Tópico dos telemóveis

pena a estética "peculiar" ..e a review overall .. mas por 200€ não se pode ter tudo

​​

Eu até gosto da estética mas como disse, para andar a "bater" preferia gastar menos, e o que ele tem de melhor a mim se calhar não interessa muito, que é o HDR mas eu não quero o tlm para ver videos. E nessa review não falam na câmara mas vi outras em diziam que mesmo para o preço não é grande coisa e a câmara para mim até tem alguma importância, obviamente que por estes valores não espero nada extraordinário a esse nível mas quanto melhor mais satisfeito fico

Eu até gosto da estética mas como disse, para andar a "bater" preferia gastar menos, e o que ele tem de melhor a mim se calhar não interessa muito, que é o HDR mas eu não quero o tlm para ver videos. E nessa review não falam na câmara mas vi outras em diziam que mesmo para o preço não é grande coisa e a câmara para mim até tem alguma importância, obviamente que por estes valores não espero nada extraordinário a esse nível mas quanto melhor mais satisfeito fico

Mais 50eur podem ajudar a ter 1 melhor ...
agora por 150-199€ é preciso fazer concessões !

Mais 50eur podem ajudar a ter 1 melhor ...
agora por 150-199€ é preciso fazer concessões !

A minha duvida é se esse CMF que custa 200€ vale mesmo a pena o que custa a mais, confesso que percebo pouco de Android.
Por exemplo é muito melhor do que o Redmi 15 4G ou o Redmi Note 14, ambos com 256 Gb e abaixo dos 140€ na Amazon? Ou do Motorola G56 que está a 175€?

A minha duvida é se esse CMF que custa 200€ vale mesmo a pena o que custa a mais, confesso que percebo pouco de Android.
Por exemplo é muito melhor do que o Redmi 15 4G ou o Redmi Note 14, ambos com 256 Gb e abaixo dos 140€ na Amazon? Ou do Motorola G56 que está a 175€?

O redmi 15 4g é dos mais básicos que existe em quase tudo. Quem quer ecra e bateria gigante está ok. Tudo o resto é gama baixa !

O motorola é um bocadinho melhor .... mas nenhum tem ois... pelo que fotos aceitáveis só com tripé ou com muita luz !

até um samsung A17 tem ecra AMOLED (em vez de ips) e OIS (para além dos upgrades garantidos por X anos)

Last edited:
Last edited:
Já sabia que isso ia acontecer: "Isso não presta. Por que não escolhes A, B, C, D... X, Y, Z...?"

A minha pergunta foi bem clara.

Obrigado. [;)]

Estou inclinado para o Motorola Edge 60 Fusion, o que me está a levar para este modelo é apenas baseado em pesquisas, nunca vi um ao vivo:: design algo premium, boa classificação IP68, bom brilho do ecrã (4500 N|T), fotos razoáveis/boas de dia, bom ecrã, 5G e tem e-sim
O preço está no topo do que queria gastar, 200€
Alguém com referências deste equipamento e marca? Pelos 200€ preferiam outra coisa?

Last edited:
até um samsung A17 tem ecra AMOLED (em vez de ips) e OIS (para além. Pelo m dos upgrades garantidos por X anos)

O A17 se for como os anteriores A1X tem um dessempenho sofrivel. Para isso mais vale procures nos usados e compras algo bem melhor dentro do orçamento.

Pelo mesmo preço, em gamas baixas/médias, se tiver de escolher entre um Samsung e um Motorola, os Samsung costumam ser uma valente caca. No meu trabalho eu trabalhei com telefones das duas marcas e os Motorola tinham uma performance muito superior, pelo mesmo preço. Além de terem Android muito mais "limpo".

Eu tenho o iPhone Air como telemóvel pessoal, e o A17 para telemóvel de trabalho (com as apps de trabalho em zona separada ) e apesar de usar muito pouco o A17 (
tenho o 4G com 8GB ram ) que ficou com desconto Worten a 129€, não o acho nada lento, até é agradável de usar. Mas só o uso para as apps de trabalho e chamadas, nada mais. Tanto que a bateria me dura 5 dias ( tenho a automatização de colocar em modo de voo, ficando em Wi-Fi calling, quando se liga ao Wi-Fi do trabalho ou casa).

até fiquei muito surpreendido com a Samsung, já não é aquele lixo e lentidão de antigamente. E as automatizações e rotinas são muito úteis e bem melhor do que o que tenho em iOS.

nota negativa para não ter eSIM, mas é um detalhe.

mesmo saindo com bastante atraso é sempre agradável saber que nos próximos 5 anos pelo menos vai sempre saindo actualizações, para mim é bom saber que posso contar com ele telemóvel uns bons anos com software actualizado.

