o GPS do que o ponteiro, mas, não tem a precisão matematica que alguns julgam... E basta passar num ponto qualquer, em que por qualquer motivo haja medições deficientes do posicionamento e obtem-se resultados como o que eu tive.. É que eu ia bem rapido, mas é impossivel ao meu carro atingir 227 kms/H..

citação:Originalmente colocada por dr_tuborg

Enquanto os EUA não entrarem em guerra não o poderemos saber pois não?logo não passam de mitos! Nada confirmado!

Qual mito?

Convem nunca esquecer que o GPS, não é um sistema civil nem nasceu como tal, é um sistema militar, criado para o exercito americano. E está previsto desde inicio um mecanismo de introdução de erros o SA (Selective availability), ou até a possibilidade de simplesmente bloquear o acesso civil ao sistema.. Durante muito tempo foram introduzidos erros que obviamente só afectavam os receptores civis, porque os receptores militares usam a frequencia civil (L1) e uma segunda frequencia que está encriptada e só eles têm acesso (L2)..

O objectivo obviamente é que uma vez que não podem impedir o inimigo de usar o GPS, ao menos eles proprios e os aliados, poderiam ter uma vantagem ao ter acesso a posicionamentos reais enquanto que o inimigo usaria posicionamentos incorrectos.

O mais caricato é que durante a 1ª Guerra do Golfo, havia uma grande escacez de receptores GPS militares entre os aliados, mas receptores GPS civis havia muita oferta no mercado. Assim o exercito americano viu-se obrigado a colocar o SA com erro zero, para que os aliados pudessem usar o GPS [}:)]...

E depois durante a decada de 90, a FAA (aviação civil americana) e uma serie de paises, nomeadamente europeus, pressionaram fortemente o exercito americano para desactivar o SA e acabar com os erros, porque isso permitiria à aviação civil acabar com os muito mais caros sistemas de posicionamento proprios.. E em 2000 o Bill Clinton anunciou finalmente o fim do SA... Que até agora tem estado desligado. MAs há sempre a possibilidade de ser ligado por motivos militares.

citação:Originalmente colocada por Unreal

então para termos valores mais precisos vamos ter que esperar pelo galileo...

O Galileu não vai melhorar nada de substancial...

O GPS actualmente, usado um sistema de WAAS como o Egnos é capaz de uma precisão de 5 metros.. O Galileu, para acesso publico não permitirá uma precisão muito melhor, fala-se em 3 a 5 metros..

É claro que isto é valores em condições ideais.

A grande diferença do Galileu, é que ao contrario do GPS que tem duas frequencias uma civil e outra estritamente militar, terá 3 frequencias, uma civil de acesso publico e gratuito, uma segunda de acesso comercial (ou seja, pagando) e que provavelmente levará a precisão para a casa do 1 metro, frequencia essa a que nós não teremos acesso, apenas aviões, barcos e afins farão uso dela. E por fim tem a 3ª frequencia que é destinada a fins militares e a forças de segurança e salvamento, porque pelo que parece funciona mesmo que tentem bloquear as outras frequencias...

Além disso, ao ritmo a que os satelites do galileu são lançados só daqui a 15 ou 20 anos a constelação estará pronta e no inicio os receptores para o Galileu serão tecnologia verde, enquanto que os do GPS serão tecnologia madura, fiavel e barata...

citação:Originalmente colocada por dr_tuborg

Aconteceu quando quando foi a última guerra no Iraque.

PS: já cá faltava mais um que fala sem saber[8]

Eu continuo a usar o nokia 6680, e o route66 como pano de fundo... Um Gps bluetooth e nunca notei erros tão grandes... tambem tem a ver com a qualidade do programa, e a sua aptidão para corrigir os erros aqui referidos...

Ajuda Antena GPS

Ajuda Antena GPS

Boas

Adquiri uma antena globalsat bt-338. Instalei o já tão falado ozi explorer, mas agora não consigo que o programa reconheça a antena.

Alguém tem ou teve o mesmo problema?? Ajuda precisa-se!

O ozi está a correr num qtek s100

Thanks

Olha.. usa um software que anda ai pela net gpsinfo para pocket e ve se ele detecta a antena e se liga..

essa antena é NMEA0183.. como a maioria e nao costuma apresentar problemas de instalaçao

no forum do sitiocerto.com encontras la algumas dicas sobre o 338 quase de certeza

citação:Originalmente colocada por BêJota

Boas

Já tenho o gpsinfo instalado e detecta o gps.

o Ozi é que não detecta nada.

Abraço

no ozi mete GPS NMEA se der.. e a porta usa a mesma do GPSinfo..

0 338 é dos GPS mais estaveis do mercado.. pro isso algo so deve depender de configuraçao do Ozi

Ja agora.. nao me lembro do Ozi Ce como +e.. no fugawi tens um log da comunicaçao com o GPS.. se nuam janela começares a ver muito texto a passar tipo GGGLA.. GGG... e numeros é que as " NMEA sentences " estao a chegar ao software..

deves ter ai algo do tipo " start GPS " ou assim.. sorry mas de cor nao me lembro do Ozi Ce.. ja nao o uso ha algum tempo

Ah.. antes de abrir o Ozi encerra mesmo o GPS info na memoria ( settings - > memory -> running programs.. 8 creio que e isto ) ja que com uma COM virtual aberta os outros softwares nao a encontram

Voltar
Superior