Tópico dos telemóveis classicos

Boas.
Bom tópico. Assim sendo, cá vai:

- Motorolla D160 (também trabalhava com 4 pilhas AA) - penso que ainda deve haver algum em casa do meu pai, mas como de vez em quando passava-lhe algo pela cabeca e ferrava com alguns no lixo, nao sei se ainda lá está.

- Ericsson A1018 - o primeiro a ter relógio no visor, o que para mim foi épico, pois tinha na altura uma alergia na pele e nao conseguia usar relógio no pulso mais do que algumas horas.

- Nokia 3310 - ainda o tenho, está aqui comigo no UK, tendo comprado um carregador e uma bateria, carreguei-o pela primeira vez em 15 anos há 2 dias atrás e está a trabalhar perfeitamente - aqui nos camones, por enquanto ainda vai existindo rede 2G.

- Nokia 6610i - o primeiro a ter ecra a cores e usei-o até o botao de on/off ir com os porcos.

- Sony Ericsson WT19i - de cor preta, gostei tanto dele que quando o que tinha em minha posse avariou (foi na altura que vim para o UK - 2012), comprei depois nao 1, mas 2 WT19i brancos (um para o nr tuga, outro para o cartao ingles). Foram os telefones cobaias das minhas primeiras experiencias a mudar sistemas operativos e flashar software. Um mais tarde avariou, o segundo ainda está comigo e é usado regularmente como telefone backup, sem problema algum.

- Samsung J3 - comprado na modalidade de contracto (no fundo, pagar o telefone a prestacoes em conjunto com as comunicacoes), o contracto foi tao bom, que pagava na época £18/mes (£17 do telefone e £1 de comunicaoes). Acabou-se o pagamento do telefone, ainda estive 8 meses a pagar £1/mes com chamadas e sms ilimitadas, com 10gb de Internet/mes. Depois descobriram a marosca e aumentaram para £8/mes (Virgin Mobile). Este telefone avariou e veio o seguinte.

- Samsung A51 - serviu-me muito bem até á 2 meses atrás. Também por contracto, ao finalizar ainda estive mais de um ano apenas com telecomunicaoes (£18/mes com chamadas e sms ilimitadas, com 25 GB/mes). Como nao gastava quase Internet nenhuma (nao uso o google play services, pois no meu telefone encontra-se desligado) o que nao gastava em Internet passava para o mes seguinte até ao limite de 30 GB, o que fazia que, salvo raras excepcoes, quase todos os meses tinha cerca de 55 GB. . Entretanto a Virgin Mobile fechou e passou o meu contracto para a O2, que manteve o preco e que passou para novas condicoes, chamadas, sms e internet ilimitadas. Mesmo apesar de ser segundo telefone agora, continua em uso.

- Samsung A55 (£230 novo, selado) - comprado no mes passado desta vez sem contracto, apenas porque sim, mas especialmente pela bateria. O A51 tem apenas 70% de saúde de bateria (cerca de 12 horas de autonomia), e o A55 é muitíssimo eficiente e consigo trabalhar com ele - dia e noite por cerca de 2 dias, mais hora, menos hora.

Abraco e cumprimentos.

Tive vários, desde os clássicos tijolos como o Motorola Flare, pelos anos de 1995-1996, até os de última geração antes dos smartphones.

Um dos que mais gostei foi sem dúvida o Ericsson t28s, por volta do ano 2000... Era um telemóvel extremamente leve e pequeno, numa altura em que isso ainda era uma vantagem. Funcionava 5 estrelas, captação de rede excelente, som excelente. Para aquela época, era um modelo espetacular. O único defeito era a bateria que não durava muito, nem poderia com aquele tamanho, mas cheguei a ter uma bateria mais "gorda" que era vendida em separado, e mesmo assim o telemóvel continuava muito pequeno.

x5_1199422912jb2.jpg

Tive como muitos de vós dezenas de telemoveis ao longo dos anos,
Da geração anterior que mais marcaram:

1 - O primeiro telemovel não foi escolhido por nenhum motivo em especial, era apenas um dos poucos no mercado:
O jogo da cobrinha rolou e rolou, ainda do tempo que não existiam SMS.
image.png

2- Uns tempos e uns telemoveis mais tarde, veio uma espécie de topo de gama, lembro-me perfeitamente de comprar no lançamento e custar a enormidade de 500€ ou 100 contos.
Não fazia nada de especial para além das cobrinhas, mas mandava um "style"[:cool:]
image.png

3- O último telemovel nokia e pré smartphone, apesar deste ser uma espécie de smartphone.
Foi um dos que mais gostei de ter

image.png

Curiosamente ou não, estes 3 foram os únicos que guardei desses tempos.​

Eu comecei com um Alcatel HC-800:

Tive-o quando fui para 10º ano, era da minha mãe e passou para mim. Basicamente era um caixote que dava para telefonar e ver as horas.

A seguir tive um Samsung SGH-600:

Era do meu pai, passou para a minha mãe e depois para mim.

O primeiro que tive novo foi um Ericsson T10s:

Sim, também tive um T10s e o meu era amarelo...[:D]

Depois veio o famoso Nokia 3310:

Dispensa apresentações...

Quando toda a gente começou a comprar os telefones com câmara, tive um Nokia 8310:

Comprei-o no dia a seguir a receber o meu primeiro salário. Recebi 80 contos e estourei 60 contos num telefone no dia seguinte[:D]. Bons tempos...

