Tópico dos sistemas de GPS e navegação

Ajuda em escolha de aparelho GPS

Ajuda em escolha de aparelho GPS

Olá boa noite a todos.
Antes de tudo convém referir que já vi que existem alguns tópicos ( antigos por sinal) sobre GPS mas como não eram bem o que estava a pensar resolvi abrir outro. Já estive a ver as características de alguns dos aparelhos mas não percebi ao certo se fazem aquilo que eu gostava.
Estava à procura de um aparelho GPS novo para comprar agora com as seguintes características:

Ter a cartografia de estradas de Portugal, com ruas das cidades etc ... e que por exemplo pudesse por a morada de destino e ele calculasse a rota até lá.
Como também ando de jipe gostava de saber se estas cartografias tem trilhos e estradas não alcatroadas ? Isso era mesmo uma coisa que eu gostava para ir descobrindo novos sítios.

Gostava também de em certa altura poder marcar um ponto e ele gravar as coordenadas e depois poder ver em casa num mapa ou no Google Earth.
E fazer também ao contrario ...ver em casa no Google earth uma coordenada e depois poder po-las no GPS e ele dizer me como lá chegar.

Se como bonus houvesse a função de entre vários caminhos poder escolher um que fosse ou não por auto-estrada era excelente.
Por exemplo se eu quiser ir para o Algarve mas não quiser ir pela A2 ele indicar me a estrada até lá ( para não pagar a portagem)

Agradeço desde já a ajuda !!

Claro !! Esqueci-me do mais importante !
É assim ...é muito subjectivo ...estive a ver um que recomendam muito ..o Garmin 276C que no site do sitefixe custa 870 euros ....parece me carote ...estava a pensar ai num plafond de 500 euros ..mas se me disserem que para o que eu queria só um muito mais caro serviria ...ponderaria adiar a decisão ou fazer um esforço financeiro.
Agradeço

O que eu uso: Um pda com o Tom Tom v6 para navegação em estrada e o Oziexplorer com as cartas militares.

Hoje já se consegue arranjar um Pda em 2ª mão a preços bastante acessíveis, e juntar um gps Bluetooth. Assim, com software "comprado" no "sítio do custume" consegue-se o que, para mim, se trata da melhor solução de navegação disponível. Esta solução pode revelar-se algo complicada, sobretudo se não te sentires confortável com sistemas informáticos.

Podes, no entanto, optar por um gps dedicado (solução mais cara, quer de aquisição quer de actualização). Para o que pretentes, e para estar ao nível do teu jipe, terá que ser um garmin 276c. Mas fala com o user SiteFixe pois ele conhece bem melhor que eu estes sistemas.

Edit: por menos do que 500€ arranjas um pda com gps dedicado. Há mil e um modelos no mercado, mas tenta procurar aquele que possuir o maior tamanho de ecrâ possível.

P.S. Aparece aqui pelo Alentejo para dar-mos umas voltitas pela zona.

citação:Originalmente colocada por luislanca

O que eu uso: Um pda com o Tom Tom v6 para navegação em estrada e o Oziexplorer com as cartas militares.

Hoje já se consegue arranjar um Pda em 2ª mão a preços bastante acessíveis, e juntar um gps Bluetooth. Assim, com software "comprado" no "sítio do custume" consegue-se o que, para mim, se trata da melhor solução de navegação disponível. Esta solução pode revelar-se algo complicada, sobretudo se não te sentires confortável com sistemas informáticos.

Podes, no entanto, optar por um gps dedicado (solução mais cara, quer de aquisição quer de actualização). Para o que pretentes, e para estar ao nível do teu jipe, terá que ser um garmin 276c. Mas fala com o user SiteFixe pois ele conhece bem melhor que eu estes sistemas.

Edit: por menos do que 500€ arranjas um pda com gps dedicado. Há mil e um modelos no mercado, mas tenta procurar aquele que possuir o maior tamanho de ecrâ possível.

Pois ...também já reparei nas fotos do interior do Mitsubishi o teu PDA.
Mas eu estava mais virado para um só aparelho até para ser mais fácil de usar ( emprestar até ao pai e isso ..).
Mas estou com receio que os GPS normais para carro não tenham cartografia com trilhos e caminhos de terra, coisa que me interessava.

PS: Agradeço já agora o convite ...um destes dias então entro em contacto ... mas como tenho apenas pneus de "estrada" tenho de escolher muito bem os caminhos antes.[}:)]

Não há problema em ter pneus de estrada. O DiD conseque mesmo surpreender.