Como já tinha referido Samsung é a única marca que está fora de equação, pessoalmente tenho tido más experiências com tudo o que comprei da Samsung e existe um carro na empresa em que o Android Auto funciona com todas as marcas excepto Samsung, há no escritório 5 telemóveis Samsung e não funciona com nenhum.
O Motorola Edge 60 Fusion pelos vistos só vai ter 3 atualizações de software.

Já sabia que isso ia acontecer: "Isso não presta. Por que não escolhes A, B, C, D... X, Y, Z...?"

A minha pergunta foi bem clara.

Obrigado. [;)]

Eu escolheria o A17 se fossem essas as minhas únicas hipóteses E NÃO FOSSE EU A PAGAR!!!! Tens mais tempo de updates.

Se te aconselham outros, significa que consegues melhor por mais um pouco. Basta veres o que te dizem e compreenderes.

Isto dos telemóveis é tramado, a ideia inicial era gastar o mais próximo possível dos 150€, agora já decidi pelo motorola edge 60 Fusion, este fica nos 199€, mas já estou a pensar se gasto 233,50€ e compro o Edge 60 "normal" porque tem câmaras melhores e zoom óptico, ou seja fica quase mais 100€ do que pensava gastar inicialmente.

O ecrã deste Motorola pelos vistos tem water touch, acho que li algures estes ecrãs são bons para usar com luvas, alguém sabe se vi bem? É que uso um Iphone 6 plus para usar o Waze quando ando de moto e assim se calhar encostava esse iphone de vez e começava a usar este Motorola para essa função.

Eu escolheria o A17 se fossem essas as minhas únicas hipóteses E NÃO FOSSE EU A PAGAR!!!! Tens mais tempo de updates.

Se te aconselham outros, significa que consegues melhor por mais um pouco. Basta veres o que te dizem e compreenderes.

A coisa é simples: eu não preciso de melhor!!

São 50 € a mais que terei o maior gosto em gastar noutra coisa qualquer, e há tantas possiblidades. Mas parece-me que é um conceito extremamente difícil de assimilar por 99,9% da população... :sh)

Aliás, para mim, seria o Motorola G35 5G de 256MB (https://www.vodafone.pt/loja/telemoveis/motorola/g35-5g.html?color=cinzento&storage=256&segment=consume r&paymentType=pvp), é de longe a melhor relação preço/custo fora dos chinocas, que me recuso a comprar, pois ao mesmo preço do Samsung tenho 5G em vez de 4G e 8 MB/256 GB em vez de 4 MB/128 GB. Depois não me venham dizer que Samsung não é mais nome que outra coisa, pois eu não acredito! [;)]

Para grande desilusão minha, o Motorola de 8MB/256GB está esgotado há várias semanas, senão já o tinha comprado! [s)]

Last edited:
Como já tinha referido Samsung é a única marca que está fora de equação, pessoalmente tenho tido más experiências com tudo o que comprei da Samsung e existe um carro na empresa em que o Android Auto funciona com todas as marcas excepto Samsung, há no escritório 5 telemóveis Samsung e não funciona com nenhum.
O Motorola Edge 60 Fusion pelos vistos só vai ter 3 atualizações de software.
O AndroidAuto é manhoso. Tens um tlm qualquer que liga sempre bem. Sai uma atualizaçao, e da borrada. Ja li noutros sitios relatarem isso. Tanto faz a marca de tlm como a marca do carro.

A coisa é simples: eu não preciso de melhor!!

São 50 € a mais que terei o maior gosto em gastar noutra coisa qualquer, e há tantas possiblidades. Mas parece-me que é um conceito extremamente difícil de assimilar por 99,9% da população... :sh)

Aliás, para mim, seria o Motorola G35 5G de 256MB (https://www.vodafone.pt/loja/telemoveis/motorola/g35-5g.html?color=cinzento&storage=256&segment=consume r&paymentType=pvp), é de longe a melhor relação preço/custo fora dos chinocas, que me recuso a comprar, pois ao mesmo preço do Samsung tenho 5G em vez de 4G e 8 MB/256 GB em vez de 4 MB/128 GB. Depois não me venham dizer que Samsung não é mais nome que outra coisa, pois eu não acredito! [;)]

Para grande desilusão minha, o Motorola de 8MB/256GB está esgotado há várias semanas, senão já o tinha comprado! [s)]

Numa pesquisa rápida isso aparece mais ou menos ao mesmo preço na CSmobiles e no markeplace da Worten. Se interessar...

Back