Tópico dos telemóveis

Estava a ver um artigo sobre as novidades da CES, e houve algo que saltou à vista.

Dos destaques desse artigo, não havia um único produto capaz de ser operado pelo
Windows Phone. Todos eles têm aplicações para iOS e para Android, mas não para WP.

Other Smartphones | Belkin USA Site
Withings - Health Mate App - Introduction
Setup Golf - Zepp Labs
CycleNav | Extras | Schwinn Bicycles

Portanto, o problema da falta de aplicações mantém-se.
Ou pelo menos o problema do tempo que demora até que exista uma app disponível.

Lembro-me do caso de um alarme para casas que permite ser controlado por
telemóvel via Internet, e que apenas teve a app para WP disponível há menos de
um mês (o sistema existe há anos para iOS).
Versão iOS: 4.2.0 (e Android também)
Versão WP: 1.0.2.0

O WP começa a gnahar alguma tracção. Em alguns mercados europeus já tem cêrca de 10% do mercado. E parecem apostados em ganhar cota de mercado nos mercados emergentes.
A questão das apps pode sêr ou não um factor de decisão. Há pessoal para quem certas apps ou a facilidade de encontrar uma app que faça x ou y seja determinante. Mas também existe um grande mercado de pessoas que irão comprar um smartphone para fazer a mesma utilização de um "dumbphone". E nesse mercado, acho que o WP terá boas hipóteses de conquistar cota.

O WP começa a gnahar alguma tracção. Em alguns mercados europeus já tem cêrca de 10% do mercado. E parecem apostados em ganhar cota de mercado nos mercados emergentes.
A questão das apps pode sêr ou não um factor de decisão. Há pessoal para quem certas apps ou a facilidade de encontrar uma app que faça x ou y seja determinante. Mas também existe um grande mercado de pessoas que irão comprar um smartphone para fazer a mesma utilização de um "dumbphone". E nesse mercado, acho que o WP terá boas hipóteses de conquistar cota.

10% das vendas não é o mesmo que 10% de mercado.

Estive a ver, e dos países onde vende mais (Itália, França, UK, Espanha, etc.) onde
tem mais quota de mercado (utilização) é na Itália, e ainda está longe de chegar
aos 10%. Tem 7,3%.
StatCounter Global Stats - Browser, OS, Search Engine including Mobile Market Share

Nos restantes, mesmo vendendo acima da média, ainda está muito fraco. Não vi
todos, mas parece-me que o segundo melhor é a França com 4%.
StatCounter Global Stats - Browser, OS, Search Engine including Mobile Market Share

Na Europa tem 3,7%.

Nos EUA tem 1,7%.

No mundo tem 2%.

De qualquer modo, eu estava a analisar mais o ponto de vista de quem desenvolve
aplicações (a minha área de negócio), do que o ponto de vista de quem compra.

Ou seja, continua a não se apostar na plataforma. Mas em princípio isto poderá
mudar brevemente. Vamos ver o que acontece em 2014. Depende da orientação
do novo CEO.

É que quem desenvolve aplicações está de pé atrás, porque não existe um rumo
claro da parte da Microsoft.

Aconteceu do WP7 para o WP8. A tecnologia usada para o desenvolvimento mudou
totalmente, ou seja, quem investiu em aprender as tecnologias necessárias para
desenvolver para WP7 ficou a arder. Ou repetia o investimento para WP8, ou
abandonava a plataforma (opção que muita gente acabou por tomar).

E agora parece que vai voltar a acontecer. Parece que querem fazer aquilo que eu
disse que estava errado logo de início, não terem as aplicações uniformizadas entre
tablets e smartphones. Se esta orientação for adoptada, todo o investimento em
torno do WP8 pode ser desperdiçado.

Portanto, imagino que grande parte do mercado esteja à espera para ver o que
acontece, e se é desta que vai ser de vez.

Chegou hoje o meu Motorola Moto G e estou às aranhas. É o meu 1º Android. Mas parece-me ser uma boa máquina. O Android 4.3 não traz nem um único file browser?

Ainda não instalei nenhuma aplicação. Pensei no facebook, mas pouco ligo às redes sociais. Só quero o telemóvel para fazer chamadas, enviar mensagens e navegar na net.

Chegou hoje o meu Motorola Moto G e estou às aranhas. É o meu 1º Android. Mas parece-me ser uma boa máquina. O Android 4.3 não traz nem um único file browser?

Ainda não instalei nenhuma aplicação. Pensei no facebook, mas pouco ligo às redes sociais. Só quero o telemóvel para fazer chamadas, enviar mensagens e navegar na net.

Nem o Android, nem o iOS, nem o WP.

Ok, obrigado.

Também me deparei com outro problema. Só carrega com o cabo USB. Quando uso o adaptador USB Belkin que comprei, de 1A, carrega intermitentemente, em intervalos de menos de 1s. :sh)

Tipicamente, só deves usar os cabos fornecidos pelo fabricante.
Ou seja, se comprares um carregador USB, deve ter uma TOMADA USB, e não uma ficha.
Isto é, ligas o cabo USB que vem com o telemóvel ao carregador e ao telemóvel.

A motorola aconselha carregadores entre 0.5mA e 1.5mA.

O meu é um genérico de 1. qualquer coisa. Uso o cabo original.

Quanto a questão do ecran que rachou, mandando de volta pela Expansys será um mês :sh) Tentei dar a volta, mas está dificil encontrar material para o telemóvel, seja no ebay seja em lojas especializadas.

Tipicamente, só deves usar os cabos fornecidos pelo fabricante.
Ou seja, se comprares um carregador USB, deve ter uma TOMADA USB, e não uma ficha.
Isto é, ligas o cabo USB que vem com o telemóvel ao carregador e ao telemóvel.

Exactamente, foi isso que fiz. Estou a usar o cabo de origem num carregador de 1A com tomada USB. Mas pronto, está a carregar no PC.

Vendo a app withings nessa tua lista faz-me lembrar que fiquei viciado em "health gadgets" e esta CES foi bem forte nos anúncios desse campo.

E tendo em conta que estes gadgets são particularmente eficazes comigo, que venham eles!

O Google Nexus 4, penso que seja um LG, vale a pena comprar agora?
Vi uma promoção boa na fnac, e presumo (sem perceber muito do assunto) que seja boa aposta!

Sim, exacto. Até o Android 2.3 do Galaxy Ace trás.

Acho isso estranho. Viste bem nas aplicações?

Isso vem sempre, pelo menos no 4.2, 4.1, etc ...

De qualquer forma não é problema, uma vez que na loja tens muitas aplicações grátis para isso, não vale a pena dramatizares.

De certeza?
Eu acho que o Android não tem File Manager.

De certeza que esses file managers que viram não foram colocados pelos fabricantes?
Pelo menos a Samsung costuma adicionar muita coisa ao Android "original".

Se pesquisarem, acho que não vão encontrar um file manager oficial Android.

De certeza?
Eu acho que o Android não tem File Manager.

De certeza que esses file managers que viram não foram colocados pelos fabricantes?
Pelo menos a Samsung costuma adicionar muita coisa ao Android "original".

Se pesquisarem, acho que não vão encontrar um file manager oficial Android.

Não tenho aqui o meu nexus mas não me lembro de ver lá um file manager, embora praticamente todas as apps façam browse sobre o file dir.

A Samsung inclui por default o MyFiles que permite fazer a gestão do dispositivo e sd card.

Voltar
Superior