Depois vieram as câmaras e o ecran "grande". Nokia 3650:

Ainda hoje não sei o que me passou pela cabeça para comprar esta montruosidade:sh)

Pouco depois veio um Nokia 6630:

Bem mais bonito que o calhau anterior...

A seguir tive um Nokia N76:

O telefone mais "stilysh" que tive, quando já ninguém ligava puto a telefones de concha... Foi pena o "cromado" começar a descascar passado nem 1 ano...

E por fim tive um Nokia E63:

Sem dúvida o meu favorito e o "melhor" telefone que tive. Lembro-me que tinha uma duração de bateria incrível!

Depois vieram os touch screen. O primeiro foi um Wiko Ridge 4g(uma bela m......) e depois tive sempre Xiaomi até hoje.

P.S.: Os meus eram na mesma cor das fotos. Ainda devo ter alguns no "caixote das tralhas" no sotão junto com outras preciosidades electronicas( que a minha esposa carinhosamente chama de lixo[:D]).

Tive vários, desde os clássicos tijolos como o Motorola Flare, pelos anos de 1995-1996, até os de última geração antes dos smartphones.

Um dos que mais gostei foi sem dúvida o Ericsson t28s, por volta do ano 2000... Era um telemóvel extremamente leve e pequeno, numa altura em que isso ainda era uma vantagem. Funcionava 5 estrelas, captação de rede excelente, som excelente. Para aquela época, era um modelo espetacular. O único defeito era a bateria que não durava muito, nem poderia com aquele tamanho, mas cheguei a ter uma bateria mais "gorda" que era vendida em separado, e mesmo assim o telemóvel continuava muito pequeno.

x5_1199422912jb2.jpg

Também comprei uma bateria de maior capacidade para o meu T28.

O meu primeiro telemóvel foi um Motorola D520 da Telecel.
Depois Siemens C25, Siemens C45, Nokia 6600, Nokia 6630, HTC Tytn (o ecrã deslizava para aceder ao teclado) e HTC Touch.

Alcatel era a Dacia dos telemóveis, bom e barato. Aqueles calhaus que apareceram nos anos 90 eram mesmo duros que nem pedras.

Tive um Siemens e detestei. A pior marca que tive.

Tive de ir à arrecadação procurar uma coisa, e lá descobri estes ''artefactos pré-históricos''.

Falta o ''teletubbie roxo'' e o N95.

Alguns já nem me lembrava deles, o Audiovox, por exemplo, e um deles, até gostei bastante o Nokia 6230.

Algumas relíquias muito interessantes, sim senhor!

Aqueles botões triangulares do Motorola Flare!
Um Panasonic, que não são muito comuns, e claro, o Audiovox!

O ano era 2000. Na época em que os ecrãs dos telemóveis começavam a ter alguma cor... Dentre eles, o Siemens S25. As cores: as simples (azul, verde, vermelho), cores das quais se vestia o palhaço das animações de ligar e desligar. (A Siemens costumava ter sempre uma mascote animada para cada telemóvel. Alguns modelos até permitam escolher de entre duas mascotes).

Os toques polifónicos: sim, simples como sempre foram... mas cheios de vida clássica para a época!
Os jogos: um labirinto que... na altura nunca percebi como se jogava 🤣 e as minas! (havia um outro jogo... mas se o abri foi por engano).

Já fui muito feliz com um destes nas mãos. Nunca tive nenhum, mas o meu vizinho usou-o até mais tarde comprar um Siemens M50 em azul.

Para além do que vinha no Vitamina da Vodafone, quando comecei a trabalhar comprei um Sony Z1. Era um espetáculo de telemóvel, dado o botão rotativo que tinha para andar na lista telefónica e menus.

sony.jpg 9d64bde472704296a7d147dd15cb6557.jpg

Dos que me lembro,

. Ericsson GA 628 (se não é este modelo, é parecido, foi o meu primeiro)
. Alcatel OT Club ou Easy
. Nokia 3310
. Nokia 7250, ou qualquer coisa parecida, era bastante caro por ser muito pequeno e apresentava um defeito na recepção de rede, era conhecido este problema neles.
. Um Samsung tipo concha, com um pequeno ecrã na parte de fora, eram estilosos mas caros, e depois estragavam-se de tanto abrir e fechar a tampa, em recursos de software estavam a milhas dos Nokia na altura.
. Nokia 6630 (este foi o último antes de migrar para os smartphones)

Acho que a minha lista pré smartphone foi esta:

Ericson GA628
Siemens S25
Siemens ME45
Sony Ericson W880

Tive muitos, que andava sempre a trocar de telemóvel, mas por acaso não tive nenhum 3310.

Comecei por um Siemens C25.

Tive de ir à arrecadação procurar uma coisa, e lá descobri estes ''artefactos pré-históricos''.

Falta o ''teletubbie roxo'' e o N95.

Alguns já nem me lembrava deles, o Audiovox, por exemplo, e um deles, até gostei bastante o Nokia 6230.

Audiovox não conhecia.

Alguém aqui chegou a ter um Sagem? Era uma marca francesa posicionada um pouco acima da Alcatel, tinha telemóveis muito interessantes sem serem demasiado caros.

Dos que estão nesta foto, tive o T28s, o Nokia 3310, o Samsung que está ao lado do T28s e não sei o modelo, e aquele Panasonic que penso ser o GD90, mas o meu era Silver. Todos excelentes, exceto o Samsung, que lembro-me de não ter ficado muito tempo com ele, mas não me recordo do motivo.

Correção: fui ver e de facto tinha o GD90, mas esse da foto é o GD520. Os Panasonic dessa época são todos parecidos

Last edited:
Back