Venho abordar aqui um tema interessante, que tenho vindo a reparar com a minha pequena experiência no mundo dos smartphones.
O SO android, como em tudo, tem pontos melhores e outros menos bons do que o seu rival : o iOS.
No entanto, há algo que me dá que pensar:
Os android que tenho usado, inclusive alguns de topo para a época (quando comprei o meu Nexus 7 em 2012 era um dos melhores tablets de 7") são muito bons em novos, mas rapidamente perdem a fluidez que os caracteriza, tornando-se um suplício utilizá-los. Este meu Nexus por exemplo, depois de ter recebido o android 5, está um degredo total. E não está cheio de coisas, tem 22gb livres dos 27 utilizáveis. O meu Xperia GO só dá para usar nos 15 dias após fazer um hard reset, depois começa logo a ficar lento gradualmente. E isto extende-se a outros android que conheço e uso, alguns de topo. Ainda ontem estava a mexer num Galaxy Alpha e a pensar se aquela fluidez não se iria perder ao fim de uns meses de uso, porque é a realidade que tenho conhecido.
Por outro lado, comparo com Apple e percebo que há várias diferenças em termos de resistência ao uso. E não me refiro a qualidade de construção. Refiro-me a pessoas que têm um iPhone 4, já obsoleto, mas fluído como no primeiro dia, sem necessitar de resets e tretas dessas. Refiro-me a um iPhone 4s já usado e bem usado onde a dona, a tirar fotos comigo , carrega ininterruptamente no botão de captura vezes sem conta e o tlm captura todas as fotos de forma instantânea. Refiro-me a um iPad Mini Retina que é uma máquina descomunal com um uso intenso.
E isto dá que pensar. Há uns dias estava numa loja e estive para cometer a loucura de dar 300€ por um iPhone 4s 8gb, totalmente ultrapassado quando pelo mesmo valor podia comprar um tlm actual bem bom, como um LG G3. Mas não o fiz por receio do que falei neste post, e acabei por não comprar nenhum deles.
Actualmente uso Android mas em termos de durabilidade com as características em novo, os equipamentos desiludem-me muito. Acho que não era capaz de dar quase 500€ por um Galaxy alpha, porque ia sempre ficar de pé atrás.
O que têm a dizer disto? Concordam? Sentem o mesmo?