Ali no tópico ao lado[][
]:
Olá,
Estou a pensar comprar um tractor usado na Alemanha, com um pouco mais de 4000 horas. O que me aconselham a ter especialmente em atenção quando for ver o tractor?
Observação: é o primeiro tractor que vou comprar (se comprar) na vida (nunca conduzi nenhum), e servirá essencialmente para limpeza de terrenos com destroçador de martelos, e ocasionalmente para fresar. Tem 48cv.
Obrigado!
Olá, Obrigado pelas dicas; não queria para já dizer qual o tractor em questão, pois é o tractor dos meus sonhos (hehe) e não quero arriscar o negócio! Vou ter em conta também o comentário sobre os destroçadores de martelos; quando o comprar não será mais largo do que o tractor
![]()
Tenho visto alguns tractores importados recentemente, e já com bastantes anos, mas na ordem dos 100 cv ou mais. Não sei como se processa a legalização, mas justifica-te comprar um tractor de 48 cv lá fora?
Agora fiquei curioso, por isso se comprares gostaria de saber que tractor é, fica aqui o pedido para dizeres no tópico. []
Aqui em casa comprámos um SAME Solaris 35 de 2003, matriculado, com pouco mais de 1900 horas, com muita coisa (carregador frontal Herculano H1+balde, atomizador Hardi, corta-mato Agriduarte, grade de discos e frese e caixa de carga Herculano, charrua Galucho, bomba de tirar água). Trouxemos tudo o que havia pois o dono estava a acabar a actividade.
Ainda não experimentámos tudo, mas também fomos para um negócio a perceber zero de tractores. O vendedor particular foi muito atencioso e deu-nos uma aula rápida sobre o tractor.
Ouvimos algumas coisas de conhecidos, e outras já sabíamos, e foi assim que avaliámos o tractor. Desgaste na tomada de força, ouvimos o motor a trabalhar, vimos o aspecto do fumo saído do escape, alguns níveis, inspeccionámos visualmente e tentámos perceber se havia folgas na direcção, e claro muita conversa para 'testar a coerência' do dono. Eu ainda estive a olhar para o conta-horas e certifiquei-me que estava a avançar normalmente, e os números não estavam tortos.
Depois da compra, a preocupação foi em fazer logo uma manutenção. Mudar todos os filtros, óleo de motor, líquido de refrigeração, correia, teve de levar bomba de água e ventoinha, só não mudou valvulinas dos diferenciais e óleo de hidráulicos. Tinha umas pequenas coisas eléctricas a resolver, que também já estão.
Com o tempo e prática veremos como se porta, por agora é pintar algumas peças que estavam mais atacadas de ferrugem.
Espero ter ajudado alguma coisa, não me alonguei mais para não repetir muito o que já disse por aqui.
Esse Same 35 (Hurlimann/Deutz/Lamborghini) só tem um problema crónico: desgaste prematuro do eixo frontal (casquilhos, redutoras e rolamentos), em trabalhos com carregador frontal (especialmente trabalhos pesados como carregar paletes). Mas esse problema é transversal a quase todos os tratores de pequena dimensão.
Tenho ideia que pelo menos os primeiros têm alguns problemas de sobreaquecimento.
Sim, tivemos atenção nisso também. As borrachas dos casquilhos podem precisar de ser mudadas, mas numa loja só vendem o conjunto completo e é caro. Como não parece estar mal, por enquanto vai andar assim.Esse Same 35 (Hurlimann/Deutz/Lamborghini) só tem um problema crónico: desgaste prematuro do eixo frontal (casquilhos, redutoras e rolamentos), em trabalhos com carregador frontal (especialmente trabalhos pesados como carregar paletes). Mas esse problema é transversal a quase todos os tratores de pequena dimensão.
Tenho ideia que pelo menos os primeiros têm alguns problemas de sobreaquecimento.
Este já é da segunda série. No entanto quando levámos a ventoinha à loja porque estava roçada nas pontas (devido à folga da bomba de água), para saber se convinha substituir, trouxeram logo uma nova porque a antiga ainda trabalhava ao contrário. Ainda bem, porque não sabíamos disso.Sim. Isso era devido à ventoinha funcionar no sentido oposto ao que seria devido (mandava ar de trás para a frente), que em velocidade, não permitia a devida circulação de ar.