Tópico para falar de todo o tipo de barcos e do que a eles diga respeito.

Nestas férias e por sorte, tive a felicidade de fazer toda a viagem entre o Porto Santo e o Funchal na ponte do Lobo Marinho. Saímos do Porto Santo às 22:30, numa noite espectacular, em que o mar parecia azeite e não havia uma única nuvem no céu.

Tive direito a uma visita guiada pelo comandante a quase todo o barco (excepto decks inferiores) e aquilo é uma máquina bem oleada, e com muito boas condições. Muito bom! apr:)apr:)

Aquilo foi sair do porto do Porto Santo, carregar num botão e o gajo veio sozinho até ao Funchal. A chegada ao porto do Funchal à noite e a manobra de atracagem são qualquer coisa de muito bom, da perspectiva da ponte.

lobo-marinho.jpg

Última edição:
Não sei se alguém tem estado a acompanhar, mas a Marinha Sueca anda à procura de um suposto submarino que foi detectado nas suas águas territoriais. Parece que finalmente o encontraram e estão dispostos a utilizar todos os meios necessários (força, inclusivé) para o fazer vir à tona.

Sweden May Have Mystery Sub Cornered, Ready To Use Force To Surface It

Mas o que me chamou mesmo à atenção nesta notícia são as corvetas da classe Visby, que são lindas:

y6chyeyqaae1cffy5qv7.jpg

HMS_Helsingborg_2.jpg

Ter umas coisinhas destas em Portugal, sem polémicas, era um sonho!

Não sei se alguém tem estado a acompanhar, mas a Marinha Sueca anda à procura de um suposto submarino que foi detectado nas suas águas territoriais. Parece que finalmente o encontraram e estão dispostos a utilizar todos os meios necessários (força, inclusivé) para o fazer vir à tona.

Sweden May Have Mystery Sub Cornered, Ready To Use Force To Surface It

Mas o que me chamou mesmo à atenção nesta notícia são as corvetas da classe Visby, que são lindas:

Ter umas coisinhas destas em Portugal, sem polémicas, era um sonho!

Os Suecos estão muito à frente em arquitectura marítima. Os seus submarinos stealth e bases secretas esculpidas nas falésias (herança da 2ª Guerra Mundial) são alvo de interesse dos russos e americanos.

E o que dizer das corvetas norueguesas que são actualmente o navio de guerra mais rápido do mundo (110km/h):

EDIT: Hoje na ponte pareceu-me ver um LHD ancorado em Alcântara

Pelo o que eu li, aquelas embarcações suecas têm tecnologia stealth, parte da razão daquele design ser daquele tipo.

Talvez para as necessidades dos novos navios patrulha, não fosse necessária à marinha essas qualidades.

Última edição:
Pelo o que eu li, aquelas embarcações suecas têm tecnologia stealth, parte da razão daquele design ser daquilo tipo.

Talvez para as necessidades dos novos navios patrulha, não fosse necessária à marinha essas qualidades.

Sim, a parte da tecnologia stealth eu também cheguei a ver num documentário no Discovery que sim tinham.

Hoje, ao vir para o trabalho, passei pelo Porto de Leixões e dei com um navio com um formato muito estranho, a descarregar material para eólicas. O navio é este:

1287778.jpg

Fiquei curioso relativamente às quatro torres... Fui investigar e não é que são velas rotativas? Aproveitando a rotação do motor diesel, aquelas quatro torres rodam, e aproveitando o efeito Magnus sobre o ar, auxiliam o motor principal na deslocação do navio.

Nunca imaginei que tal coisa existisse :) Procurem por E-SHIP 1.

Última edição:
Fiquei curioso relativamente às quatro torres... Fui investigar e não é que são velas rotativas? Aproveitando a rotação do motor diesel, aquelas quatro torres rodam, e aproveitando o efeito Magnus sobre o ar, auxiliam o motor principal na deslocação do navio.

Nunca imaginei que tal coisa existisse :) Procurem por E-SHIP 1.

Para quem via os documentários do Jaccques Costeau isso não é novidade, este menino já tem 29 anos: [;)]

Alcyone_HD.jpg

Para quem via os documentários do Jaccques Costeau isso não é novidade, este menino já tem 29 anos: [;)]

Agora que vi a tua imagem, lembrei-me de ver isso no Cousteau. No entanto, quando via os episódios, não havia internets e aquilo para mim eram torres de vigia ou radares ou lá o que fosse :)

Vi dois engraçados este ano que vivi mto perto da Marina de Vilamoura.

Um o Vive la Vie, dum magnata farmaceutico Suiço.

Ou outro o Blusch do Eddie Jordan da F1, entregue já este ano, e o maior barco actual da Sunseeker.

Neste campo dos barcos sou adepto daquela máxima que diz: melhor do que ter um barco é ter um amigo que tenha um!

PS. Tenho uns amigos na Marinha que se soubessem que vocês andavam a chamar barcos a navios de guerra até vos faziam caminhar na prancha![:D]

Voltar
Superior