O meu pai dá-se bastante bem com o Tom Tom, e com a voz da menina:D. A dificuldade que falo reside na configuração do aparelho e na instalação dos programas. A utilização é bastante fácil, sobretudo para navegação em estrada.

Fora de estrada, só conheço as cartas militares. Se porventura descubrires alguma coisa, coloca aqui.

Comprei um Belson bnp-60, mas só trás o mapa ibérico, trás um cd com o programa para fazer o upload, para o cartão, mas como é que eu posso sacar novos mapas, ou novas funcionalidades.
ou pelo menos os nomes dos ficheiros, para eu sacar.
Ouvi dizer que existe software para detectar os radares(bófia).
qualquer sofware serve para todos os modelos, ou tem que ser especifico, para cada marca?
Agradecia que me ajudassem.
dxina@sapo.pt

Se ajudar na decisão, subscrevo inteiramente os comentários do Luis ... É o que utilizo! Para além de que o PDA também me serve para outras funcionalidades ... ;)

Só acrescento que, na minha opinião, deve ser um PDA com um ecrãn de 4" e resolução VGA ... mas nos outros também funciona.

A antena GPS anda sempre ligada à tomada 12v, na mala do jipe ...

citação:Originalmente colocada por luislanca

Será que é possível ver os mapas que esses GPS tem nalgum site da net ?
É que antes de comprar gostava de ver o nível de pormenor dos mesmos e comparar varias marcas ...
Se pudesse haver uma maneira de testar os mapas antes e de procurar umas ruas era mesmo o ideal.
Agradeço desde já.

Arranja um portatil com receptor gps e ficas com um pack que te permite fazer tudo e mais alguma coisa: coordenadas gps, google earth, ozi explorer, Compe Land Gps, Mapsource. Se não vai para o 278c e ficas muitissimo bem servido. No meu caso uso umGarmin Gps V e estou contentissimo com o mesmo. Cartografia de estradas, excelente em tt, à prova de àgua, calculo de areas, um gget excelente.

Eu tenho um 276c e recomendo é do melhor que vi até agora. Comprei-o através do site www.gpsportugal.com e custou cerca de 600 euros. Foi o sítio mais barato que arranjei. Se quiseres esperar algum tempo arranjo-te um novo com cartão de memória e carregador de isqueiro por esse valor. Vou recebê-lo à troca de um negócio.

Agradeço desde já todos os comentários.
No entanto estive a ver as características nos sites oficiais das marcas sobre os modelos em questão e ainda tenho algumas duvidas.
Reparei que em todos os sites de vendas referem que o 276c é o GPS ideal para quem faz todo o terreno. No entanto não encontro nada que justifique isso ...Será porque nos mapas tem trilhos e caminhos mais pormenorizados ? Ou será que dá para fazer outras coisas que eu não estou a perceber ?

Nomeadamente em comparação com os modelos básicos de estrada da Garmin (GArmin Nuvi 310 ) em que diferem ?

Já agora ...estes Gps de "estrada" como o Nuvi 310 tem caminhos de terra e trilhos ? OU só tem mesmo as estradas ?
É que lembro-me que já estive com um amigo que tinha um GPS ( que não me recordo do modelo ) e fui passear para a Serra da Estrela e o GPS tinha vários caminhos de terra mesmo por dentro da serra muito interessantes que passavam por sítios muito bonitos. Não sei se estes GPS terão também mapas assim tão detalhados ou se dependerá do modelo em causa.
Agradeço

Ora bem

GPS de estrada recomendo os nuvi da Garmin, para TT esqueçam nos

Para todo o terreno, sim o 276C é o mais cotado

tem um ecran excelente, grava trilhos, pontos, faz a funçao trackback ( navegaçao dos trilhos ) etc..

Quanto ao aparelho em si... so o GPS em si para TT ja é um mimo... acrescentando-lhe o kit de navegaçao automovel ficamos com uma soluçao ecelente para estrada com navegaçao por voz.. etc

a opçao PDA é válida, apesar de eu nao achar tao pratica sobretudo pela necessidade de parar o carro para lhe mexer com a caneta etc etc... mas da para colocar varios softwares.

Digamso que a escolha sera dificil, mas eu continuo a preferir o 276C de longe...

Já agora aproveito e deixo aqui uma dúvida.

Tendo eu (ou estou a pensar ter) um tom tom one iberia, posso futuramente mudar para o europa, só mudando de cartão sd ?

Se sim, onde comprar esse cartão ? o preço deverá ser aproximado á diferença de preços entre o iberia / europa (100 euros) ?

Um bom ano !

Voltar
Superior