citação:
Originalmente colocada por RPM
citação:Originalmente colocada por JC
...
Um Fiesta 1.6 XR2 Mk2
...
Se pudesses descrever a máquina em pormenor (virtudes, defeitos, opinião pessoal, etc) era excelente. Obrigado!
Começando pelos defeitos - mais abundantes - nota de destaque para o chassis incapaz de lidar com os mansos 96cv extraídos do CVH, chegando a causar calafrios em curvas aparentemente simples. Ao mesmo tempo a ausência de direcção assistida (normal para a época (corriam os anos 80) e a secura da suspensão não faziam muito pelo conforto que era angustiante em viagens mais compridas. O carburador duplo corpo também não era um primor de fiabilidade (o meu chegou a partir-se ao meio!!) e não aguentava uma afinação muito tempo o que originava consumos rídiculos. No mínimo dos mínimos gastava 8, em velocidades próprias de gado muar em momentos de pasto. A caixa de velocidades estava muito mal escalonada com uma 4a e uma 5a muito longas.
Pelo lado positivo: a estética. Era um carro bonito para a época, com os seus faróis suplementares a adornar-lhe o aspecto. Era leve e nas primeiras 3 relações de caixa era bastante rápido (contando que se mantivessem as rodas direitas). Pequeno, leve e "quase" ágil. Não era, salvo carburadores e outras coisas menores, atreito a grandes avarias. A simplicidade (rusticidade?) da mecânica para isso contribuia fortemente.
Pessoalmente, julgo que foi um carro "atrasado". Teria feito furor nos anos 70, mas nos 80 a concorrência era forte demais (205/309 GTI, R5 GT Turbo, AX GT/Sport, etc) e muito mais bem equipada. Outro chassis e uma direcção assistida teriam feito toda a diferente.
Foi substituído pela terceira geração do Fiesta, que melhorou em muito pouco (quase nada, excepto os motores e a qualidade geral de construção) e apresentou injecção electrónica (XR2i, RS Turbo, etc) e outras mariquices, esquecendo-se - uma vez mais - do comportamento dinâmico que, quanto a mim, só ficou resolvido (de vez e bem) nesta última geração do Fiesta...
Esqueci-me à pouco que ainda passou aqui por casa um Fiesta 1.1 CLX Mk4, demasiado anónimo para ser lembrado da primeira vez...